Aprenda como fazer a relação entre CAC e Clube de vantagens

Você sabe qual a relação entre CAC e clube de vantagens?

Em um cenário onde cada vez mais a população vivencia períodos de inflação alta, a busca por aplicativos de vantagens tem sido uma alternativa para economizar nas despesas do dia-a-dia e ainda ter momentos de lazer pagando menos.

Logo, o clube de vantagens se mostra uma ferramenta que reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) por meio da atração e fidelização dessas pessoas.

O que é CAC?

Trata-se de uma métrica que revela o quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente.

Na soma do CAC entram, principalmente, investimentos em publicidade e vendas, mas podem ser calculados outras estratégias de acordo com as particularidades do negócio.

No geral, você pode obter o CAC do seu negócio fazendo a seguinte equação:

CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes.

O custo de aquisição de clientes (CAC)  é calculado por mês. No entanto, é importante considerar algumas alterações que podem ocorrer em menor tempo, como contratações de novos vendedores no time, o que irá trazer aumento na régua do CAC.

Isso porque, esses profissionais precisam passar pelo processo de onboarding, antes de trazer novos clientes, alavancando as vendas.

A importância do CAC

Mensurar o CAC é fundamental para que o negócio cresça no mercado, já que, esses dados proporcionam conhecimentos sobre o comportamento do cliente fazendo com que a gestão seja mais efetiva na elaboração de estratégias do setor marketing e comercial com foco na persona.

Ainda, por meio do resultado do CAC, fica mais claro entender se sua empresa tem uma gestão saudável.

Ou seja, em empresas tradicionais, o custo de aquisição de clientes precisa ser menor que o valor médio do seu produto para não ter prejuízos financeiros.

CAC X Lifetime Value 

Outro ponto a ser ressaltado é que o CAC influencia diretamente em outra métrica importante: o Lifetime Value (LTV).

Essa métrica estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa.

Saber, em média, o quanto os clientes gastam e por quanto tempo eles usam o seu produto ou serviço pode ajudar no entendimento e criação de insights de decisões importantes na gestão comercial de e marketing que a empresa precisa tomar.

Logo, com o CAC e o LTV você cria uma balança: quanto você gastou para adquirir um cliente e quanto ele vai adicionar ao tornar-se um cliente recorrente.

O objetivo para uma gestão saudável é ter o menor CAC e o maior LTV possível.

Como relacionar CAC e Clube de Vantagens?

Sabemos que ter um clube de vantagens proporciona atração e fidelização de clientes que estão em busca de melhores preços, frete grátis, cupons de desconto, dentre outros benefícios personalizados.

Mas, você sabe de fato qual a relação entre o CAC  e clube de vantagens? Entenda melhor, agora!

Aumentar a satisfação do cliente

A lógica é bem  simples.

A experiência vivenciada pelo cliente em um clube de vantagens, onde ele pode ter seus desejos e necessidades atendidos e ainda ganhar descontos e benefícios, irá deixá-lo extremamente satisfeito.

Ainda, você está agregando valor à sua marca, não somente dentro da empresa, mas, também fora do produto ou serviço que oferece por meio de parcerias, deixando o cliente ainda mais engajado.

Elevar as indicações dos consumidores

Ao adquirir clientes fiéis e encantados com a experiência que seu clube de vantagens proporciona, além de fazê-los comprar mais vezes, você também está conquistando verdadeiros promotores da marca.

Assim, eles irão fazer o marketing ‘boca a boca’ do seu negócio para amigos e familiares, trazendo novos clientes a custo zero. Uma pesquisa da Qualibest de 2023, revelou que 57% das pessoas acreditam em amigos e familiares na hora de comprar um produto. Depois, 49% acreditam em influenciadores.

Criar uma comunidade em torno da marca da empresa

Uma comunidade engajada em torno da marca ajuda a diminuir o CAC.

Quanto mais vantagens o consumidor perceber no seu clube, mais motivos ele terá para continuar adquirindo seu produto ou serviço, aumentando o LTV.

Ainda, toda vez que o cliente utilizar o clube de vantagens, ele se lembrará da sua marca, gerando engajamento.

Nova forma de atrair a atenção das pessoas

Clientes satisfeitos com seu clube de vantagens irão divulgar os benefícios a conhecidos para que eles também possam se beneficiar, atraindo novos clientes, popularizando sua marca.

Ainda, os bons resultados e divulgação do seu clube, atrai clientes de outras empresas parceiras, fortalecendo o negócio.

Relacionar CAC e clube de vantagens, proporciona diversos outros benefícios para o negócio.

Seja uma relação mais duradoura com sua persona, maior engajamento, marketing gratuito por meio de indicações ou atrações.

Todo o trabalho em torno de um clube de vantagens aumenta os lucros e ainda proporciona autoridade da sua marca no mercado. 

Então, considere agora mesmo ter essa ferramenta de marketing na sua empresa!

Fale agora mesmo com a Alloyal e saiba como criar um clube de vantagens!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!