Entenda o que é e como fazer campanha de marketing que dê resultados

Campanha de marketing é fundamental para as empresas divulgarem os produtos e serviços de maneira eficiente no mercado. Dessa maneira, por meio das melhores práticas torna-se possível aumentar o número de vendas, ampliar o reconhecimento de marca e otimizar os lucros dos negócios.

Diante dos aspectos positivos proporcionados por uma campanha de marketing, podemos dizer que essa prática é benéfica para empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado. 

Por esse motivo, preparamos um conteúdo completo para você sobre o tema. Destacamos sobre o que é uma campanha de marketing e qual a importância dessa prática. Além disso, vamos apresentar os principais tipos e as ferramentas que podem ser utilizadas para começar uma campanha. 

Nova call to action

O que é uma campanha de marketing?

A campanha de marketing faz referência a um trabalho de divulgação feito por uma empresa com o intuito de promover a própria marca, um serviço ou mesmo um produto. 

As campanhas podem apresentar diferentes finalidades. Entre elas estão aumentar o número de vendas, otimizar o reconhecimento da marca, melhorar o engajamento nas redes sociais etc.

Em comum, apesar dos distintos objetivos, as campanhas têm ações que são destinadas ao público-alvo. Dessa maneira, para ter sucesso com a iniciativa é fundamental conhecer as características do seu público, como objetivos, necessidades, dores etc. Com isso, torna-se possível fazer uma campanha eficaz e comunicar de maneira adequada, aumentando as chances de sucesso. 

Vale destacar ainda que as campanhas podem ser utilizadas em vários canais. Entre eles estão as redes sociais, os outdoors, anúncios em impressos etc. Para saber quais são os melhores locais é importante entender as características do seu público e entender quais são os locais nos quais as pessoas estão presentes.

O que é campanha de marketing digital?

Não há muitos segredos sobre essa temática. A campanha de marketing digital apresenta as mesmas características em relação a uma tradicional. A única diferença é que a campanha de marketing digital é veiculada no meio on-line. Entre alguns canais possíveis de divulgação estão as redes sociais, anúncios do Google, sites etc. 

Por que criar uma campanha de marketing?

Por diferentes motivos é bastante válido criar uma campanha de marketing. Isso porque, a prática ajudando no fortalecimento da marca, melhora o relacionamento com os clientes e contribui para o aumento do número de vendas. Abordaremos sobre essas questões com mais detalhes logo abaixo.

Fortalecer a marca

O primeiro aspecto positivo proporcionado pelas campanhas de marketing é que elas ajudam no fortalecimento da marca. Essa questão acontece porque as campanhas auxiliam as empresas a se comunicarem de maneira constante com o público. Com isso, mais pessoas vão perceber a sua organização como referência dentro de uma área de atuação.

Lançamento de produtos

As campanhas são muito úteis no lançamento de produtos, pois ajudam a gerar atenção no público-alvo. Com isso, torna-se possível gerar expectativa e mais pessoas vão estar interessadas em conhecer o produto antes mesmo do lançamento.

Aprimorar relacionamento com o cliente

Outro benefício proporcionado pelas campanhas é que elas ajudam a fomentar o relacionamento com o público. As redes sociais são uma ótima ferramenta nesse contexto, pois elas proporcionam facilidade para realização de interações.

Vale destacar que muitas dessas ações ajudam as empresas a otimizar o engajamento. Com isso, mais pessoas terão uma imagem positiva da sua marca, aumentando a chance de os clientes comprarem da sua empresa. 

Segmentar a audiência

Com o advento das ferramentas on-line, você vai ter a oportunidade de segmentar a audiência. Ela pode ser dividida conforme uma região específica, faixa etária, interesses, entre outros critérios. Dessa maneira, podemos dizer que as campanhas são uma ótima estratégia para entregar a mensagem correta, no tempo adequado e para as pessoas certas.

Aumento de vendas

Como destacamos anteriormente, as campanhas vão ajudar a melhorar a divulgação da sua empresa no mercado. Como mais pessoas terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços prestados, o seu negócio tende a aproveitar mais oportunidades de vendas.

Consciência de marca

Como mais pessoas vão conhecer a sua empresa, podemos dizer que as campanhas de marketing vão ajudar a otimizar a consciência de marca do seu negócio. 

Acompanhamento dos resultados

Ao criar uma campanha de marketing torna-se possível acompanhar os resultados. Dessa maneira, torna-se possível verificar o que deu certo e desenvolver estratégias com o intuito de melhorar os resultados nas próximas campanhas. Nesse contexto é fundamental definir métricas adequadas para que você possa fazer o acompanhamento.

Quais são os principais tipos de campanha?

