Entenda como a relação entre clube de vantagens e marketing pode beneficiar sua empresa

Entenda como a relação entre clube de vantagens e marketing pode beneficiar sua empresa

Você sabe qual é a relação entre clube de vantagens e marketing?

A jornada de compra  e comportamento do consumidor já há alguns anos deixou de ter como prioridade apenas o preço.

O cliente, no momento de decidir entre a sua empresa e a do concorrente, irá avaliar todos os benefícios da compra.

E esse momento que um clube de vantagens pode beneficiar sua empresa, tornando-se,também, uma poderosa ferramenta de marketing.

Clube de vantagens e Marketing: como estabelecer a relação?

Uma das grandes apostas do marketing tem sido os programas de incentivo, também conhecido como clube de vantagens, onde os clientes têm acesso a benefícios exclusivos e personalizados, aproximando cada vez mais a marca da sua persona.

Vamos, então, entender melhor essa relação.

Marketing de Atração e clube de vantagens

Também conhecido como Inbound Marketing, o marketing de atração nada mais é que uma estratégia adotada pelas empresas que desejam criar um relacionamento duradouro com seu público-alvo, além de realizar vendas de maneira orgânica.

Logo, ao criar um clube de vantagens, a empresa cria uma vantagem competitiva diante da concorrência com produtos ou serviços personalizados e atraentes para a persona.

Assim, antes mesmo do cliente sentir interesse em comprar, eles se sentirão atraídos, educados e convencidos a realizar uma compra na sua empresa.

Marketing de Relacionamento e clube de vantagens

Ter um clube de vantagens também é uma estratégia de relacionamento com o cliente. 

Isso porque, por meio do clube de vantagens, a empresa coleta dados sólidos sobre sua clientela, como hábitos e preferência de produtos para compra, criando uma relação mais próxima entre clientes e empresa, ajudando também na criação de personas.

Ainda, por meio desses indicadores, a empresa pode elaborar com maior efetividade suas campanhas e ações de marketing, de forma a atingir o público que realmente deseja atrair, proporcionando melhores resultados. 

Marketing de Fidelização e clube de vantagens

O clube de vantagens permite a criação de estratégias de marketing que fidelizam os clientes de forma que ambas as partes, empresa e consumidor, saiam ganhando.

Um exemplo é acúmulo de pontos ou  selos para trocar por prêmios, descontos e vantagens. O sistema pode ser configurado para conceder selos e pontos por frequência ou pela compra de produtos específicos.

Outra estratégia de fidelização é o cashback, onde a cada real em compras o cliente ganha créditos em dinheiro para trocar por produtos ou descontos em futuras compras.

Esses são apenas alguns exemplos de marketing de fidelização que irão fazer o cliente sempre voltar a consumir na sua empresa.

O que considerar para fazer um clube de vantagens?

Existem alguns pontos fundamentais para considerar na criação de um clube de vantagens para que a experiência do consumidor seja positiva. Conheça os principais!

Experiência do usuário

Nesse sentido, é preciso pensar como usuário, proporcionando uma melhor experiência do cliente no seu clube.

Se você acessa um aplicativo lento, interface e usabilidade difíceis de usar, com certeza, você irá desinstalá-lo logo em seguida, certo?

Logo, é fundamental escolher uma plataforma intuitiva e leve, para que a navegação seja satisfatória.

Tipos de benefício

Nesse momento é fundamental conhecer e avaliar o que sua persona deseja como benefícios.

Ela prefere descontos ou recompensas digitais? Por exemplo. 

Isso porque, de nada vale oferecer benefícios que não são, de fato, atrativos para o seu público.

Formas de divulgação

Para que seu clube de vantagens seja bastante acessado,não caindo no esquecimento, invista em e-mails marketing, SMS, notificações de Push,dentre outras estratégias, convidando o cliente a acessar sua plataforma.

Assim, ele não ficará de fora de nenhum benefício do seu clube.

Quais os benefícios que um clube de vantagens pode oferecer?

Já citamos que ter um clube de benefícios é uma excelente estratégia para retenção e fidelização de clientes. Isso porque trata-se de uma estratégia para que a sua empresa esteja presente na rotina das pessoas, além de proporcionar um serviço exclusivo, fazendo com que o cliente se sinta importante e valorizado.

Ainda, ao contratar um clube de vantagens, sua empresa também apresentará um diferencial perante aos concorrentes, algo imprescindível no atual cenário de concorrência dos e-commerces.

