Skip links

Aprenda tudo o que você precisa sobre Análise de mercado

A análise de mercado é imprescindível para se destacar da concorrência. Em busca de preços competitivos e de sustentabilidade no mercado, o planejamento estabelecerá também o crescimento da empresa.

Se a empresa não conhece a fundo o mercado em que atua, fica mais difícil tomar ações estratégicas para vencer a competitividade. Por outro lado, pode ocorrer uma estagnação que beira a paralisia. 

Por isso, para evitar períodos nebulosos em crise econômica e queda no ticket médio, a empresa precisa fazer uma análise capaz de direcionar ideias de negócios mais eficientes. 

Banner_Atrair_Reter_Fidelizar

O que é uma análise de mercado?

O objetivo de uma análise de mercado é obter informações a respeito da atuação  do mercado em que se encontra a empresa. Este item faz parte de um plano de negócios a fim de que a empresa saiba bem sobre o terreno que está pisando.

Assim, o gestor da empresa saberá como atuar perante o mercado. Por meio deste estudo é possível ter uma visão sobre os concorrentes, o perfil dos clientes que atenderão e traçar decisões estratégias para o marketing de atração.

Por fim, a empresa terá um panorama geral sobre quais mercados ela poderá explorar. Mas é importante destacar que a análise de mercado não deve fazer parte somente do plano de negócios, ela precisa ser feita periodicamente, já que o mercado muda constantemente.

A importância da análise de mercado

A análise de mercado deve ser uma prioridade tanto para a empresa que deseja se estabelecer no negócio como para aquela que deseja expandir. Existem vários benefícios nessa atitude de planejamento:

Ideia de mercado no momento presente 

O cenário atual deve ser avaliado de maneira criteriosa. Afinal, tudo deve ser somado à análise de mercado. Fatos como comportamento do consumidor, características do mercado no momento atual, além de oportunidades que podem ser exploradas devem ser analisadas em conjunto. 

Para ficar mais claro, o mercado deve ser analisado de um modo geral, sem deixar de lado tudo que faz parte da sua composição. Uma crise econômica como a que sofremos por conta da pandemia de Covid-19, revelou uma mudança de comportamento do consumidor. 

Depois desse cenário, cresceu o número de vendas on-line. Talvez, em outro momento, as vendas pela internet não teriam crescido tanto.

Conhecimento do público-alvo 

A primeira coisa que o empresário precisa entender é que o público-alvo tem características em comum que devem ser percebidas. Ou seja, seu produto foi criado para resolver um problema que é comum dentro do seu público. 

Perceba também como esse público prefere consumir seus produtos. Geralmente, eles costumam seguir um padrão. Em muitos casos, seus hábitos também revelam semelhança, seguindo alguns fatores que influenciam seu comportamento.

Para isso, busque informações por fontes de dados seguras como IBGE. Na maioria das vezes,  uma empresa que faz muitas vendas está mais ligada à capacidade de saber sobre seu público-alvo do que com o produto em si. O mais importante é buscar pela satisfação do cliente. 

Previsão de mercado para um momento futuro 

Toda empresa deseja garantir rentabilidade por muitos anos. Mas, para que isso seja efetivo, é necessário cuidar do planejamento desde os primeiros anos de funcionamento.

A empresa que consegue vencer as crises financeiras que podem surgir devido à instabilidade do mercado financeiro, precisa avaliar as projeções do mercado.

Nessa guerra, vence quem tem capital armazenado para suportar qualquer vento contrário. Quanto mais preparada a empresa estiver para superar a crise, mais ela conseguirá investir em soluções que a colocará resistente às adversidades.

Fundamentação de decisão com base em dados 

O mercado é volátil e disso você sabe, mas, o mais importante, é saber tomar sábias decisões. Uma equipe de marketing precisa estar totalmente conectada com a equipe de vendas e o fluxo de caixa precisa ser forte para suportar todo o restante.

