Skip links

Veja o que é marketing de relacionamento e como é aplicado

É verdade que toda empresa precisa traçar estratégias para atrair cada vez mais clientes, porém elas não podem esquecer aqueles que já fizeram algum negócio. Essas pessoas precisam ser mantidas por perto, por isso, é fundamental entender o que é marketing de relacionamento e saber como colocá-lo em prática. 

Cuidar dos clientes antigos mantendo uma relação próxima e saudável contribui para aumentar a satisfação deles, conquista sua confiança e faz com que sempre deem preferência para as soluções da sua empresa.

Porém não se trata apenas de enviar um e-mail de agradecimento por uma compra. O marketing de relacionamento é muito mais profundo e envolve uma série de ações para ter um melhor aproveitamento.
Nova call to action

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é um segmento que aplica estratégias com o objetivo de fidelizar clientes. As ações são planejadas e aplicadas visando criar uma relação mais próxima das pessoas que já fecharam algum tipo de negócio com a empresa. 

O cliente não é tratado como um número. Ele se torna uma parte importante para a organização, pois dará preferência para as soluções que ela oferece. Isso contribui para ampliar a carteira de clientes e, consequentemente, também o faturamento. 

No marketing de relacionamento o foco é garantir que os clientes estejam sempre satisfeitos com os serviços prestados. Existe a preocupação de proporcionar uma experiência positiva para eles, o que resulta em uma melhor imagem da própria empresa no mercado. 

Quando investimos em marketing de relacionamento de uma forma assertiva conseguimos fazer com que clientes comuns se tornem grandes fãs da nossa marca. Além de darem preferência para ela, se tornam aliados na divulgação porque defendem e indicam a empresa. 

Como ter o melhor aproveitamento do marketing de relacionamento?

Não é difícil entender o que é marketing de relacionamento, mas muita gente acaba tendo uma visão limitada dele. Como explicamos, não se trata de apenas enviar uma mensagem de agradecimento quando uma pessoa finaliza uma compra. 

Essa ação é uma parte muito pequena do que deve ser feito para promover a fidelização dos clientes. O que precisamos, na verdade, é garantir que desde o primeiro contato até o pós-venda as pessoas se sintam bem atendidas e percebam que a empresa se preocupa com elas. 

No marketing de relacionamento devemos mostrar para o cliente a importância dele, gerar identificação com a marca e desenvolver diferenciais que façam com que o público sinta que optar pelas soluções da empresa é melhor do ir para a concorrência. 

A seguir apresentamos algumas ações importantes para que você consiga aproveitar da melhor forma as estratégias de marketing de relacionamento. Confira!

Conheça bem os seus clientes

Imagine que você queira presentear uma pessoa com uma caixa de bombons, porém, não sabe que ela é diabética. Talvez prefira ofertar um buquê de flores, mas não sabe que ela é alérgica a pólen. Essas duas situações demonstram gentileza, mas terão um efeito negativo porque você não conhecia muito bem a pessoa que desejava presentear. 

Quando se trata de cultivar uma relação com os clientes, funciona da mesma forma. De nada adianta entender o que é marketing de relacionamento e aplicar boas estratégias se elas não estiverem adequadas ao perfil do seu público. Antes de tudo é preciso conhecer essas pessoas para definir a melhor forma de se comunicar com elas e mantê-las por perto. 

No marketing de um modo geral não existe uma receita de bolo. Há muitas ferramentas, recursos, ações e estratégias que você pode implementar, mas que precisam ser adequadas à realidade do seu negócio e ao perfil dos seus clientes. 

Então, procure saber mais sobre o perfil dessas pessoas, suas expectativas, objeções, preferências e qualquer outro detalhe que possa impactar sua experiência e satisfação.

Faça a segmentação da sua base 

Dentro do seu público você também vai encontrar pessoas com características diferentes, inclusive porque cada uma delas estará em uma determinada fase da sua jornada de compra. Há aquelas que preferem esse ou aquele produto ou serviço, são idades e sexos diferentes, entre outros. 

Isso significa que para cultivar um relacionamento com esses clientes você precisará falar a língua dessas pessoas de acordo com a realidade delas. Não podemos unificar as mensagens e as estratégias porque estamos conversando com pessoas diferentes.

A solução para não cometer erros é fazer a segmentação da base de contatos. Assim você cria grupos distintos conforme características afins e pode estabelecer as melhores ações para cada um desses grupos.

Personalize a comunicação conforme o perfil do cliente

Reforçando aquilo que explicamos no tópico anterior, a mensagem que você vai enviar para os seus clientes precisa estar adequada ao perfil deles. A comunicação de um modo geral deve estar alinhada com aquilo que faz mais sentido para essas pessoas. 

Aqui falamos de todo um contexto, que envolve o modo como a mensagem é criada, o teor dela, a maneira como será enviada, a frequência com que isso deve acontecer, o momento ideal, entre outros detalhes. Lembrando que tudo isso é algo muito individualizado, tanto para a empresa quanto para o grupo segmentado.

