blank

Tire todas suas dúvidas sobre programa de benefícios!

O programa de benefícios, geralmente, é pensado como uma estratégia para a empresa atrair e reter talentos. Mas ele também pode ser vantagem competitiva e impactar positivamente a prospecção de novos clientes.

Para isso, é preciso compreender benefícios de forma ampla, compreendendo que eles podem ser oferecidos não apenas para os seus colaboradores, mas também para os clientes finais.

Nova call to action

O que é um programa de benefícios?

O programa de benefícios é entendido como um “pacotão” de vantagens para oferecer para funcionários da empresa. Ele é uma estratégia de programa de fidelização, ações pensadas em fidelizar os clientes.

Para elaborar um bom programa de benefícios é preciso conhecer as pessoas que poderão aderi-lo. As ofertas precisam dialogar com os desejos e vontades dessas pessoas.

Pensando nos colaboradores, um modelo antigo e padrão de oferta de programa de benefícios é o VT + VR. Mas também esse modelo evoluiu e, atualmente, as empresas oferecem uma carteira mais diversificada.

Qual a diferença entre um programa de benefícios flexíveis e um fixo?

Como o nome sugere, o programa de benefícios é aquele que permite às pessoas terem mais diversidade no cardápio de serviço. 

Neste modelo, as empresas oferecem um valor fixo para as pessoas usufruírem da maneira que desejarem, podendo gastar em transporte, alimentação, lazer, cultura etc.

No modelo fixo, os recursos são destinados para fins específicos. Ou seja, as pessoas não podem aproveitar desse dinheiro da maneira que quiserem.

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis possibilitam às empresas diversificar no cardápio de uso para as pessoas. O crédito pode ser gasto conforme a necessidade da pessoa, podendo pagar por serviços como academia, música, livros, teatros etc.

Se pensarmos nos benefícios oferecidos para os colaboradores, existem alguns que são orientados por lei: vale alimentação, vale transporte, 13º salário, férias, aposentadoria etc. 

O que são benefícios fixos?

Os benefícios fixos são, muitas vezes, benefícios corporativos que são regulamentados pelas leis trabalhalistas — CLT — no Brasil, como as férias remuneradas, o 13º salário, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Além deles, existem outros benefícios que podem ser oferecidos como opcionais motivacionais, mas também com gastos fixos:

  • vale-combustível;
  • planos de assistência médica e odontológica;
  • orientação nutricional;
  • programas de educação financeira;
  • prática de esportes e exercícios;
  • auxílio-despesas;
  • vale-presente para premiar funcionários que atingem as metas.

Quais as vantagens do clube de benefícios?

Entender porque oferecer um clube de benefícios é fundamental para o crescimento da empresa. Com esse clube é possível engajar os seus associados.

Por meio do clube, é possível oferecer uma série de ofertas, descontos e promoções que vão atrair a atenção das pessoas, promovendo uma economia inteligente.

Além disso, o relacionamento entre a marca e os associados se torna mais dinâmico e frequente. As pessoas percebem que a empresa se interessa em oferecer benefícios reais para elas, gerando valor.

Como funciona um clube de vantagens?

Compreender o funcionamento de um clube de vantagens é interessante para conseguir extrair dele o máximo proveito estratégico.

O clube de vantagens oferece uma rede de parceiros com uma série de descontos e diferenciais exclusivamente para os associados.

Para a empresa gestora, há um dashboard que indica o uso desses cupons de descontos, mostrando com quais marcas, setores, descontos e promoções há maior engajamento do público.

Esses dados geram insights estratégicos para aperfeiçoar o conhecimento de clientes e colaboradores, sendo uma informação crucial para elaboração de estratégias de marketing e engajamento dentro e fora da organização.

Por que oferecer um plano de benefícios para colaboradores?

Oferecer um plano de benefícios que seja compatível com as necessidades e desejos dos colaboradores gera uma série de ganhos para as empresa.

Mas para ter os seguintes ganhos, é preciso ter um plano de benefícios que seja compatível e aderente pelos colaboradores. Ou seja, é preciso ter conhecimento dos interesses e anseios deles antes de criar o cardápio de ofertas.