Existem diversos tipos de campanha e cada uma delas apresenta características específicas, elas são utilizadas para diversas finalidades e vamos apresentar sobre ela logo abaixo.

Campanha promocional

Como o próprio nome já diz, esse tipo de campanha baseia-se em uma promoção. Nesse contexto é bastante comum a oferta de preços competitivos e com descontos para estimular as pessoas a fazerem a compra.

Campanha comercial

Esses anúncios têm como foco a conversão, ou seja, buscam aumentar o número de vendas. Eles tentam convencer as pessoas de comprar um produto ou serviço, apresenta as principais vantagens em relação aos concorrentes, visando convencer a pessoa a adquirir um produto ou serviço.

Campanha de lançamento

Esse tipo de campanha vai ao ar quando a empresa faz o lançamento de um produto ou serviço. O objetivo dessa prática é gerar expectativa e atrair mais consumidores

Campanha institucional

Esse tipo de campanha é mais focado em promover uma empresa. O objetivo dessa prática é gerar reconhecimento e proporcionar visibilidade para a instituição. Por meio dessa prática, torna-se possível otimizar o reconhecimento da marca e conquistar mais credibilidade no mercado. 

Vale destacar que há vários tipos de campanhas institucionais e elas podem destacar causas sociais que a empresa defende, podem informar sobre a área de atuação da companhia, os serviços prestados etc. 

Quais são as ferramentas para fazer campanhas de marketing digital?

Com advento do marketing digital, há algumas estratégias fundamentais para o sucesso das campanhas. As estratégias de otimização para mecanismos de busca, o e-mail marketing e as ações nas redes sociais são fundamentais nesse contexto. 

Campanha de SEO

As campanhas de otimização para mecanismos de busca são fundamentais, pois ajudam as empresas a estarem melhor posicionadas no Google. Dessa maneira, as pessoas terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços da organização.

Podemos dizer, portanto, que a campanha de SEO é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e divulgar melhor os serviços prestados. Com isso torna-se possível otimizar o reconhecimento de marca e aumentar as vendas da organização.

Campanha de e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing ajudam as organizações a desenvolverem relacionamento com as pessoas. Isso porque, essa ferramenta auxilia as empresas a destacarem as novidades, promoções e outras ações desenvolvidas.

No entanto, é importante destacar que é recomendável cadastrar apenas as pessoas que autorizaram a ser incluídas na lista de e-mails. Com isso, não há risco de as mensagens caírem em lista de spam e ainda se torna possível otimizar a eficiência da campanha.

Campanha de Redes Sociais

As redes sociais são um dos ambientes nos quais as pessoas estão mais presentes. Elas estão em expansão e atualmente há várias plataformas. Entre elas estão o Facebook, o Instagram, o LinkedIn etc.

Sobre esse tema é importante destacar que não há uma rede exata e que seja melhor para todas as empresas. É importante conhecer as características do seu negócio, compreender as necessidades empresariais e ter o conhecimento das características do seu público.

Assim como nas campanhas de e-mail marketing, você poderá segmentar a base e isso pode ser feito conforme vários critérios. Entre alguns dados estão interesses, faixa etária, questões demográficas etc. Dessa maneira, você vai entregar a mensagem certa, no tempo certo e para as pessoas certas.

O que é preciso para começar uma campanha de marketing

Destacamos anteriormente sobre a importância de desenvolver uma campanha de marketing. Mas para que a iniciativa apresenta resultados positivos é importante contar com os recursos adequados.

Budget

Ter um orçamento disponível adequado é fundamental para a realização da campanha. Ele pode variar conforme os canais de divulgação, o alcance desejado e o porte empresarial. Sobre esse tema é importante definir um orçamento que esteja adequado com as finanças da sua organização.

Duração

As campanhas também devem ter um prazo específico. Isso acontece por razões diferentes. Primeiramente, as pessoas não desejam ver o mesmo tema ser abordado por muito tempo, pois isso pode gerar desgaste ou mesmo redução de interesse.

Por outro lado, a duração da campanha não pode ser muito curta, pois muitas pessoas podem perder a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pela empresa.

Por fim, mas não menos relevante, não se esqueça de mensurar os resultados das ações. É fundamental estabelecer as métricas a serem analisadas e destinar um tempo específico para a duração da campanha.

Público

Para começar a campanha de marketing é importante definir o público. Nesse contexto, algumas perguntas são importantes: para quem a campanha vai ser direcionada? Quais serão os canais de divulgação?

Sobre esse tema é importante destacar que, mesmo em uma mesma empresa, produtos distintos podem ser direcionados a públicos diferentes.

