Entenda o que é Marketing B2B e seus benefícios

Estabelecer bem a resposta para a dúvida “o que é marketing B2B”, fará com que você consiga articular estratégias de atração, retenção e fidelização de clientes de forma mais efetiva na sua empresa.

O marketing B2B apresenta características específicas, já que as estratégias são direcionadas para outros negócios. Pelo fato de se tratar de um público específico é importante entender suas características e ter o entendimento das diferenças em relação às estratégias aplicadas ao marketing B2C.

O que é o marketing B2B?

O termo B2B é uma sigla e faz referência ao Business to Bussiness, ou seja, referem-se a negócios que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Por isso, podemos dizer que marketing B2B são estratégias focadas em relacionamento entre empresas.

Nesse contexto é importante destacarmos que o marketing B2B apresenta algumas características específicas, pois os critérios nas quais as empresas levam para adquirir um produto ou serviços são diferentes em relação a uma pessoa física. 

Para as empresas, o retorno sobre o investimento e o custo-benefício da solução são os fatores cruciais para a tomada de decisão. O processo de venda, portanto, é mais longo, envolvendo menos questões emocionais e mais racionais.

Quais os benefícios?

São muitos os aspectos positivos proporcionados pelas estratégias de marketing B2B. Primeiramente, a sua empresa será capaz de estabelecer relacionamentos sólidos e de longo prazo com o seu público, contribuindo para a fidelização de clientes. 

Essa questão acontece porque as compras costumam acontecer de maneira cíclica. Dessa maneira, caso a sua empresa ofereça um serviço ou produto de qualidade, aumentam-se as chances do seu cliente voltar a comprar o seu negócio. 

Com isso, a sua organização terá receitas estáveis e recorrentes, e terá mais segurança para a realização de futuros investimentos de expansão. 

Outra característica específica é a precificação. As empresas que são B2B podem ofertar produtos com o valor mais elevado, contribuindo para ampliar a margem de lucro.

Quais as diferenças entre marketing B2B e B2C?

O marketing B2B apresenta algumas particularidades e é fundamental conhecê-las para que você possa estabelecer melhores estratégias e, assim, possa aumentar o número de vendas do seu negócio. 

Público e relacionamento

A primeira diferença é a questão do público. O marketing B2B comunica diretamente com outros negócios (incluindo indústrias, varejistas, distribuidoras etc.). Dessa maneira, podemos dizer que os interesses e os critérios de compras são distintos.

Além disso, é bastante válido destacar que caso o seu produto ou serviço atenda as necessidades do seu público, as empresas vão estar dispostas a voltarem a comprar a sua solução, otimizando a fidelização

Essa questão vai ajudar no desenvolvimento de um relacionamento positivo com os clientes e ainda vai garantir receitas recorrentes e regulares para o seu negócio.

Oferta e competitividade

O mercado B2B é bastante competitivo e os critérios de decisão são diferentes.

É válido destacar que a exigência das empresas é maior, ou seja, o produto e o serviço devem apresentar uma oferta de valor distinta se comparada ao mercado B2C. 

Dessa maneira, o produto ou serviço deve focar na qualidade, mesmo que isso implique em um preço maior. 

Caso o seu produto ajude no crescimento de outros negócios, ele será bastante demandado no mercado por parte do seu público.

Processo de venda e tomada de decisão

O processo de tomada de decisão no mercado B2B costuma ser mais racional e pode passar por uma cadeia hierárquica. Com isso, o processo de venda tende a ser complexo, pois envolve mais negociações e contratos.

Além disso, deve-se focar em otimizar a qualidade do seu produto ou serviço, prestar um bom suporte e conduzir o lead em toda a jornada de compra, até que eles estejam prontos para fazer a compra.

Como implementar as estratégias de marketing B2B?

Destacamos anteriormente sobre a importância do marketing B2B. Nesse contexto, ao saber como implementar as estratégias torna-se possível obter melhores resultados com as ações de marketing e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Por esses motivos, na sequência do conteúdo vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar a implementar as melhores táticas na sua empresa.

Conhecer os concorrentes

A realização do benchmarking dos concorrentes é uma prática que ajuda a sua empresa a conhecer melhor o mercado. Isso porque você vai identificar os principais competidores e conhecerá as ações desenvolvidas por eles.

É bastante válido verificar o engajamento nas redes sociais, a maneira pela qual os concorrentes se comunicam com o público, entre outras questões.

Vale destacar ainda que ao compreender sobre essa questão você poderá identificar tendências do mercado, ajudando o seu negócio a implementá-las de maneira otimizada. 

Criar relação de confiança

O desenvolvimento de uma relação de confiança com o público é um dos principais pilares para o sucesso nas estratégias de marketing B2B. 

Nesse contexto é muito importante oferecer bons produtos e serviços, gerar experiência positiva e estar disposto a ajudar as pessoas. Ambas as questões, somadas, vão contribuir para o seu negócio a ter uma imagem positiva no mercado.

Investir no marketing de conteúdo

O investimento no marketing de conteúdo é um dos principais segredos para o sucesso das estratégias de marketing B2B. Por meio dessa prática, torna-se possível desenvolver conteúdos que sejam feitos com o intuito de atrair, nutrir e fechar vendas.

O marketing de conteúdo ajuda sua marca a ser autoridade no assunto. Com técnicas de SEO, os textos serão otimizados para as páginas de buscas.

Compreender o que é marketing B2B ajuda a sua empresa articular ações estratégicas de relacionamento com outras marcas. A intenção é conseguir aumentar suas possibilidades de negócio.

Para continuar desenvolvendo seus conhecimentos sobre o assunto, confira o conteúdo completo de marketing B2B que preparamos.

BannerRodape-GuiaARF

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!