Crie ações que incentivam o retorno

Por que os clientes voltariam a consumir os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa? Para responder a essa pergunta é preciso observar as ofertas do seu negócio conforme o olhar do público. Deve existir algum atrativo para que ele volte.

Existem diversas estratégias para fazer com que o cliente retorne. Os programas de fidelidade são uma forma tradicional de fazer isso. Nesse caso, a cada nova compra existe algum benefício para esse cliente.

Você também pode criar promoções especiais para os grupos que foram segmentados, por exemplo, algum tipo de desconto ou brinde para os homens no Dia dos Pais, para as mulheres no Dia das Mães, para os aniversariantes do mês, e assim por diante.

Há, também, aqueles que fazem o envio de pesquisas e oferecem algum agrado para o cliente que responde. A entrega desse agrado é feita quando ele retorna à empresa.

Elabore um sistema de interação

Uma das bases do marketing de relacionamento é a interação com os clientes. É preciso manter uma comunicação contínua com essas pessoas e se fazer presente na vida delas, logo, é indispensável criar um sistema que garanta que essa interação aconteça da melhor forma. 

As ferramentas que serão utilizadas para isso vão depender das preferências dos clientes de cada empresa. Os canais devem ser abertos e mantidos conforme aquilo que faz sentido para essas pessoas.

O mais importante é que esse sistema exista e que os responsáveis por ele estejam prontos e bem treinados para fazer o atendimento.

Monitore os resultados

Cada uma das ações que você implementar para manter o relacionamento com os clientes precisa ser monitorada. O objetivo é verificar se elas estão trazendo os resultados esperados, se existem falhas que precisam ser corrigidas ou se as estratégias estão insuficientes. 

No caso do envio de e-mails, por exemplo, para definir a frequência adequada e até mesmo o horário ideal para encaminhar as mensagens, você pode monitorar a taxa de abertura e a de cliques. Procure entender se as ações estão promovendo um impacto positivo ou não.

Pense no relacionamento sempre em duas vias

Todo relacionamento é uma via de mão dupla, ou seja, as partes envolvidas precisam interagir em uma proporção satisfatória. No relacionamento com os clientes é muito importante que você fale com eles e também escute o que têm a dizer.

Isso inclui reclamações e críticas, sabendo como lidar com cada uma delas. Não deixe nenhuma mensagem sem resposta, esclareça as dúvidas e garanta que haja agilidade durante essa comunicação.

5 maneiras de aplicar o marketing de relacionamento

Agora que você já entendeu o que é o marketing de relacionamento e como aproveitá-lo da melhor forma, chegou a hora de descobrir aplicar na prática. Confira a seguir!

1. Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade não tem segredo. Aquele cliente que prefere os serviços da sua empresa e que sempre faz compras recebe benefícios por causa disso. Ele é tratado de uma forma diferenciada, isso garante a sua fidelização e coloca sua empresa à frente da concorrência para essas pessoas.

Você pode oferecer, por exemplo, cashback, descontos progressivos, promoções, brindes, serviços adicionais, acúmulo de pontos, e outros.

2. Campanhas de e-mail marketing

Como dito, campanhas de marketing são a forma clássica de manter um relacionamento com os clientes, e elas funcionam. O mais importante é a personalização das mensagens e a segmentação delas, para que você faça o envio de acordo com os interesses de cada cliente e no momento certo. Aposte em ferramentas de automação para facilitar essa estratégia.

3. Indique os planos futuros

Sempre que sua empresa planejar novas ações que tragam melhorias para os serviços e a experiência do cliente converse com o público a respeito disso. Fale dos planos, desde que eles realmente tenham a intenção de serem colocados em prática. Mostre interesse em melhorar cada vez mais.

Você pode até mesmo se basear nas pesquisas de satisfação e nas sugestões dos seus clientes para promover essas melhorias.

4. Member get Member

Quando os clientes ficam satisfeitos com uma empresa eles naturalmente fazem a indicação para outras pessoas, mas isso pode ser estimulado de uma maneira muito mais eficaz por meio da estratégia de member get member.

Basta oferecer algum tipo de recompensa para aqueles que fazem essas indicações. Esse benefício pode garantir a fidelização dessas pessoas, promovendo um melhor engajamento com a marca.

5. Clube de vantagens personalizado

Por fim, você pode alcançar a satisfação dos clientes e criar um relacionamento muito forte com eles por meio de um clube de vantagens personalizado, ou seja, próprio do seu negócio.

Fazendo parte desse clube os clientes vão encontrar tudo que precisam no mesmo lugar. Terão vantagens, descontos, benefícios e promoções, o que vai aumentar o seu engajamento com a marca e fazer com que eles sempre deem preferência para o seu negócio.

Ficou claro que é marketing de relacionamento e por que ele não pode faltar nas suas estratégias? Como você viu, existem muitas formas de promover uma relação saudável com o cliente, e quanto mais benefícios você oferecer para eles, como por meio do clube de vantagens, melhores serão os resultados, pois terá clientes satisfeitos e fiéis.

Continue aprendendo sobre marketing de relacionamento conferindo neste outro artigo mais algumas estratégias para aplicar as ações certas na sua empresa!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.