Você conhece a diferença entre líder e chefe? Seja uma liderança verdadeira

Entender a diferença entre líder e chefe é fundamental para que uma empresa cresça, alcançando os melhores resultados, por meio de uma gestão humanizada.

Afinal, as grandes empresas já entendem que o capital humano é o bem mais valioso dentro da organização, tornando-se necessário desenvolvê-lo por meio de uma liderança inspiradora. 

Já a figura do líder “chefe” é considerada ultrapassada, pelo fato de focar somente em resultados a curto prazo, não vivenciando de fato, todos os elementos que formam a  cultura da empresa.

Banner_Gerar_Valor

Qual é a definição de líder e chefe?

Tanto o líder quanto o chefe estão à frente de uma equipe, orientando, delegando tarefas e tomando decisões.

A diferença entre eles é a forma de abordagem, o que proporciona resultados distintos.

Definição de líder

Ser um verdadeiro líder significa inspiração.

O líder é aquele que, por meio de ações e estratégias que colocam as pessoas em primeiro lugar, inspira os colaboradores a fazerem mais pela empresa e por elas mesmas do que normalmente elas fariam, sem a presença dele. 

Ele consegue extrair o melhor da equipe aplicando uma gestão personalizada, de acordo com o perfil de cada colaborador, transformando seus liderados em verdadeiros “garotos propaganda da empresa”.

Definição de chefe

O termo “chefe” é utilizado como definição do profissional que tenha certa autoridade e poder dentro de uma hierarquia.

Essa definição criou força no período da revolução industrial, na qual a produção em massa era uma prioridade nas organizações.

Ou seja, para o chefe, é importante que as entregas sejam feitas com agilidade e qualidade.

Porém, o líder “chefe” não tem uma gestão humanizada, criando uma relação distante com o time, não permitindo que a cultura da empresa seja disseminada, aumentando a insatisfação e rotatividade.

Qual a diferença entre líder e chefe?

A principal diferença entre líder e chefe é como eles entendem essa relação de poder.

Enquanto o chefe exerce um papel de autoridade, como diz o próprio ditado “ manda quem tem razão e obedece quem tem juízo”, o verdadeiro líder busca uma relação democrática.

Logo, o líder não ordena, mas, repassa o conhecimento adquirido, inspirando e motivando os demais colaboradores a crescerem, e alcançarem os melhores resultados.

Além disso, enquanto o chefe foca em atribuir tarefas, o  líder coloca a “mão na massa”, auxiliando na resolução de problemas e na obtenção de insights em determinadas atividades ou projetos, criando uma relação de proximidade e confiança com o time.

Quais os aspectos e características que fazem diferença entre um líder e chefe?

Para que você entenda definitivamente quais os aspectos e características que difere um chefe de um líder de verdade, há algumas peculiaridades que facilitam nessa identificação.

Características do chefe

  • O chefe é aquele que dá ordens, se comportando como alguém superior, sem abertura para questionamentos ou diálogo.
  • O chefe ordena a distribuição e execução das atividades;
  • O chefe não precisa de feedbacks já que ele sabe mais que seus liderados, não ouvindo o que a equipe tem a dizer.

Características do líder

  • O líder trabalha de forma colaborativa com sua equipe em prol de um objetivo em comum;
  • O líder se preocupa em saber se a equipe tem toda a estrutura física e de conhecimento para executar suas atividades, oferecendo suporte quando necessário;
  • O líder está sempre aberto à feedbacks que proporcionam novas ideias e aprendizados que pode obter com todos, sem distinção de hierarquias;
  • O líder tem inteligência emocional e tem empatia pelas dificuldades e aptidões que precisam ser aprimoradas por cada liderado.

Quais as atribuições de um líder?

Assim como o chefe, o líder também se importa com a obtenção de resultados.

Porém, sua gestão é baseada em comportamentos, valorizando os pontos fortes e desenvolvendo os pontos fracos de cada colaborador.

Para que isso aconteça, ele mapeia o perfil comportamental de cada colaborador, separando-os em grupos para uma gestão personalizada.

Afinal, o bom líder sabe que as pessoas são diferentes e reagem das mais diversas formas na mesma situação. 

Assim, ele pode oferecer feedbacks e planos de desenvolvimento mais eficientes para cada um dos seus liderados, proporcionando motivação e engajamento por meio da valorização do colaborador como pessoa.

Quais as atribuições de um chefe?

Diferente do líder, o chefe não se preocupa em ser uma inspiração ou um parceiro de trabalho.

Sua preocupação é com foco nos resultados da empresa, delegando tarefas e cobrando resultados, pensando somente no sucesso das entregas.

Assim, o chefe tem um distanciamento do seu time, o que pode muitas vezes desmotivar os liderados pela falta de diálogo e desenvolvimento profissional.

Qual a postura de um bom líder?

Diferente de um chefe, um bom líder tem atitudes que disseminam a cultura da empresa, fazendo com que todos fiquem envolvidos e engajados, entregando o melhor de si. 

Porém, não existe somente um tipo de liderança, pelo fato de não existem líderes que tenham somente um perfil comportamental.

Mesmo que a maioria exerça uma liderança democrática, também existem as lideranças liberal, situacional e a técnica.

No entanto, bons líderes possuem uma postura em comum, focando em desenvolvimento profissional e pessoal, comunicação clara e aberta, além de ações que aproximem o time e tragam sensação de pertencimento à organização.

Como desenvolver um bom líder e chefe?

Ser um bom líder não quer dizer que ele já nasce pronto.

Logo, é necessário que a empresa tenha um bom programa de desenvolvimento de liderança para que esses talentos possam ser descobertos e formados.

Nesse sentido, gestores e líderes podem contar com auxílio do setor de RH no mapeamento desses profissionais, com auxílio de um software de gestão de pessoas.

Após a identificação dos potenciais líderes, a empresa pode planejar estratégias, como um plano de carreira, por exemplo, para que esses colaboradores tenham um direcionamento podendo ser melhor desenvolvidos e alcançar uma alta performance.

Ainda, estabelecer metas é uma maneira de cada profissional  saber o quanto e como deve produzir para que ele o setor alcance os melhores resultados. 

Isso porque, quando metas são alcançadas, fica a sensação de “dever cumprido”, aumentando a autoconfiança e a vontade de crescer dentro da empresa.

Por que uma empresa deve apostar no desenvolvimento de líderes?

Quando o líder é formado dentro da organização, a gestão já conhece o perfil do colaborador e sabe que ele também tem o fit cultural da empresa.

Logo, além de proporcionar chances de crescimento, algo que é muito valorizado pelo atual modelo de profissional atual, o RH da empresa economiza tempo e custos com processos seletivos externos.

Isso porque, fica muito mais fácil investir no profissional que está dentro da empresa em aprimorar as qualificações que um bom líder precisa ter, de acordo com as necessidades do negócio, do que encontrá-lo no mercado.

Agora que você já conhece a diferença entre líder e chefe, sabe que é fundamental investir em conhecimento contínuo dos colaboradores, para que a gestão da sua empresa não seja vista como ultrapassada e engessada.

Se você quer atrair os olhares dos melhores profissionais, mostre que seu negócio tenha uma gestão com foco no fator humano, emplacando uma marca empregadora no mercado.

Aproveite o momento para ler também nosso artigo sobre os tipos de liderança.

BannerRodape-GuiaARF

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!