Lecupon-Logo

Aprenda mais sobre o papel do gestor dentro de uma empresa

Sumário

O papel do gestor está direcionado para criar um planejamento estratégico, delegar funções e estipular metas para a sua equipe. Mas existem outras características que marcam a trajetória de um gestor de sucesso.

Em primeiro lugar, é importante saber que há diferença entre o líder e o chefe. Essa diferença traz uma importância ainda maior para quem precisa conciliar entre interesses da empresa e de colaboradores.

Ao longo deste artigo, iremos apresentar algumas características importantes para ser um bom gestor. Boa leitura!

O que é gestor?

Um gestor é uma pessoa que lidera um grupo de pessoas e é responsável pelo seu desempenho. Entre suas principais funções, ele deve motivar, orientar e coordenar as atividades da equipe para que ela possa alcançar os objetivos traçados.

Para isso, o gestor precisa ser um bom comunicador, ter habilidades interpessoais e ser capaz de tomar decisões rápidas e efetivas. Ele também deve ter um bom senso de organização e planejamento, além de uma visão estratégica para o negócio.

A importância do gestor reside na sua capacidade de liderar uma equipe e fazer com que ela atinja os objetivos estabelecidos. Um bom gestor é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

Qual o papel do gestor nas organizações?

O gestor do passado estava muito preocupado em administrar a tecnicidade do funcionário. Ele procurava treinar e corrigir falhas que poderiam influenciar nos resultados da empresa.

No entanto, essa forma de gerir mudou. O papel do gestor atual é de motivar as pessoas que estão na organização com o propósito de contribuir para o crescimento individual. Esse entendimento de liderança empresarial traz mais engajamento para equipe e confiança no seu líder. Veja outras características importantes para o perfil do gestor atual. 

Fazer o planejamento estratégico

O planejamento estratégico deve ser elaborado por um gestor, a fim de conceber funções para cada um dos envolvidos na organização. Por meio de um documento, as equipes recebem direcionamentos e diretrizes desenhadas para obter resultados. 

Esse planejamento irá delinear a responsabilidade de cada um para que todos cooperem para o crescimento da empresa, mantendo um bom índice de produtividade. 

Delegar as tarefas para as pessoas

O gestor da era moderna não é acumulador de funções. Por isso, você não verá uma centralização de poder. Uma das características de uma boa gestão é a delegação de tarefas. Essa distribuição consegue distribuir as responsabilidades, o que contribui também para maior autonomia dos liderados.

Distribuir adequadamente os recursos disponíveis

A divisão dos recursos para a concretização de um projeto deve ser passada pelo gestor. Essa função precisa ser cuidadosamente explorada pelo gestor organizacional. 

Definir as metas e objetivos do time

As metas e os objetivos precisam estar de acordo com os interesses da organização e também com o alcance real da equipe. Existem empresas que colocam metas inalcançáveis para os colaboradores. Isso pode ser bem prejudicial para os liderados a ponto de causar o efeito rebote, desmotivando o grupo.

Motivar os colaboradores

Motivar a equipe é também função do gestor. Afinal ,ele tem uma visão panorâmica capaz de enxergar as ameaças, oportunidades e capacidade individual dos seus colaboradores. 

Essa visão privilegiada consegue direcionar a equipe para o lugar certo, além de incentivar o alcance de resultados.

Gerir possíveis conflitos

Existem vários tipos de liderança em uma empresa, mas em todas elas veremos a característica de um moderador. É com essa visão estratégica e de equilíbrio, que o gestor encontrará um ponto em comum para dirimir possíveis conflitos.

Mensurar os resultados

Saber para onde a empresa está indo é uma obrigação do líder. Para isso, torna-se fundamental o monitoramento dos resultados das equipes. Assim, todos ficam cientes de quanto esforço será necessário fazer para alcançar as metas.

Ajustar as estratégias

Nem sempre o que está sendo aplicado trará o resultado esperado. Naturalmente, isso só  será percebido ao longo do processo. Portanto, o gestor precisa estar em constante ajuste que trará mais retorno para a equipe. Dessa forma, sua função exige também uma boa tomada de decisão.

Como funciona a rotina de uma pessoa gestora?

Faz parte do papel do gestor compreender a importância de uma rotina que organize o dia a dia e evite conflitos e erros.

A rotina de um gestor está em planejar ações, delimitar metas, além de monitorar os resultados. Sendo assim, o gestor precisa ter uma visão mais privilegiada da organização, de modo que não se prenda a detalhes. O mais importante é construir um plano estratégico que pode ser ajustado ao longo do tempo.

Quais as competências esperadas para uma pessoa na gestão?

Existem competências que são imprescindíveis para que o gestor possa desempenhar um bom papel. Alguns preferem se capacitar em cursos de liderança, o que pode ser muito agregador para a carreira. Veja aqui algumas competências exigidas para a função.

