11 melhores softwares para provedor de internet

Gerenciar um provedor de internet eficientemente pode ser um desafio, considerando a complexidade dos processos envolvidos, desde o cadastro de clientes até o provisionamento de serviços e o suporte técnico. É aí que entram os softwares para provedores de internet. 

Essas poderosas ferramentas foram projetadas para simplificar e otimizar as operações dos provedores, permitindo automação de tarefas, controle de assinantes, faturamento preciso e monitoramento de rede. 

Continue lendo e saiba tudo sobre softwares para provedor de internet.

O que é um software para provedor de internet?

Um software para provedor de internet é um conjunto de programas e sistemas desenvolvidos para auxiliar na gestão e operação de um provedor de serviços de internet. 

Esses softwares são projetados para lidar com várias tarefas e funcionalidades específicas relacionadas à infraestrutura de rede, gerenciamento de clientes, monitoramento de desempenho, faturamento, suporte técnico e outras operações essenciais.

Principais funcionalidades sobre um software para provedor de internet

Veja a seguir quais são as principais funcionalidades encontradas em softwares para provedores de internet.

  • Gerenciamento de clientes: permitem registrar e manter informações dos clientes, como detalhes de contato, serviços contratados, histórico de pagamentos e solicitações de suporte.
  • Provisionamento de serviços: possibilitam a ativação, modificação e suspensão dos serviços de internet oferecidos aos clientes, como planos de banda larga, conexões de fibra óptica, serviços de voz, entre outros.
  • Faturamento e cobrança: facilitam a geração de faturas, cálculo de taxas, controle de pagamentos e acompanhamento de inadimplências, auxiliando na gestão financeira do provedor.
  • Gerenciamento de rede: permitem monitorar e controlar a infraestrutura de rede, como roteadores, switches, servidores e equipamentos de rede, para garantir um bom desempenho e minimizar interrupções de serviço.
  • Suporte técnico: oferecem ferramentas para registro e acompanhamento de solicitações de suporte dos clientes, permitindo o gerenciamento eficiente de problemas técnicos e a prestação de assistência técnica.
  • Relatórios e análises: fornecem dados e métricas sobre o desempenho da rede, utilização de largura de banda, satisfação do cliente e outros indicadores importantes para auxiliar na tomada de decisões e no planejamento estratégico.

Esses softwares são personalizáveis e adaptáveis de acordo com as necessidades específicas de cada provedor de internet, permitindo uma gestão mais eficiente, automatizada e escalável dos serviços prestados.

Melhores softwares de gestão para provedores de internet 

Existem diversos softwares de gestão disponíveis para provedores de internet. A grande maioria deles oferece recursos de gerenciamento de clientes, faturamento, provisionamento de serviços, suporte técnico, controle de estoque e monitoramento de rede. Veja a seguir alguns dos principais.

Sistema de Gerenciamento de Redes (NMS – Network Management System)

Esses sistemas auxiliam no monitoramento e gerenciamento da infraestrutura de rede, fornecendo informações sobre o desempenho da rede, o status dos dispositivos, a largura de banda utilizada, entre outras métricas importantes.

Sistema de Faturamento

Ajudam a gerenciar os processos de cobrança e faturamento dos clientes. Eles podem gerar faturas automaticamente com base no uso de dados ou pacotes contratados, controlar pagamentos e gerar relatórios financeiros.

Sistema de Provisionamento

Automatizam o processo de ativação e configuração dos serviços para os clientes. Eles permitem que os provedores de internet provisionem conexões, atribuam endereços IP, configurem equipamentos de rede e forneçam serviços adicionais, como e-mail e hospedagem de sites.

Sistema de Suporte ao Cliente (CRM – Customer Relationship Management)

Auxiliam no gerenciamento do relacionamento com os clientes. Eles podem incluir recursos como registro de chamados, acompanhamento de solicitações, gerenciamento de reclamações, histórico de interações com o cliente e outras funcionalidades para melhorar o atendimento ao cliente.

Sistema de Gerenciamento de Ativos

Ajudam a controlar os ativos físicos, como roteadores, switches e cabos, em uma infraestrutura de rede. Eles podem rastrear informações sobre a localização, estado e manutenção dos ativos, facilitando a gestão e o planejamento de manutenções preventivas.

Sistema de Monitoramento de Tráfego

São usados para monitorar o tráfego de rede em tempo real. Eles fornecem informações sobre o consumo de largura de banda, a qualidade do serviço (QoS), a identificação de possíveis gargalos e a detecção de atividades suspeitas ou ataques de segurança.

