blank

Como conectar com outras empresas em uma parceria de negócios

Quando se trata de estratégias de crescimento para uma empresa, vemos muitas ações internas serem realizadas. Entretanto, existe outra alternativa que nem sempre é bem aproveitada. Estamos falando de parceria de negócios.

Nem sempre as demais empresas são concorrentes que precisam ser superadas. Na verdade, é possível encontrar parceiros que ofereçam apoio mútuo para ganhar mais visibilidade, alcançar um público maior e assim ter mais sucesso no mercado.

Existem várias formas de fazer uma parceria de negócios, mas em todos os casos ambas as partes alcançam diversas vantagens. Neste artigo você vai entender melhor como essa estratégia funciona. Continue lendo!

O que é uma parceria de negócios?

A parceria de negócios é uma união entre empresas que apresentam objetivos em comum. Podem se unir duas ou mais organizações para uma troca de conhecimento, de experiências e para apoio mútuo, de modo que todas sejam beneficiadas.

As empresas podem se unir, por exemplo, com o objetivo de aprimorar processos de produção ou de gestão por meio da troca de conhecimentos que citamos. Elas também podem se unir para trazer novidades para o mercado e serem pioneiras em um determinado segmento.

Existe, ainda, a possibilidade de fazer uma parceria com o objetivo de fortalecer a imagem das marcas. Nesse caso, o foco maior é o marketing. Contudo, também pode haver outros objetivos.

Quais as vantagens de ter parceiros na empresa?

Um aspecto muito importante na hora de firmar uma parceria de negócios é que as empresas envolvidas tenham metas, objetivos e expectativas bem alinhados. Quando isso acontece, cada uma delas consegue alcançar inúmeras vantagens. Confira a seguir as principais.

Diminuir a burocracia

Imagine que uma pessoa tenha que entregar uma encomenda de biscoitos. Ela consegue fazer tudo sozinha, mas levará muito tempo. Sua produtividade aumentaria se tivesse um parceiro porque, nesse caso, há uma redução da carga de trabalho e também trocas de experiências que ajudam a simplificar o processo.

É exatamente isso que acontece na parceria de negócios. Uma empresa auxilia a outra na otimização de processos internos. Também pode favorecer a obtenção de recursos, o acesso a serviços e produtos, de modo que a parceira se aprimore e ofereça uma melhor experiência para o cliente.

As parcerias entre o e-commerce e as transportadoras, por exemplo, ajudam a reduzir a burocracia na logística e no frete, e ambas saem ganhando.

Atuar no mercado de forma estratégica

As empresas parceiras também compartilham dados e informações. A partir deles, ambas conseguem desenvolver estratégias muito mais eficazes, por isso, sua atuação no mercado também é otimizada.

Quando uma ou mais organizações trabalham juntas, elas começam a dividir um público-alvo em comum. Logo, o alcance se torna muito maior e a presença de mercado é fortalecida. 

Isso acontece, por exemplo, quando os usuários de um determinado serviço têm descontos na contratação de outros serviços em função da parceria entre as duas empresas. No final, elas conseguem conquistar mais clientes e se fortalecer no mercado.

Aumentar a capacidade competitiva

Ao trabalharem juntas, as empresas podem se tornar muito mais competitivas no mercado. Isso acontece porque elas estão unindo as suas estratégias, os seus processos, sua experiência e conhecimento técnico. Dessa forma, como explicamos, uma contribui para a otimização do crescimento da outra.

Dependendo das parcerias que são firmadas, é possível fortalecer determinados aspectos que ainda precisam ser melhorados dentro de uma organização, como na parceria com empresas especializadas em tecnologia da informação, ou que estão implementando Inteligência Artificial, naquelas especialistas em marketing, gestão de processos, de produção ou de pessoas, e assim por diante.

Como encontrar parceiros de negócio?

Conforme explicamos, uma boa parceria de negócios acontece quando as empresas têm metas, objetivos e expectativas bem alinhados. Ou seja, elas precisam ter interesses em comum. Mas não é só isso, pois também é muito importante que essas organizações tenham missões, valores, uma visão e culturas parecidas, ou que se complementam.

Por isso, não se trata de escolher o parceiro observando apenas o tamanho da empresa no mercado e a sua presença ou a confiança que o público já adquiriu na marca. É preciso analisar se essa parceria de fato vai somar algo para os dois negócios.

A seguir, veja três ações que devem ser colocadas em prática para encontrar bons parceiros de negócio.

Faça um estudo do mercado

A parceria de negócios precisa complementar aquilo que a sua empresa já faz. Então, é importante analisar o mercado para verificar aquilo que poderia trazer um valor a mais para os seus clientes.

Quais são os interesses dessas pessoas? Que tipo de solução poderia trazer mais valor para o que a sua empresa já faz por esse público? Busque parceiros que tragam essa complementação.