Afinal, não vale criar todo um plano de benefícios se ninguém utilizar, né?

Retenção de talentos

Aumentar a retenção de talentos é fundamental para diminuir a evasão de inteligência da empresa e otimizar os investimentos realizados na contratação e adaptação da pessoa à organização.

Os benefícios são elementos complementares do salário, o que pode ser entendido como uma complementação de renda. Quando o plano de benefícios é bem elaborado, ele dá a sensação de que ajuda a otimizar a renda da pessoa.

Dessa forma, se não houver uma oferta que supere as expectativas de benefícios e ganhos, dificilmente uma pessoa deixará sua empresa.

Contratação mais acertada

No recrutamento e seleção, conseguir atrair o máximo de pessoas competentes e engajadas é um desafio para as empresas. Isso porque um profissional qualificado está em disputa no mercado, recebendo ofertas variadas de emprego.

Criar benefícios como o auxílio estudos, descontos em lojas e outros é uma maneira de atrair os profissionais mais qualificados e engajados. É uma maneira também de associar os interesses da empresa com a nova contratação.

Diferencial competitivo

O plano de benefícios se torna um diferencial competitivo dentro do employer branding. Ele gera valor importante para as pessoas, que começam a enxergar a sua marca como “um ótimo lugar para trabalhar”.

Os benefícios impactam diretamente o ambiente de trabalho e se tornam um diferencial competitivo na hora de disputar uma contratação.

Por que oferecer um clube de benefícios para clientes?

Agora, vamos mudar um pouco a perspectiva do plano de benefícios. Ao criar um clube de vantagens exclusivo, a empresa estará oferecendo para os seus clientes uma série de ofertas que geram ganhos tão positivos quanto os citados acima.

As vantagens de ter um clube de benefícios para a empresa estão presentes em toda a jornada do cliente com a marca, potencializando os lucros.

Aumenta a retenção de clientes

A retenção de clientes é uma dificuldade para muitas empresas. Serviços como provedores de internet, funerárias e proteção veicular sofrem para criar um relacionamento frequente e próximo com seus clientes.

Essa distância é, muitas vezes, apontada como um dos motivos para a perda de clientes. O clube de vantagens aproxima esse relacionamento, criando uma dinâmica mais próxima. 

Dessa forma, os consumidores não pensam na marca apenas quando há algum problema, mas em momentos positivos e de ganhos.

Maior engajamento

O engajamento é fundamental para evitar o alto volume de cancelamentos de contratos. Empresas que não se organizam para trazer os consumidores para perto, tendem a vê-los ir para os concorrentes na primeira oportunidade.

Com o clube de vantagens, os clientes engajam com a sua marca, aderindo aos descontos e promoções que são oferecidas. 

A variedade no cardápio de ofertas ajuda a entender ainda mais sobre os consumidores, aprimorando as estratégias de engajamento da marca.

Plano de fidelização

Para além da retenção, é preciso pensar na fidelização de clientes. Os clube de vantagens podem ser recursos que fortalecem a relação e estabelece no consumidor o interesse em ser fiel com a sua marca.

Fidelizar clientes com clube de vantagens é possível por meio da economia inteligente, são milhares de promoções e descontos exclusivos, aumentando assim a satisfação e retenção desses clientes.

Como esses clubes ajudam na gestão dos benefícios?

Os clubes de benefícios são redes com diversos parceiros, que oferecem cupons de descontos e ofertas para os associados. Essa variedade compreende uma série de produtos e serviços.

A gestão tenta organizar os parceiros, buscando novidades que dialoguem com as necessidades dos associados. É também responsabilidade da gestão notificar qualquer problema que aconteça com a aplicação de algum cupom de desconto.

Com um aplicativo personalizado, essa gestão acontece de forma automatizada, sem a necessidade de inclusão manual de uma nova promoção. 

As empresas gestoras desses clubes também podem fazer a inclusão ou a personalização do cardápio da rede de parceiros conforme a necessidade.

