Entenda o que é um programa de fidelidade, qual sua importância e como funciona

Programa de fidelidade é uma ferramenta essencial para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo e atrair mais clientes

Por meio deste programa é possível desenvolver um bom relacionamento com os consumidores, transmitir uma imagem positiva da marca e fornecer preços competitivos para o consumidor final.

Os programas de fidelidade atuam, de forma efetiva, no tripé mais essencial para as empresas: atração, retenção e fidelização de clientes

Banner_Gerar_Valor

O que é um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade faz referência ao serviço que proporciona um amplo conjunto de vantagens aos consumidores. Podemos dizer que se trata de uma ótima tática para aumentar a satisfação dos clientes e fidelizá-los, garantindo um longo relacionamento.

É comum que os programas de fidelidade sejam elaborados a partir das necessidades dos consumidores, aliando as soluções da empresa com outros serviços oferecidos por parceiros.

Desta forma, cria-se um cardápio amplo de ofertas e serviços a fim de manter a experiência do cliente positiva mesmo após a venda.

Como funciona um programa de fidelidade?

Há vários modelos de programa de fidelidade, cada um funcionando de forma diferente. Há empresas que, por exemplo, usam o sistema de pontos e outras recompensam os consumidores tendo como base o valor gasto por eles.

Apesar das diferenças entre os diferentes modelos existentes, os programas de fidelidade partem de um ponto em comum: eles funcionam por intermédio de inscrições.

Após a pessoa aderir ao plano, cada aquisição feita nas lojas parceiras vai computar pontos. A conversão em pontuação varia conforme cada programa e os descontos ofertados também.

Qual a importância de um programa fidelidade?

Por diversos motivos, os programas de fidelidade são fundamentais para o crescimento dos negócios. 

Eles ajudam as empresas a melhorarem o relacionamento com os clientes, auxiliam no fortalecimento da imagem da marca e contribuem para o aumento do número de vendas.

Relacionamento com o cliente

Os programas de fidelidade ajudam as empresas a  desenvolverem o melhor relacionamento com os clientes. Isso acontece justamente pelo fato de as pessoas terem acesso a descontos no momento de comprar uma ampla variedade de produtos do seu negócio e das organizações parceiras.

Ao comprar os produtos e serviços com melhores condições, mais pessoas estarão propensas a voltar a comprar do seu negócio. Dessa maneira, podemos dizer que os programas de fidelização são uma das melhores estratégias para reter e conquistar novos consumidores. 

Fortalecimento da imagem da marca

Os programas de fidelidade também ajudam as empresas a fortalecerem a imagem da marca. Isso acontece justamente pelo fato de o seu negócio oferecer amplo conjunto de descontos na aquisição de produtos e serviços por parte das pessoas que compram de maneira mais frequente.

Dessa maneira, mais indivíduos vão ter uma imagem positiva no seu negócio e estarão propensos a comprar novamente da sua organização. Além disso, mais clientes estavam propensos a indicar a sua empresa para os amigos, contribuindo para o seu negócio atrair mais clientes. 

Aumento do número de vendas

As questões nas quais abordamos anteriormente, somadas, contribuem para o aumento do número de vendas. O fornecimento de descontos nos programas de fidelidade faz com que os preços dos produtos e serviços sejam mais atrativos. Com isso, torna-se possível aproveitar mais oportunidades de vendas.

A otimização do relacionamento com o consumidor e o fortalecimento da imagem da sua marca do mercado também contribuem para a otimização dos resultados em vendas. Isso porque, mais pessoas estarão dispostas a comprar do seu negócio ou mesmo das empresas parceiras.

Como criar um programa de fidelidade?

O desenvolvimento de um programa de fidelidade é um grande desafio para as empresas, pois é necessário ter conhecimento de diferentes questões para implementá-lo com sucesso. Por esse motivo, logo abaixo vamos fornecer algumas dicas que vão te ajudar a implementar essa prática de forma otimizada na sua organização.

Conhecer o público

O primeiro passo para implementar um programa de fidelidade com sucesso é ter o conhecimento das características do seu público. Nesse contexto é fundamental entender quais são os interesses, as preferências, os objetivos e as dores dos seus clientes.

Ao compreender sobre essas questões torna-se possível entender o perfil dos seus clientes e fornecer benefícios que realmente agreguem valor para as pessoas. 

Escolha das empresas parceiras

A escolha das empresas parceiras é outro elemento fundamental e elas devem ser feitas de acordo com um perfil dos consumidores. Ao fazer uma boa seleção torna-se possível fornecer produtos e serviços que realmente ajudem os seus clientes.

Nesse contexto, o programa de fidelidade é muito útil, pois ajuda as pessoas a adquirirem produtos ou serviços com melhores condições contribuindo para o desenvolvimento de um melhor relacionamento dos clientes com a sua empresa.

Fornecer descontos

O fornecimento de descontos é uma ótima vantagem dos programas de fidelidade. Nesse contexto, conforme as pessoas vão comprando e acumulando pontos no programa, você poderá fornecer descontos na aquisição de produtos ou serviços nas empresas parceiras ou mesmo no seu negócio. Trata-se de uma ótima tática para desenvolver bom relacionamento com os clientes e aumentar o número de vendas.

Não há uma regra exata sobre como as melhores condições de compra podem ser disponibilizadas, pois os descontos podem ser fornecidos de acordo com as compras feitas por cada cliente e também conforme a realidade do seu empreendimento.

Como é possível perceber, o programa de fidelidade é uma das melhores estratégias para as empresas desenvolverem um melhor relacionamento conscientes e aumentarem o número de vendas. Por isso, procuramos apresentar como funciona o programa de fidelidade para que você possa implementar com sucesso no seu negócio. 

Agora que você já sabe o que é um programa de fidelidade e qual sua importância, confira este artigo e descubra agora mesmo quais são os principais programas de fidelização de clientes

BannerRodape-GuiaARF
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!