Entenda como tirar o máximo proveito de um SVA para provedores de internet

As empresas de internet estão enfrentando uma grande concorrência, sempre aparece um provedor novo oferecendo preços cada vez mais baixos. Porém, nem sempre é o preço baixo que define o negócio, mas a melhor oferta. Por isso, entender o que é SVA para provedores ajuda como diferencial competitivo. 

O que o provedor de internet precisa entender é como oferecer benefícios que gerem valor tanto para atrair, como para fidelizar clientes.
Banner_Blog_SCM_SVA

O que é SVA?

O Serviço de Valor Agregado (SVA) não é considerado um serviço de telecomunicação para a ANATEL. Isso é muito bom, pois além de diminuir o pagamento de impostos, incentiva o cliente a usar o serviço principal.

Essa oferta de benefícios agregados proporciona uma satisfação maior ao cliente que não quer somente usufruir do serviço de dados ou de voz. Ele acaba desfrutando de benefícios extras dentro da oferta do plano.

Com certeza, isso vai ser relevante quando ele pensar em cancelar o serviço. A melhor solução para manter seus clientes por um período extenso de tempo é oferecendo SVA. 

Quais as 6 principais vantagens de ter um SVA para provedores?

Acrescentar um SVA ao provedor de internet faz a empresa se destacar da concorrência. Assim, o consumidor ganha com a exclusividade de serviços adicionais de empresas parceiras do seu interesse. 

1. Diversificar o portfólio de ofertas

O cliente gosta de variedade para escolher o melhor benefício. Ter um SVA que esteja de acordo com o perfil dele é uma oportunidade de atraí-lo

Investir em benefícios interessantes gera mais estratégias comerciais e dinamizam as propostas de marketing.

2. Aumentar o ticket médio

As empresas que trabalham com serviço de assinatura costumam oferecer um pacote simples, outro intermediário e o pacote mais caro com mais benefícios inclusos. Geralmente, o pacote médio oferece o melhor custo benefício.

Essa estratégia mostra ao cliente que ele pode pagar um valor que cabe no bolso e ainda melhora sua experiência com a empresa. Dessa maneira, ele fica satisfeito com a oferta e a empresa consegue aumentar o seu ticket médio. 

3. Fortalecer a retenção de clientes

Enquanto as empresas só se preocuparem em trazer novos clientes, o número de cancelamentos pode crescer. Na verdade, procurar entender o cliente, buscar melhorias e dar descontos e outros benefícios fazem parte de uma boa retenção.

Se o seu provedor de internet tiver um SVA interessante, você vai trabalhar também na fidelização. Em outras palavras, a retenção de clientes da sua empresa vai ser muito maior. Isso quer dizer que, ainda que você perca assinantes, esse número vai ser irrelevante e incapaz de prejudicar o negócio.

4. Fidelizar clientes

Manter o cliente na empresa por mais tempo contribui para a longevidade do seu negócio. 

Sem contar que é menos custoso manter um cliente antigo ativo do que captar um novo. 

Você já conhece o comportamento de compra, suas preferências e seu envolvimento com a empresa. Essa análise que é feita, ao longo do tempo, permite que você escolha os benefícios certos para mantê-lo longe da concorrência. Então, invista em fidelização de clientes. 

5. Ganhar autoridade no mercado

As grandes empresas precisam de tempo para construção de suas marcas. Mas isso não impede que pequenas empresas de provedor de internet conquistem uma boa fatia do mercado. Muito pelo contrário.

A procura por novidades e ofertas atrativas, motivam o consumidor a optar por um provedor de internet que ainda está em crescimento. Essa é a oportunidade da empresa virar referência e ganhar autoridade no mercado. 

6. Ter um retorno maior com baixo investimento

O SVA será um benefício de baixo custo se for comparar com o retorno que ele trará para a empresa. Vale a pena associar seu provedor de internet a serviços extras que vão valorizar o plano de assinatura. 

Como estruturar um SVA na minha empresa?

A melhor maneira de garantir o sucesso no faturamento da empresa é investindo em SVA de qualidade. Não adianta oferecer o que o seu cliente não quer. 

Outra dica é procurar por especialistas em tributação para elaborar a melhor estratégia para ganho fiscal da empresa.

Quais os cuidados na hora de escolher uma parceria?

Fazer uma parceria por fazer não soma como benefício atrativo. Uma vez que o SVA vai melhorar a experiência do seu cliente com a empresa, escolher bons parceiros é prioridade.

A ideia é oferecer serviços que vão ser utilizados pelo seu público. Você pode optar por cursos, Apps de música e filmes, por exemplo. Fuja de um parceiro que já tem um índice alto de reclamações por insatisfação na entrega do serviço. 

Como funciona a tributação de SVA para provedores?

Enquanto o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é tributado pelo ICMS por ser um serviço de telecomunicação, o SVA não recebe esse tipo de tributação.

Essa diferença ocorre porque o SVA é considerado um serviço adicional. Sendo assim, ele foge da alíquota elevada do ICMS que varia entre 27% e 37% dependendo do Estado.

A grande vantagem do provedor de internet fornecer SVA é a possibilidade de diluir impostos de ICMS dentro dessa categoria, de forma legal. É uma maneira de abaixar o custo do serviço, ao passo que ele se torna mais atrativo.

O SVA para provedores é uma estratégia para fidelizar clientes, abaixar os custos da empresa e aumentar a margem de lucro. 

Se você ficou interessado e quer saber mais como otimizar seu SVA, baixe o nosso e-book!

BannerRodape-OtimizarSVA
blank
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!