Ao ter o conhecimento das características do seu público (incluindo, por exemplo, interesses, faixa etária, necessidades etc.), torna-se possível ter eficiência no momento de definir os canais de divulgação, o tom da campanha e a região pela qual a campanha será veiculada.

Objetivo

A definição dos objetivos da campanha orienta os esforços, contribuindo para o sucesso das ações ao longo da campanha. 

Nesse contexto, há campanhas que podem, por exemplo, melhorar o reconhecimento da marca, aumentar o número de conversões, otimizar o engajamento, fazer um lançamento de um produto etc. 

Recursos

Ter recursos básicos à disposição como um orçamento adequado, um time dedicado para fazer a campanha e ferramentas de monitoramento são alguns dos principais fatores que vão ajudar a sua campanha a obter melhores resultados, contribuindo para o fortalecimento da marca. 

Quais são as etapas de uma campanha de marketing organizada?

Para fazer uma campanha de marketing organizada é importante seguir alguns passos. O planejamento das ações ajuda a direcionar os esforços e otimizar a execução. As análises, por sua vez, ajudam as empresas a obterem insights e a desenvolverem estratégias para melhorar o desempenho nas próximas ações de marketing.

Planejamento

Sem dúvida, o planejamento é o primeiro passo para desenvolver uma campanha de marketing organizada. Por meio dessa prática, torna-se possível estabelecer os objetivos e definir estratégias adequadas para o alcance das metas.

Além disso, há o conhecimento do público, definem-se os canais pelos pais a campanha será veiculada, o tempo de duração, o orçamento disponível e os resultados esperados.

Dessa maneira, podemos dizer que o planejamento ajuda a direcionar o passo a seguir, ou seja, facilita a execução das ações a serem desempenhadas na campanha.

Execução

Esse é o momento de colocar a campanha em prática. É importante que as ações desenvolvidas estejam de acordo com o que foi planejado para que seja possível garantir que o trabalho está sendo feito de modo a favorecer o alcance dos objetivos organizacionais.

Análise

O procedimento analítico começa após a execução. Essa prática tem como objetivo monitorar os resultados e verificar se eles estão dentro do esperado. Nesse contexto, caso a resposta do público esteja abaixo do esperado, pode ser preciso fazer modificações nas estratégias para melhorar os resultados nas próximas campanhas.

8 passos para criar uma campanha de marketing de sucesso

Destacamos sobre a relevância de desenvolver uma campanha de marketing sucesso. No entanto, para que isso seja possível é fundamental saber as ações necessárias e por isso vamos compartilhar sobre os principais passos logo abaixo. O conhecimento dos objetivos, a definição das estratégias, a definição do público alvo e a realização de testes são algumas das ações que ajudam nesse contexto.

1. Alinhe os objetivos

O primeiro passo para desenvolver uma campanha de marketing de sucesso é definir e alinhar os objetivos. Nesse contexto é importante que as metas estejam de acordo com as necessidades do seu negócio.

Vale destacar que há campanhas que visam otimizar a conversão, outras que visam melhorar o reconhecimento da marca, entre outras possibilidades.

2. Organize as ideias e estratégias

O alinhamento dos objetivos faz parte do planejamento da campanha. Após defini-los, chega a ser um momento de definir as estratégias para alcançar as metas estabelecidas. As táticas vão ajudar a direcionar as ações se a encurtar o caminho para o alcance dos objetivos.

3. Defina o público-alvo

Ter um público-alvo definido é outra questão que vai te ajudar a desenvolver campanhas com melhores resultados. Nesse contexto é importante entender as características do público, incluindo dores, necessidades, objetivos, faixa etária, poder aquisitivo etc.

Ao ter o conhecimento dessas informações torna-se possível desenvolver campanhas de marketing efetivas e comunicar de maneira adequada com os clientes. Ambas as questões vão ajudar a melhorar os resultados da campanha.

4. Tenha uma mensagem principal e o chamariz

A campanha de marketing deve ter uma mensagem principal na qual comunica destaca-se o objetivo da comunicação. Pode ser, por exemplo, o lançamento de um novo produto, a divulgação de promoções, a produção de conteúdos relevantes para o seu público, entre outras possibilidades.

Além da mensagem principal, é bastante válido contar com chamariz, pois isso vai ajudar a gerar atenção no seu público. O fornecimento de descontos, benefícios exclusivos e ofertas por tempo limitado são algumas das possibilidades que podem ser exploradas.

5. Controle o orçamento e o ROI

Ter o controle do orçamento da campanha é fundamental para sua empresa aproveitar melhor os recursos disponíveis. Isso porque, essa prática vai ajudar a sua organização a melhorar o Retorno sobre o Investimento (ROI) e, consequentemente, alcançar os objetivos traçados de forma eficiente e eficaz.

