Conheça as tendências de mercado que vão fazer suas vendas bombarem em 2023

Para alcançar o sucesso com qualquer negócio, não podemos fazer apenas aquilo que temos vontade, nem tão pouco basear as estratégias em “achismo”. Na verdade, é preciso observar as tendências de mercado para acompanhar aquilo que vem acontecendo.

O mercado muda de forma significativa em função de diversos fatores, como novas tecnologias, metodologias e o comportamento do consumidor. Por isso, se você quer bombar em 2023, deve ficar de olho nas tendências que estão chegando para o seu negócio não acabar ficando para trás.

É claro que nós vamos ajudar! Preparamos este conteúdo para você conhecer as principais tendências para este ano e garantir que o seu negócio continue forte e competitivo. Confira!

O que é tendência de mercado?

Uma tendência de mercado é um novo hábito de consumo. Ela determina nichos que podem ser explorados pelas empresas e os profissionais por causa do seu grande potencial de sucesso e crescimento.

Quando veio a pandemia, o delivery se tornou uma grande tendência de mercado, assim como se intensificou a tendência das compras online.

Existem algumas tendências que são apenas modismo, ou seja, hábitos e comportamentos que surgem de uma hora para outra, mas também se vão muito rápido. Temos as tendências de fato, que indicam o comportamento dos consumidores no futuro, e ainda as megatendências, que são aquelas mudanças que geram impactos significativos, mudando os hábitos do consumidor e sua forma de pensar.

10 tendências de mercado para investir

Uma tendência de mercado pode surgir a qualquer momento, mas sempre quando um novo ano começa são esperadas também algumas mudanças, e para 2023 a situação não é diferente. Veja só o que é esperado neste ano para você investir.

1. Clube de vantagens para clientes

O consumidor sabe que a competição está cada vez mais acirrada entre as empresas e que isso garante alternativas de escolha para ele. É por isso que está sempre em busca daquelas que oferecem mais benefícios, o que faz do clube de vantagens uma das grandes tendências de mercado para 2023.

Com a criação de um clube exclusivo para seus clientes, você mantém essas pessoas sempre por perto oferecendo benefícios atrativos e também alguns agrados que só podem ser encontrados ali.

Assim é possível manter a estabilidade do faturamento do seu negócio, além de criar uma comunidade de clientes fiéis. E não podemos esquecer que com o clube de vantagens você pode implementar diferentes estratégias para fazer a aquisição de novos clientes, programas member get member.

Tudo isso ajuda a fortalecer a sua própria marca no mercado, gerando muito mais autoridade para que ela se destaque em relação à concorrência.

2. Cashback em vendas e parceiros

Um dos benefícios mais valorizados pelos consumidores hoje em dia é o cashback. As pessoas já descobriram que elas podem ter um pouco do seu dinheiro de volta, dependendo de onde fazem suas compras.

Aproveite que essa é uma forma de gerar valor para o consumidor e adote essa tendência de mercado em 2023. E não se esqueça de que as parcerias também podem trazer grandes resultados.

É válido ter parceiros em segmentos relacionados ao setor de atuação do seu negócio. Inclusive, eles podem fazer parte do seu clube de vantagens, e o seu clube pode oferecer o cashback que citamos. Enfim, são diversas alternativas de estratégia para atrair e fidelizar os clientes.

3. Novas formas de vender

As pessoas querem novidades e soluções que atendam diferentes expectativas, por isso, é importante pensar em novas formas de vender. Estamos falando, por exemplo, de ominicanalidade, do phygital, da automatização de serviços e também alternativas de consumo.

O aluguel de itens é uma nova forma de vender que caiu no gosto dos consumidores que querem desfrutar de algo sem ter que comprar. Procure dentro do seu nicho uma forma inovadora e inteligente de atender a necessidade do consumidor.

4. Mercado saudável

Sabia que só o mercado de alimentação saudável movimenta cerca de R$ 100 bilhões todos os anos no Brasil? Até 2025, é esperado que o segmento cresça ainda mais 27%, logo, é uma forte tendência que você pode aproveitar.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter saúde e qualidade de vida, e buscam alternativas para alcançar esses objetivos. O seu negócio pode oferecer algo que contribua para isso.

5. Produtos artesanais

O consumidor gosta de exclusividade e busca produtos diferenciados que ajudem a deixar a sua própria marca. É por isso que os produtos artesanais também continuam sendo uma das tendências de mercado.

Esse tipo de produto oferece a possibilidade de personalização, o que faz com que ele se torne ainda mais exclusivo. Além disso, o artesanato está muito ligada à sustentabilidade, um tema também muito em alta e que faz parte da filosofia de muita gente.

6. Foco na experiência do cliente

Se você prefere frequentar uma pizzaria mais cara porque ela oferece o melhor atendimento é porque você também se preocupa com a experiência do cliente, que nesse caso é você. Os demais consumidores também esperam encontrar essa qualidade de atendimento.

