Confira os 33 livros sobre liderança que você precisa conhecer!

Quem atua como líder de equipes tem uma grande responsabilidade e, por isso, precisa manter seus conhecimentos atualizados. Uma das formas de fazer isso é por meio da leitura de livros sobre liderança.

Existem diversas obras sobre o tema, mas nós preparamos uma lista com 33 sugestões para que você possa fazer suas pesquisas e se tornar um profissional cada vez melhor. Acompanhe!

Banner_Gerar_Valor

33 livros sobre liderança para estudar

Tanto autores nacionais quanto internacionais se dedicam à produção de obras voltadas para os líderes, então, nessa lista que nós preparamos, você vai encontrar livros de liderança nacionais e estrangeiros, mas que foram traduzidos para a Língua Portuguesa. Confira as opções.

1. Inteligência emocional (Daniel Goleman)

Uma das maiores dificuldades dos líderes é o fato de trabalhar ao lado de pessoas que pensam, agem e se comportam de formas diferentes. Por isso, é importante ter inteligência emocional.

Neste livro você vai encontrar diversas ideias e opções para enfrentar esse tipo de dificuldade, além de entender a importância de tomar decisões de forma equilibrada para manter o bom relacionamento com a equipe.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Esta obra é de 1936, mas continua sendo muito atual por tratar das relações humanas. Assim, é um excelente complemento para o livro anterior. Neste você vai conferir como acontece a interpessoalidade entre os líderes e sua equipe, além de aprender como influenciar pessoas de uma forma positiva.

3. Ágeis e inovadoras (Adam Bryant)

Nada melhor do que ouvir a voz de quem tem experiência, e é isso que essa obra proporciona. Esse é um dos livros sobre liderança que tratam dos desafios que as empresas vivenciam para sobreviver ao mercado vencendo a competitividade. São entrevistas com experiências positivas e negativas de 200 líderes.

4. A essência do líder (Warren Bennis)

Se você está começando sua carreira ou deseja informações sobre como se tornar um líder melhor, então esse livro com certeza deve fazer parte da sua lista. Ele mostra como ser um profissional melhor e de que maneira influenciar as pessoas de modo que atuem juntas.

5. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)

Seu propósito é ser mais eficiente? Então esse é um dos livros sobre liderança ideais para você. Essa obra mostra como melhorar a própria personalidade para alcançar os objetivos e o sucesso desejado. É uma excelente alternativa de leitura para quem está à frente de startups inovadoras.

6. 21 leis irrefutáveis da liderança (John Maxwell)

Na teoria, tudo parece simples, mas quando se trata do dia a dia surgem os desafios e as dificuldades. Neste livro você vai encontrar uma linguagem direta sobre como equilibrar esses dois aspectos na realidade, para que consiga desenvolver as suas próprias técnicas e alcançar o alto desenvolvimento em sua carreira.

7. Gestão da emoção (Augusto Cury)

Livros sobre liderança falam muito a respeito de emoções e relacionamentos, já que o líder atua de forma direta com pessoas. Essa obra de Augusto Cury traz informações importantes para que você saiba como reconhecer e administrar as suas próprias emoções, a fim de alcançar a inteligência emocional.

8. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração (Ed Catmull e Amy Wallace)

Algumas habilidades são essenciais para ser um bom líder, e entre elas estão a criatividade e a inovação. Nessa obra você vai aprender como trabalhar o seu lado mais criativo e inovador para que consiga alcançar o sucesso à frente de empresas que estão em busca de espaço no mercado.

9. O gestor eficaz (Peter Drucker)

Aqui temos mais um dos livros sobre liderança que você não pode deixar de ler. Essa obra é um verdadeiro manual sobre como lidar com cenários desafiadores para alcançar mais eficiência à frente de uma empresa. Vale ressaltar que o autor é uma grande referência no mundo dos negócios.

10. O poder de delegar (Donna M. Genett)

Um líder precisa conhecer sua equipe para saber como delegar tarefas, e essa é uma habilidade importante para que o time seja mais eficiente e produtivo. Neste livro você vai aprender de uma forma simples e dinâmica como delegar tarefas com assertividade.

