Skip links

Entenda como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa

Toda empresa quer vender e conquistar uma boa reputação no mercado. Por isso, o Marketing de Relacionamento está sendo cada vez mais utilizado nas estratégias de grandes empresas.

Essa é uma forma de atrair e encantar o cliente. Quando bem elaborada, o marketing de relacionamento consegue transformar os consumidores em promotores da marca

É maravilhoso ter um cliente que apoia, defende e divulga a sua marca sem que ele precise ser pago para isso. Para isso, é preciso investir em várias frentes do negócio como redes sociais, campanhas com fins sociais, campanhas publicitárias diversas e boa imagem.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre como o Marketing de Relacionamento pode ser implementado em qualquer empresa para transformar clientes em fãs.
Nova call to action

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é aquele formado por uma relação próxima entre empresa e consumidor. Ou seja, cada vez mais, investir em relacionamento torna-se uma maneira eficiente de conseguir mais clientes.

Afinal, quanto melhor for a reputação da marca, melhor será para a empresa vender mais. E, hoje, sabemos que não adianta vender sem construir uma proximidade maior com o cliente.

Toda empresa que tem visão de longo prazo quer que o seu cliente retorne várias vezes e aumente o seu Lifetime Value (LTV). Isso vai dar mais solidez à marca e permitir um aumento de receita. 

Outro ponto importante é que por meio de uma relação mais próxima, a empresa consegue identificar melhorias para o próprio cliente. Uma vez que ele se sente ouvido,  vira um fã da marca e acaba “levantando a bandeira” da sua companhia. 

Contudo, para que a empresa tenha bons resultados, é preciso pensar em exclusividade. Quanto mais rápido a empresa atender ao seu cliente, mais satisfeito ele vai ficar com o resultado. Logo, ele vai apresentar sua marca para outras pessoas.

Para que serve o Marketing de Relacionamento?

Se você oferece um serviço ou um produto e quer ganhar novos clientes, nada melhor que ser indicado por alguém que já comprou de você.

A ideia do marketing de relacionamento é promover o famoso “boca a boca” e garantir boas opiniões que vão fazer com que outras pessoas comprem também. 

E, vamos concordar que, é muito mais fácil ser influenciado por um amigo que pela própria marca. Sem dúvida, os esforços para conseguir uma conversão vão depender do relacionamento construído a partir das boas impressões do cliente.

Quais os benefícios do Marketing de Relacionamento?

Depois de mostrar um pouco do Marketing de Relacionamento, vamos apresentar alguns benefícios diretamente ligados a essa estratégia.

Aumentar o Lifetime Value (LTV)

Manter o cliente mais tempo na empresa promove mais lucro ao longo dos anos. Em especial, no caso de empresas SaaS, aumentar o LTV ou o tempo de vida útil do cliente, é fundamental para aumentar a receita.

Como no caso do Marketing de Relacionamento o objetivo é construir uma relação sólida entre cliente e empresa, ocorre o aumento do LTV. 

Naturalmente, você vai ter clientes fidelizados e seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC), será menor. Agora, você tem um embaixador da marca que influencia na entrada de novos clientes sem precisar gastar com anúncios. 

Reduzir gastos com marketing e anúncios

É possível não gastar em marketing de anúncios para conseguir novos clientes. Uma vez que o cliente “fã” promove seus serviços por meio de recomendações, fica mais fácil se posicionar. 

A partir daí, a empresa começa a virar referência no seu meio e ganha clientes sem custo algum.

Aumentar o alinhamento da comunicação com o cliente

A grande missão de uma empresa que investe em Marketing de Relacionamento é proporcionar a satisfação do cliente.

Na medida em que toda a empresa se une para viver esse propósito, os resultados vão ser excelentes.

Incentivar as pessoas a serem promotores da marca

Quantas vezes o consumidor não promove uma marca para seus amigos e familiares sem querer nada em troca? 

Isso é muito comum e corresponde ao grau de satisfação e confiança que ele tem naquela empresa. É isso que o marketing de relacionamento faz. Incentiva clientes a serem promotores da marca.

9 passos para aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa

Veja como esses 9 passos vão dar mais clareza para elaboração da sua estratégia de marketing de relacionamento.

1. Monitore os dados sobre o seu cliente

Assim como aqui na internet existem os cookies, que mostram os rastros dos usuários em visitas de sites, a empresa também precisa monitorar seu cliente.

Esses dados devem ser analisados e acompanhados para, enfim, traçar um perfil de comportamento. Assim é possível entender porque ele compra mais de uma vez, quais épocas do ano ele consome mais e outras preferências. 

Dessa maneira, fica mais claro planejar um Marketing de Relacionamento mais direcionado.