Assim, uma das tendências de mercado para 2023 é o foco na experiência do cliente. Precisamos garantir que as expectativas e exigências dessas pessoas sejam alcançadas, para que elas estejam satisfeitas com aquilo que a sua marca oferece.

7. Simplicidade com eficiência

A quantidade de etapas que compõem um processo não é sinônimo de eficiência e qualidade. Na verdade, muitas vezes conseguimos alcançar resultados melhores quando simplificamos tudo isso focando no “menos é mais”.

Uma tendência de mercado para 2023 é a simplificação, para que processos e rotinas sejam menos burocráticos e tenham uma menor quantidade de etapas. Isso não só garante mais produtividade para o seu time como também facilita a vida do cliente, tornando a jornada de compra mais agradável e ágil.

8. Processos humanizados

Em um mundo onde as pessoas estão conectadas umas às outras com o auxílio de máquinas, o contato humano tem sido cada vez mais valorizado. Em um atendimento por chat ou WhatsApp, por exemplo, as pessoas querem conversar com um ser humano e não com uma máquina.

É por isso que para 2023 você também precisa priorizar a humanização dos seus processos. Sua equipe deve estar pronta para atender da melhor forma os clientes, demonstrando interesse em solucionar os seus problemas e não apenas vender.

É fundamental entregar valor e, como explicamos, garantir aquela experiência positiva, se mantendo sempre próximo e fazendo parte do dia a dia dos seus clientes.

9. Marketing interativo

Estratégias como anúncios pagos, banners, vídeos e conteúdos em texto continuam sendo muito importantes para o marketing. Mas como precisamos pensar na experiência do cliente, ele deve ser incluído em todo esse material de consumo criado.

Portanto, precisamos investir em marketing interativo para gerar uma proximidade maior com a marca. Podemos fazer isso, por exemplo, por meio de e-books interativos, quizzes, testes,  jogos, aplicativos, e outros que ofereçam uma experiência ao mesmo tempo em que divulgam o seu negócio.

10. Serviços de automação

Está ficando cada vez mais difícil imaginar uma empresa que tem que deixar uma pessoa responsável por enviar um e-mail para o cliente sempre que uma compra é concretizada. Isso é feito de uma forma automática pelo próprio sistema.

Para 2023, a automação é uma das tendências de mercado mais fortes e que têm espaço em diferentes setores de negócios de todos os segmentos. Inclusive, a inteligência artificial tem sido uma grande aliada também nesse tipo de estratégia e pode oferecer excelentes retornos para sua empresa.

Como identificar tendências no seu mercado de atuação?

Algumas tendências são mais generalizadas e englobam todos os setores de atuação, mas existem também aquelas que podem ficar mais restritas a determinados segmentos. Agora você vai descobrir como identificar as tendências para o seu mercado de atuação, a fim de não perder espaço para os concorrentes diretos.

Analisar concorrência

A primeira dica, é claro, é olhar por cima do muro. Observe o que os seus concorrentes estão fazendo. Veja quais são as novidades que eles estão trazendo, principalmente, analise aquilo que eles estão praticando em comum, porque se mais de uma empresa do seu setor de atuação estiver trazendo uma determinada novidade isso vai ditar uma tendência de consumo para esse público-alvo, e o seu negócio também precisa acompanhar.

Ter dados sobre o comportamento dos clientes

Uma vez que a tendência de mercado é ditada pelo comportamento do consumidor, você precisa entender como essas pessoas estão agindo na hora de comprar. Para isso, é preciso coletar e analisar dados.

Verifique nos registros da sua própria empresa como seus clientes tem se comportado. Busque também referências de mercado sobre as pessoas que pertencem ao seu público-alvo para que você possa verificar quais têm sido as preferências delas e seus hábitos. Dessa forma, poderá adequar as suas estratégias para se alinhar a essas novidades.

Mapear o histórico de compras e interações dos consumidores

Mais uma vez, observe os dados registrados no seu negócio para entender como tem acontecido a relação dele com os seus clientes.

  • Quais são os produtos mais comprados?
  • Quais formas de pagamento estão sendo mais utilizadas?
  • E o valor do ticket médio?
  • Em quais períodos do ano as vendas intensificam?
  • Como os consumidores estão interagindo com a sua marca?

Procure analisar as redes sociais para verificar as publicações que fizeram mais sucesso. Veja quais são os canais de atendimento preferidos e quais são os principais motivos para os clientes entrarem em contato com o seu time.

Todos esses dados ajudam a  atualizar o perfil do seu cliente ideal para que você entenda como ele está se comportando agora e possa otimizar aquilo que é da sua preferência.

Sempre existe muito trabalho a fazer quando um novo ano começa. Já que está na hora de pensar no próximo planejamento e nas estratégias que deverão ser adotadas, implemente mudanças de acordo com as tendências de mercado para que o seu negócio esteja atualizado e continue atrativo para os consumidores.

A Alloyal oferece soluções para otimizar o seu negócio. Entre em contato com o nosso time de especialistas e veja como podemos ajudar a alcançar ainda mais sucesso em 2023!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!