7 motivos para investir em loyalty marketing

Todas as marcas reconhecem a importância de cultivar a fidelidade de seus clientes e investir em loyalty marketing é fundamental para isso.

O loyalty marketing (ou marketing de fidelidade) é uma excelente estratégia tanto na busca pela aquisição de novos clientes, quanto na retenção dos já existentes.

Quando bem executado, essa estratégia é vantajosa para ambas as partes: os clientes usufruem de benefícios em compras que provavelmente fariam de qualquer maneira, enquanto os varejistas desfrutam de retenção, aumento de receita e oportunidades de crescimento.

Continue lendo e confira o que é loyalty marketing e por que a sua empresa deve investir nessa estratégia.

O que é loyalty marketing?

O loyalty marketing, ou marketing de fidelidade, é uma estratégia na qual as empresas buscam atrair, conquistar a confiança e reter clientes, oferecendo incentivos como produtos gratuitos, descontos e benefícios em forma de pontos que podem ser resgatados posteriormente. 

Existem várias formas de aplicar o loyalty marketing, como por exemplo, ganhar um café gelado gratuito ou obter descontos através de pontos de recompensa em varejistas ou restaurantes favoritos.

Tipos de programas de marketing de fidelidade

Existem diversos tipos de programas de marketing de fidelidade, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e atrair diferentes perfis de clientes. Veja a seguir alguns dos modelos mais comuns.

Programas de fidelidade baseados em pontos

Os programas de pontos são a forma mais comum de recompensas, permitindo que os clientes acumulem pontos que podem ser trocados por brindes, reembolsos, vantagens, etc. 

Além das compras, os clientes também podem ganhar pontos compartilhando nas redes sociais, deixando avaliações, celebrando aniversários ou realizando outras ações específicas definidas pela empresa.

Programas de fidelidade baseado em frequência

Esse é parecido com o programa baseado em pontos, mas é um pouco mais simples e menos lucrativo que o anterior.

Um exemplo é uma cafeteria onde você compra um determinado item (ou qualquer item) 10 vezes e, após completar as 10 compras, recebe um item grátis. 

Formatar um programa nesse sentido geralmente é muito mais adequado para empresas que fornecem itens básicos – padarias, cafés, etc.

Programas de fidelidade em níveis

Esses programas segmentam a lealdade do cliente em diferentes níveis, oferecendo benefícios distintos com base em sua classificação.

A classificação pode depender de métricas como vendas ou engajamento, proporcionando aos clientes objetivos claros. Quanto mais elevado o nível, mais exclusivas e aprimoradas são as recompensas.

Um ótimo exemplo de um programa em níveis é o da Sephora. Dentro do programa Sephora Beauty Insider, existem 3 níveis. Cada nível é gratuito para participar, mas o fator decisivo em termos de mudança entre os níveis é o gasto dos clientes em um determinado ano.

Programas de fidelidade pagos

Os programas de fidelidade pagos exigem uma taxa de participação em troca de benefícios imediatos e contínuos. Essas taxas podem ser únicas ou recorrentes. 

Embora possam requerer comprovação de valor para a adesão, oferecem às empresas uma oportunidade de obter maior valor do cliente.

Um exemplo é a Amazon Prime, que requer uma taxa anual e oferece benefícios como frete grátis, acesso a vendas exclusivas e serviços de streaming.

Programas de fidelidade baseados em valor

Esses programas conectam as marcas aos clientes em um nível mais profundo, envolvendo a doação de uma porcentagem das compras para causas beneficentes ou iniciativas de bem-estar. 

Embora não recompensem diretamente os clientes, estes programas ganham relevância, pois as recompensas beneficiam a sociedade. 

Programas de reembolso ou cashback

Nesse tipo de programa de loyalty marketing os clientes gastam dinheiro e recebem uma pequena parte do dinheiro de volta após o fato. 

Um exemplo em que o cashback pode funcionar bem é no setor bancário e financeiro, onde os clientes normalmente podem ganhar de 0,5 a 5% em reembolso.

Programas de fidelidade baseados em indicação

Nesse modelo, os clientes são incentivados a recomendar produtos ou serviços a amigos, familiares ou colegas, e, em troca, recebem benefícios ou recompensas. 

Essa estratégia capitaliza o poder das redes sociais e do boca a boca, aproveitando a confiança interpessoal para impulsionar o envolvimento do cliente. Ao encorajar os clientes a compartilharem suas experiências positivas, as empresas expandem organicamente sua base de clientes, enquanto recompensam aqueles que contribuem para esse crescimento. 

