Aprofunde seu conhecimento sobre tipos de liderança para aplicar na empresa

Sabia que não existe apenas uma forma de liderar? Na verdade, há vários tipos de liderança, e cada um deles apresenta características bem específicas. Por isso, é interessante conhecer para saber qual deles se adequa melhor ao perfil da sua empresa.

O modo como a equipe é liderada faz a diferença para que ela esteja mais engajada e produtiva. Então, preparamos este conteúdo para apresentar 14 diferentes estilos de liderança, a maneira como eles influenciam no trabalho e ainda trazer mais dicas sobre como desenvolver um tipo de liderança em seu time. Continue lendo para conferir essas e outras informações.

Banner_Gerar_Valor

O que é liderança?

A liderança é um tipo de habilidade inerente às pessoas capazes de inspirar, motivar e despertar interesse e vontade em outras pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Esse tipo de habilidade pode ser desenvolvido. Por isso, é possível para um profissional se tornar um líder aprimorando essa competência com o passar do tempo por meio do desenvolvimento pessoal e da aquisição de conhecimentos.

Uma boa liderança é aquela em que o líder é capaz de influenciar o comportamento e a mentalidade da sua equipe. Com isso, consegue coordenar e conduzir as tarefas diárias, fazendo com que o grupo atue de forma harmônica e alcance um alto grau de produtividade e qualidade nas entregas.

Quais são as características de uma pessoa líder?

Você viu que o líder é uma pessoa que consegue influenciar e motivar aqueles que estão ao seu redor. Essas são duas características muito importantes.

Vale ressaltar que a liderança dentro da empresa nem sempre está associada a um cargo muito alto, afinal, qualquer membro da equipe pode ter uma tendência natural para ser um líder. Contudo, esses profissionais encontram oportunidades de crescimento dentro da organização, e é por isso que geralmente os líderes estão ocupando cargos mais altos.

O líder consegue se relacionar de uma forma harmônica e saudável com as pessoas com quem trabalha e convive. Ele tem facilidade para lidar com diferenças, e também uma forte tendência para despertar o potencial de cada um.

Além de tudo isso, enxerga as habilidades e as tendências das outras pessoas. Dessa forma, designa tarefas com eficiência. Ao mesmo tempo, tem uma boa capacidade de comunicação, resolução de conflitos e problemas.

Sabe lidar com situações desafiadoras da melhor forma possível, encontrando sempre um caminho positivo. Seu comportamento é inspirador e empático. Costumam ser pessoas pacientes que com seu exemplo e competência ganham o respeito do time.

As diferenças entre liderança e gestão

É muito comum acontecer a confusão entre os conceitos de liderança e de gestão. Isso acontece porque muitas vezes o gestor também é um líder, mas isso não é regra. Inclusive, as tarefas e atributos de cada um são diferentes.

O gestor cuida dos processos diários de uma empresa. Ele deve manter tudo devidamente organizado e funcionando. Precisa cuidar de metas, trazer inovações, aplicar a cultura e os métodos da empresa, além de direcionar pessoas para tarefas e funções e manter o foco desses profissionais.

O líder atua de uma forma diferente, independentemente de qual dos tipos de liderança estamos falando. Esse profissional tem a função de inspirar o time a alcançar os objetivos. Seu papel é mais dinâmico e menos burocrático.

Ele define previsões para a empresa, sempre olhando para o mercado e a concorrência, de modo que a sua equipe consiga atuar de maneira muito mais eficiente. Seus pensamentos são voltados para o longo prazo, promovendo resultados gradativos.

Por isso é possível associar um dos tipos de liderança com a gestão, mas também podemos dissociar esses dois conceitos, de modo que profissionais diferentes estejam à frente desses cargos.

Quais são os 14 tipos de liderança?

Como explicamos, há diferentes tipos de liderança e cada qual apresenta as suas próprias características. Veja a seguir 14 deles para definir qual se encaixa melhor na sua empresa.