Sistema de Gerenciamento de Serviços (BSS – Business Support System)

Esses sistemas são projetados para auxiliar no gerenciamento de serviços, incluindo o provisionamento de serviços, o gerenciamento de assinaturas, a configuração de tarifas e planos, a gestão de pedidos e a automação de processos de negócios.

Sistema de Gerenciamento de Help Desk

São utilizados para lidar com o suporte técnico e as solicitações de assistência dos clientes. Eles fornecem recursos como gerenciamento de tickets, triagem de problemas, acompanhamento de incidentes, escalonamento, integração com sistemas de monitoramento e registro do histórico de suporte.

Sistema de Autenticação e Autorização

Esses sistemas são responsáveis por autenticar e autorizar o acesso dos clientes à rede e aos serviços. Eles podem incluir funções como autenticação baseada em usuário/senha, autenticação por RADIUS, gerenciamento de credenciais, controle de acesso, políticas de segurança e integração com sistemas de gerenciamento de assinaturas.

Sistema de Gestão de Tráfego (Traffic Management System)

São usados para gerenciar e otimizar o tráfego de rede. Eles ajudam a controlar a qualidade do serviço, gerenciar a largura de banda, priorizar o tráfego em tempo real, aplicar políticas de gerenciamento de congestionamento e otimizar o desempenho da rede.

Sistema de Monitoramento de Segurança

São focados na detecção e prevenção de ameaças à segurança da rede. Eles podem incluir recursos como detecção de intrusões, firewall, análise de tráfego malicioso, monitoramento de logs de segurança, gerenciamento de políticas de segurança e alertas em tempo real.

Benefícios Softwares para provedor de internet

A utilização de softwares específicos para provedores de internet traz uma série de benefícios para o negócio. Confira a seguir alguns deles.

Eficiência operacional

 Os softwares de gestão para provedores de internet automatizam várias tarefas e processos, reduzindo a necessidade de trabalho manual e aumentando a eficiência operacional. Com isso, os provedores atendem melhor seus clientes e oferecem um serviço mais ágil.

Melhoria na gestão de clientes

Os softwares de gestão permitem cadastrar e gerenciar informações detalhadas dos clientes, como dados de contato, histórico de serviços, faturas e solicitações de suporte. Isso facilita o atendimento aos clientes, personalização de serviços e ações de marketing direcionadas.

Faturamento e cobrança simplificados

Com os softwares adequados, os provedores podem automatizar o processo de faturamento, gerar faturas recorrentes, controlar pagamentos, gerenciar inadimplência e enviar lembretes de pagamento; melhorando o processo de cobrança e o fluxo de caixa.

Provisionamento de serviços

Os softwares permitem o provisionamento rápido e fácil de serviços, como planos de internet, pacotes adicionais, alteração de velocidades, limites de dados, entre outros. Isso agiliza o processo de ativação de novos clientes e a modificação de serviços existentes.

Suporte técnico aprimorado

Os softwares de gestão para provedores de internet geralmente incluem recursos para o registro e acompanhamento de chamados de suporte técnico. Com isso, há uma melhor organização e resposta mais eficiente aos problemas dos clientes, melhorando a experiência do usuário.

Controle de estoque e recursos

Os softwares permitem o controle de equipamentos, dispositivos e recursos utilizados na operação do provedor, como modems, roteadores, antenas, entre outros. Isso ajuda a evitar a falta de estoque, a otimizar o uso dos recursos e a planejar melhorias e expansões da infraestrutura.Relatórios e análise

 Os softwares de gestão fornecem relatórios detalhados sobre diversos aspectos do negócio, como faturamento, clientes, inadimplência, utilização de banda, entre outros indicadores-chave. Esses relatórios auxiliam na tomada de decisões estratégicas e permitem uma visão abrangente do desempenho do provedor.

Conclusão 

Está pensando em ter um provedor de internet? Saiba que você pode agregar valor ao seu negócio utilizando a Lecupon como SVA para provedores de internet

SVA é a sigla para Serviço de Valor Adicionado. Trata-se de um termo utilizado no setor de telecomunicações para descrever serviços adicionais oferecidos.

Os serviços de valor adicionado podem incluir uma ampla variedade de recursos e funcionalidades.

A Lecupon é uma plataforma ideal para os provedores de internet, com o nosso clube de vantagens você pode oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes. Fale com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar. 

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!