Aprenda e decifre os mistérios sobre o que significa Black Friday

Você sabe o que significa Black Friday? Uma das datas mais aguardadas pelos empreendedores e consumidores surgiu nos EUCA. Uma maneira de aquecer o mercado para o Dia de Ação de Graças e o período natalino. 

A expectativa das empresas brasileiras é positiva, já que 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto durante o evento.

Esse indicador revela um avanço de 3% em relação ao último ano, conforme um levantamento da Globo, disponibilizado pela Plataforma Gente e compartilhado pelo site da Exame. Na classe A, o percentual é de 65%.

Banner_BlackFriday2022

O que significa Black Friday?

A Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas virtuais e físicas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. 

Essa data tão importante para o comércio tem origem nos Estados Unidos, como um ponto de partida para o período de compras de ação de graças, natal e reveillon.

O feriado norte-americano de ação de graças é tão importante quanto o natal para os brasileiros. 

Trata-se de um momento de união familiar, chamando atenção para que o comércio aproveitasse o momento para alavancar ainda mais as vendas.

Qual a origem da Black Friday?

Você ainda pode estar se perguntando: “mas porque esse nome e o que significa Black Friday?”. Essa expressão foi usada pela primeira vez em 24 de setembro de 1869. 

Naquele ano e dia, o preço do ouro nos EUA subiu e acabou quebrando a economia. Era uma sexta-feira. O governo precisou intervir, elevando a oferta de insumos, fazendo com que os preços caíssem.

O episódio que poderia ser entendido como traumático para a economia norte-americana, tornou-se uma oportunidade para gerar economia e aumentar o faturamento.

Ao longo dos anos, a Black Friday se consolidou após o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos.

Como o feriado ocorre sempre na última quinta-feira do mês de novembro, era comum faltar na sexta, emendando o feriado. Como essa folga era usada, principalmente, para fazer compras de natal, acabou sendo escolhida para a Black Friday.

O que é o Dia de Ação de Graças?

O Dia de Ação de Graças é uma das datas mais importantes da cultura dos EUA. 

A data também é celebrada no Canadá e nas ilhas do Caribe, como um momento de gratidão, orações e festas.

O feriado ocorre na última quinta-feira do mês de novembro, próximo as festas natalinas, sendo uma forma das pessoas relembrarem e agradecerem o ano que termina. 

O dia de ação de graças teve sua origem no período da colonização da América do Norte.

Nessa ocasião, um grupo de colonos, tinha se estabelecido na região da Nova Inglaterra, nas colônias ao norte do atual Estados Unidos. 

Como era difícil para os ingleses se manterem naquele momento, a  tribo indígena local, chamada wampanoag, ajudou os colonos, ensinando a plantar, caçar e pescar.

Logo depois, os colonos tiveram uma boa colheita e, agradecidos, celebraram a fartura da colheita com uma festa, convidando a tribo wampanoag para esse momento de gratidão.

Os wampanoag teriam levado perus, ave que se tornou prato típico da celebração.

Mas foi mesmo no século XIX que a data se consolidou, sendo comemorada com um jantar, onde familiares e amigos se reúnem para demonstrar sua gratidão pelo ano que viveram.

Quando acontece a Black Friday?

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro e, em 2022,  acontece no próximo dia 26 de novembro. 

No entanto, aqui no Brasil, o comércio já se antecipa com o aquecimento chamado “Black November”, movimentando promoções e descontos durante todo o mês de novembro.

A tradição norte-americana desembarcou no Brasil em 2010 e continua até os dias de hoje. Para se ter uma ideia do sucesso, a Black Friday 2021 movimentou R$5,4 bilhões, no país, segundo dados da Neotrust.

A data demorou para ter adesão em território brasileiro. Nos primeiros anos, as empresas foram acusadas de elevar o preço dias antes da Black Friday para criar descontos ilusórios.

Com o tempo, a fiscalização popular — e dos órgãos responsáveis — aumentou e consolidou o período como data de reais descontos.

Formas de pesquisar sobre “Black Friday”

Pelo fato de ser um termo em inglês, muitos brasileiros se confundem na hora de pesquisar o evento na internet.

Segundo dados da ferramenta Keyword Tool,pelo menos 14 termos incorretos referentes à Black Friday foram pesquisados no Google, em novembro de 2019.

O campeão foi o termo “Blek Flayd”, com cerca de 6.333.340 pesquisas ao longo do período. Logo depois, os erros mais comuns foram “Black Fry”, “Blek Fraide” e “Black Flayd”. 

Claro que o Google está preparado para corrigir as expressões incorretas, auxiliando nas melhores buscas.

Mesmo assim, é importante ter cuidado com fraudes, campanhas falsas e critérios  de troca ou devolução.

Agora que você sabe o que significa Black Friday, se você é empreendedor, não deixe de aproveitar esse momento para alavancar as vendas e renovar seu estoque.

Porém, para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, confira se o seu estoque disponível e não deixe de oferecer descontos reais, para ter sucesso na edição deste ano!

Aproveite o momento e também acesse nosso conteúdo “Quando é a Black Friday“.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!