Skip links
Quando é a Black Friday

Veja quando é a Black Friday e as tendências para os negócios brasileiros

O mês de novembro é um dos mais esperados pelo consumidor e lojistas por conta da Black Friday e suas tendências para os negócios.

A data foi “emprestada” dos EUA e se tornou um tradicional evento de compras de fim de ano em diversos setores no Brasil. Uma estratégia criativa de vendas

Neste artigo vamos mostrar como a Black Friday pode ajudar a melhorar os negócios da sua empresa, além das tendências no mercado e muito mais. Confira!

Banner_BlackFriday2022

Quando é a Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 acontece dia 25 de novembro e promete, mais uma vez, ser uma excelente oportunidade de engajar clientes e aumentar as vendas.

De um lado, os lojistas podem aquecer suas vendas. De outro, os consumidores têm a chance de encontrar boas ofertas.

Dessa maneira, a tradição sugere uma liquidação no fim do mês de novembro, um aquecimento para as vendas de Natal.

Contudo, a data coincide também com as festividades da Copa do Mundo, o que amplia a possibilidade de negócios diferenciados para as empresas.

Seria essa uma grande oportunidade de alavancar o faturamento e se preparar para o próximo ano? 

Com certeza! Veja abaixo as estatísticas obtidas com a Black Friday de 2021.

Como foi a Black Friday 2021?

Dados positivos da ação de liquidação em massa revelam o quanto aproveitar a oportunidade para melhorar os negócios é importante.

De acordo com o levantamento feito no relatório da Neotrust e Nielsen/Ebit, na Black Friday de 2021 o e-commerce cresceu 5,8%. 

Os descontos aplicados na ação valem tanto para as compras online quanto para a presencial, oferecendo experiências distintas ao consumidor. 

Ainda, segundo relatório da Neotrust, em 2021 o e-commerce teve um faturamento recorde de R$ 7,5 bilhões, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.

Sendo a Black Friday um momento onde é possível antecipar algumas preferências do cliente, a marca pode criar estratégias de atração mais assertivas. 

Quais as principais tendências para a Black Friday 2022?

Da mesma forma que o ano anterior, 2022 traz grandes expectativas para o faturamento, com tendências específicas, por conta da Copa do Mundo.

A tendência é que este ano o evento continue trazendo excelentes oportunidades para os empreendedores, em especial os digitais.

Mesmo com o cenário de alta na inflação, é possível utilizar a Black Friday de forma estratégica, incentivando os clientes a aproveitar as promoções.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, em julho deste ano, revela alguns fatores relevantes para se preparar para a Black Friday.

De acordo com os dados, ao menos metade dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar. 

Uma das principais conclusões vem do trabalho de marketing de atração, uma forte estratégia utilizada pelas marcas. 

Com espaço para influenciar em decisões de compra estando amplo, por conta da Copa, alguns setores já estão se preparando para focar na adequação da mensagem, potencializando os resultados.

O levantamento aponta ainda que os brasileiros desejam adquirir bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, celulares e tablets.

Na sequência aparece vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%). O estudo aponta que 62% dos respondentes costumam comprar nesta data.

Impacto da Copa do Mundo 2022

Para melhorar a experiência e satisfação do cliente em relação às suas ofertas, fique de olho em como a Copa do Mundo está impactando nas vendas.

A pesquisa identificou relação próxima entre comprar na Black Friday e assistir futebol, apontando que 87% das pessoas que costumam adquirir produtos nesta data gostam do esporte. 

Desses, 65% se consideram fãs, enquanto 22% são espectadores ocasionais, sendo que 54% dos entrevistados vão fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol.

A pesquisa indica ainda que 43% das mulheres estão se preparando para comprar nos períodos de Black Friday e Copa. 

Como se preparar para a Black Friday 2022?

A preparação para a Black Friday, para os lojistas, deve começar meses antes do evento, já que as estratégias de vendas devem ser definidas antes.

Ao planejar essas estratégias de vendas, a marca garante um bom funcionamento da operação para a data.

Trouxemos algumas ações pertinentes para que você possa se programar e ter mais fluidez com os negócios, na Black Friday.

Planeje as ações promocionais

A Black Friday é tão esperada por ter essa característica de oferecer promoções com muita vantagem para o consumidor.

Para não sair no prejuízo, o primeiro passo é planejar as ações promocionais que você realizará no dia do evento.

Selecione os produtos que serão promocionados. Pense nas mercadorias com uma melhor margem de lucro ou itens parados no estoque, por exemplo.

