Skip links

Confira as 15 estratégias para prospecção de clientes para implementar na empresa

Adotar uma estratégia para prospecção de clientes é indispensável para negócios de todos os setores e portes. Afinal, na hora de vender é preciso procurar o cliente em potencial, aquela pessoa com maiores chances de ser convertida.

Com ações de prospecção conseguimos encontrar esses clientes e encaminhar a mensagem certa para as pessoas ideais. Assim, temos um melhor retorno das campanhas realizadas e com redução significativa dos custos de aquisição.

Para facilitar esse processo para você, listamos neste artigo 15 estratégias eficazes para fazer a prospecção de clientes. Com certeza vão ajudar sua empresa alcançar um público qualificado maior!

Nova call to action

As 15 estratégias para prospecção de clientes para aplicar

Muitas empresas deixam a estratégia para prospecção de clientes de lado por acreditarem que se trata de um processo complexo e custoso, mas não é. Nos tópicos a seguir você vai descobrir que prospectar clientes é mais simples do que parece, e algumas estratégias nem mesmo requerem investimentos.

1. Tenha presença online

As relações de consumo estão migrando de uma forma muito intensa para o meio digital e o comportamento do consumidor está se voltando para esse espaço. Então, fica difícil garantir a sobrevivência da empresa se ela não tiver uma boa presença online.  

Manter uma presença digital envolve a criação do site da empresa, de um blog ou canal no YouTube, por exemplo. Também os perfis nas redes sociais, ter uma loja virtual e outros que levem o atendimento e interação com o público além dos meios físicos.

2. Invista no marketing de relacionamento

Mesmo empresas que já têm presença digital acabam cometendo erros na hora de se estabelecer nesse espaço. Isso porque podem manter o foco apenas na autopromoção, divulgando seus produtos e tentando fazer vendas. Esquecem que o meio digital é um espaço para manter o relacionamento com o cliente. 

Para atrair o público é preciso adotar ações de marketing de relacionamento, se fazer presente no dia a dia dos clientes, criar conteúdos que causem a identificação dessas pessoas com a marca. 

O ideal é atrair e cativar o cliente para despertar seu interesse e conduzi-lo pelo funil de vendas até que seja convertido de uma forma natural, sem campanhas invasivas.

Dessa forma proporcionamos uma experiência positiva e passamos a fazer parte da vida dessas pessoas, vendo além de uma relação comercial.

3. Conheça bem o seu cliente

Não existe uma receita pronta que sirva para todas as empresas na hora de atrair o público. Sua estratégia para prospecção de clientes deve estar adequada ao perfil do seu público.

Sendo assim, é fundamental conhecer muito bem o seu cliente para que as campanhas e ações sejam planejadas conforme o perfil, os interesses e as expectativas dele. Você vai falar a língua dessas pessoas e encaminhar a mensagem certa para elas aumentando as chances de venda.

4. Saiba com profundidade sobre o portfólio da sua empresa

Você realmente sabe o que a sua empresa entrega para os clientes?

Pode parecer uma pergunta simples de responder, mas nem sempre quem vende sabe qual é o valor das soluções disponibilizadas para o público, mas é exatamente isso que você precisa saber.

Vá além do produto, conheça com profundidade o portfólio da empresa conforme as soluções que ela disponibiliza, os problemas que pode solucionar, o valor agregado em cada um dos itens oferecidos.

Assim você conseguirá melhores argumentos e uma apresentação muito mais convincente para atrair o seu público, inclusive ressaltando os diferenciais que não são encontrados na concorrência.

5. Peça indicações dos seus clientes atuais

Não há nada de errado em praticar o member get member, aliás muitas empresas trabalham com essa estratégia para prospecção de clientes, já que as pessoas confiam na opinião das outras.

Peça para que os seus clientes atuais indiquem outros, a fim de aumentar o público atendido pelo seu negócio. Você pode ter um resultado ainda melhor se oferecer algum tipo de incentivo por essas indicações, como um desconto especial.

6. Visite feiras e convenções

A sua marca precisa ser vista para que o público saiba que você existe.

É muito importante fortalecê-la para que se faça presente no dia a dia das pessoas e uma alternativa eficaz para ganhar essa visibilidade é participar de feiras e convenções, seja com o seu estande ou como patrocinador.

Se não for possível, vale marcar presença mesmo assim, vestindo a camiseta do seu negócio e ampliando a network. Entregue cartões, pegue contatos, aproveite o grande volume de pessoas presentes naquele espaço.

Vale lembrar que o melhor é participar de eventos que estejam relacionados de uma forma direta ou indireta com o setor de atuação do seu negócio, para alcançar um público qualificado.

7. Defina bem as tarefas para serem executadas

Quais são as ações que você vai realizar? É preciso ter isso muito bem estabelecido para que a sua estratégia seja de fato eficiente.

Defina as tarefas que devem ser realizadas para que você consiga prospectar os seus clientes, de acordo com aquilo que for melhor para o seu negócio e que esteja alinhado ao perfil do seu público.