Para evitar desperdício e erros desnecessários, uma boa fundamentação com base em dados e não em “achismos” é a maneira mais segura de tomar decisões que vão operar a empresa.

Qual a definição de análise de mercado?

Abrir uma empresa incide em mais do que ter desejo por colocar um negócio no mercado. Nem sempre somente o conhecimento do negócio ou a experiência são suficientes para o empreendedor. 

Por isso, a análise de mercado torna-se uma maneira mais sólida de ver como o negócio se posiciona dentro do segmento. 

Sendo assim, a empresa vai ganhando mais base para investir em estratégias que vão atrair mais clientes.

Para que serve a análise de mercado?

O conceito de análise de mercado contribui para que a empresa tenha também mais perspectiva no mercado em que atua. Sem fazer um estudo prévio do que está acontecendo no mercado, fica mais difícil tomar decisões acerca do rumo que a empresa deve tomar em seus desafios diários.

Por exemplo, a pandemia tirou muita empresa da zona de conforto. Com isso, muitos negócios inovaram para continuarem ativos no mercado. Porém, surge a dúvida: será que essa iniciativa terá um resultado duradouro Ou seja, a falta de expectativa pode gerar confusão e até mesmo insucesso.

Dessa forma, a análise mercado surge para direcionar o empresário que precisa lidar com imprevistos no mercado. 

Como fazer a análise de mercado?

A análise de mercado contribui para prevenir a empresa de possíveis imprevistos no mercado. Vamos analisar cada etapa desse processo.

Conhecer o setor

Uma empresa que quer oferecer diferenciais para o seu cliente, precisa estudar como está o mercado no período atual. Essa é uma maneira de buscar maneiras de encantar o cliente que está sendo atraído por várias empresas diferentes do mesmo segmento.

Assim, a empresa não começa atuando no mercado de maneira tão inexperiente. Somente observando como o mercado se comporta para atrair mais a atenção de clientes cada vez mais exigentes, é possível entrar com peso na marca. 

Para isso, a pesquisa deve estar focada no mercado do segmento por meio de agências reguladoras, informações do Sebrae e associações. Além disso,é importante saber como as empresas do segmento alavancam seus resultados mediante às crises econômicas. 

Entenda o público-alvo

O público-alvo possibilita que a empresa tenha acesso a informações preciosas antes de colocar o produto no mercado. Dessa maneira, a empresa poderá avaliar o comportamento do consumidor, a ponto de trazer soluções para suas principais dores. Portanto, seus dados pessoais, bem como hábitos de sua rotina e modo como compram um produto devem fazer parte da pesquisa.

Vale lembrar que segmentar o público-alvo por meio de classe social e atividade profissional ajudam a definir um perfil de persona. Ou seja, um personagem fictício que corresponde a um perfil ideal de cliente para determinado produto. Quanto mais a empresa consegue ter acesso a essas informações, melhor elas conseguem promover soluções para o cliente. 

Mais do que isso, essa etapa da análise de mercado mostrará até onde a empresa conquistará abrangência. Assim, a empresa percebe o quanto vai precisar investir para conquistar o mercado, ao mesmo tempo que propõe produtos interessantes para seu público.

Estudar a concorrência e os fornecedores

A concorrência que consegue se destacar no mercado, possui inovações, boa clientela, marca reconhecida no mercado e, também, possui bons fornecedores.

Acima de tudo, para ter um negócio operando com perfeição, sua empresa precisa de bons fornecedores. Afinal de contas, tudo que impacta na produção ou na entrega do produto, cai na satisfação do cliente

Bons fornecedores oferecem qualidade a preço justo e, principalmente, entregam no prazo. Sem dúvida, esses são fatores muito relevantes para a empresa que quer superar a concorrência. Inclusive, a análise de mercado avaliará também como é feita a entrega dos produtos. Assim, os aspectos negativos da concorrência são margem à oportunidades.

