blank

Entenda o que é proteção veicular, quais seus cuidados e como escolher

É bastante comum, quando se adquire um automóvel, que o proprietário procure um seguro que desempenhe a segurança do seu patrimônio veicular. Neste momento, é comum surgir dúvidas como o que é proteção veicular? Ela é diferente de seguradora?

Dentre as várias opções existentes no mercado, como empresas privadas de seguro, há opções menos burocráticas e mais baratas como essas Associações.
Nova call to action

O que é Proteção Veicular? 

A modalidade de proteção veicular se dá como uma espécie de associação benéfica para seus membros. Valores mensais e condições são cobrados aos associados e divididos de acordo com os gastos em troca da segurança do seu veículo.

Diferentemente das seguradoras, as associações de proteção oferecem valores que cabem no seu bolso, menos burocracia e mais agilidade.

Ao assinar contrato de proteção veicular, a pessoa se torna membro da associação e faz parte de uma “vaquinha” ou rateio para pagar o conserto dos veículos envolvidos em sinistros.

É com a mensalidade paga por cada uma das pessoas associadas que um fundo de reserva comum é criado. Ele será utilizado em casos de acidentes, furtos, roubos ou incêndios. 

Enfim, é deste montante que sai o recurso para cumprir os benefícios assegurados no contrato.

Como surgiu a proteção veicular no Brasil?

A proteção veicular é, de forma geral, um movimento popular que visa a acessibilidade da segurança de automóveis.

No Brasil, o que se sabe é que as primeiras associações surgiram pela necessidade popular de proteção automotiva. Os fundadores das associações eram, na maioria, caminhoneiros. 

Nesse cenário, a população enxergou no cooperativismo uma solução, tanto para os preços abusivos das empresas de seguro, quanto para a eficiência do serviço.

As primeiras associações surgiram na década de 80 em São Paulo. Na época, os caminhoneiros transportadores de veículos, de carga inflamáveis e afins se viam totalmente desprotegidos e, ao pensarem em fazer seguro, o preço equivalia a mais de 50% do seu lucro.

Qual a legislação sobre associações de proteção veicular?

Sim, o funcionamento das associações de proteção veicular estão garantidas pela lei. São amparadas pelo Código Civil Brasileiro e Constituição Federal (art. 5º, XVII CF). Esse artigo garante a qualquer cidadão o direito de formar cooperativas, desde que tenha finalidade lícita e seja capaz de satisfazer a necessidade de um grupo.

A proteção veicular, porém, não é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) ou pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Para garantir a segurança da existência da sua associação, é preciso seguir as diretrizes da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Apoiadas pela Lei Federal 5.764/7, as associações de proteção veicular podem legitimar sua existência no mercado nacional.

Quais as vantagens da proteção veicular?

Conhecer as vantagens da proteção veicular é um caminho para oferecer o máximo de qualidade de atendimento para os clientes.

Aprender essas vantagens competitivas ajuda a tornar a empresa mais eficiente, fortalecendo estratégias de captação de clientes, retenção e fidelização.

Adesão imediata

Uma das principais vantagens da proteção veicular, sem dúvidas, é a isenção de burocracias e rapidez de adesão. 

Portanto, o cliente ao se tornar membro de uma associação de proteção veicular, tendo realizado o primeiro pagamento, já pode usufruir dos benefícios oferecidos e considerar o seu automóvel protegido. 

Custo benefício

Nas associações é comum que as mensalidades tenham preços mais acessíveis para os clientes, isso acontece pois os custos são divididos entre os membros integrantes, operando como um sistema cooperativo.

Comparado com as seguradoras, esse pode ser um grande atrativo. Mas é preciso articular ações de fidelização do cliente para fazê-lo ativo e não o deixar cair na inadimplência.

Sem análise de perfil

O diferencial da proteção veicular e as empresas seguradoras é a isenção da análise de perfil ou crédito. Nas associações de proteção veicular não é necessário levar em conta as condições de idade, endereço ou tempo de habilitação, por exemplo.

A avaliação dos valores é feita utilizando a tabela FIPE, para expressar os valores médios de veículos para parâmetros.

O que é rateio no boleto de proteção veicular?

O rateio é um tipo de sistema que permite a divisão de custos, previsto anteriormente em contrato, das despesas dos associados. Nesse sistema, cada membro da associação paga um valor, correspondente a cota, que compensa o valor do veículo de acordo com a tabela FIPE.

As cotas normalmente são valores fixos, o que varia é a equivalência com o veículo em questão.

Nesse cenário, no rateio pode haver alterações de preços, se tratando de serviços imprevisíveis, como colisões ou furtos. Assim, para estipular o valor de mensalidade, são calculadas as despesas ocorridas no mês anterior para divisão e cobrança no próximo mês.

Quais são os cuidados com a proteção veicular?

No momento em que você está pensando em criar a sua associação de proteção veicular, é imprescindível conhecer alguns cuidados que os consumidores têm para fazer a escolha por uma.

Esses cuidados, quando não trabalhados, viram posteriores motivos para a perda de clientes. Visto que eles começam a não ver mais valor no serviço prestado pela empresa de proteção veicular.

Atenção às condições de contrato

Ao oferecer um serviço de proteção veicular, se atente às condições de cobertura e assistências prestadas. 

Algumas vezes, buscando oferecer preços menores, é comum que algumas associações não ofereçam um cardápio tão vasto de cobertura. 

Os termos do contrato precisam especificar tudo o que será garantido na cobertura, para ter transparência com a pessoa assegurada.

Construa sua reputação

A maioria das Associações são regidas por lei, porém é sempre bom se atentar. 

Existem relatos de associações com histórico de desvio de faturamento ou comercialização de falsa segurança veicular. 

Ao procurar um serviço de proteção automotiva, os clientes reforçam a pesquisa sobre a reputação da associação, a fim de garantir que não serão prejudicados.

Por isso, trabalhe bem com os seus segurados ativos, oferecendo diferenciais competitivos como clube de vantagens próprio e personalizado, algo que reforce sua boa reputação.

Atenção aos preços

É importante, também, ficar de olho nas oscilações de preço das associações concorrentes. A variação pode indicar adaptações do mercado, seus concorrentes podem estar oferecendo novos serviços, mudando opções de cobertura, etc.

Agora que você entendeu o que é proteção veicular ficou muito mais fácil tentar se arriscar nesse mercado, não é mesmo. A grande dica para o setor é articular ações que reforce a captação de novos clientes e a fidelização daqueles que estão na sua base. 

Aproveite a sua visita para tirar todas as suas dúvidas sobre a diferença entre proteção veicular e seguro de veículos!

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!