Skip links

Veja, em detalhes, quais os estágios de decisão de compra

Você sabe quais os estágios de decisão de compra? O conhecimento sobre esse tema é fundamental, pois vai ajudar o seu negócio a entender melhor as necessidades dos clientes e, principalmente, a verificar os momentos pelos quais as pessoas tendem a estar mais dispostas a comprar.

Nesse contexto, as empresas que se dedicam em conhecer os estágios de decisão de compra vão se comunicar de maneira assertiva com os clientes e também vão ser capazes de atender às necessidades das pessoas.

Caso esteja interessado em saber mais sobre o tema, este post foi feito inteiramente para você. Neste conteúdo abordaremos o que é o processo de compras, destacaremos sobre os estágios existentes e informaremos sobre a importância de conhecer os estágios da decisão de compra para as empresas. Continue com a gente.

Banner_Gerar_Valor

O que é o processo de compras?

Antes de destacarmos sobre os estágios de decisão de compra é necessário entender o processo de compras para que possamos ter melhor compreensão em relação ao tema.

O processo de compras faz referência ao conjunto de atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços por parte dos clientes. As compras podem abranger alimentos, produtos tecnológicos, serviços, eletrodomésticos, entre outras possibilidades.

Quais os estágios de decisão de compra?

Há um amplo conjunto de estágios de decisão de compra e cada um apresenta características específicas. Nesse contexto é fundamental conhecer as etapas para que o seu negócio esteja preparado para conduzir o cliente em toda a jornada de compra.

Entre os estágios existentes estão a etapa de aprendizado e descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração das opções disponíveis, a decisão de compra e o pós-venda. Abordaremos sobre essas questões logo abaixo.

Aprendizado e descoberta

Essa etapa é bastante comum ocorrer no topo do funil de vendas. Nesse momento, as empresas atraem pessoas e estão tendo mais reconhecimento mercadológico.

No momento do aprendizado, os clientes buscam por distintas soluções com o intuito de resolver os problemas. Além disso, eles procuram conhecer e aprender mais sobre as soluções disponíveis.

Reconhecimento do problema

Nesse momento, os clientes reconhecem que estão com um problema e aprofundam a pesquisa pelas soluções disponíveis no mercado. Trata-se de um importante avanço de estágio na decisão de compra, pois os consumidores percebem que estão precisando de um produto ou serviço.

Consideração das opções disponíveis

Nessa etapa, os consumidores já reconhecem o problema. Por esse motivo, eles começam a considerar as opções existentes no mercado para solucionar a questão. Muitas pessoas podem buscar por informações existentes sobre os produtos e serviços existentes.

Isso pode ser feito por intermédio de vários canais. Entre eles estão os sites das empresas, as redes sociais, eventuais conversas com os amigos ou pessoas próximas etc. 

Decisão de compra

Após conhecer as soluções disponíveis, os clientes vão ter mais segurança e assertividade para escolher o melhor produto ou serviço. Nesse instante, portanto, os consumidores vão estar prontos para comprar e eles vão escolher a melhor solução para as necessidades de cada indivíduo.

Na etapa de decisão, ocorre a negociação entre o consumidor e a empresa e há também a finalização da venda. Desse modo, as empresas conseguem transformar as oportunidades em clientes.

Nessa etapa, portanto, podemos dizer que ocorre o fechamento da venda e a conversão, contribuindo para a otimização das receitas das organizações.

Pós-venda

Muitas empresas focam somente nas vendas e não dedicam atenção ao pós-venda. Elas acabam perdendo uma importante oportunidade de fidelizar e manter um relacionamento com as pessoas.

No pós-venda, as organizações buscam saber como foi a experiência de um após adquirir um produto ou serviço. Esse feedback é fundamental, pois os negócios vão saber sobre a opinião que as pessoas estão tendo em relação às soluções ofertadas.

Dessa maneira, os gestores vão saber como poderão otimizar a qualidade dos produtos ou serviços de modo a atender aos interesses dos clientes. Com isso, as empresas vão gerar mais valor no mercado, o que contribui para o aumento do número de vendas.

Qual o caminho percorrido pelos clientes na jornada de decisão de compra?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. Basicamente, o caminho percorrido pelas pessoas até se tornarem clientes é dividido nas seguintes etapas:

  • visitantes: neste momento, as pessoas estão tendo o primeiro contato com a sua empresa. Ele pode se dar de diferentes maneiras. Entre alguns exemplos estão o blog, a loja física etc;
  • leads: são indivíduos que conhecem a sua empresa e já tiveram contato com os produtos e serviços oferecidos. Porém, eles ainda não estão prontos para comprar;
  • clientes: nesse instante, há o  fechamento da venda e o lead se torna um cliente.

Qual a importância de conhecer os estágios da decisão de compra?

As empresas que se dedicam em conhecer os estágios da decisão de compra vão se comunicar de maneira eficiente e eficaz com os clientes. Além disso, as organizações vão ser capazes de conduzir as pessoas de maneira adequada durante toda a jornada de compras. Isso vai desde a etapa de aprendizado e descoberta e vai até à decisão de compra.

Desse modo, podemos dizer que os negócios que conhecem detalhadamente os estágios de decisão de compra vão saber se comunicar com as pessoas, contribuindo para o aumento do número de vendas.

Como é possível perceber, o entendimento dos estágios de decisão de compra é fundamental para as empresas. Ao conhecer sobre o tema torna-se possível desenvolver ações de marketing e vendas com o objetivo de atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.

Por esse motivo, procuramos apresentar para você os estágios existentes para te ajudar a ter uma melhor compreensão sobre os estágios de decisão de compra e, consequentemente, desenvolver uma abordagem otimizada aos clientes, contribuindo para aumentar o número de vendas.

Este conteúdo no qual informamos quais os estágios de decisão de compra foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.