2. Elabore o perfil do seu cliente ideal

Querer falar com todo mundo da mesma maneira não surte efeito. É preciso ter em mente que cada grupo de pessoas se comporta de maneiras diferentes. Enquanto um cliente dá valor a ofertas e valores promocionais, outro cliente avalia a exclusividade independentemente do preço, por exemplo.

É com base nisso que a persona precisa ser estudada. Em outras palavras, persona é o nome que se dá a um cliente fictício que representa uma gama de pessoas reais parecidas em comportamento, idade, gênero, entre outros. 

Depois que as personas são identificadas, o marketing de relacionamento vai ser muito mais eficaz. Basicamente, você estará ofertando o que ele realmente precisa. Para isso, use todas as ferramentas disponíveis que veremos a seguir.

3. Comece o relacionamento pelo E-mail marketing

O E-mail marketing é uma ferramenta antiga e que nunca sai de moda. A partir dele é possível fazer ofertas, lembrar de datas comemorativas; estimular uma nova compra; promover pesquisas e enviar conteúdo relevante para ajudar o cliente.

Como vimos, nem sempre o e-mail vai buscar vender algum produto. É justamente por isso que a ferramenta é tão importante. A ideia é manter um relacionamento contínuo, mostrando que a empresa está sempre a sua disposição.

4. Aplique o Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais

É de forma instantânea que as redes sociais vão mostrar a temperatura da sua empresa. Basta um post e, em segundos, você vê o engajamento do seu público.

Todavia, é fundamental ter muito cuidado nas postagens para que não haja uma repercussão negativa. Uma atitude impensada ou um marketing mal planejado, pode colocar tudo a perder.

Sabendo disso, monte uma boa estratégia para o Marketing de Relacionamento nas redes sociais. Também fique de olho na linguagem de cada plataforma para garantir uma maior relevância dos seus conteúdos. 

É aí que você e seu time devem explorar conteúdos que ajudem o cliente a resolver problemas. Sua marca também deve estar em dia com datas comemorativas e com temas atuais que gerem engajamento para o seu público. 

Aproveite para, entre um post e outro, divulgar ofertas e novos produtos da empresa. Uma coisa a empresa deve ter em mente, as redes sociais existem para criar relacionamento. Por isso, vender deve ficar em segundo lugar, como consequência. 

5. Faça a automação do marketing usando o relacionamento

Sabia que para conseguir uma resposta mais positiva do seu cliente é preciso fazer uma Automação do marketing?

Para esclarecer melhor, existe o momento e a rede social certa para impactar o seu cliente. E como é possível acertar nisso? Por meio de uma programação automática de entrega de conteúdos de acordo com a persona.

Após o estudo de cada persona, basta enviar uma sequência de conteúdos que vão fazer a diferença para cada lead. Assim, o marketing de relacionamento vai trazer mais retornos positivos para empresa sem ter que ficar mudando de estratégia toda hora.

6. Crie programa de fidelidade para seus clientes

Os programas de fidelidade deixam a concorrência menos atrativa. Na verdade, esse é o objetivo. 

Enquanto a concorrência se esforça para tirar o cliente de você, sua empresa apresenta uma cartela de oportunidades como descontos, cashbacks, gratuidades etc.

Por isso, há anos as milhagens adquiridas por meio do programa de pontos do cartão de crédito estão ganhando mais adeptos. 

7. Dissemine a ideia do Marketing de Relacionamento pelo time de Vendas

O time de vendas está na ponta de contato com o cliente. Em razão disso, ele não pode agir de forma independente.

O grande sucesso das vendas vai depender do que o Marketing de Relacionamento conseguiu captar do público para ser usado numa estratégia de vendas de algum produto ou serviço.

8. Tenha um time de Customer Sucess pensando em relacionamento

Como o nome já diz, Customer Sucess significa “sucesso do cliente”. E, para que a experiência do cliente seja sempre a melhor, o time de Customer Sucess está diretamente ligado ao que pode ser melhorado.

A partir daí, o Marketing de Relacionamento vai ter estratégias elaboradas em busca de satisfação e melhorias.

9. Avalie os dados gerados constantemente

Todas as ferramentas precisam de análise de desempenho constantemente. Caso contrário, elas só trariam despesas para a empresa ou mal aproveitamento de oportunidades.

Sendo assim, observe constantemente os resultados a fim de buscar sempre novas soluções.

Viu como o Marketing de Relacionamento é fundamental para sua empresa se destacar e ter maior audiência? Com atitudes simples e totalmente direcionadas é possível promover uma maior satisfação do cliente a ponto dele virar um representante da sua marca.

Criar um programa de fidelização de clientes passa por essa estratégia de estabelecer um melhor relacionamento com eles, fortalecendo os números positivos da empresa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.