Skip links

Aprenda a atrair mais clientes com o marketing de atração

O marketing de atração é uma possibilidade para conquistar mais clientes de forma econômica. É um conjunto de ações que precisam fazer parte da rotina das empresas.

As estratégias são elaboradas para conseguir atrair o máximo de clientes possíveis de forma econômica, tentando amenizar os investimentos em campanhas e anúncios pagos.

Hoje vamos explicar como o marketing de atração alcança o consumidor da forma certa, convertendo e fidelizando-os ao longo da jornada de compras.

Banner_Experiência_do_cliente_Lecupon

O que é marketing de atração?

O conceito de marketing de atração mostra como é possível conquistar o consumidor com estratégias que foram validadas anteriormente por meio de estudo de comportamento. 

Também conhecido como Inbound Marketing, a base dessa ferramenta é atrair o cliente de forma não invasiva, ou seja, respeitando seu espaço de busca e comparação de produtos. 

A propaganda é feita de uma forma mais sutil, e você já deve ter se deparado com algo assim quando navega pelas redes sociais ou sites. 

São processos que vão educando o usuário em todo processo do funil de vendas. Enquanto ele busca o que precisa, também entende qual a dor que mais está latente e encontra nas informações da sua página uma solução perfeita. 

O primeiro passo para atrair seu público pode ser investir em conteúdo para o site da empresa, tendo um blog com posts interessantes, com conteúdos relevantes, porém claros e objetivos. 

A conversão dele para um cliente do seu negócio acontece quando ele se torna um lead, que é o internauta que foi qualificado como potencial cliente.

Ele assina newsletter e está aberto para receber seu conteúdo. 

A terceira fase é a do fechamento, na qual o lead já conhece o problema que tem e agora vai comparar produtos para fechar a compra. Foque em um bom atendimento para encantar esse cliente. 

Mas não pense que o trabalho acabou. Um pós-vendas bem feito mantém esse cliente ativo na sua base, injetando ainda mais recursos no seu negócio. 

Quais os benefícios do marketing de atração?

Já deu para perceber que o marketing de atração é repleto de benefícios. Dentro dessa perspectiva, vamos apontar alguns dos principais para o seu negócio.

Vamos lá?

Redução de custos

Uma vez produzido o conteúdo que vai ser distribuído estrategicamente entre os canais da empresa, é possível manter ele ativo por um tempo indeterminado.

Isso significa que o trabalho realizado uma vez vai continuar gerando leads e atraindo clientes por um longo tempo. 

Além disso, ao contrário de campanhas publicitárias tradicionais que não podem ser modificadas depois de impressas, na atração do cliente é possível avaliar resultados em tempo real e fazer alterações a qualquer momento.

Publicidade com contexto

Não é novidade que os mecanismos de busca da internet utilizam essas informações do internauta para oferecer um conteúdo personalizado.

Você pode utilizar o estudo previamente feito pelo seu negócio e personalizar o conteúdo que será feito, com foco na persona (de acordo com o estilo de vida e as preferências de seu público-alvo).

Esse conteúdo vai impactá-la diretamente e que chegará a ela, com base no comportamento que apresentar na web.

Também é fundamental fazer um planejamento com base nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Melhor relacionamento com o consumidor

O marketing de atração respeita o espaço do consumidor, criando um relacionamento mais humanizado.

Isso significa que ele não será bombardeado de publicidade aleatoriamente, sem o desejo de consumi-la.

Quando o consumidor vem até você, um relacionamento é construído com base no respeito mútuo, em que os vendedores saem do papel de pessoas invasivas para se tornarem amigos e conselheiro, visando a satisfação do cliente.

Aprendizado dos clientes antes de entrar em contato com a equipe vendas

Como foi dito anteriormente, o Inbound Marketing conscientiza aquele possível cliente de que ele possui uma dor e que seu negócio é a melhor solução.

