Skip links
Ações criativas de vendas: 13 para aplicar na sua empresa

Veja 13 ações de vendas criativas para inspirar o seu time

Construir uma marca com identidade consolidada é uma jornada longa e trabalhosa. Por isso, durante todo esse processo, é importante investir em ações de vendas criativas, para que a aquisição de clientes também seja uma oportunidade de fortalecimento de marca.

Para atingir um maior número de pessoas, é preciso extrair o potencial máximo de cada plataforma de comunicação disponível no mercado. Ser omnichannel, ou seja, estar presente em múltiplos canais, é indispensável para empresas que querem aumentar suas vendas de forma exponencial.

E então, quer saber como ser criativo na hora de vender? Preparamos 13 recomendações para você se motivar e começar o trabalho agora mesmo. Continue a leitura!

Nova call to action

13 ações de vendas criativas para inspirar

Em vendas, o estudo constante sobre novas práticas, técnicas e meios de comunicação é fundamental. É necessário ter atenção às estratégias de marketing mais recentes, principalmente no ambiente virtual.

Entretanto, não se deve menosprezar técnicas anteriores, mas adaptá-las às necessidades atuais. Entenda como fazer isso de forma eficiente e impulsionar seus resultados com essa lista de dicas que separamos para você!

1. Amostras

Ao falarmos de um investimento financeiro, muitos clientes podem agir com desconfiança e descredibilizar um produto ou serviço que desconhecem. Por isso, disponibilizar amostras é uma ótima maneira de quebrar barreiras e aumentar o seu alcance.

Essa técnica foi modernizada e popularizada no Brasil com a chegada da Netflix. Em um tempo em que ainda existiam locadoras de filmes e muitos se aventuravam pelo universo da pirataria, era preciso mudar a cultura da população.

Assim, a Netflix, de forma ousada para o ano de 2011, oferecia 30 dias grátis para o teste da plataforma, desde que você cadastrasse um cartão de crédito e concordasse com a renovação automática do plano caso contrário ao cancelamento dentro desse período.

Uma vez que o cliente já estava dentro da plataforma, a chance do usuário cancelar sua assinatura era menor.

2. Sorteios

Sorteios são formas popularmente utilizadas para aumentar o alcance da sua marca. Embora não seja uma técnica revolucionária, ela se adaptou muito bem ao crescimento das redes sociais.

Ferramentas como o Instagram permitem que cada usuário marque uma ou mais pessoas nos comentários de uma publicação. Utilizando essa funcionalidade ao seu favor, uma das condições de um sorteio realizado por essa plataforma pode ser marcar dois amigos nos comentários e seguir sua página, gerando um efeito de bola de neve.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing permanece como uma das estratégias mais poderosas disponíveis atualmente, contanto que utilizado da maneira correta. O acesso ao e-mail de um lead é uma comunicação direta com ele. Utilize-a para apresentar benefícios reais, condições especiais e oferecer serviços de suporte e acompanhamento. 

Contudo, priorize a qualidade desses contatos. Não caia na besteira de comprar listas de e-mails ou copiá-las de alguém. Sua empresa precisa investir tempo e recursos em clientes que, de fato, trarão resultados.

4. Influenciadores digitais

Influenciadores digitais são profissionais que produzem conteúdo (vídeos, textos, fotos) em redes sociais diversas, como Instagram, TikTok, Twitter, YouTube e, assim, influem no comportamento social e hábitos de compra de determinado grupo de pessoas que os acompanham.

Encontrar o influenciador certo para sua marca pode alavancar seus resultados de forma poderosa e rápida. Para isso, é preciso conhecer profundamente o seu público e realizar um estudo de mercado para descobrir quais são os influenciadores com a maior compatibilidade.

É crucial não se basear apenas em números de seguidores, pois muitos deles podem até mesmo nem ser reais. É mais interessante trabalhar com um coeficiente balanceado entre volume de seguidores e engajamento.

5. Inbound Marketing e conteúdo

Bem disseminado no mercado, o Inbound Marketing busca a atração de consumidores de forma orgânica por meio da produção de conteúdo relevante. Quando alguém procura uma dúvida no Google, descobre uma empresa e tem suas dúvidas solucionadas, ela passa a dar mais credibilidade a essa empresa.

Esses conteúdos ricos podem ser produzidos de várias formas, via texto ou vídeo, por exemplo. Criar um canal no YouTube pode ser uma ótima forma de gerar conhecimento para o seu público, expor sua marca e atrair mais clientes.

6. Redes Sociais

As redes sociais já foram entendidas como essenciais para a divulgação de uma marca no mundo contemporâneo. Com o passar do tempo, elas passaram a funcionar, além de formas de exposição, como plataformas de venda.

No Instagram, por exemplo, é possível importar toda a sua linha de produtos para um catálogo interno e marcá-los, já com preço, em suas publicações. Pelos stories, você pode anexar o link do seu produto e direcionar os seguidores diretamente para seu site.

7. Blog corporativo

Seguindo a mesma ideia do Inbound Marketing de produzir conteúdos significativos para atrair clientes, um blog corporativo bem estruturado possui três principais tipos de conteúdo, como um tipo de funil de vendas: descoberta e interesse (topo do funil), consideração e intenção (meio do funil) e avaliação e compra (fim do funil).

Dessa forma, uma empresa traz um cliente para seu ecossistema, soluciona suas dúvidas iniciais, apresenta soluções para seus problemas e ainda prova como o seu produto ou serviço é a opção certa para ajudá-lo.