Analisar o produto

O produto deve ser o objeto de desejo do cliente. No entanto, nem sempre uma grande ideia vai satisfazer a expectativa do consumidor. Nesse caso, a melhor maneira de saber se o produto irá agregar valor ao cliente é analisando a concorrência

Em outras palavras, a análise de mercado que aponta para o produto dá informações importantes referente ao que está sendo vendido. Por isso, as qualificações nas redes sociais e em sites em geral são indicativos de pontos de melhoria. Essas observações, dadas pelos próprios clientes sobre a concorrência, contribuem para o lançamento de um produto capaz de atender suas necessidades.

Precificação do produto

O preço é um fator muito importante para atrair clientes. Em primeiro lugar, para ter uma base sólida de clientes é preciso que o público veja valor na sua empresa. Depois, o preço aparece como item relevante. 

É preciso ter muito cuidado na hora de precificar seus produtos.  Caso o produto esteja com um valor muito abaixo do mercado, isso pode soar como baixa qualidade. Por outro lado, se o preço estiver muito alto em relação à concorrência, naturalmente pode reduzir sua base de clientes.

Achar um preço que não impacte na queda da base de clientes será a chave para continuar crescendo. Para isso, a análise de mercado vai ser uma maneira de achar uma definição de preço justo. 

Necessariamente, o preço precisa estar dentro de um valor ideal de mercado. Mas isso será possível se houver , além da análise de mercado, uma projeção de margem de distribuição, análise da concorrência e projeção do ponto de equilíbrio

Custo de Aquisição de Clientes

Investir em clientes é sempre custoso para empresa. Pensando em reduzir esse custo, muitas empresas optam por garantir a fidelização de antigos clientes. Contudo, principalmente quando a empresa está iniciando, gastar com novos clientes é extremamente necessário para fazer a empresa crescer.

Por isso, toda empresa precisa dar atenção ao CAC. O CAC(Custo de Aquisição de Cliente) é um indicador que mostrará o quanto a empresa colocou dinheiro para ganhar cada cliente. 

Isso significa que é muito prudente ter um planejamento para fazer a expansão da sua empresa. Caso contrário, só restará a maneira orgânica, o famoso “boca a boca”. Apesar de eficiente, pode levar um tempo considerável para fazer a empresa ter relevância. 

Então, a melhor maneira de trazer clientes para o negócio é elaborando um plano estratégico. Por isso, o CAC vai ajudar a prever quanto custa para o consumidor entrar pelas portas da empresa, fazer a ficha e sair com uma sacola na mão.

Essa métrica importante ajuda a empresa a ser mais eficiente em suas estratégias de marketing. Dessa maneira, ela pode crescer sua base de clientes com os gastos que teve anteriormente. Isso dá mais previsibilidade para a empresa ter noção de quanto de caixa precisa para investir em novos clientes.

Avaliar as projeções de mercado

Uma análise de mercado consegue prever tendências e inovações que estão a ponto de entrar para o país. Portanto, estar atento a essas previsões só contribui para fazer a empresa sair na frente de seus concorrentes.

Em contrapartida, não é só de boas oscilações que o vive o mercado, existem também as crises financeiras. Sendo assim, é mais um motivo de ter atenção para se precaver. Por isso, a análise de mercado serve também como uma maneira de se planejar para evitar sofrer com as inseguranças do mercado.

Em resumo, a análise de mercado é uma forma de manter a empresa mais segura das imprevisibilidades. Além de fatores internos que podem contribuir como preço inadequado, produto mal planejado, existem fatores externos como crises financeiras e inovações bem elaboradas da concorrência 

Por isso, a melhor maneira de fazer com que os problemas sejam amenizados é por meio de um planejamento. Portanto, a análise de mercado torna-se uma ferramenta indispensável para que a empresa mantenha cada vez mais o foco no cliente.

Depois de saber como funciona uma análise de mercado, você compreender também uma etapa muito importante para o crescimento da empresa. Veja o material que preparamos sobre análise de concorrência.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.