Logo, pode-se atingir diferentes perfis de leads nas diferentes fases do funil de vendas, pois o cliente está sendo preparado para de fato realizar o ato da compra.

Essa é uma das formas de educar o cliente antes da aquisição do produto, mas é claro que entender como funciona a prospecção de clientes auxilia também no marketing de atração. 

Como funciona a metodologia do marketing de atração?

A metodologia do marketing de atração pode ser dividida em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Em cada uma delas, as estratégias serão aplicadas de forma a atrair as pessoas certas. Afinal, de nada adianta ter várias pessoas que não estão realmente interessadas na sua empresa.

Essas etapas não são necessariamente lineares, contudo é importante entender como elas funcionam.

Atração

Já mencionamos um pouco sobre essa etapa, no início do texto, que tem como primeiro objetivo a atração de pessoas certas para o seu negócio. 

Para isso, você pode empregar técnicas de marketing de conteúdo, como gestão de redes sociais e produção de conteúdo em blogs.

Isso trará mais visibilidade para a sua marca, além de ajudar seu público a descobrir qual o seu problema e como resolvê-lo. 

Ter claro o mapeamento da jornada do cliente ajudará a conduzi-lo ao longo das demais etapas.

Conversão

Na conversão você deve começar a captar leads qualificados, conseguindo os dados de contato do internauta para que no futuro eles se tornem clientes. 

Isso é feito oferecendo conteúdos de qualidade que agreguem valor ao potencial cliente, e pode ser no formato de ebooks, por exemplo.

Uma boa estratégia é a criação de uma landing page com um formulário para que o lead o preencha com seus dados em troca desse material informativo que ele deseja adquirir.

Fechamento

Nessa etapa o potencial consumidor se aproxima cada vez mais da compra. Ele já sabe qual o seu problema, mas pode estar em dúvida se sua empresa realmente é a melhor opção. 

Dessa forma, você deve nutri-lo com conteúdos que comprovem a eficácia do seu produto para que ele tenha uma maior percepção de valor.

Gráficos comparativos, consultas gratuitas, testes e depoimentos de clientes são alguns exemplos de conteúdos que funcionam bem nesse sentido.

Encantamento

O cliente já conhece seus benefícios, optou pela compra, teve um bom atendimento, e agora?

O seu trabalho ainda não acabou apenas porque a compra foi finalizada. O pós-venda é importante para que seu cliente se mantenha fiel à sua empresa. 

A fidelidade é justamente o que pode levar um consumidor a promover uma empresa de graça, tornando-se até lovemarks.

Envie e-mails com pesquisas de satisfação, dicas para o uso adequado do produto e mantenha ativo esse contato.

Geração de uma comunidade

Comunidade é um conjunto de pessoas que se unem por um ou vários motivos em comum, para compartilhar suas experiências e vivências relacionados àquele assunto. 

Com a estratégia de atração de clientes as marcas captam a atenção de várias pessoas, e identificando o perfil delas é possível trabalhar o senso de comunidade.  

Ao ter acesso a esses dados (ideais, idade, gênero, gostos em comum, etc…), a marca pode criar estratégias específicas que vão fortalecer e impactar ainda mais essa comunidade. 

Técnicas para aplicar no marketing de atração

Agora que você já sabe de todo potencial de otimização do marketing de atração para o seu negócio, veja que técnicas pode utilizar para colocar em prática essa estratégia.

Criar um Blog

O blog é aquele espaço especial dentro do seu site, totalmente voltado para compartilhar informações relevantes ao cliente.

Atrair potenciais clientes por meio deste blog é uma maneira muito eficiente para começar a criar um relacionamento com o público-alvo. 

Ofereça conteúdos relevantes, interessantes e diferentes do que se encontra na internet para despertar mais interesse nesses futuros clientes. 

Esse texto precisa ter uma linguagem adequada, de fácil leitura e também compreensão. Para melhorar o desempenho dedique-se a aplicar técnicas de SEO, fazendo com que o cliente encontre sua marca mais facilmente. 

