Entenda a relação e a importância do endomarketing e marketing de relacionamento

A humanização de uma marca é cada vez mais necessária para um negócio que quer estabelecer-se como referência. Prezar por autenticidade, transparência e comunicação, contribui para que uma empresa defina seus valores e ideias, tanto interna quanto externamente. 

Portanto, o endomarketing e marketing de relacionamento se fazem muito presentes no fluxo operacional. Tornando-se essenciais na gestão de um empreendimento.

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é responsável pela manutenção da comunicação entre cliente e empresa. É uma ferramenta capaz de potencializar a fidelização de clientes. Uma verdadeira “ponte” para a conquista de mais espaço em um mercado competitivo. 

A principal perspectiva dessa vertente do marketing é o foco no cliente e na projeção do valor do produto/serviço para com ele.

Basicamente, o marketing de relacionamento busca implementar aspectos não técnicos a um negócio, buscando agregar valor a setores que atuam diretamente no atendimento ao cliente. 

Assim, com uma equipe de marketing especializada na construção de um relacionamento duradouro com os clientes, uma empresa pode decolar no mercado e atingir resultados valiosos.

O que é endomarketing?

O endomarketing é nada menos do que o conjunto de estratégias de marketing voltadas para o empreendimento interno. Por definição, é a visão do marketing voltado a garantir a satisfação dos colaboradores. 

O endomarketing estabelece medidas para proporcionar um ambiente de trabalho agradável, buscando o bem-estar das pessoas. Melhorar o clima organizacional e aumentar a retenção de talentos são alguns dos objetivos dessa estratégia. 

Isso pode acontecer por meio da agregação de valor aos colaboradores, fazendo campanhas de satisfação, programas de benefícios corporativos e fortalecimento da cultura e dos valores da empresa para com os colaboradores. 

Essa prática se faz tão eficaz no marketing de relacionamento, pois ela promove o engajamento e comprometimento dos colaboradores em suas funções e, proporcionalmente, o aumento do crescimento do empreendimento.

Dessa forma, o endomarketing se torna fundamental para o bom fluxo operacional de um negócio, ficando responsável pela flexibilização da comunicação entre funcionários, atendimento às suas necessidades, promoção de benefícios e reconhecimento profissional. 

Como funciona o endomarketing em uma empresa?

Na prática, a comunicação conjunta é a principal ferramenta quando falamos de endomarketing. Dessa forma, empresas que aderem a essa ideia, investem em palestras e eventos para integrar os colaboradores entre si e, também, para melhorar o relacionamento entre setores.

Dessa forma, atitudes como parabenizar o colaborador no dia de seu aniversário, criar promoções exclusivas para os funcionários e promover a distribuição de brindes em datas comemorativas podem estreitar o relacionamento interno. 

Também, em algumas ocasiões, procure utilizar linguagens de uso pessoal em memorandos e comunicados gerais, refletindo a proximidade entre empresa e funcionário por meio da linguagem. 

Procure periodicamente enviar pesquisas de satisfação para os colaboradores, abordando a atuação da empresa. Essa prática demonstra interesse em descobrir pontos de melhorias e na forma como as pessoas se sentem dentro da instituição.

Como ele melhora o relacionamento interno?

O desempenho do endomarketing no dia-a-dia dentro de uma empresa depende do grau de dedicação em suas ações. O relacionamento interno de um empreendimento é estabelecido visando a melhora de suas atividades operacionais como promovendo atividades de comunicação interna e valorizando o bom relacionamento entre funcionário e empresa. 

Também vale promover confraternizações e palestras que enfatizem a preocupação da empresa com o colaborador, fazendo com que ele se sinta valorizado. 

A visão do colaborador para com o serviço é muito importante para o endomarketing, isso acontece porque o funcionário realmente acredita no serviço, podendo transmitir uma percepção de credibilidade aos interessados em agregar a equipe futuramente. Assim, a empresa evita a saída de colaboradores e diminui a taxa de rotatividade.

A produtividade dos colaboradores está diretamente ligada ao seu nível de satisfação para com a empresa a qual eles prestam serviços. Por isso, essa estratégia potencializa a motivação dos funcionários em realizar suas funções. 

Isso resulta em um melhor desempenho corporativo refletido em ações cotidianas, como, por exemplo, maior produtividade e diminuição de atrasos e faltas.

Como o endomarketing e marketing de relacionamento se conectam?

A base do marketing de relacionamento e o endomarketing é basicamente a mesma: se aproximar do cliente ou colaborador. Por isso, essas duas vertentes andam lado a lado no processo de retenção, agindo em conjunto para compreender os desejos do público alvo.

Algumas ferramentas no marketing de relacionamento podem ser utilizadas para agir em favorecimento ao endomarketing:

  • e-mail marketing: diferentemente do que a maioria acha, o e-mail é um dos maiores serviços de comunicação na Internet e pode ser usado para atingir diversos públicos através da promoção da marca de um modo profissional e exigindo pouco investimento.
  • newsletters: considere criar um newsletter mensal para divulgar os acontecimentos dentro da empresa, como, por exemplo, informativos sobre  funcionários destaques, as metas alcançadas e os novos colaboradores.
  • redes sociais: utilize como meio de comunicação entre os colaboradores, como veículo de informações e, também, para divulgar confraternizações e eventos internos do empreendimento.
  • treinamentos: foque em garantir um bom processo de treinamento para o colaborador que está adentrando a sua empresa, garantindo uma capacitação de qualidade e evitando futuras dores de cabeça.
  • premiações: valorize os colaboradores que se destacam em meio a tantos outros e, para isso, ofereça bonificações àqueles que demonstram bom desempenho, criatividade e iniciativa. 

O endomarketing e marketing de relacionamento são essenciais para o sucesso de um negócio e um bom fluxo de desempenho interno. Colaboradores satisfeitos impactam diretamente produtividade e efetividade de um empreendimento, tornando-se verdadeiros prospectores da marca ao reconhecer a ligação entre funcionário e empresa. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as possibilidades no marketing e fazer sua empresa sair na frente no mercado competitivo? Aprenda agora sobre marketing de relacionamento

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!