Dessa forma, o gerenciamento fica totalmente terceirizado, sem gerar mais trabalhos para a equipe da empresa contratante.

Como montar um plano de benefícios?

Para montar um plano de benefícios — ou um clube de vantagens — é preciso ter alguns cuidados. 

Afinal, não adianta montar um cardápio de serviços que você acredita que será atraente e, no final, não ter aderência por nenhuma pessoa.

Entenda o perfil dos colaboradores e clientes

O primeiro passo é garantir que você compreende o perfil das pessoas que vão utilizar o clube de vantagens — ou receber o plano de benefícios.

É preciso entender os interesses dessas pessoas, o que elas procuram, quais suas maiores dificuldades e o que agrega valor na vida delas.

Ao entender, torna-se possível criar um cardápio que dialogue com essas necessidades.

Analise os custos

A Rede de parceiros que será cadastrada e apresentada no cardápio do seu plano de benefícios precisa ser compatível com os recursos financeiros disponíveis pelos beneficiados.

Imagina oferecer descontos e ofertas que mesmo com valores promocionais não conseguem se adequar à realidade financeira das pessoas? Além de não gerar aderência por parte das pessoas, gerará um sentimento negativo.

Pesquise o que é ofertado pela concorrência

Se você quer oferecer benefícios que sejam verdadeiramente um diferencial no momento de reter um cliente ou talento, é fundamental que você saiba o que é aplicado no mercado.

Conheça as ofertas que os seus concorrentes oferecem para as pessoas e trabalhe para ter um cardápio, no mínimo, semelhante.

Quais são as tendências relacionadas aos programas de benefícios?

Os programas de benefícios proporcionam vários benefícios para as partes envolvidas. As empresas aumentam o número de vendas e conseguem se destacar no mercado. Os clientes e os colaboradores vão ter a oportunidade de contar com produtos e serviços em condições atrativas.

Por isso, o entendimento das tendências relacionadas aos programas é muito importante. Ao compreender sobre essa questão, a sua empresa vai ter assertividade no momento de implementar os benefícios. 

Avaliação do perfil dos clientes e colaboradores

A primeira tendência relacionada aos programas de benefícios é a análise do perfil dos clientes e dos funcionários. Ambos os processos analíticos são fundamentais para as empresas oferecerem benefícios que atendam aos interesses das pessoas. 

Nesse cenário é bastante válido ter o conhecimento dos interesses objetivos, motivações e necessidades das pessoas. Ao ter a compreensão sobre essas questões, o seu negócio vai fornecer um pacote otimizado e de acordo com o perfil dos clientes e colaboradores. 

Diante da relevância desse tema, muitas empresas têm percebido a importância da avaliação do perfil dos consumidores e dos funcionários. Essa tendência deve ficar cada vez mais presente, pois o processo analítico ajuda as empresas a venderem mais.

Personalização das ofertas

Essa questão está diretamente relacionada com o tópico destacado anteriormente. Isso porque, ao conhecer as preferências, interesses, informações demográficas, hobbies e entre outras questões relevantes, torna-se possível personalizar as ofertas.

Essa tendência acontece porque as empresas vão saber exatamente como fornecer uma oferta que agrade a cada pessoa. Desse modo, os programas tendem a ser cada vez mais personalizados e de acordo com o perfil de cada cliente ou funcionário da organização.

Ao perceber que a personalização nas ofertas contribui para o fortalecimento da imagem da marca no mercado e no aumento do número de vendas, muitas empresas investem na personalização do programa de benefícios.

Terceirização da gestão

Outra tendência presente relacionada aos programas de benefícios é a terceirização do gerenciamento do próprio programa. Essa prática vai ajudar as empresas a diminuírem o número de tarefas burocráticas. Com isso, elas vão poder focar os esforços no desenvolvimento de atividades estratégicas e que realmente possam contribuir para o crescimento organizacional.

Dessa maneira, as empresas vão ter mais tempo para atividades relevantes como, por exemplo, prestar suporte e atendimento ao consumidor, desenvolver estratégias que possam otimizar os resultados de vendas etc.