11. Um novo jeito de trabalhar (Laszlo Bock)

O sucesso de uma empresa depende dos profissionais que compõem o seu time, então, é importante atrair e reter os melhores talentos. O autor foi vice-presidente de Relações Humanas do Google e mostra neste livro quais são os segredos para contratar e reter os melhores talentos.

12. A arte da guerra (Sun Tzu)

Essa obra é um grande clássico escrito no século IV antes de Cristo. Ele traz uma coletânea de conceitos utilizados em estratégias militares, mas que você pode aproveitar como inspiração para descobrir práticas eficazes para dominar o mercado.

13. Geração de valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas  (Flávio Augusto da Silva)

O autor defende que qualquer pessoa consegue alcançar o sucesso se tiver determinação e conhecimento. O livro mostra os caminhos para alcançar esses objetivos. São informações oferecidas sobre a ótica e a experiência de um dos empresários mais respeitados do mundo, o fundador da escola de idiomas Wise Up.

14. O monge e o executivo (James C. Hunter)

Se você gosta de acompanhar histórias, então já coloque essa obra na sua lista de livros sobre liderança. Aqui você vai descobrir quais são os princípios essenciais para gerenciar uma equipe, mas de uma forma muito mais leve e inspiradora, que ajuda a aprender de maneira lúdica.

15. O poder do hábito (Charles Duhigg)

A maioria das coisas que fazemos e das atitudes que tomamos são baseadas em nossos hábitos. O líder precisa cultivar hábitos positivos para alcançar o sucesso. Esta obra mostra como os hábitos são construídos e o que você precisa fazer para abandonar aquilo que pode prejudicar o seu dia a dia.

16. Mindset (Carol Dweck)

Muitas vezes as limitações são baseadas em crenças subjetivas, por isso, o líder precisa de uma mudança de pensamento. Nesta obra você vai entender por meio de exemplos reais a maneira como a forma de encarar a vida pode influenciar o sucesso de uma pessoa, e ainda vai conferir segredos para alcançar um desenvolvimento cada vez maior.

17. O obstáculo é o caminho (Ryan Holiday)

Muitos líderes e gestores sentem dificuldade no seu dia a dia por causa dos problemas que surgem, mas os desafios podem ser encarados de uma forma positiva e como oportunidade. Neste livro você vai aprender a lidar com momentos desafiadores para que eles ajudem a impulsionar o seu sucesso.

18. O homem mais rico da Babilônia (George S. Clarson)

Nem sempre o cenário é favorável, mas um bom líder precisa saber como atuar com excelência em qualquer situação. Nesta obra o autor mostra como trabalhar em momentos de escassez, reeducando gastos e buscando conhecimentos que ajudarão a desenvolver uma liderança mais sólida.

19. O ego é seu inimigo (Ryan Holiday)

Muitos profissionais almejam chegar ao cargo de liderança por causa do poder que isso traz. Nesta obra você vai descobrir que o ego pode ser um grande inimigo. Ela ensina a lidar com esse sentimento para que você não acabe sabotando sua carreira por causa de decisões equivocadas baseadas no ego.

20. As 48 leis do poder (Robert Greene)

Esse é um dos livros sobre liderança que devem ser estudados com cautela, extraindo o lado positivo das informações porque o autor traz uma visão um pouco mais escura sobre liderança, mostrando como desenvolver a astúcia para liderar e influenciar pessoas de uma forma mais dominadora.

21. Decisão: como grandes líderes fazem escolhas (Warren Bennis e Noel M. Tichy)

Tomar decisões pode ser difícil algumas vezes, mas é preciso estar preparado para isso. Nesta obra você vai aprender técnicas que ajudarão a alcançar uma comunicação de maior qualidade e mais organização, de modo a se sentir preparado para as tomadas de decisão.

22. Comece pelo porquê (Simon Sinek)

Esse é um dos livros sobre liderança recomendados por Steve Jobs. Ele mostra como conectar pessoas para ter um time muito mais engajado e poderoso utilizando ideias. É uma excelente obra para colocar na sua lista.