6. Definir onde a campanha será veiculada

A definição dos locais onde a campanha vai ser veiculada é um dos principais passos para que a ação obtenha bons resultados. Nesse contexto é importante conhecer onde o seu público está e veicular os anúncios onde eles estão presentes. Há campanhas que estão sendo desenvolvidas nas redes sociais, nos anúncios de busca do Google, nos meios offline etc.

7. Seja consistente

De nada adianta desenvolver uma campanha de marketing se ela for uma ação isolada, afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado, concorda? Por isso, é importante estar presente nas redes sociais e publicar conteúdos com frequência no seu site ou blog.

8. Faça testes

A realização de testes ajuda a verificar o tipo de mensagem que agrada mais o público. Nesse contexto é bastante válido criar meus sonhos diferentes de CTA, layout, entre outros elementos. Posteriormente, você poderá manter os elementos que apresentarem melhor performance na campanha.

9. Monitore e promova melhorias recorrentemente

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de monitorar a campanha e analisar os resultados. Esse procedimento analítico vai te ajudar a obter insights valiosos e a desenvolver estratégias que poderão ajudar a melhorar a performance nas próximas ações de marketing.

O que não pode faltar em uma campanha de sucesso?

Para desenvolver uma campanha de marketing de sucesso é fundamental estabelecer estratégias de divulgação, desenvolver parcerias e acompanhar resultados com o intuito de verificar se as ações estão apresentando a performance esperada.

Divulgação

Primeiramente, para desenvolver uma campanha de sucesso é importante saber como divulgá-la. Nesse contexto é fundamental contar com materiais de qualidade, com diferentes formatos e divulgar nos canais certos. Entre alguns locais nos quais a campanha pode ser veiculada estão os sites, as redes sociais, os locais off-line etc.

Nesse contexto, é importante contar com um site com domínio próprio, pois essa questão vai ajudar a melhorar a credibilidade do seu negócio e transmite profissionalismo. Também é relevante produzir conteúdos relevantes, utilizar palavras-chave estratégicas e utilizar as táticas de otimização para mecanismos de busca (SEO).

A presença nas redes sociais também é bastante relevante. São páginas nas quais você poderá divulgar diferentes formatos de conteúdo e interagir com o seu público. 

Parcerias estratégicas

As parcerias ajudam as empresas a obterem indicações e aproveitarem mais oportunidades de negócio. Nesse contexto é uma ótima ideia a troca de links, gerar conteúdo de maneira recíproca, entre outras possibilidades.

As parcerias ajudam o seu negócio a ampliar o público e a investir em novos relacionamentos. Por outro lado, é importante verificar se há algum diálogo entre os esforços de marketing da sua empresa com os seus parceiros e entender as prioridades do seu negócio.

Retenção de consumidores

A retenção de clientes é um dos principais segredos dos negócios de sucesso. A boa notícia é que a internet possibilita um amplo conjunto de opções para o alcance dessa finalidade.

As estratégias de marketing de conteúdo são uma ótima ideia. Nesse contexto, a produção de blogposts e e-books, o desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing e a veiculação de newsletters vão ajudar a sua empresa a produzir conteúdos relevantes e a manter o público atualizado.

Ao produzir conteúdos que sejam úteis para a persona, torna-se possível atrair a atenção das pessoas. Posteriormente, muitas delas poderão tornar-se clientes da sua organização, contribuindo para aumentar o número de vendas. 

Acompanhamento dos resultados

O monitoramento é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma campanha de sucesso. Por isso é fundamental fazer avaliação do que deu certo e das questões que podem ser aprimoradas.

As análises oferecidas pelo Facebook e ferramentas como Google Analytics são algumas das plataformas que contam com funcionalidades que vão te ajudar a fazer um monitoramento de maneira eficiente.

Ao escolher as métricas adequadas e definir um tempo específico para análise, torna-se possível tomar decisões eficazes e desenvolver estratégias eficazes, contribuindo para otimização da performance nas próximas ações de marketing do seu negócio. 

Como é possível perceber, a campanha de marketing é uma prática fundamental para o crescimento das empresas. Por esse motivo, procuramos compartilhar algumas dicas sobre como desenvolver uma boa campanha e destacamos as ferramentas existentes para que você possa ter eficiência no momento das suas ações de marketing

Agora, que já sabe o que é uma campanha de marketing e como ter resultados, confira este conteúdo e entenda as melhores práticas para montar um clube de vantagens de sucesso, contribuindo para otimizar o número de vendas no seu negócio.

BannerRodape-ExperienciaCliente

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!