Uma padronização com foco e metas bem estabelecidas é fundamental para não se perder no meio do caminho.

8. Faça um planejamento de como será a estratégia

Uma forma de você estabelecer a melhor estratégia para prospecção de clientes é fazer um planejamento. Ele vai atuar como uma espécie de guia que vai mostrar para você quais são os caminhos que devem ser seguidos para atingir cada meta.

Planejar a estratégia traz uma visão muito mais precisa do que deve ser feito e de como fazer, com isso, os resultados podem ser melhores. 

Porém, mesmo planejando as ações muitas vezes é preciso rever tudo e adequar ao longo do caminho conforme os resultados que foram alcançados, até chegar ao objetivo.

9. Tenha uma lista de leads organizada para contatar

Não tem como estabelecer uma boa estratégia para prospecção de clientes se você não tiver contatos qualificados.

É fundamental fazer a captação deles e depois organizar essas pessoas para fazer a segmentação.

Segmentar leads é indispensável porque você vai atrair pessoas com os mais diferentes perfis e em várias etapas do funil de compras. Devemos nos organizar para elaborar campanhas específicas para cada grupo.

Dessa forma encaminhamos a mensagem com argumentos adequados conforme o amadurecimento desses clientes em potencial e aproveitamos melhor as oportunidades.

10. Invista sempre em pesquisas

A pesquisa também faz parte da estratégia para prospecção de clientes, sabia? Afinal, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é pesquisar a respeito dos seus clientes em potencial para saber com quem está lidando.

Ao longo do tempo também é muito importante renovar essas pesquisas, atualizar o perfil, conhecer a satisfação do cliente, entender suas expectativas, exigências e objeções.

Antes de elaborar campanhas para os leads segmentados, é indispensável saber mais a respeito daquele grupo específico por meio de pesquisas, que vão mostrar para você como lidar com essas pessoas no momento da compra em que elas se encontram.

11. Defina o que é um potencial cliente para a sua empresa

Estamos aqui falando sobre estratégias, ações, campanhas e segmentação, mas você já sabe quem é o seu cliente em potencial?

Essa é uma ação que precisa vir lá no começo, no seu planejamento, definindo um perfil para as pessoas que poderiam ter interesse nas soluções oferecidas pelo seu negócio.

Mesmo que você consiga fazer a atração de um público numeroso precisará selecionar entre essas pessoas aquelas que poderiam ser convertidas para uma venda, e não os que chegaram ali apenas por curiosidade.

Busque quem tem problemas para os quais o seu negócio oferece a solução.

12. Faça cadência na prospecção

Não é porque você tem um cliente em potencial que já pode logo de cara oferecer as soluções da sua empresa para ele. Cative aos poucos para conduzir pelo funil de vendas e adotar uma um fluxo de cadência.

Esse fluxo envolve o conjunto de abordagens sequenciais que ajudam a aproveitar cada oportunidade ao máximo.

São ações que devem ser realizadas conforme uma sequência lógica que você já estabeleceu lá no planejamento das tarefas, para que o engajamento do cliente em potencial aconteça com naturalidade, sem forçar nada e nem perder uma brecha para potencializar a chance de venda.

13. Lembre-se de informar o contato

Oferecer informação para o contato é uma excelente estratégia para prospecção de clientes.

Você entrega para essa pessoa exatamente aquilo que gostaria que ela soubesse, como uma forma de persuasão.

Você vai educar esse seu cliente em potencial mostrando para ele problemas, soluções, trazendo dicas e sugestões que vão encaminhar essa pessoa para uma tomada de decisão a favor da sua empresa, ou seja, levando à compra.

14. Tenha estratégias de inbound marketing

O inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Consiste em trazer o público para dentro da empresa.

Em vez de criar campanhas invasivas que chegam até as pessoas por meio de interrupções, oferece algo que servirá como uma isca para que essas pessoas se aproximem do seu negócio.

A produção de conteúdos é uma das estratégias de inbound marketing. A empresa oferece algo de graça para as pessoas, elas começam a interagir com o negócio e oferecem até mesmo seus dados de contato, se tornando leads que podem vir a ser clientes.

15. Invista no outbound marketing

Embora o marketing de atração esteja muito em alta, não significa que você deva abandonar as estratégias de outbound marketing.

Continua sendo necessário ir até os clientes em potencial, por exemplo, por meio de anúncios em mídias pagas.

Essa estratégia tem sido muito utilizada por causa da possibilidade de segmentação, inclusive por geolocalização. É possível destinar melhor os recursos e investimentos, alcançando um bom retorno.

Percebeu como não é difícil adotar uma estratégia para prospecção de clientes? Mas não se esqueça de que você precisa de um bom planejamento para tomar decisões assertivas e alinhadas com o perfil do seu público e as demandas do seu negócio.

Prospectar clientes é importante, mas não podemos descuidar dos clientes antigos. Eles precisam ser retidos. Entenda o que é a retenção de clientes e como aumentar esse índice no seu negócio!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.