Entenda tudo o que precisa sobre programa de recompensa

O fornecimento de um programa de recompensa é uma estratégia utilizada por muitas empresas para fornecer melhor as condições de compra para as pessoas, atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.

Para os mercados cada vez mais competitivos, este tipo de programa se tornou uma estratégia para oferecer um diferencial. 

Existem vários modelos e maneiras de criar um programa de recompensas. Há empresas que apostam em sistemas de pontuação, de fidelização e até clube de vantagens.

O que é um programa de recompensa?

Um programa de recompensa proporciona uma vantagem em troca de algo. Pode ser, por exemplo, pontos acumulados pela compra de algum produto ou serviço. 

A relação é de ganho-ganho, a cada nova aquisição feita por um consumidor, um novo ganho é gerado e fornecido.

Os programas de recompensa também são conhecidos como programas de fidelidade ou de milhas. 

Esses programas ajudam as pessoas a terem benefícios, descontos ou vantagens quando acumulam pontos ou fazem alguma compra. Trata-se, portanto, de um grande estímulo para atrair e reter clientes.

Como funciona um programa de recompensas?

Nos programas de recompensas, ao acumular pontos ou fazer compras, a pessoa poderá obter descontos ou vantagens. Cada programa apresenta características específicas e as regras variam.

Entre alguns benefícios que os clientes podem obter estão a troca por milhas aéreas, voucher, descontos nas próximas compras, créditos a serem utilizados em um estabelecimento etc.

Quais programas de recompensa existem?

Há vários tipos de programa de recompensa e as possibilidades são infinitas. 

Destacamos algumas possibilidades que a sua empresa pode oferecer. Todos eles atuam estrategicamente para gerar mais valor para os consumidores, aumentando as chances de fidelização. 

Acúmulo de pontos e resgate

Bancos e fintechs financeiras que oferecem cartões de crédito utilizam essa metodologia de acúmulos de pontos e resgate.

Com os pontos, é possível ter acesso a produtos de empresas parceiras, com melhores condições de compras ou descontos.

Cada instituição financeira tem o seu mecanismo de pontuação. Algumas oferecem planos gratuitos e, para outras modalidades pagas, a possibilidade de somar mais pontos a cada transação com o cartão.

O sistema de pontuação, porém, não é uma exclusividade de bancos. É possível adotar esse mecanismo em qualquer modalidade de empresa, desde que estabelecidas regras específicas sobre os ganhos e as trocas.

Milhas aéreas

O programa de recompensa por milhas aéreas é parecido com o acúmulo de pontos. Geralmente esse programa é associado ao uso de um cartão de crédito, que possibilita um acúmulo a cada compra ou transação.

São várias as regras para o acúmulo de milhas aéreas, variando conforme a empresa.

Mas uma coisa é semelhante para todos os sistemas que adotam essa modalidade: a pessoa acumula milhas que, posteriormente, converte em descontos em passagens aéreas.

Cashback

Cashback significa “dinheiro de volta”. É uma metodologia na qual o cliente recebe parte do valor de volta após comprar algum produto ou serviço.

Se considerarmos essa definição, podemos dizer que o cashback é uma ótima estratégia para atrair clientes. Isso porque, o seu negócio vai fornecer boas condições de compra. 

Somada a essa questão, torna-se possível melhorar o relacionamento com o cliente e otimizar a imagem da marca. Dessa maneira, aumentam-se as chances de as pessoas indicarem a sua empresa aos amigos, contribuindo para o aumento do número de vendas.

Programas de companhias aéreas

Muitas empresas aéreas contam com programas de recompensa com o objetivo de atraírem novos clientes. Agora, você deve estar se perguntando: como funciona esse programa?

Ele funciona com acúmulo de pontos e eles podem ser trocados por descontos em passagens aéreas. Além disso, há alguns programas que possibilitam que a pessoa cadastre a família, facilitando o ato de juntar pontos e ter acesso aos benefícios do programa de fidelidade.

Por que usar um programa de recompensas na minha empresa?

Por diferentes motivos, os programas de recompensas são fundamentais para o crescimento dos negócios. Primeiramente, torna-se possível atrair e conquistar novos clientes. Essa questão acontece porque a sua empresa vai fornecer condições vantajosas para as pessoas fazerem compras, ajudando o salário delas a render mais.

Além disso, o seu negócio terá uma imagem positiva no mercado. Dessa maneira, mais pessoas estarão dispostas a recomendar as suas empresas aos amigos, ampliando a base de consumidores e favorecendo o aumento do número de vendas.

Por fim, mas não menos relevante, os programas de recompensas vão estimular as pessoas a comprarem mais da sua empresa, contribuindo para a ampliação das receitas no seu negócio. Isso porque elas vão ter acesso a mais benefícios e vantagens.

Como um clube de vantagens pode ser um programa de recompensa?

Os clubes de vantagens podem ser um programa de recompensa caso os clientes comprem ou interagem com a marca e ganhem um benefício em troca. As recompensas são uma maneira de incentivar a pessoa a continuar fazendo negócios com a organização. 

Dessa maneira, o clube de vantagens vai proporcionar um amplo conjunto de benefícios e vai ajudar o salário das pessoas a render mais. Nesse caso, podemos dizer que o programa de recompensa é uma ótima estratégia para o seu negócio fidelizar e conquistar novos clientes.

O programa de recompensa proporciona diversos benefícios para sua empresa. Muitos deles estão relacionados com a atração de clientes, o fornecimento de condições de compra favoráveis para as pessoas e aumento do número de vendas.  Por conta desses aspectos positivos, procuramos apresentar para você essa prática visando ajudar o seu negócio a aproveitá-la da melhor forma possível.

Agora, que já sabe como funciona o programa de recompensa, confira este conteúdo e veja as melhores estratégias de marketing para recompensas.

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!