Entenda o que significa cashback e a sua origem no mercado

Em um cenário de vendas on-line cada vez mais competitivo, as empresas estão sempre buscando novas maneiras de se destacarem e atrair novos clientes. O cashback é uma dessas alternativas, mas você sabe o que significa cashback?

Bastante usual em países como os Estados Unidos, essa estratégia vem se tornando cada vez mais popular no Brasil e aqui já existem diferentes formas de conseguir e utilizá-lo

Continue a leitura para entender melhor os benefícios gerados pelo cashback, a sua origem e significado, além de um panorama desse mercado nacional!

Nova call to action

O que significa cashback?

Cashback, é uma palavra em inglês que, traduzida para o português, significa “dinheiro de volta”. Na prática, isso quer dizer que, em uma compra, parte do valor investido retorna para o bolso do cliente.

Normalmente, a margem de retorno é calculada com base em uma porcentagem estabelecida por cada empresa e costuma variar entre 5% e 15%. Contudo, não há uma regra exata a ser seguida e diferentes quantias de dinheiro de volta variam de acordo com cada estratégia.

O objetivo principal do cashback é incentivar a compra. Na visão de um consumidor, se ele está escolhendo entre dois anúncios distintos, um sem benefícios e outro com a possibilidade de ter parte do investimento devolvido, as chances dele optar pela segunda opção são maiores.

Como surgiu o cashback?

O modelo de negócios baseado em reembolso foi inaugurado pela empresa Ebates. Ela foi fundada em 1998, na Califórnia, por dois advogados que não tinham nenhuma experiência com tecnologia. 

Contudo, em 1998, o mundo da internet era muito diferente do que estamos acostumados hoje em dia. Pode-se dizer que era um local muito mais tranquilo e sem tanta variedade de serviços. Por isso, a ideia de um site que oferecia dinheiro de volta acabou chamando atenção.

Em 2014, a Ebates foi comprada pela multinacional japonesa Rakuten, por 1 bilhão de dólares. Atualmente, a essência do negócio permanece a mesma, porém, sob o novo nome Rakuten Rewards.

Quais as vantagens do cashback para os usuários?

Em um primeiro momento, quando olhamos para o cashback, podemos pensar que ele se trata apenas de um desconto disfarçado. Você pode, então, se perguntar “por que oferecer cashback se posso apenas vender produtos com desconto?”.

É com essa pergunta que entendemos a principal vantagem do cashback para os clientes: a liberdade. Além de um fator chamativo muito forte representado pela promessa de dinheiro de volta, esse valor recuperado pode ser utilizado pelo cliente da forma que ele quiser.

Quando um desconto é atribuído a um produto específico, aquele valor é aproveitado de forma limitada. O mesmo acontece com os cupons, que só podem ser utilizados em um site específico e, muitas vezes, relacionado a uma série de regras como valores e quantidades mínimas.

Outro benefício muito interessante para os clientes é a ausência de burocracia. Normalmente, basta realizar o cadastro na plataforma escolhida e começar a comprar recebendo cashback. Para ter acesso ao dinheiro recebido nas transações, o cliente costuma escolher entre o saque ou a utilização do valor como crédito digital.

Quais as vantagens do cashback para as empresas?

Existe um motivo para o cashback ter se popularizado tanto nos últimos tempos: ele se trata de uma estratégia que traz benefícios tanto para os clientes quanto para as empresas. Pode-se dizer, inclusive, que para as empresas, as vantagens são ainda maiores.

Se você ainda tem dúvidas, confira como as empresas podem se beneficiar oferecendo cashback!

Conquista de novos clientes

Com o aumento da procura pelo comércio on-line, novos players surgem constantemente no mercado. Sendo assim, as empresas que não se atualizarem a respeito de novas estratégias de venda tendem a ser engolidas pelo mercado. 

Pensando nisso, o cashback se mostra como uma ótima opção para alcançar novos públicos. Pelas facilidades trazidas pelo e-commerce, as pesquisas de preço ficaram mais práticas. Agora, não é mais necessário se deslocar para diferentes lugares para achar as melhores ofertas, basta fazer pesquisas em variados sites.

Então, quando um cliente se depara com uma oferta que disponibiliza cashback, ele pode optar por ela mesmo que outro site ofereça o mesmo produto com um desconto até maior, justamente pela liberdade agregada ao benefício do reembolso.

Fidelização de clientes

O aumento das taxas de retenção de clientes é um dos principais fatores responsáveis por consolidar uma empresa no mercado, pois o custo de manter um cliente antigo ativo no negócio é muito menor do que o custo de aquisição de novos clientes. 

Analisando esse ponto de vista, consumidores que foram atraídos a uma marca pela disponibilização de cashback mostram que enxergam valor nesse modelo de negócios. Portanto, é importante que essa estratégia seja planejada a longo prazo para que se crie uma base forte de clientes fiéis.

Mais lucratividade

Dentre todas as vantagens conquistadas com o cashback, a mais importante é o crescimento das vendas. Conforme o mercado vai sendo educado sobre essa prática, mais pessoas se interessam e buscam por ela. 

Embora o incentivo por meio de cashback consista em devolver parte do dinheiro para os clientes, ele ainda é uma forma de gerar mais lucro. Os benefícios obtidos pela ampliação do público consumidor, aumento das vendas e da retenção de clientes são capazes de superar os valores investidos.

Como o cashback é aplicado no Brasil?

O cashback chegou no Brasil em 2011, no modelo, as lojas parceiras pagavam para anunciar seus produtos dentro de um aplicativo. Uma parte do dinheiro ficava com a empresa gestora do app e a outra era dividida com os assinantes. Após acumular 20 reais de saldo disponível, o cliente já pode fazer o saque do valor ou deixá-lo como crédito.

Após o sucesso, várias outras empresas começaram a investir nesse modelo de negócios e alterar o seu padrão de oferta. É o exemplo do cashback da Beblue que, por sua vez, funciona apenas em lojas físicas, o que traz uma nova visão para o mercado.

Bancos digitais também entraram na oferta de cashback, oferecendo dinheiro de volta para quem faz o consumo por meio de cartão de crédito. Além disso, existem ferramentas de clube de vantagens que oferecem o cashback como uma parte de seus benefícios.

Para quem está buscando novas formas de se destacar no mercado, a disponibilização de cashback é estratégia ideal. Além de oferecer benefícios muito atrativos para o consumidor, as empresas conseguem extrair ainda mais valor em retorno. É uma equação onde todos saem ganhando.

Agora que você entendeu o que significa cashback, que tal conferir um conteúdo sobre como oferecer cashback na sua empresa!

BannerRodape-ExperienciaCliente

blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!