Já para os clientes que fazem parte dos clubes de vantagens, os benefícios também são muitos, como:

  • Descontos nas compras;
  • Suporte personalizado  para te ajudar;
  • Promoções exclusivas;
  • Descontos e benefícios em empresas parceiras;
  • Recompensas pelas compras, como cashbacks. 

Por que oferecer um clube de vantagens na sua empresa?

Se a sua empresa deseja crescer e se manter no mercado, é fundamental oferecer um clube de vantagens

Isso porque, essa ferramenta permite um conhecimento profundo sobre os desejos e necessidades da persona, permitindo que você proporcione de forma mais efetiva, produtos e serviços que de fato, irão suprir suas dores.

Além disso, o clube de vantagens faz com que a empresa tenha contato direto com consumidores, permitindo o recebimento feedbacks construtivos, auxiliando na melhoria contínua dos serviços prestados. 

Assim, é fato que ocorrerá a fidelização por meio de uma relação mais forte e próxima entre marca e clientes.

Logo, sua empresa também irá atrair novos clientes por meio do velho e eficiente “marketing boca a boca”, tornando seus clientes verdadeiros promotores da marca.

Como um clube de vantagens funciona na prática?

Para entender a relação entre clube de vantagens e marketing, é fundamental saber como funciona um clube de vantagens na prática.

O clube de vantagens funciona como uma vitrine onde existem uma variedade de benefícios para seus usuários, proporcionando a recorrência de compras, e como consequência, a fidelização dos mesmos.

Os benefícios oferecidos podem ser fornecidos de várias maneiras,  como acúmulo e troca de pontos na finalização de uma compra, brindes, descontos em empresas parceiras, são alguns exemplos.

O mais importante é estudar e conhecer sua persona, para que o seu negócio saiba como utilizar o programa de forma eficaz, oferecendo vantagens atrativas. 

Para que o programa de vantagens seja um sucesso, é necessário também:

  • estar sempre atento aos feedbacks dos clientes, fornecendo canais de atendimento eficazes;
  • realizar possíveis ajustes nos processos de benefícios, de acordo com a demanda;
  • estar atento a inclusão de  novos parceiros e não deixar de  substituir os que não estão gerando o retorno esperado;
  • avaliar a rentabilidade do programa por meio de indicadores confiáveis.

Como a Alloyal pode impactar o marketing da sua empresa?

Com o clube de vantagens da Alloyal você ainda consegue aprimorar cada vez mais as suas ações de marketing.

Nossa plataforma disponibiliza um painel de gestão e dados para que você possa acompanhar em detalhes tudo aquilo que está acontecendo no seu clube.

Assim, você pode conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes e direcionar da melhor forma suas ações e campanhas para fortalecer o vínculo com os consumidores, de acordo com os interesses que elas demonstram e as suas propensões de compra, e deixar de lado o que não está sendo atrativo para eles, reduzindo gastos.

Isso porque, o painel apresenta o gráfico de evolução dos usuários, as marcas que são as mais movimentadas, as principais categorias acessadas, contribuindo para uma melhor tomada de decisão nas campanhas de marketing.

Além disso, a Alloyal oferece todo o suporte necessário, por meio de reuniões de acompanhamento, auxiliando nas melhores ações de engajamento e plano de ação para melhorias constantes, fortalecendo sua marca.

Logo, você irá criar  um relacionamento cada vez mais personalizado com os seus clientes, mantendo essas pessoas sempre por perto tornando-as  clientes fiéis e leais à sua marca.

Por que criar um programa de lealdade com a Alloyal?

Ao escolher a Alloyal, você irá adquirir um aplicativo próprio da sua empresa, com a sua marca e as cores de sua identidade visual, além de disponibilizarmos nas lojas Google Play e App Store.

Isso porque, nossa plataforma é White Label, possibilitando um clube de vantagens totalmente personalizado.

Ainda, desenvolvemos o seu aplicativo com a tecnologia Flutter, a mesma utilizada em aplicativos renomados como iFood e Nubank. 

E as vantagens não param.

Sabia que a Alloyal já conta com mais de 25 mil estabelecimentos em seu cardápio de ofertas?

Assim, você pode utilizar nossa rede de parcerias, além de cadastrar seus próprios parceiros.

Agora que você entendeu definitivamente a importância da relação entre um programa de lealdade e marketing, não deixe de aplicar essa ferramenta na sua empresa, agora mesmo!

Aproveite e fale agora mesmo com a Alloyal!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!