Entenda como funciona a campanha de engajamento nas redes sociais

Você tem interesse em saber quais são os principais tipos de campanha de engajamento e como elas podem ajudar a sua empresa a melhorar o relacionamento com os clientes? Esse post tem as respostas para essas perguntas!

Em primeiro lugar, é importante dizer que engajamento é um conjunto de ações relacionadas a uma marca ou empresa, tomadas pelos clientes, que ultrapassam o vínculo de compra e venda.

Nos últimos anos, as equipes de marketing têm concluído que, para fortalecer a imagem de uma marca e construir consolidação no mercado, é necessário um relacionamento ampliado com o cliente, que percorra seu dia a dia e promova impactos culturais e comportamentais.

Portanto, uma campanha de engajamento busca as melhores maneiras de alcançar essas bases de clientes e extrair os melhores resultados dessa relação

Banner_PósVenda

O que é campanha de engajamento nas redes sociais?

Considerando a presença massiva do público nas redes sociais, esses ambientes possibilitam excelentes oportunidades de alcance de pessoas e as marcas devem tirar proveito disso.

Uma das principais características das diferentes redes sociais disponíveis é o enorme potencial de segmentação de público. Com o estudo correto da sua base consumidora, você é capaz de elaborar objetivos específicos e investir seus recursos financeiros de forma super otimizada.

Contudo, em uma campanha de engajamento, o objetivo principal não é simplesmente alcançar o maior número de pessoas. Nessa estratégia, busca-se as maiores taxas de interação do público.

No ambiente digital, essa interação é comumente representada pelo número de curtidas, comentários e compartilhamento de uma publicação. Contudo, esses não são os únicos objetivos possíveis de serem traçados em uma campanha de engajamento nas redes sociais.

Quais os tipos de engajamento possíveis?

Devido à ampla quantidade de opções oferecidas pelas redes sociais, cada campanha de engajamento deve ser direcionada a um objetivo específico.

Durante o planejamento, deve-se levar em consideração a finalidade principal dessa campanha, a segmentação de público a ser impactada, de que forma as pessoas devem interagir com ela e quais as principais métricas a serem monitoradas.

A seguir, separamos os principais objetivos de engajamento a serem trabalhados nas redes sociais. 

Engajamento com a publicação

Ferramentas, como o Facebook, que oferecem objetivos de campanha mais abrangentes como esse, trarão, de forma geral, mais interação do público com suas publicações.

Incentivando uma ação direta dos usuários, ela é indicada para quem busca receber mais mensagens diretas, direcionamento para o WhatsApp, contato por e-mail e até mesmo realização de cadastros. 

Curtidas na página

Por meio das campanhas de engajamento, é possível promover o aumento do número de curtidas de uma página. 

Obter um número relevante de curtidas funciona como prova social e aumenta a confiabilidade em uma marca. Por isso, é uma das estratégias mais indicadas para quem está começando.

Participações no evento

Para empresas que promovem diversos tipos de eventos, essa opção expande a divulgação dessas datas e atrai um público maior.

Ao estimular a confirmação dos usuários nesses eventos, eles passam a ser mais conhecidos, mais movimentados e mais rentáveis, pois a venda de ingressos também será incrementada.

Reconhecimento de marca

As opções de reconhecimento de marca têm o objetivo de reforçar as qualidades da marca para seus seguidores e outros usuários com potencial de se tornarem clientes futuros.

São muito utilizadas para gerar interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, apresentando seus benefícios e soluções.

O ponto negativo dessa estratégia é que por não incentivar ações de interação direta, suas métricas se tornam um pouco menos concretas, o que não diminui sua importância.

Alcance

A meta de alcance é recomendada para as marcas que ainda não conquistaram seu espaço nas redes sociais de forma consolidada e precisam mostrar seu conteúdo para o maior número de pessoas possível.

Para melhorar a performance desse tipo de engajamento, é possível segmentar o público de forma geográfica, selecionando as localizações em que sua empresa possui os melhores clientes e em maior número.

Tráfego

As campanhas de tráfego têm a finalidade de levar os usuários atingidos para outros canais, com um conteúdo mais rico.

Com essa estratégia, você pode direcionar seu público para landing pages, blog posts, perfis em outras redes sociais e páginas de e-commerce.

Os stories do Instagram são muito indicados para essas campanhas por permitirem diversas opções de links clicáveis, aumentando as possibilidades de criação de conteúdo. 