Visão sistêmica

O gestor de uma empresa deve ter visão sistêmica para garantir que a organização funcione como um todo. Isso significa que ele precisa entender como cada área da empresa está interconectada e impacta o desempenho global da organização. Ter visão sistêmica é essencial para tomar decisões estratégicas eficazes que melhorem a produtividade e os resultados da empresa.

Conhecimento dos objetivos estratégicos da empresa

A empresa precisa ser bem estudada pelo gestor. Antes dele assumir o posto de líder, ele precisa mapear o planejamento estratégico e os objetivos da organização. Além disso, é importante analisar a posição da empresa no mercado, bem como  visão e valores.

Comprometimento com os resultados

Ter o compromisso de alcançar o objetivo da empresa, precisa fazer parte do dia a dia do gestor. Mas para que isso aconteça dentro das equipes, o gestor tem a responsabilidade de se dedicar e passar isso para sua equipe.

A função desse líder é de encontrar soluções para que as metas sejam alcançadas. Um gestor dedicado saberá enfrentar problemas ao longo do caminho, sem perder o foco no alvo.

Comunicação clara e direta

A comunicação é um item indispensável para um bom gestor. Com ela, é possível motivar, aplicar feedbacks e direcionar para que a equipe prossiga o melhor plano estratégico.

Sem uma boa comunicação, não é possível encontrar uma coesão dentro do time. Por isso, o gestor precisa ser visto também como um parceiro. Existem livros sobre liderança que falam com mais profundidade sobre como ser um bom gestor. Vale a pena conferir.

Qual a diferença entre gestão e gerência?

Apesar de ambas funções terem  função de liderança, existe diferença entre gestor e gerência, as atribuições desses profissionais são distintas. Somente no cotidiano da empresa é possível distinguir essa diferença.

Em uma análise geral, a gerência está muito mais direcionada para funções administrativas. Portanto, a sua função está mais ligada ao planejamento, monitoramento de resultados e coordenação de desempenho. Há também um envolvimento mais próximo com a liderança da empresa. Assim, o gerente torna-se um mediador entre alto escalão da empresa e equipes em prol de busca de resultados.

No caso do gestor, a função é mais focada no crescimento da equipe. Sua função é motivar os liderados e mantê-los sempre dentro de um planejamento estratégico.

Quais as principais características de uma boa gestão?

As principais características de uma boa gestão são a habilidade de tomar decisões estratégicas, gerenciar pessoas e processos, além de ter mais foco no cliente com boas estratégias. Todas essas qualidades são essenciais para que uma empresa apresente bons resultados.

Uma boa gestão é aquela que consegue balancear as necessidades do negócio com as demandas dos funcionários, clientes e fornecedores. Para isso, é preciso ter um bom conhecimento do mercado e estar atento às tendências. Além disso, é importante saber da feedbacks, para que todas as partes envolvidas estejam sempre alinhadas.

Ter um bom equilíbrio emocional ajuda muito na tomada de decisão e controle de conflitos. Pois, ainda que os resultados não estejam indo de acordo com o esperado, é possível fazer uma análise para achar as melhores soluções.

Quais os principais desafios para gestores?

Um bom gestor precisa saber avaliar e equilibrar os objetivos da empresa e de seus colaboradores. Para isso, ele precisa ser um mediador que consiga alcançar a visão de ambos os lados para que tudo se traduza em sucesso para a equipe.

Entre tantas funções, ele precisa ser mais estratégico e deixar de lado a burocracia. Por isso, um gestor que se planeja e consegue ser mais disciplinado, tem mais tempo para focar em coisas mais importantes para o negócio.

Ter um olhar mais clínico para identificar talentos, também é importante. Assim, os colaboradores conseguem ter maior aproveitamento em áreas diversas, sempre tendo o incentivo do seu gestor para conseguir um melhor aproveitamento.

Além de tudo, em uma liderança em que o gestor aparece também como um cooperador da equipe, ele dá voz a todos. Portanto, é preciso que ele dê feedbacks, mas que também aceite sugestões.

Como se tornar uma pessoa gestora?

Para se tornar uma pessoa gestora, é preciso desenvolver algumas competências básicas, como liderança, tomada de decisão, comunicação eficaz, negociação e habilidades interpessoais. Além disso, é importante ter um bom senso de organização e ser capaz de gerenciar conflitos.

O papel do gestor na era moderna precisa ser mais do que de um líder que está à frente dos interesses da organização. Além de ter competência para desenvolver capacidades técnicas, ele precisa se comunicar bem com a equipe e guiar o propósito da empresa para todos seus afazeres. 

Gostou deste material? Então, saiba mais sobre os tipos de liderança.

Sumário

Continue explorando o mercado com a Lecupon

Separamos alguns posts que podem te ajudar

Chegou a sua vez!

Tenha seu próprio
clube de vantagens com cashback