1. Liderança Autocrática

Esse tipo de liderança define mais um chefe do que um líder. Isso porque o líder autocrático é aquele que não prioriza as relações humanas. Ele quer que o trabalho seja realizado de acordo com aquilo que é esperado. Portanto, foca nos resultados, não nos relacionamentos ou na convivência.

Sua opinião é mais valiosa do que a de qualquer um do time. Por isso, geralmente o que predomina é aquilo que ele acredita ser o melhor. Os membros da equipe não costumam ser consultados.

Geralmente esse tipo de líder tem uma postura mais crítica e não se importa em expor falhas na frente de todos. O problema é que isso prejudica o ambiente de trabalho e não estimula a criatividade ou a autonomia dos profissionais.

2. Liderança Liberal

Na liderança liberal, é preciso tomar o cuidado para que a figura do líder não acabe sendo apenas ilustrativa. Isso porque esse é um dos tipos de liderança que dá muita liberdade para o time, deixando o poder de escolha para cada um dos membros, sem muita orientação.

O líder liberal faz participações mínimas nos projetos e terceiriza a divisão de tarefas, sem se comprometer em excesso nem se responsabilizar com o grupo. Os membros do time tem uma liberdade extrema, mas falta orientação pode haver perda de produtividade, pois não existe um objetivo comum e cada um atua da maneira como acredita ser melhor.

3. Liderança democrática

A liderança democrática caminha no sentido oposto ao tipo autocrata. Esse líder é o oposto do chefe. Ele valoriza muito a sua própria equipe e dá prioridade para o relacionamento saudável entre todos os membros.

Esse tipo de líder atua de uma forma muito mais próxima dos profissionais. Antes de tomar qualquer decisão, escuta o grupo para tomar o melhor caminho. É um grande motivador e defende o desenvolvimento individual dos profissionais para que a equipe e a empresa alcancem melhores resultados.

Quando metas ou objetivos não são alcançados, ou mesmo quando acontecem erros ou insucesso, o líder democrático não procura culpados. Ele estuda a situação para entender o que aconteceu e evitar que isso ocorra novamente.

Assim, o ambiente de trabalho se torna saudável. Inclusive, uma das preocupações dele é garantir flexibilidade para adaptar esse ambiente ao grupo e alcançar maior qualidade de trabalho.

4. Liderança motivadora

O foco da liderança motivadora é justamente compor um time com profissionais muito mais engajados, motivados e que conseguem lidar com suas dificuldades e frustrações. Isso porque o líder atua sempre com otimismo e mantém o seu foco no estímulo.

Quando surgem dificuldades ou crises, não se deixa abalar e, ao mesmo tempo, sabe como guiar a sua equipe. Essa postura faz com que o ambiente de trabalho seja muito mais saudável.

Ele incentiva os profissionais a acreditarem no seu próprio potencial e capacidade, entendendo que erros podem ser superados. Essas pessoas também têm liberdade para tomar decisões e expor suas ideias, assim conseguem conversar sobre dificuldades que estejam enfrentando e podem contar com seu líder, pois ele está sempre de prontidão para assumir à frente. Reconhece o esforço e o trabalho realizado por todos.

5. Liderança paternalista

Esse é um dos tipos de liderança que devem ser adotados com cautela porque pode alcançar extremos de uma liderança muito liberal ou muito rigorosa. O líder desenvolve uma relação interpessoal intensa com sua equipe, fazendo com que ele assuma de fato o papel de pai. Há um comprometimento do profissionalismo e o clima organizacional fica em risco.

A liderança paternalista pode ser permissiva demais ou assumir as características da autocrática. No primeiro caso, o líder pode perder as rédeas; já no segundo, a autoconfiança dos profissionais fica ameaçada, pois eles se sentem dominados. Também há prejuízos para sua liberdade criativa.