Outro motivo que contribui para que muitas empresas terceirizarem a gestão do programa de benefícios é a diminuição de custos. Com isso, os negócios vão ter mais capacidade para fazer investimentos e possam contribuir para a expansão da atividade.

As empresas, portanto, vão ter mais capital para, por exemplo, investir em novas campanhas de marketing, contratar funcionários, abrir filiais em diferentes regiões do Brasil, disponibilizar novos produtos ou serviços no mercado etc. Além disso, elas podem ampliar a capacidade de desenvolver novas parcerias que possam melhorar ainda mais o programa de benefícios. Muito bom isso, não é mesmo?

Por que contratar a Lecupon para fazer programas de benefícios para clientes e colaboradores?

São muitos os motivos pelos quais a Lecupon é uma ótima solução para ajudar o seu negócio a desenvolver programas de benefícios para clientes e colaboradores. Entre eles estão a retenção de talentos, o ganho de diferencial competitivo e a nossa ampla rede de parceiros.

Aplicativo próprio

Uma das principais vantagens de contar com Lecupon com o objetivo de fazer programas de benefícios para clientes e colaboradores é o fato da empresa contar com um aplicativo próprio.

Dessa maneira, a tarefa de fornecer o programa de benefícios aos consumidores e funcionários fica facilitada. Por meio do próprio aplicativo, as pessoas vão poder ver a rede de parceiros da sua empresa e também vão conhecer os benefícios pelas quais elas terão acesso.

Rede de parceiros

Ao contratar o programa de benefícios com a Lecupon, o seu negócio vai contar com uma ampla rede de empresas parceiras. Trata-se de negócios dos mais variados segmentos e portes de mercado. Certamente haverão produtos e serviços que vão atender aos interesses dos clientes e colaboradores.

Vale destacar ainda que ao contar com uma ampla rede de parcerias, o seu negócio vai alcançar um público mais abrangente. Com isso, torna-se possível atrair mais consumidores e aproveitar mais oportunidades de vendas. 

Além dessa questão, a sua empresa vai ser capaz de reter os melhores talentos, contribuindo para o crescimento sólido do seu negócio no mercado.

Painel de Gestão e dados

Ao contar com o programa de benefícios da Lecupon, você vai contar com um painel de gestão completo. Por meio dessa funcionalidade torna-se possível ter uma visão geral das diferentes empresas parceiras e dos benefícios que vão ser ofertados aos colaboradores e clientes.

Além disso, ao contar com a plataforma você vai ter acesso a um amplo volume de dados. Entre eles estão informações relativas às empresas parceiras, dados sobre o perfil do cliente e de cada funcionário etc. Com isso, torna-se possível fornecer um programa de benefícios personalizado e conforme a necessidade de cada pessoa.

Dessa maneira, podemos dizer que a sua empresa via proporcionar uma experiência positiva para os indivíduos, contribuindo para otimizar os resultados em vendas e a lucratividade.

Cashback

O programa de benefícios também fornece a possibilidade do cashback. Dessa maneira, a cada compra os colaboradores e clientes vão ter acesso a um percentual de desconto na próxima aquisição.

Trata-se de uma ótima estratégia para reter e atrair novos consumidores. Além disso, torna-se possível otimizar o relacionamento. Ao fornecer condições vantajosas na venda dos produtos e serviços, mais pessoas vão estar dispostas a voltar a comprar do seu negócio ou das empresas parceiras.

Muitos indivíduos podem indicar ainda o seu negócio aos amigos, contribuindo para aumentar ainda mais o número de consumidores e melhorar os resultados em vendas. 

Os programas de benefícios são uma ótima estratégia para as empresas aumentarem o número de vendas. Por meio dessa tática torna-se possível fornecer  preços competitivos na compra de uma grande variedade de produtos. 

Se você está procurando garantir maior atração, retenção e fidelização de clientes na sua empresa, chegou a hora de falar com um dos consultores da Lecupon!

blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!