Lecupon-Logo

Conheças alguns exemplos de Inbound Marketing

Sumário

Existem diferentes técnicas para captar clientes, algumas são mais ativas, quando a empresa busca o consumidor. Outras são mais atrativas, quando a pessoa vem atrás da empresa. Alguns exemplos de Inbound Marketing são voltados para essa atração.

O Inbound Marketing é uma maneira de tornar campanhas publicitárias ainda mais eficientes. São diversas estratégias para alcançar o grande público e reforçar a confiança na marca.

Quais as vantagens de aplicar o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing ajuda nos resultados da empresa quando há um investimento de marketing digital. Veja como é possível alavancar resultados utilizando essa estratégia. Existem dois benefícios fundamentais do Inbound Marketing. Veja:

Melhoria no ranqueamento

Quanto mais destaque o site tiver, maior será a chance de vender mais. Por isso, trabalhar o ranqueamento do site traz muito mais resultado. Antes de qualquer coisa, é preciso colocar o site no ar pensando em otimizar o SEO periodicamente,além de utilizar outras técnicas de melhoria.

O cliente em potencial precisa passar pelas etapas do funil de vendas com estratégias de Inbound Marketing. Assim, à medida que ele vai se interessando pelo conteúdo, ele consegue ganhar mais confiança e passa a ter a empresa como referência.

Otimização de gastos com comunicação

O Inbound Marketing também aparece como uma maneira de ganhar mais clientes gastando menos recursos financeiros. Diferentemente do Outbound Marketing, é possível atrair mais clientes de maneira mais direcionada. Com isso, os resultados são ainda maiores. 

Fazer prospecção de clientes utilizando os meios digitais, gera mais resultados do que investir nos métodos tradicionais de propaganda.

Inbound Marketing: exemplos de aplicações em 8 empresas

Existem diferentes maneiras de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa, para facilitar, separamos 8 exemplos de Inbound Marketing aplicado em diferentes segmentos e mercado. 

1. Magazine Luiza

A empresa Magazine Luiza acertou no branding quando criou o personagem “Lu”. Essa mulher simpática já conseguiu atrair milhares de seguidores nas redes sociais. Ela se apresenta como consultora da marca que está ali 24h por dia para tirar dúvidas dos consumidores.

A  Lu é a porta-voz da empresa e tem a missão de encaminhar o visitante para o fundo de funil.Nesta comunicação faz parte o storytelling e empatia,que são ingredientes importantes para fidelizar o público

2. Coca-cola

A Coca-cola é a empresa mais conhecida no mundo. Sua estratégia de marketing ultrapassou as barreiras geográficas através de conteúdos virais e ações sociais. 

A ideia da empresa é atrair consumidores por meio de conteúdos que tenham a ver com seus valores. Dessa forma, o engajamento é muito maior e a Coca Cola passa a ser uma escolha baseada em afinidade.

3. Dell

A Dell é um ótimo exemplo de como o Inbound Marketing é eficaz para aumentar a conscientização e percepção de marca. Para promover a sua famosa linha de computadores, a Dell usou a abordagem de Inbound Marketing para engajar a audiência e ajudar na conversão de compradores. 

A empresa criou conteúdos interessantes, tais como reviews e vídeos para promover seus produtos e serviços. Além disso, ela investiu em campanhas de publicidade digital para direcionar o tráfego para seu site e aumentar o reconhecimento de marca. 

O Facebook foi uma das redes sociais que a empresa investiu para atrair o cliente. O uso eficaz do Inbound Marketing pela Dell resultou em um incrível aumento na conscientização de marca e na percepção de produtos da empresa.

4. Nubank

A Nubank é uma empresa de tecnologia financeira que oferece serviços de fintech para ajudar os seus clientes a economizar e gerenciar seu orçamento.

O Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdo relevante para as necessidades dos usuários no momento certo, construindo uma relação de confiança entre a marca e seus clientes. Pensando nisso, a Nubank desenvolveu várias estratégias de inbound marketing para alcançar seus objetivos, como a criação de conteúdo útil e informativo em seu site, blogs, redes sociais e canais de mídia. 

Inclusive, o blog da empresa tem uma linguagem acessível e conteúdos bem didáticos. 

Além disso, a empresa também usa os canais de mídia para promover seus produtos e serviços, usando ferramentas como SEO, Inbound Marketing, entre outras. 

Com essas estratégias de inbound marketing, a empresa conseguiu aumentar o envolvimento de seu público-alvo, aumentando ainda mais sua visibilidade e ajudando a Nubank a alcançar seus objetivos.

Uma atenção especial e inusitada que a empresa fez para encantar o cliente aconteceu após o funcionário receber um pedido de um novo cartão que teve o cartão comido pelo cachorro. Além do cliente receber um novo cartão, ele ganhou também um brinquedo da NuDog, uma marca exclusiva do Nubank para cães, anexada a uma cartinha exclusiva. 

A estratégia de Inbound Marketing além de inovadora foi bastante fofa, não é mesmo? Depois disso, a empresa alcançou mais admiradores.

5. Colgate

O sucesso do Inbound Marketing não é mais uma surpresa para ninguém. Por isso, muitas marcas, como a Colgate, estão adotando esta estratégia de marketing para se aproximar de seus clientes. Esta empresa de higiene bucal tem usado o Inbound Marketing para aumentar o seu alcance, criar diálogos significativos e aumentar seu volume de vendas.