6. Liderança técnica

A liderança técnica está relacionada com o conhecimento, a experiência, a competência e as habilidades que o líder tem. Por isso, para exercer esse tipo de liderança, o profissional precisa ter um alto conhecimento e estar constantemente atualizado, de modo que esteja sempre à frente de todos os demais membros da equipe.

Esse tipo de liderança também é chamado de operacional, e o seu objetivo é levar a inspiração por meio do exemplo e do trabalho. O líder mostra para a sua equipe como as coisas devem ser feitas, tem conhecimentos muito aprofundados e um domínio total das operações do negócio.

7. Liderança carismática

Esse é um dos tipos de liderança que está muito relacionada com a imagem que o líder consegue construir acerca de si mesmo. Isso porque esse profissional precisa despertar a confiança da sua equipe e causar admiração. Deve encantar e fascinar os demais para fazer com que eles o sigam.

É uma habilidade mais difícil de ter porque costuma ser algo inerente da pessoa, um tipo de magnetismo que faz com que todos sejam atraídos, logo, é muito difícil tentar simular, e pode ser percebido como falsidade.

Contudo, quem consegue desenvolver a liderança carismática tem em suas mãos um dos tipos mais poderosos, já que esse líder é capaz de construir um time muito eficiente, engajado e duradouro

8. Liderança coaching

O profissional coach é um grande motivador, e a liderança baseada nesse método também apresenta essa característica de uma forma muito intensa. Há um foco grande na motivação e no desenvolvimento do time e dos membros da equipe.

Esse tipo de liderança visa alcançar objetivos para que o time se torne cada vez mais forte, de modo que consiga colocar as ideias e executar as estratégias da melhor maneira possível.

É um dos tipos de liderança que podem trazer excelentes resultados, pois profissionais motivados tendem a ser produtivos. Mas é preciso ter cuidado para que não haja uma positividade tóxica, que não consegue enxergar limitações e dificuldades.

9. Liderança situacional

Nessa técnica, o líder pode trabalhar com diferentes tipos de liderança, conforme aquilo que ele julgar melhor para um determinado momento. Por isso é chamado de situacional, já que a postura depende da situação que foi apresentada.

Assim, o profissional não se apega a somente uma forma de liderar, mas adequa suas estratégias de acordo com os desafios que são apresentados.

As atitudes também estão alinhadas conforme os colegas e a equipe que tem a sua disposição, levando em consideração a capacidade técnica do time e a inteligência emocional. O líder se adequa àquilo que ele tem, e não procura adequar tudo ao seu modo de liderar.

10. Liderança Transformacional

Aqui temos mais um dos tipos de liderança cujo foco é promover o desenvolvimento dos membros da equipe. O líder é um grande incentivador para que o time alcance resultados e tenha uma alta performance.

Essas pessoas são desafiadas de formas diferentes, sempre pensando fora da caixa e se superando. Quando as metas são atingidas, novas são traçadas para que haja um desafio constante a ser superado.

É algo positivo por causa do desenvolvimento pessoal e profissional proporcionado para as pessoas. Existe também um grande valor agregado nas relações, por isso, é um tipo de liderança muito procurado, e relacionado com a inovação da empresa, além de formar grupos com baixa rotatividade.

11. Liderança Transacional

A transacional se encaixa entre os tipos de liderança com foco no resultado. Tem metas e objetivos a serem cumpridos. Há uma motivação dos membros para atuarem em conjunto e o líder trabalha com trocas ou recompensas para ter uma equipe engajada, produtiva e eficiente.

Não há um foco muito grande em inovação e criatividade, mas metas claras que precisam ser cumpridas dentro de prazos específicos. Por isso existe esse sistema de recompensa pela eficiência alcançada.

12. Liderança do tipo Laissez-faire (sem intervenção)

Esse tipo de liderança também se encaixa dentro do perfil liberal. Os membros da equipe têm muito mais autonomia para tomar suas decisões, por isso, não precisam consultar o líder de forma constante. É uma forma de garantir mais produtividade porque existe uma redução de etapas na hora de desenvolver projetos e realizar tarefas.