23. Sem esforço: torne mais fácil o que é mais importante (Greg McKeown)

A realização de tarefas mais simples e rápidas é importante para a produtividade. O autor mostra como manter a qualidade atuando dessa forma, e traz dicas fundamentais para que você consiga tirar seu plano de negócios do papel, trazendo a sua ideia para o mundo real sem muito esforço.

24. O Poder da Alta Performance (Brendon Burchard)

O líder não pode esquecer que ele é um grande influenciador do seu time, logo, se deseja alta performance, isso precisa começar por ele mesmo. O livro apresenta os caminhos para colocar em prática a coragem, a produtividade, a influência e outros hábitos fundamentais que você deseja que seu time replique.

25. Quando (Daniel Pink)

As decisões precisam ser tomadas no momento certo. O autor deste livro mostra qual é o time perfeito para tomar essas decisões. As informações são baseadas em dados, por isso, trazem lições práticas e eficazes para você descobrir o melhor momento de agir.

26. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar (Robert Cialdini)

O autor deste livro é um psicólogo, e ele mostra técnicas que fazem com que consigamos arrancar um sim das pessoas com mais facilidade. Para isso, existem alguns gatilhos que podem ser utilizados a fim de persuadir, e você encontra todos eles de forma detalhada neste livro.

27. Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)

O autor desta obra ganhou o prêmio Nobel em Economia, por isso, vale a pena conferir o livro. Ele mostra duas formas de pensar e apresenta alguns casos práticos sobre como utilizar a intuição na hora de tomar decisões, além de apresentar técnicas para que falhas mentais não atrapalhem o seu trabalho nem a sua vida.

28. Não faça nada! Aprenda a deixar que cada um faça o seu trabalho (Keith Murnighan)

Mais um dos livros sobre liderança para você aprender a confiar na sua equipe. Nesta obra você vai descobrir como deixar os membros realizarem o seu trabalho e você atuar de uma forma muito mais estratégica. O objetivo é fazer com que você consiga trabalhar menos e ter uma liderança mais eficiente.

29. A Arte de Fazer Acontecer (David Allen)

Você já ouviu falar sobre o método GTD (Getting Things Done)? O autor deste livro é criador dele, por isso, você vai aprender com os seus mais de 30 anos de experiência, conferindo temas como controle de ansiedade, planejamento de projetos, desenvolvimento de metas para manter o seu trabalho e a sua vida mais organizados.

30. Pipeline de Liderança (Ram Charam,  Stephen Drotter e James Noel)

Nesta obra você vai aprender com a experiência de três grandes profissionais que apresentam modelos comprovados para formar novos líderes, planejar e construir planos de carreira. Também mostra a necessidade de ter líderes bem capacitados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.

31. O poder dos 5 segundos (Mel Robbins)

A autora criou a regra dos 5 segundos e mostra como esse tempo pode mudar a forma de encarar o mundo e ter uma atitude mais positiva. Ela conta como executivos estão usando essa regra para engajar o seu time e ter produtividade.

32. Mitos da Gestão: Descubra por que quase tudo que você ouviu sobre gestão é mito (Stefan Stern e Cary Cooper)

Às vezes é difícil entender o que é técnica e aquilo que é mito. Esta obra fala sobre 44 mitos sobre gestão de equipes que costumamos ver por aí, mas que podem estar atrapalhando o seu desempenho por serem considerados como verdades absolutas.

33. Comunicação Não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Marshall B. Rosenberg)

A comunicação é a base para o relacionamento, e um líder precisa dominar essa habilidade. Por isso, este clássico é um dos livros sobre liderança que você deve ler para descobrir como transformar relações profissionais, entendendo e respeitando diferenças entre ideias e pensamentos, para solucionar questões de uma forma pacífica.

Essas são apenas algumas sugestões porque ainda existem muitos outros livros sobre liderança e temas afins que podem ajudar você a ser um líder habilidoso. Não se esqueça de manter seus conhecimentos sempre atualizados e desenvolver habilidades de forma constante para alcançar o sucesso que deseja.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter. Assim podemos compartilhar temas interessantes como este em seu e-mail!

BannerRodape-ExperienciaCliente

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!