8. Lista de transmissão via WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de conversas amplamente utilizado no Brasil. Assim como outras, também passou a ser utilizado pelas empresas como uma ação criativa de vendas.

Primeiro de tudo, evite utilizar contatos pessoais, crie um perfil específico para o seu negócio.

Como nem todos os clientes estão dispostos a participarem de vários grupos, principalmente comerciais, invista nas listas de transmissão. Dessa forma, sua mensagem chega de forma individual, em uma conversa separada. Utilize essa ferramenta, como o e-mail marketing, para nutrir sua rede de contatos, mas sem exageros e insistências.

9. Espaço para o cliente falar

Incentive que seu público emita opiniões sobre sua empresa. Coletar esses feedbacks frequentemente é uma estratégia muito poderosa para o aprimoramento dos processos internos. Utilize as críticas construtivas ao seu favor e obtenha, também, um entendimento melhor da imagem que sua marca está transmitindo.

Para colher essas informações, disponibilize um espaço de comentários e sugestões em seu site, elabore pesquisas de opinião frequentes e, em caso de espaços físicos, providencie um totem, ou algo mais simples como uma urna,  para avaliação da experiência.

10. Promoções

Algumas estratégias nunca saem de moda. Preços promocionais sempre serão um atrativo para os consumidores. Elabore um planejamento adequado ao seu tipo de negócio. No caso do varejo, estude quais produtos podem receber uma margem de desconto maior e quais teriam os melhores resultados.

É essencial ficar atento, também, às datas especiais durante o ano. A Black Friday, por exemplo, ocorre toda quarta sexta-feira do mês de novembro. Por ter se tornado uma das principais datas do comércio mundial, precisa ser preparada com bastante antecedência.

11. Anúncios patrocinados

Outra funcionalidade importante disponibilizada por algumas redes sociais são os anúncios patrocinados. Essa opção permite que você distribua uma ou mais postagens de forma orientada mediante pagamento de um determinado valor em dinheiro.

A grande vantagem dos anúncios patrocinados é a enorme possibilidade de segmentação de público disponível. Ela pode ser feita por faixa etária, localização, assuntos, interações, entre muitas outras, viabilizando ações de marketing e remarketing.

12. Ofertas, brindes e prêmios

Para aumentar o volume de vendas, trabalhe com algumas ofertas que demandem a participação do público. Explore promoções do tipo “pague uma e leve duas” e descontos especiais, ou frete grátis, para compras acima de determinado valor.

Empresas Uber Eats e iFood tiveram ótimos resultados e crescimento acelerado premiando os usuários por indicarem as plataformas para os amigos. Cada indicação gerava descontos para as próximas corridas.

13. Programa de fidelidade

Programas de fidelidade têm o objetivo de aumentar as taxas de retenção de clientes por meio da disponibilização de benefícios em troca de compras regulares.

Esse tipo de estratégia é muito valorizado por ser um grande diferencial no mercado. São várias vantagens a mais que um cliente tem para aumentar a frequência de compras com a sua empresa ao invés dos concorrentes. Programas de fidelização também aproximam o público de uma marca, fortalecendo essa relação.

Ações práticas aplicadas em empresas

Agora que você já conheceu a teoria por trás das ações criativas de vendas, reservamos alguns exemplos de bons planejamentos na prática para te inspirarem. Confira!

Dia do beijo da “Quem Disse, Berenice?”

No dia 13 de abril é celebrado o dia do beijo. Sabendo disso, a marca de produtos de beleza, focada em maquiagem e perfumaria, Quem disse, Berenice? não perdeu tempo e bolou uma estratégia de vendas marcante.

Simples, mas grandiosa, a ação solicitava que o cliente preenchesse um formulário online, marcasse uma data e fosse até uma loja selecionada levando um batom de qualquer marca e em qualquer estado de uso. Então, em troca do batom antigo, o cliente recebia um novo, da Quem Disse, Berenice? 

Muitos podem achar que isso foi um desperdício de dinheiro. Mas, na verdade, foi uma campanha muito bem sucedida de divulgação da marca, recém lançada na época, em 2012.

Uma das ações de vendas criativas campeãs: Bacio di Latte

Já com 8 anos de presença no mercado Brasileiro, em 2019, a marca de sorvetes tradicionais italianos, Bacio di Latte, realizou uma das maiores ações de vendas do Brasil.

Em comemoração ao Dia dos Namorados, a empresa lançou o Gelato Elegante, uma versão digital do “correio elegante”. Por meio do Facebook Messenger, o Gelato Elegante era trocado entre os contatos e, em caso de “match”, gerado por respostas positivas, cada um ganhava um cupom de gelato gratuito em qualquer loja da rede.

Em um único dia, mais de 3 toneladas de gelato foram distribuídas e, no total, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas.

Halloween do Burguer King

Com uma postura mais provocativa, a rede de franquias de fast-food, Burguer King, aproveitou o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, para alfinetar seu maior concorrente, o McDonald’s.

Como nessa data é costume se fantasiar, o Burguer King prometeu entregar um hambúrguer grátis a todos que fossem até suas lojas vestidos de palhaço, em alusão ao Ronald McDonald, símbolo da rede McDonald’s. 

Em vez de serem tratadas como gastos, ações de marketing criativas devem ser vistas como investimento. É importante trabalhar a imagem da marca para que ela fique realmente gravada na memória das pessoas. Para isso, pense fora da caixa e atue no máximo de canais de venda possível.

Ficou inspirado com nossos exemplos de ações de vendas criativas? Então, continue conosco e conheça outras estratégias para atrair clientes!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.