Os profissionais também se sentem livres para inovar, criar e desenvolver as suas próprias ideias. Isso traz mais motivação, mas é muito importante que esse time seja composto por profissionais responsáveis e que se comunicam, já que pode acontecer de ficarem sem direção e foco por causa da falta de orientações que direcionem todos para o mesmo caminho.

13. Liderança burocrática

Esse é um tipo de liderança mais tradicional e conservador. O líder é bastante apegado às metodologias dos livros, por isso, costuma ser mais resistente a mudanças, transformações e inovações. Dificilmente considera aquilo que o grupo tem a dizer, em especial se isso contradiz suas metodologias ou as políticas e cultura da empresa.

Não é um tipo de liderança como a autocrática, já que o time não é dominado e nem preso. Entretanto, não há muito espaço para ideias, por isso, a autonomia também acaba se perdendo.

14. Liderança estratégica

Nesse tipo de liderança o profissional busca encontrar um equilíbrio entre as necessidades da empresa e oportunidades para o seu time. Por isso é chamada de estratégica, já que o líder deseja alcançar melhores resultados para todos, adequando suas decisões àquilo que parece mais promissor. Como existe esse foco mais individualizado, pode ser difícil trabalhar com grupos maiores.

Como os estilos de liderança influenciam no trabalho?

Como você pode perceber, os vários tipos de liderança apresentam muitas diferenças entre si. A maneira como um líder conduz a sua equipe pode fazer com que ela se sinta mais à vontade para criar, inovar e apresentar suas ideias, e até mesmo se relacionar com os colegas da equipe.

Por outro lado, também pode tornar o clima mais pesado, competitivo e pouco saudável, fazendo com que os profissionais se sintam pressionados e cobrados, além de presos, de modo que não possam se desenvolver nem pensar por si mesmos.

É por isso que os estilos de liderança podem influenciar tanto o trabalho realizado pela equipe quanto a empresa e seus valores.  Quando seus líderes adotam um estilo que vai contra tudo isso, não são alcançados os resultados esperados.

Se você pretende uma empresa que apresenta novas ideias, que consegue se adequar ao mercado, que observa tendências e o comportamento do consumidor, então é necessário que haja uma liderança que incentive a inovação. Não podemos adotar, por exemplo, a liderança autocrática ou burocrática, nem mesmo a paternal.

Os tipos de liderança acabam determinando algumas regras de comportamento e postura. Então, é importante que o modo de liderar esteja alinhado às expectativas que a empresa tem para sua equipe, para que o trabalho seja desenvolvido conforme aquilo que ela espera.

Como desenvolver um tipo de liderança no time?

Para desenvolver um tipo de liderança no time, antes, é preciso definir muito bem o que a empresa espera para ela mesma.

Quais são os objetivos? Que tipo de equipe deseja compor? Como a empresa gostaria de criar a sua própria imagem? De que maneira ela espera que sua equipe trabalhe?

Uma vez que isso foi definido, é necessário compor um time alinhado com essa cultura. Depois, devemos observar os profissionais que apresentam traços de liderança e que podem liderar da maneira como a empresa deseja.

Conhecer os tipos de liderança é importante por causa disso, para que você consiga observar aqueles que podem conseguir o que o seu negócio precisa. Então, incentive e estimule o desenvolvimento, além de oferecer treinamento e capacitação. Isso fará toda a diferença para formar um grande líder dentro da sua empresa.

E então? Qual dos tipos de liderança está mais alinhado com a sua empresa? Não se esqueça de sempre observar as características deles e fazer um paralelo com aquilo que você espera para o seu negócio, a fim de escolher bons líderes para conduzir sua equipe para os resultados que você espera.

Informação e conhecimento são fundamentais para formar líderes e liderar. Aproveite para conferir neste outro artigo 33 livros sobre liderança para você colocar na sua lista de leituras.

BannerRodape-GuiaARF

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!