Skip links
Ticket Médio da empresa

Como manter saudável o ticket médio da empresa

O ticket médio da empresa é o indicador que traz a performance do valor gasto em compras. Ele ajuda a acompanhar o desenvolvimento das vendas, monitorando o valor médio pago pelos clientes para os produtos e serviços adquiridos. 

O ticket médio é muito útil para achar o resultado entre as vendas totais dividido pelo número de vendas. É uma métrica de acompanhamento que ajuda a desenvolver estratégias e tomadas de decisões.

Para entender como o ticket médio impacta o dia a dia da empresa, preparamos este conteúdo.

Banner_Gerar_Valor

Qual a importância do ticket médio da empresa?

O ticket médio é um KPI que visa fornecer informações para elaborar ações estratégicas capazes de fazer a empresa vender mais

Assim, os gestores conseguem ver com mais clareza se as vendas estão ocorrendo de acordo com a previsão esperada. Veja como essa avaliação é feita na empresa:

Performance

Saber a performance da sua equipe de vendas ajuda a trazer melhorias para o time. De olho na performance, sua empresa pode preparar treinamentos eficientes a fim de aumentar o número de negócios fechados. 

Os treinamentos também podem ser direcionados para aumentar a compra do mesmo cliente, gerando um cardápio de produtos e serviços diversificado. 

Dentro da análise de performance também estão os canais eletrônicos pelos quais seus clientes fazem compras ou podem conhecer mais sobre os produtos e serviços.

Para isso, veja se as páginas de venda e de captura de leads estão bem direcionadas para atrair o público ideal. Uma falha nesse tipo de venda eletrônica, pode fazer com que a performance diminua e deixe de arrecadar bons resultados.

A performance está diretamente ligada ao ticket médio. Qualquer queda no valor do ticket pode representar um problema ou desalinhamento entre o time — e os canais — de vendas e os clientes.

Avaliação de mudanças

Na hora de implementar uma mudança de estratégia é fundamental saber avaliar o que deu certo ou não. Assim, a empresa fica mais segura para saber se continua com a ideia ou se muda de direção novamente.

Tudo o que uma empresa precisa é de usar indicadores para tomar decisões, assim fica mais fácil ter efeitos positivos. 

Por isso, use o ticket médio para avaliar as mudanças de como seu produto está sendo vendido, ajudando nessa tomada de decisão.

Por exemplo, usar ações de upsell podem garantir um aumento no ticket médio da empresa. Em outro momento, aumentar a oferta de produtos pode ajudar nos resultados, etc.

Qual o impacto do ticket médio na saúde financeira da empresa?

No que tange ao aumento no faturamento, o ticket médio é um indicador que ajuda a dar uma base para avaliar o crescimento da empresa. A partir desse indicador, o gestor vai acompanhar seus números a fim de trabalhar em cima do aumento de vendas. 

Um ticket médio alto é sinal de balança positiva no mês. Até porque, gastar mais com o cliente e receber menos retorno é sinal de prejuízo. É nessa hora que a equipe de vendas trabalha com o marketing para promover mudanças.

A saúde financeira da empresa depende de ações que farão com que o cliente compre mais ou que aumente o valor de compra. Isso vai trazer equilíbrio, além de colaborar para o fortalecimento da marca. Afinal, clientes mais satisfeitos compram com mais segurança, fidelizam e engajam com a marca.

Qual o ticket ideal para a empresa?

O ideal para uma empresa é fazer comparações periodicamente para avaliar melhor as vendas. Sendo assim, o ticket ideal de uma empresa deve ser achado nos seus próprios números. O ticket médio vai depender do período, do segmento e do tempo de mercado da empresa.

É importante lembrar também que cada categoria tem seus resultados. Veja algumas práticas que ajudarão a extrair o melhor resultado possível.

Acompanhe o histórico de tickets médios da sua empresa

É importante lembrar que dados isolados não levam a uma conclusão para tomada de decisão. Sendo assim, esse indicador deve ser acompanhado para que a empresa crie comparações com seu próprio histórico. 

Analisar o histórico mensal de tickets médios da empresa ajuda a achar valores padrões. Com isso, será possível medir os resultados para ver se houve aumento ou diminuição do indicador. Assim, a empresa pode agir com estratégias de melhorias para aumento do ticket médio.

As variações no ticket médio ajudam a criar estratégias. Por exemplo, se o ticket cai em um mês, vai ser preciso articular uma campanha para buscar o equilíbrio no próximo mês.

É fundamental ter o monitoramento para que os planos de ação não sejam apenas “pagar incêndios”, mas sim atividades que gerem impactos estruturais de melhorias.

Faça benchmarks

Comparar a sua grama com a grama do vizinho também é uma maneira de se achar no mercado. Desde que a empresa não utilize somente este recurso, avaliar como está o ticket médio dos seus concorrentes é uma boa opção.

Isso vai servir como uma bússola para a sua empresa, criando metas próximas ao número do mercado. É claro que é preciso fazer essa comparação de acordo com o seu segmento. Seguindo essa lógica, uma loja de roupas vai ter números diferentes de um supermercado, por exemplo. 

Tenha um conjunto de métricas

É importante ressaltar que somente um indicador não traz muita clareza para o negócio. O ticket médio, por exemplo, é só uma maneira de avaliar as vendas da empresa. 

Por outro lado, outras métricas, como o CAC, ajudam na hora de saber quanto o cliente custou para a empresa. 

A partir desse indicador, a empresa saberá quanto recebeu de volta por esse cliente que adquiriu. Um ticket médio alto é capaz de aumentar o Retorno sobre o Investimento (ROI). Além disso, o ticket médio vai ser importante para calcular o valor do tempo de vida do cliente, o LTV.  

O ticket médio da empresa é essencial para a manutenção do crescimento e da estabilidade financeira da organização. Ter atenção a esse indicador pode ser um fator determinante para o sucesso. 

Aproveite a visita e conheça diferentes estratégias para aumentar o ticket médio.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.