Por meio de conteúdos educativos, vídeos de alta qualidade e o uso de ferramentas interativas, a Colgate tem encontrado maneiras criativas de criar conexão com seu público. Como exemplo, eles usam uma avaliação para ajudar as pessoas a encontrarem o melhor produto de acordo com suas necessidades e alcançarem milhões de pessoas por meio de um canal online. A Colgate é um grande exemplo de como o Inbound Marketing pode ser usado para alcançar resultados significativos para uma marca.

6. Starbucks

A Starbucks, uma empresa de café famosa em todo o mundo, tem sido um grande exemplo de sucesso no uso do Inbound Marketing. Em sua campanha, eles usam diversas estratégias para promover seu produto, tais como: criar conteúdo de qualidade, criar vídeos e entrevistas para fortalecer a marca, criar canais de mídia social, e muito mais. 

O grande sucesso da Starbucks revela como usar o Inbound Marketing da maneira certa para ajudar a criar um relacionamento duradouro entre a marca e seus clientes. 

São milhares de seguidores nas redes sociais. Só no Twitter, a marca acumula mais de 2,8 milhões de seguidores. No Youtube, a marca gosta de criar uma conexão emocional forte com seus admiradores. 

 Com essa estratégia, as empresas podem fazer com que os seus clientes sintam que são valorizados, aumentando a satisfação dos clientes e, consequentemente, as vendas.

7. Agendor

Nem sempre o Inbound Marketing será focado em mostrar um estilo de vida. A Agendor, por exemplo, está mais direcionada para mostrar resultados em seu software CRM. Com isso, a empresa se torna um dos melhores exemplos de sucesso com essa abordagem para negócios B2B.

A Agendor usou Inbound Marketing para obter resultados rápidos, mesmo sendo uma empresa de porte médio.  Entre as estratégias, a empresa começou com a criação de conteúdo em blog e canal do Youtube. Sempre utilizando estratégias de otimização como SEO e guest post.. Esta abordagem ajudou a empresa a se conectar com um público que estava procurando por soluções e informações relevantes.

O impacto foi imediato. O tráfego do site aumentou significativamente, assim como o número de leads qualificados. A Agendor também criou e-books, webinars e outros conteúdos para gerar interesse na marca e manter sua audiência informada. Seu blog contribuiu enormemente para sua estratégia de Inbound Marketing, assim como suas estratégias de mídia social.

Além disso, a Agendor usou ferramentas essenciais de marketing para ajudar a gerenciar seu fluxo de leads. Uma delas foi o CTA (Call to Action), que possibilitou que os visitantes enviassem seus dados nos formulários certos e aumentassem ainda mais as chances de converter esses leads.

O resultado foi um crescimento significativo na base de clientes da Agendor e um aumento considerável na taxa de conversão.

8. Nike

A Nike é uma empresa conhecida mundialmente pelo seu sucesso estratégico em Inbound Marketing. A marca tem usado as suas campanhas de publicidade para alcançar novas pessoas e expandir os seus negócios ao redor do mundo. Os exemplos mais populares da Nike no campo do Inbound Marketing foram a campanha Just Do It e o vídeo viral “Make It Count”, de Casey Neistat.

Na campanha Just Do It, a Nike utilizou as suas criações para inspirar as pessoas a superar seus limites e atingir os seus objetivos. Já na campanha do vídeo viral “Make It Count”, de Casey Neistat, o influenciador digital recebeu a missão de fazer um vídeo sobre “fazer valer a pena”. Foram 10 dias de gravação de uma viagem pelo mundo. 

A Nike conseguiu alcançar uma audiência mais jovem e envolvê-la em suas campanhas de publicidade. Essas duas campanhas são apenas alguns dos exemplos que a Nike usa para mostrar como o Inbound Marketing é eficaz para tornar a marca mais conhecida e fazer sucesso. Lembrando que a marca usa de meios não tradicionais para isso.

Como aplicar os exemplos de Inbound Marketing na prática?

O Inbound Marketing é um modelo de estratégia de marketing digital que permite alcançar maiores resultados com menos esforço e recursos. É uma metodologia baseada na atração natural que leva consumidores ao seu site e, eventualmente, a uma conversão. 

Existem muitos exemplos práticos de Inbound Marketing que podem ser usados pelas empresas no contexto de sua estratégia de marketing digital. Um dos exemplos é a produção de conteúdo de qualidade voltado para o seu público-alvo. Esse conteúdo ajuda a criar autoridade do seu site, atrair visitantes e converter leads. 

Outras medidas comuns na execução do Inbound Marketing são o envio de newsletters, o uso de redes sociais, o otimizar o site para os mecanismos de busca e o lançamento de campanhas de remarketing. Todas essas estratégias têm grande potencial para ajudar a aumentar as conversões na sua empresa e para ampliar sua base de clientes.

O Inbound Marketing é uma maneira de atrair potenciais clientes para nutrir a base de clientes de forma mais estratégica e usando pouco recursos. 

Agora que você conheceu exemplos de aplicação de Inbound Marketing, descubra a diferença desta técnica para o Outbound Marketing.

Sumário

Continue explorando o mercado com a Lecupon

Separamos alguns posts que podem te ajudar

Chegou a sua vez!

Tenha seu próprio
clube de vantagens com cashback