Conheça seus concorrentes diretos e indiretos

A análise da concorrência é uma estratégia que também pode contribuir para encontrar a melhor parceria de negócios. Quando você analisa seus concorrentes diretos e indiretos, pode fazer uma comparação com as soluções oferecidas hoje pela sua empresa.

Assim, tem a oportunidade de identificar o que ela pode não estar entregando para o público, ou então algo que poderia ser o seu diferencial, e o parceiro de negócios viria como um grande aliado para oferecer esse algo mais.

Faça conexões

Para conhecer novas empresas e outros profissionais, é muito importante estar em contato com eles. Logo, para encontrar uma boa parceria de negócios, você precisa começar fazendo conexões para compor uma boa network.

É fundamental que o seu negócio esteja bem ativo no seu ramo de atuação, que se faça presente em eventos, nas redes sociais e outros canais que permitam manter contato com empresas do mesmo setor ou de ramos afins.

Pense em um diferencial atrativo

Para desenvolver um diferencial, você precisa olhar para os concorrentes e também para o seu público. Mas ao mesmo tempo pode ser interessante verificar um público novo que você esteja pretendendo alcançar com essa parceria de negócios.

Dessa forma, pode desenvolver um diferencial muito mais atrativo, que vai chamar a atenção dessas pessoas novas ou então fortalecer a relação que você já tem com o seu público. Quem sabe, pode aumentar o ticket médio dele por causa de uma nova oferta mais vantajosa.

O importante é que esse diferencial agregue algum valor para as pessoas que você pretende atingir, a fim de despertar o interesse delas.

Quais os tipos de parcerias de negócio existentes?

Você viu que a parceria de negócios pode ser feita com diversos objetivos. Por isso, existem diferentes tipos de parceria.

Parceria de produto ou serviço

Nesse tipo de parceria, as empresas desenvolvem e lançam um novo produto ou serviço no mercado. O objetivo dessa junção entre as organizações é fazer com que o público de cada uma conheça o trabalho da outra. Sendo assim, o ideal é que não sejam negócios concorrentes.

Parceria de marca (Co-Branding)

É um tipo de parceria de negócios parecido com o anterior, mas nesse caso as empresas parceiras se unem com foco em aumentar o valor agregado para suas soluções, ou ampliar o volume de vendas. Elas promovem um produto ou serviço juntas, ou então ressaltam as competências umas das outras para aumentar a credibilidade e a visibilidade.

Parceria de distribuição

As redes distribuidoras, os atacadistas e também os afiliados geralmente constroem parcerias de distribuição. O objetivo é fazer com que haja uma promoção externa do negócio da outra empresa, assim, ambas saem ganhando.

Para uma, o benefício vem com uma distribuição maior dos seus produtos, há um alcance amplo de mercado. Já a outra se beneficia da credibilidade da marca e do faturamento que consegue alcançar.

Corporate Ventures

Nessa parceria de negócios, uma empresa que está nascendo ou crescendo recebe investimentos de outra já consolidada no mercado. Esse tipo de parceria é muito comum para o lançamento de startups.

Geralmente, a organização que está investindo não se envolve nas decisões da outra empresa. Ela injeta recursos nesse negócio porque vê nele um bom potencial, e depois colhe os frutos desse investimento.

Como reunir parceiros em um aplicativo?

Hoje em dia existem soluções tecnológicas que favorecem a parceria de negócios. Os parceiros podem ser reunidos em um aplicativo, por exemplo, para que o público-alvo que eles têm em comum possa encontrar todos os produtos e serviços que procuram em um só lugar.

Por isso, é interessante que essas empresas se reúnam para a criação de um clube de vantagens. O ideal é que esse clube seja desenvolvido utilizando uma tecnologia que permita o lançamento de um aplicativo próprio e totalmente personalizado.

Assim, a empresa idealizadora desse clube de vantagens pode fortalecer a sua marca e identidade visual, gerando identificação com o público para que ele saiba que esse clube pertence a uma determinada organização e aos seus parceiros.

O clube de vantagens é um diferencial muito competitivo por oferecer benefícios que as pessoas não vão encontrar nos demais concorrentes. Todas as empresas que participam do clube como parceiras, têm maiores chances de fazerem vendas.

Mas não é só isso porque elas passam a fazer parte do dia a dia desses clientes assinantes do clube. Dessa forma, terão a preferência dessas pessoas, já que elas serão fidelizadas, e isso fortalece ainda mais a marca de cada uma.

Portanto, uma excelente opção para firmar uma parceria de negócios é a criação de um clube de vantagens próprio, personalizado e que traga tecnologia de ponta. Assim é possível acrescentar parceiros estratégicos, além de desfrutar das parcerias que a própria plataforma desenvolvedora já disponibiliza para as empresas clientes.

Assim você pode criar o seu clube de vantagens com o diferencial de contar com grandes marcas que já estão disponíveis na plataforma. Confira neste artigo quais são as marcas parceiras da Alloyal e que podem fazer parceria com você também!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!