Em seguida, calcule quanto você pode oferecer de desconto sem gerar prejuízo para o negócio.

Da mesma forma, vale analisar o histórico de vendas da sua empresa nas edições passadas para identificar as ofertas que costumam apresentar o melhor desempenho. 

Algumas possibilidades mais conhecidas na Black Friday são as plataformas de desconto, cashback, descontos progressivos, entre outros. 

Monte o estoque de produtos

Com as estratégias de vendas definidas, comece a preparar o estoque de produtos para a Black Friday. 

Assim, você evita a falta de mercadorias diante da alta das vendas durante o evento.

Para não ocorrer atraso na entrega das mercadorias que sua empresa adquiriu, se antecipe em negociar com os fornecedores meses antes da Black Friday. 

Dessa forma, você evita atrasos no recebimento dos produtos e ainda pode obter preços mais vantajosos, comprando um montante maior e obtendo descontos.

Crie uma campanha de divulgação

Ter produtos em estoque e preços atrativos não são suficientes para se destacar e garantir a visibilidade das suas ofertas frente à concorrência.

Para obter melhores resultados, é essencial criar uma campanha de Black Friday para divulgar as suas promoções.

Tenha desenhado o perfil da sua persona e crie anúncios com foco no cliente, estudando quais as melhores plataformas, como Google Ads e Facebook Ads.

No entanto, mesmo que você não tenha um orçamento mais robusto disponível, ainda pode investir em outras estratégias de marketing.

Um bom banco de dados, como o Big Data, facilita no uso das informações já coletadas para envio de e-mail marketing, por exemplo.

Verifique a infraestrutura do site e redes sociais

Empresas que não se preocupam em verificar antecipadamente a infraestrutura de seu site ou redes sociais podem acabar tendo uma surpresa nada agradável.

O grande fluxo de pessoas acessando tais páginas pode gerar problemas de estabilidade e segurança durante a Black Friday.

Para que isso não aconteça e você proporcione uma experiência positiva para os consumidores, é preciso conferir a disponibilidade e a escalabilidade da loja virtual.

Também vale verificar a responsividade e a usabilidade do site, para garantir a melhor experiência de navegação para o público.

Organize a operação da loja virtual

Toda jornada de compra do cliente deve ser pensada no sentido de atender com o máximo de eficiência e o mínimo de danos.

Afinal, os clientes devem receber seus pedidos no prazo de entrega estabelecido, além de ter um atendimento de qualidade ao longo do processo de compra.

Portanto, se organize antecipadamente, treine a equipe de atendimento, seja durante a compra ou no pós-venda, inclusive a equipe Onboarding, para garantir a eficácia dos processos de expedição

Como um clube de vantagens ajuda a vender mais na Black Friday?

Um clube de vantagens é uma excelente estratégia de marketing de relacionamento que potencializa, inclusive, as vendas da Black Friday.

As dúvidas do empreendedor podem ser muitas, mas a ideia é simples: um clube engaja mais. 

Uma empresa que quer mais vendas, precisa manter o engajamento e envolvimento dos clientes. 

Veja os benefícios na sequência.

Aumentar o engajamento dos clientes

O objetivo da criação do clube de descontos é justamente garantir para o cliente algo diferenciado, especial, uma experiência única que ele não vai encontrar na concorrência.

Ao ter acesso a esses benefícios, a tendência é de que ele prefira sempre fazer as compras com sua empresa e se mantenha engajado.

As ações recorrentes, junto com as estratégias de relacionamento e as campanhas personalizadas, ajudam a fortalecer cada vez mais a sua fidelização, minimizando o risco de perder o cliente.

Fidelização de clientes com as principais marcas

Imagina ter clientes por um longo período de tempo? Isso significa uma receita mais estável no decorrer dos anos. O que é maravilhoso!

Em outras palavras, manter o seu cliente consumindo seus serviços e produtos por mais tempo, garante mais estabilidade e promove uma boa imagem no mercado.

Oferta exclusiva de cashbacks promocionais

Com o cashback você pode ir além das ofertas especiais e dos descontos da Black Friday. Sem falar que esse benefício pode ser abatido em mensalidades e anuidades.

Aliando dois benefícios em um (Black Friday e Cashback) as chances de manter o cliente satisfeito e consumindo cada vez mais, é maior. 

A Lecupon oferece esse tipo de apoio, tendo ainda parcerias com grandes empresas do mercado. 

Para conhecer melhor esse benefícios converse com um dos nossos consultores.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.