Envolvimento

As estratégias de envolvimento incentivam a interação do público com os post de forma direta.

Tanto em uma página como em um post específico, é possível aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Para isso, o próprio algoritmo das ferramentas selecionará os perfis com maior potencial de interação com seu tipo de conteúdo.

Instalações de aplicativo

Se a sua empresa possui um aplicativo próprio ou realiza parcerias com empresas de tecnologia, essa é uma ótima opção!

Como o próprio já diz, esse tipo de campanha de engajamento busca aumentar o número de downloads de um aplicativo. Para conseguir isso, a sua publicação deve direcionar o usuário diretamente para as lojas de app Google Play e Apple Store.

Geração de cadastros

Essa é uma das melhores oportunidades para empresas que buscam melhorar a geração de leads.

Com essa opção, o usuário atingido não precisará sair da plataforma que está utilizando para se cadastrar em sua newsletter, garantir sua vaga em um lançamento ou demonstrar interesse por algum serviço. 

Mensagens

Esse tipo de engajamento é indicado para empresas que procuram estreitar o relacionamento com o cliente.

Essa estratégia estimula os clientes a mandarem uma mensagem direta para sua marca, por meio do WhatsApp, Facebook Messenger, direct do Instagram e outras plataformas.

Para negócios com um nível de complexidade mais elevado, essa pode ser uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar suas soluções de forma mais detalhada.

Conversão

A campanha de engajamento de conversão direciona aos usuários oportunidades concretas de compra de produtos ou contratação de serviços.

Para que ela obtenha bom desempenho, é preciso que o público seja filtrado pela correta execução de algumas das estratégias já comentadas neste post ou que o algoritmo da rede social escolhida selecione o público com as maiores chances de conversão.

Vendas do catálogo

Essa opção é exclusiva para as empresas que possuem o catálogo de seus produtos cadastrado nas redes sociais.

Com o catálogo disponível, é possível impulsionar publicações dos produtos em estoque para compras realizadas dentro da própria plataforma ou direcionamento para sites próprios. 

Tráfego no estabelecimento

Este é um bom exemplo de aplicação de estratégias de redes sociais no ambiente off-line.

Para as empresas que possuem loja física, a campanha de tráfego no estabelecimento promove o interesse do público em uma visita presencial ao seu endereço comercial. 

Com isso, é possível ampliar a experiência do cliente, oferecendo a ele uma maneira de conhecer seus produtos de forma mais próxima e sensorial.

Como fazer uma campanha de engajamento?

Como são várias as etapas e detalhes para fazer uma campanha de engajamento, elencamos os principais pontos para te nortear nessa tarefa para atrair mais clientes.

As redes sociais são uma excelente oportunidade para expandir seu negócio e ganhar mais visibilidade, por exemplo.

Utilizando a estratégia correta e medindo os resultados será possível ter uma visão mais ampla das ações, o que reflete diretamente no retorno do seu investimento.

Com a ampla concorrência do mercado, se faz necessário que a empresa saiba qual espaço deseja ocupar na vida do cliente, e qual o perfil desse cliente.

A campanha de engajamento não precisa ser algo engessado. Portanto, faça o planejamento inicial, mas saiba que são as métricas que vão mostrar se você está no caminho certo.

Veja abaixo os detalhes de cada etapa. 

Saiba quem é a sua persona

A estratégia é um caminho que deve ser percorrido por sua persona. Mas afinal, como saber quem é a sua persona?

Você pode fazer uma pesquisa de mercado, conhecer seus clientes e seu público-alvo para saber exatamente com quem está conversando.

Isso vai ajudar a entender se já está se comunicando com o público certo ou inativos, podendo fazer as mudanças necessárias para criar um perfil de persona que representará esses potenciais clientes.

Assim, você saberá em quais redes sociais eles estão presentes, que tipo de linguagem se identificam, e quais temas devem ser abordados.

Crie um calendário de postagens e produza conteúdos interessantes

Tendo definido sua persona e seus interesses, mantenha uma frequência de postagens para mostrar que sua empresa está presente nas redes sociais.

Por esse motivo, é importante fazer um calendário de postagens, estabelecendo quantas postagens serão feitas ao dia e ao mês.

Neste calendário editorial defina também os temas e como eles serão interessantes do ponto de vista estratégico para o marketing da sua empresa.

Desenvolva conteúdos relevantes, que agreguem conhecimento ao cliente, sanando dúvidas e necessidades de sua persona, satisfazendo a necessidade dos clientes.