Ao investir em programas de fidelidade baseados em indicação, as empresas podem criar uma comunidade engajada, impulsionando o crescimento sustentável por meio da confiança e da recomendação interpessoal.

7 motivos para investir em loyalty marketing

Continue lendo e confira alguns motivos do porquê investir em loyalty marketing na sua empresa.

  1. Retenção de clientes

Manter os clientes existentes é tão crucial quanto atrair novos. O loyalty marketing foca em manter os clientes existentes, incentivando-os a continuar comprando e interagindo com a marca.

Programas eficazes de fidelidade proporcionam incentivos que encorajam os clientes a continuar comprando. Ao oferecer recompensas atrativas, descontos exclusivos ou acesso a eventos especiais, as marcas fortalecem os laços com seus clientes, reduzindo a probabilidade de perder para a concorrência.

  1. Aumento de valor do cliente

Ao construir relacionamentos duradouros, os programas de lealdade incentivam os clientes a gastarem mais ao longo do tempo. Clientes fieis não apenas retornam para compras adicionais, mas muitas vezes aumentam o volume e a frequência de suas transações. 

Oferecer benefícios exclusivos e recompensas por lealdade na empresa cria uma dinâmica em que os clientes se sentem valorizados, o que, por sua vez, os motiva a investir mais em produtos ou serviços da marca.

  1. Recomendações e indicações

Outro motivo convincente para investir em marketing de fidelidade é o impacto positivo nas recomendações e indicações. Clientes satisfeitos e leais têm maior probabilidade de compartilhar suas experiências positivas com amigos, familiares e colegas. 

Os programas de lealdade que oferecem recompensas por indicações criam um ciclo virtuoso, onde os clientes existentes não apenas permanecem engajados, mas também se tornam defensores entusiastas da marca. 

Essas recomendações de boca a boca são uma forma poderosa de adquirir novos clientes, muitas vezes resultando em aquisições mais eficazes e duradouras do que os métodos tradicionais de marketing.

  1. Diferenciação competitiva

Investir em marketing de fidelidade oferece às empresas uma valiosa oportunidade de alcançar a diferenciação competitiva. Em um mercado saturado, onde os consumidores são bombardeados por opções, a capacidade de destacar-se torna-se crucial. 

Programas de fidelidade bem projetados e executados incentivam a retenção de clientes e distinguem uma marca da concorrência. Oferecer recompensas exclusivas, experiências personalizadas e benefícios significativos cria uma identidade única que ressoa com os clientes

Essa diferenciação não se baseia apenas nos produtos ou serviços, mas na conexão emocional e na lealdade que os programas de fidelidade podem cultivar.

  1. Engajamento contínuo

Investir em loyalty marketing é uma estratégia inteligente para garantir o engajamento contínuo dos clientes. Ao estabelecer programas de fidelidade bem projetados, as empresas têm a oportunidade de manter seus clientes envolvidos ao longo do tempo. 

As empresas podem utilizar estratégias como pontos acumulativos, descontos exclusivos e acesso prioritário a novos produtos ou serviços para manter os clientes envolvidos e entusiasmados.

  1. Feedback valioso

Ao incentivar a participação ativa por meio de pesquisas, avaliações e interações personalizadas, as marcas podem obter insights valiosos para aprimorar seus produtos, serviços e experiências. 

Esse feedback direto dos clientes auxilia na personalização de ofertas e na identificação de áreas de melhoria.

  1. Análise de dados

Os programas de fidelidade geram uma quantidade significativa de dados sobre o comportamento e as preferências dos clientes. 

Através da coleta e análise dessas informações, as empresas podem traçar padrões, identificar tendências e compreender melhor o perfil de seus clientes leais. Isso permite uma personalização mais eficaz das ofertas e campanhas de marketing, direcionando-as de maneira mais precisa para o público-alvo. 

Ao tomar decisões embasadas em dados, as empresas podem otimizar seus esforços de marketing, aumentar a eficiência operacional e manter uma abordagem estratégica na construção e gestão da fidelidade do cliente. 

Ofereça um programa de lealdade aos seus clientes

Para melhorar, ainda mais, o loyalty marketing da sua empresa, uma estratégia que funciona muito bem é a implementação de um programa de lealdade. 

Os programas de lealdade podem abranger uma variedade de vantagens e recompensas destinadas a cativar e fidelizar os clientes. 

Entre as medidas que podem ser adotadas estão descontos exclusivos, brindes especiais, pontos acumulativos, acesso a promoções antecipadas, entre outros incentivos personalizados.

Com o nosso programa você pode oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes. Saiba mais sobre o nosso programa de lealdade aqui.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!