Investir em técnicas de SEO

Esse ponto é tão importante que vamos dedicar um tópico somente a ele.

Essa técnica ajuda o seu público-alvo a encontrar seu negócio nos mecanismos de busca, e vale tanto para o conteúdo quanto para a usabilidade do seu blog. 

O Google prioriza sites bem otimizados e, para alcançar as primeiras posições do buscador, você pode aplicar essas regras: realizar pesquisas de palavra-chave, otimizar o texto dos artigos, otimizar imagens, acelerar o carregamento da página, ter um design responsivo, postar apenas conteúdos de qualidade e ter uma estratégia de link building.

Oferecer materiais ricos

Quanto mais qualificados seus leads, melhor será o tipo de material que a empresa pode fornecer ao consumidor.

Coletar número para contato, e-mail, área de interesse, entre outros é um caminho para colocar em campo o time de vendas, que deve entrar em contato com o Lead para dar prosseguimento na jornada de compra. 

O Data Driven é um caminho cada vez mais utilizado pelas empresas como base para tomadas de decisão.

Implantar orientação por dados representa o aprendizado de novas habilidades, aplicação de ferramentas e uma empresa mais confiante.

Criar uma newsletter

Newsletter é uma forma básica de e-mail marketing que tem como objetivo informar, apresentar notícias, últimos acontecimentos e novidades relacionados à sua marca. 

O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter um relacionamento mais próximo com o público.

Para evitar que as pessoas sintam que esse é só mais um e-mail dentro dos muitos que elas recebem todos os dias, é importante que o conteúdo seja relevante e interessante. 

Uma dica é segmentar a lista de transmissão e usar esse canal para responder perguntas frequentes, quebrar objeções, informar sobre inovações e apresentar novos produtos ou serviços.

Por meio das redes sociais da empresa, você pode coletar dúvidas que os seguidores demonstram ter, seja nos comentários, direct ou caixa de perguntas, e utilizar o conteúdo como informativo em uma newsletter.

Ter perfis nas redes sociais

Estar nas redes sociais não é mais opcional para quem quer estar próximo do cliente. 

É nesse ambiente que estão as principais tendências e onde seu cliente ideal está, portanto, uma ótima chance de criar um relacionamento de confiança que vai além das vendas.

As redes sociais também são uma ótima ferramenta para atendimento ao consumidor.

As pessoas estão sempre conectadas ao celular e isso pode ser usado a favor da sua empresa para construir um diálogo próximo com os clientes.

O atendimento por meio das redes sociais pode tornar os processos de venda e pós-venda mais rápidos, eficientes e baratos. 

Apostar com a ajuda de influenciadores é uma opção a ser pensada, pois tem resultados bem eficientes.

Porém, tenha a mente aberta. Nem sempre um perfil com milhões de seguidores é a melhor escolha.

O profissional precisa estar alinhado com o produto/serviço que você oferece, com o perfil do seu público-alvo e de informações demográficas do seu cliente ideal. 

O que pode ser uma abordagem feita com mais propriedade por um micro influenciador que é conhecido na região onde sua empresa atua.

Como vimos até agora, o marketing de atração pode ser uma ferramenta poderosíssima para impulsionar seus negócios.

As conexões estão potencializadas nos canais digitais, portanto, investir em estratégias  e criar comunidades digitais para construir uma marca forte com uma base duradoura de clientes.

Sabemos que construir uma marca com identidade consolidada é uma jornada longa, trabalhosa e depende de um bom planejamento. 

Por isso, durante todo esse processo, é importante investir em ações certeiras de vendas para encantar clientes  e fortalecer cada vez mais a marca, aplicando, inclusive, programas de fidelização de clientes.

Para atingir um maior número de pessoas, é preciso extrair o potencial máximo de cada plataforma de comunicação disponível no mercado e abusar da criatividade.

Agora que você aprendeu sobre o marketing de atração, aproveite a sua visita para conhecer ações de vendas criativas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.