Outro ponto importante é oferecer tipos de conteúdo variados que permitam que seu público tenha acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Dessa forma, invista em formatos como vídeos, textos e áudio.

Com os conteúdos em áudio, por exemplo, seu cliente poderá ouvir seus conteúdos até mesmo no caminho para o trabalho.

Estudos apontam que 73% das pessoas não conseguem ler tudo o que desejam na internet, o áudio pode diferenciar sua empresa das demais e ampliar o engajamento do público. 

Faça legendas atrativas

Para engajar efetivamente é necessário uma combinação perfeita de conteúdo, e isso inclui uma boa legenda.

Um conteúdo relevante é aquele acompanhado de uma boa legenda, com apelo emocional, criativo e que chame a atenção de seus seguidores fazendo com que eles interajam a partir daquela informação.

Tenha cuidado com o visual

Existe uma frase muito conhecida que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Bom, se tratando de visual, o caminho é esse mesmo.

Um bom texto ou legenda são muito importantes para gerar engajamento nas redes sociais, mas não há dúvidas de que o visual das postagens vai encantar e garantir o sucesso da estratégia de marketing.

Por isso, invista na produção de imagens de qualidade que acompanharão as suas postagens, com boa resolução e que comuniquem o que você deseja falar.

Os vídeos também são ferramentas indispensáveis para a comunicação de sua empresa, então produza conteúdo neste formato, lembrando de manter acessibilidade por meio de legendas nos mesmos.

Sempre interaja com seus seguidores

A característica mais forte das redes sociais é a possibilidade de uma interação maior e mais próxima. 

Seus seguidores aguardam por essa interação e se sentem privilegiados quando a conversa flui de maneira mais humanizada.

Responda aos comentários e menções, mesmo se forem negativos. Essa é uma oportunidade de cativar o cliente e não perdê-lo.

A partir de uma presença digital marcante, sua empresa potencializa as oportunidades de crescimento, visibilidade e lucros. 

Quais são as principais métricas de engajamento das redes sociais?

Com as campanhas rodando nas redes sociais, chega o momento de conferir quais ações foram mais efetivas.

Por isso, as métricas são o melhor caminho para acompanhar se o que foi realizado teve um bom resultado ou se precisa de ajustes.

O comportamento do consumidor dá uma série de indicações por meio dos números. Mensurar essas informações te conduz a entender melhor o que o público deseja. 

Veja algumas delas abaixo.

Taxa de engajamento

O engajamento é voltado para campanhas em que é preciso mostrar anúncios para pessoas com maior probabilidade de se interessar pela sua empresa.

Dessa forma, essa métrica indica a quantidade de pessoas que tiveram alguma interação com a sua publicação. 

Para descobrir essa informação basta somar as curtidas, comentários e compartilhamentos e dividir pelo número de impressões que ela teve. 

Assim, você acompanha a média das publicações e analisa as que tiveram os melhores resultados.

Taxa de conversão

O número de conversões é essencial para ver o crescimento de seu perfil, mas há diferentes maneiras de analisá-los. 

Esse indicador aponta quais visitantes passaram a seguir a página, quantos se tornaram leads e outras informações.

Alcance orgânico

O alcance orgânico ocorre quando a sua publicação chega naturalmente até seus seguidores, sem qualquer tipo de mídia paga.

Com a queda dessa métrica, nos últimos, cada vez menos seguidores conseguem ter acesso ao seu conteúdo.

Essa mudança pede ações para enfrentar essa situação por outros meios, a principal delas se tornou o impulsionamento das publicações.

Ainda assim, manter no radar esta métrica pode mostrar resultados interessantes para sua empresa.

Como vimos, as campanhas de engajamento devem ser utilizadas de maneira estratégica dentro da jornada de compra de seu consumidor.

Sua empresa precisa ser vista como um negócio ativo no ambiente digital, que dialogue com os clientes e que está pronto para ouvi-los e atender às suas necessidades, tendo interação e conquistando não só curtidas, como também comentários, compartilhamentos e indicações a outros amigos.

Sabendo da importância de melhorar o relacionamento com o cliente, uma campanha de engajamento deve ser elaborada com o objetivo de tornar a jornada do seu cliente mais eficiente, melhorando a segmentação do público e aumentando a interação com seus conteúdos, produtos e serviços.

Quer aprender mais sobre o relacionamento de uma marca com seu público? Então, veja ainda mais insights sobre o que é engajamento de clientes!

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!