Skip links

Entenda como funciona a campanha de engajamento nas redes sociais

Você tem interesse em saber quais são os principais tipos de campanha de engajamento e como elas podem ajudar a sua empresa a melhorar o relacionamento com os clientes? Esse post tem as respostas para essas perguntas!

Em primeiro lugar, é importante dizer que engajamento é um conjunto de ações relacionadas a uma marca ou empresa, tomadas pelos clientes, que ultrapassam o vínculo de compra e venda.

Nos últimos anos, as equipes de marketing têm concluído que, para fortalecer a imagem de uma marca e construir consolidação no mercado, é necessário um relacionamento ampliado com o cliente, que percorra seu dia a dia e promova impactos culturais e comportamentais.

Portanto, uma campanha de engajamento busca as melhores maneiras de alcançar essas bases de clientes e extrair os melhores resultados dessa relação

O que é campanha de engajamento nas redes sociais?

Considerando a presença massiva do público nas redes sociais, esses ambientes possibilitam excelentes oportunidades de alcance de pessoas e as marcas devem tirar proveito disso.

Uma das principais características das diferentes redes sociais disponíveis é o enorme potencial de segmentação de público. Com o estudo correto da sua base consumidora, você é capaz de elaborar objetivos específicos e investir seus recursos financeiros de forma super otimizada.

Contudo, em uma campanha de engajamento, o objetivo principal não é simplesmente alcançar o maior número de pessoas. Nessa estratégia, busca-se as maiores taxas de interação do público.

No ambiente digital, essa interação é comumente representada pelo número de curtidas, comentários e compartilhamento de uma publicação. Contudo, esses não são os únicos objetivos possíveis de serem traçados em uma campanha de engajamento nas redes sociais.

Quais os tipos de engajamento possíveis?

Devido à ampla quantidade de opções oferecidas pelas redes sociais, cada campanha de engajamento deve ser direcionada a um objetivo específico.

Durante o planejamento, deve-se levar em consideração a finalidade principal dessa campanha, a segmentação de público a ser impactada, de que forma as pessoas devem interagir com ela e quais as principais métricas a serem monitoradas.

A seguir, separamos os principais objetivos de engajamento a serem trabalhados nas redes sociais. 

Engajamento com a publicação

Ferramentas, como o Facebook, que oferecem objetivos de campanha mais abrangentes como esse, trarão, de forma geral, mais interação do público com suas publicações.

Incentivando uma ação direta dos usuários, ela é indicada para quem busca receber mais mensagens diretas, direcionamento para o WhatsApp, contato por e-mail e até mesmo realização de cadastros. 

Curtidas na página

Por meio das campanhas de engajamento, é possível promover o aumento do número de curtidas de uma página. 

Obter um número relevante de curtidas funciona como prova social e aumenta a confiabilidade em uma marca. Por isso, é uma das estratégias mais indicadas para quem está começando.

Participações no evento

Para empresas que promovem diversos tipos de eventos, essa opção expande a divulgação dessas datas e atrai um público maior.

Ao estimular a confirmação dos usuários nesses eventos, eles passam a ser mais conhecidos, mais movimentados e mais rentáveis, pois a venda de ingressos também será incrementada.

Reconhecimento de marca

As opções de reconhecimento de marca têm o objetivo de reforçar as qualidades da marca para seus seguidores e outros usuários com potencial de se tornarem clientes futuros.

São muito utilizadas para gerar interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, apresentando seus benefícios e soluções.

O ponto negativo dessa estratégia é que por não incentivar ações de interação direta, suas métricas se tornam um pouco menos concretas, o que não diminui sua importância.

Alcance

A meta de alcance é recomendada para as marcas que ainda não conquistaram seu espaço nas redes sociais de forma consolidada e precisam mostrar seu conteúdo para o maior número de pessoas possível.

Para melhorar a performance desse tipo de engajamento, é possível segmentar o público de forma geográfica, selecionando as localizações em que sua empresa possui os melhores clientes e em maior número.

Tráfego

As campanhas de tráfego têm a finalidade de levar os usuários atingidos para outros canais, com um conteúdo mais rico.

Com essa estratégia, você pode direcionar seu público para landing pages, blog posts, perfis em outras redes sociais e páginas de e-commerce.

Os stories do Instagram são muito indicados para essas campanhas por permitirem diversas opções de links clicáveis, aumentando as possibilidades de criação de conteúdo. 

Envolvimento

As estratégias de envolvimento incentivam a interação do público com os post de forma direta.

Tanto em uma página como em um post específico, é possível aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Para isso, o próprio algoritmo das ferramentas selecionará os perfis com maior potencial de interação com seu tipo de conteúdo.

Instalações de aplicativo

Se a sua empresa possui um aplicativo próprio ou realiza parcerias com empresas de tecnologia, essa é uma ótima opção!

Como o próprio já diz, esse tipo de campanha de engajamento busca aumentar o número de downloads de um aplicativo. Para conseguir isso, a sua publicação deve direcionar o usuário diretamente para as lojas de app Google Play e Apple Store.

Geração de cadastros

Essa é uma das melhores oportunidades para empresas que buscam melhorar a geração de leads.

Com essa opção, o usuário atingido não precisará sair da plataforma que está utilizando para se cadastrar em sua newsletter, garantir sua vaga em um lançamento ou demonstrar interesse por algum serviço. 

Mensagens

Esse tipo de engajamento é indicado para empresas que procuram estreitar o relacionamento com o cliente.

Essa estratégia estimula os clientes a mandarem uma mensagem direta para sua marca, por meio do WhatsApp, Facebook Messenger, direct do Instagram e outras plataformas.

Para negócios com um nível de complexidade mais elevado, essa pode ser uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar suas soluções de forma mais detalhada.

Conversão

A campanha de engajamento de conversão direciona aos usuários oportunidades concretas de compra de produtos ou contratação de serviços.

Para que ela obtenha bom desempenho, é preciso que o público seja filtrado pela correta execução de algumas das estratégias já comentadas neste post ou que o algoritmo da rede social escolhida selecione o público com as maiores chances de conversão.

Vendas do catálogo

Essa opção é exclusiva para as empresas que possuem o catálogo de seus produtos cadastrado nas redes sociais.

Com o catálogo disponível, é possível impulsionar publicações dos produtos em estoque para compras realizadas dentro da própria plataforma ou direcionamento para sites próprios. 

Tráfego no estabelecimento

Este é um bom exemplo de aplicação de estratégias de redes sociais no ambiente off-line.

Para as empresas que possuem loja física, a campanha de tráfego no estabelecimento promove o interesse do público em uma visita presencial ao seu endereço comercial. 

Com isso, é possível ampliar a experiência do cliente, oferecendo a ele uma maneira de conhecer seus produtos de forma mais próxima e sensorial.

Sabendo da importância de melhorar o relacionamento com o cliente, uma campanha de engajamento deve ser elaborada com o objetivo de tornar a jornada do seu cliente mais eficiente, melhorando a segmentação do público e aumentando a interação com seus conteúdos, produtos e serviços.

Quer aprender mais sobre o relacionamento de uma marca com seu público? Então, veja ainda mais insights sobre o que é engajamento de clientes!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.