Skip links

Entenda o que é mercado financeiro, qual sua função e os principais mercados

Se você quer entender como investir seu capital, é fundamental entender o que é mercado financeiro.

Afinal, existem uma infinidade de opções para começar a investir, seja um valor pequeno ou alto, de acordo com a sua realidade financeira.

Logo, é importante descobrir qual é o perfil da sua empresa, para investir de forma eficaz, multiplicando sua renda, evitando grandes perdas.

Banner_Atrair_Reter_Fidelizar

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro pode parecer complexo, mas, de forma resumida, é como se denomina a área que envolve operações de compra e venda de ativos financeiros, como, por exemplo, valores mobiliários, mercadorias e câmbio. 

Ou seja, o mercado financeiro é o ambiente em que ocorrem operações de investimentos financeiros.

Ele pode abranger de forma ampla, com vários tipos de investimentos em um só local, ou apenas com um único segmento, onde somente um tipo de produto é negociado.

Qual é a função do mercado financeiro?

A principal função do mercado financeiro é reunir em um só local compradores e vendedores, tornando assim mais fácil a aproximação e negociação entre ambas as partes.

Ou seja, é como se fosse um grande comércio, onde quem tem o produto disponibiliza para quem tem interesse na compra, proporcionando uma troca de bens de forma livre, com intervenções mínimas.

Mesmo assim, é importante ter em mente que existem regulamentos, leis e órgãos de fiscalização públicos e independentes para garantir o andamento correto das negociações.

Quais são os principais mercados?

Agora que você já sabe o que é mercado financeiro, para investir nesse ramo, é preciso conhecer e manter um relacionamento com as instituições que proporcionam esse tipo de troca. Agora, vamos apresentar as principais!

Mercado de obrigações

Trata-se do ambiente onde investidores podem comprar títulos de dívida de empresas ou até mesmo títulos do Tesouro Direto.

Esse tipo de investimento também é conhecido como mercado de dívidas, pois é nele que são negociados recursos para que as organizações possam se capitalizar e conseguir capital de giro. 

As principais operações do mercado de obrigações são: financiamento, empréstimo e arrendamento, entre outros.

Mercado de derivativos

Como o próprio termo sugere, os derivativos se referem à negociação de ativos derivados de outras mercadorias. 

Ou seja, nesse mercado, não são negociadas mercadorias, mas acordos sobre algo relevante do sistema econômico. 

Essas negociações podem envolver operações a termo, opções, futuros, swaps, entre outros.

Mercado de Balcão

Conhecido em inglês como Over-The-Counter (“venda no balcão”), o mercado de balcão é o ambiente de negociação de ativos e operações que não possuem registro na bolsa de valores.

Atualmente, o mercado de balcão funciona totalmente pela internet, onde todas as operações ocorrem pelo telefone ou pelo sistema digital da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), organização que reúne a principal bolsa de valores e mercado de balcão do Brasil.

Mercado de Renda variável

Nesse mercado, os investimentos possuem um retorno imprevisível no momento do investimento. 

Ou seja, o valor varia conforme as condições do mercado.

Um exemplo é a compra de ações de uma empresa. Quem investe, compartilha os lucros que ela obtém, mas se as mesmas caem na bolsa de valores, o investidor também perde dinheiro.

Mercado de Renda fixa

Para o investidor que busca segurança, esse é o principal mercado a ser utilizado.

Isso porque sua rentabilidade é previsível. 

Os principais investimentos de renda fixa são: poupança, CDB, tesouro direto, debêntures, dentre outros.

Os investimentos de renda fixa funcionam como um empréstimo do seu capital financeiro para o emissor. Sim, a instituição financeira utiliza o seu dinheiro para  pagamento de dívidas, desenvolvimento de áreas específicas, como o setor imobiliário, por exemplo.  

Logo, além de beneficiar você ou sua empresa, o investimento de renda fixa  também auxilia no crescimento de setores importantes para a economia. 

Mercado de câmbio

Esse é um ambiente onde são negociadas moedas entre países, basicamente, como um comércio monetário global. 

Baseado em regras cambiais,  vendedores e compradores realizam a troca de moedas, intituladas “divisas”.

Além disso, nesse mercado são realizadas operações como: transferências, pagamentos e recebimentos com cartões internacionais, transferências financeiras internacionais e investimentos em moedas estrangeiras.

Mercado futuro

No mercado futuro são negociados uma certa quantia de um determinado bem em uma data adiante e por um preço pré-definido.

Esse ambiente possui algumas particularidades em relação a outros tipos de mercado. A principal é que todos os negócios acontecem na bolsa de valores. 

Por isso, todos os contratos precisam seguir um padrão igualitário, garantindo que todos os investidores estejam seguros que estão negociando exatamente o mesmo produto e nas mesmas condições.

Logo, os contratos futuros conseguem atender uma quantidade maior de investidores, garantindo também maior liquidez do que outros tipos de investimentos que são variáveis.

Os principais produtos negociados são: commodities, moedas estrangeiras e índices como o Ibovespa.

Viu só como entender o que é o mercado financeiro é importante para que a sua empresa invista de forma lucrativa?

Ao conhecer o mercado e estar atento às notícias sobre a economia do país e do mundo, você consegue se planejar financeiramente e escolher o melhor investimento para o seu negócio.

Depois de entender o que é mercado financeiro, chegou o momento de conferir nosso conteúdo sobre como ele funciona!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.