Como fazer a gestão de clube de benefícios de forma adequada?

Fazer a gestão de clube de benefícios — ou clube de vantagens — pode ser bastante desafiador quando não se sabe quais são os cuidados e os erros que precisam ser evitados.

O gerenciamento das ofertas, da rede de parceiros e dos benefícios apresentados para os consumidores é fundamental para que a estratégia de retenção de clientes seja eficaz.

Para aproveitar ao máximo o que esses clubes podem proporcionar para a empresa, vamos mostrar a importância e como fazer a gestão.

Nova call to action

A importância da gestão dos clubes de benefícios

Os clubes de benefícios são redes com diversos parceiros, que apresentam cupons de descontos e ofertas para os associados. Essa variedade compreende uma série de produtos e serviços.

A gestão tenta organizar os parceiros, buscando novidades que dialoguem com as necessidades dos associados. 

É também responsabilidade da gestão notificar qualquer problema que aconteça com a aplicação de algum cupom de desconto.

Imagina oferecer uma série de benefícios que não são utilizados? A gestão acompanha a adesão dos associados às ofertas que são apresentadas, a fim de definir o perfil dos usuários.

Uma oferta que não tem adesão das pessoas pode estar ocupando o espaço de uma que seja mais compatível com os desejos e anseios das pessoas.

Sem engajamento, os clubes perdem força no impacto positivo do relacionamento.

Principais erros na gestão de clube de benefícios

Há erros que afetam diretamente a qualidade e potencial dos clubes de vantagens. Lembrando que esses clubes são fundamentais para gerar um sentimento de pertencimento e uma comunidade em torno da sua marca.

Quando utilizado em uma estratégia bem amarradinha, os clubes de benefícios podem impactar a lucratividade da empresa. Por isso, esses erros devem ser evitados ao máximo.

Deixar de considerar o perfil dos clientes

Um dos principais erros é desconsiderar o perfil dos clientes. Eles são o foco dessa estratégia, por isso, precisam ser apreciados na hora de elaborar toda a rede de parceiros que vai compor o clube.

Oferecer benefícios que não sejam compatíveis com os clientes geram promoções que ficam paradas, sem adesão. A falta de engajamento mostra um erro estratégico, afeta o parceiro e a própria empresa.

Esquecer de atualizar as informações dos clientes

As pessoas mudam, seus gostos, desejos, anseios… Tudo isso pode variar conforme o momento em que ela vive. 

Por isso, não basta apenas conhecer o perfil dos clientes, é fundamental conseguir atualizar conforme você vai percebendo a interação deles com as ofertas e parceiros.

Não deixe de acompanhar os dados para atualizar o perfil dos clientes, adaptando seu clube para melhor atendê-los.

Não incluir os novos clientes no seu clube

O clube de benefícios precisa ser apresentado como uma vantagem para os novos clientes. Estimulando-os a querer participar e contar as promoções.

Não esqueça de apresentar o clube para as pessoas e incluí-las no momento. Apresente o clube como uma possibilidade de gerar economia inteligente.

Não oferecer uma experiência única e exclusiva

Muitas vezes, por acreditarem ser mais fácil, as empresas preferem aderir a programas de clube de benefícios que já estão estabelecidos.

O problema desses benefícios é a impossibilidade de personalização. O seu cliente baixará um app genérico, sem a identidade da sua empresa, sem ter ofertas que melhorem a experiência com o seu produto ou serviço.

A total personalização é uma maneira de garantir que a sua empresa terá um clube que seja da sua empresa, de fato.

O que pode ser feito para otimizar a gestão dos clubes de benefícios?

Para tornar a gestão de clubes de benefícios mais dinâmica e fácil, é possível contar com empresas que são especializadas.

Essas empresas são responsáveis por articular toda a rede de parceiros, adicionando e excluindo promoções conforme a necessidade dos clientes.

Além disso, elas oferecem um painel exclusivo com dados e informações sobre a adesão das promoções. Esse é o caso da Lecupon, que também personaliza integralmente o aplicativo com a logo e imagens da empresa contratante.

Agora que você entendeu a importância da gestão de clube de benefícios, não deixe de conferir o que a Lecupon pode fazer para a sua empresa.

Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com nossos atendentes!

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!