Entenda tudo o que precisa sobre o que é Growth Marketing

Se você quer que a sua empresa cresça e se mantenha no mercado, é preciso entender o que é Growth Marketing.

Afinal,  o Growth Marketing está ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente no e-commerce, como uma estratégia de fidelização e crescimento do negócio.

No entanto, para que essa metodologia de marketing funcione, é necessário colocar em prática algumas combinação de fatores, além de coletar e analisar dados de forma estratégica.

Se interessou pelo assunto e quer entender tudo sobre Growth Marketing? Continue a leitura!

Nova call to action

O que é Growth Marketing?

O growth marketing ou marketing de crescimento é uma metodologia que tem como objetivo fazer com que as empresas cresçam, mas não só por meio do setor de vendas.

Esse método busca atrair, fidelizar e reter clientes, de uma maneira que ele de forma alguma queira te abandonar.

Para isso, o Growth Marketing utiliza de estratégias e ações ágeis, além de inovadoras, proporcionando encantamento aos clientes, tornando-os verdadeiros promotores da sua marca.

Qual a diferença entre o marketing tradicional e o Growth Marketing?

O marketing tradicional utiliza de métodos já consolidados na área de atuação para atrair, vender e fidelizar clientes.

Além disso, ele busca utilizar canais de divulgação mais tradicionais como TV, rádio, jornal impresso, outdoors, dentre outros.

Já o Growth Marketing vai além, buscando uma experiência inovadora e única durante toda a jornada do cliente.

Para isso, os profissionais da área estudam sua persona, seus desejos e necessidades, atingindo o público-alvo de forma mais eficaz e duradoura.

Como é o funil pirata do Growth?

Como gestor ou profissional de marketing, você já deve conhecer o tradicional funil de vendas.

No funil tradicional, o topo corresponde ao momento de descoberta do problema do cliente. No meio do funil, o consumidor já está em busca de soluções para o mesmo e, chegando ao fundo, ele já está no processo da tomada de decisão de compra.

Já no funil pirata do Growth, o principal objetivo é reter os clientes, além de mantê-los ativos, estimulando os mesmos a fazer o marketing boca-a-boca, criando uma verdadeira comunidade em torno da marca.

O funil pirata funciona na seguinte estrutura:

  • Aquisição: nessa etapa, o consumidor descobre sua marca ou produto. Logo, o foco aqui é gerar leads por meio de estratégias de marketing de conteúdo, como e-books, blogposts, Landing Pages e chatbots;
  • Ativação: nessa fase, a empresa vai focar em estratégias para que o cliente entenda que ele definitivamente precisa do produto para resolver seu problema, comprando o mais rápido possível gerando momentos de satisfação e empolgação;
  • Retenção: nesse momento, o setor de marketing irá focar em estratégias de retenção e fidelização, seja por meio de programas de vantagens, cupons de desconto, promoções, etc; 
  • Receita: aqui, serão usadas estratégias para gerar lucro e aumento da receita. Logo, é preciso testar preços, analisar o valor que a concorrência oferece, além de táticas de upselling e cross selling;
  • Indicação: essa última etapa busca fazer com que o cliente seja um verdadeiro garoto propaganda da marca, indicando sua empresa para amigos e familiares por meio de estratégias de programas de indicação, que, por exemplo, oferecem descontos em compras, a cada pessoa indicada que se torna cliente.

Quais as principais ferramentas para o Growth Marketing?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é Growth Marketing, vamos apresentar as ferramentas essenciais para aplicá-lo de forma estratégica e eficaz. Confira!

Google Analytics

Essa ferramenta auxilia na mensuração de dados das pessoas que acessam o seu site, além de proporcionar dados sólidos como de quais regiões, idade, horários, além de quais produtos receberam mais cliques, dentre outros. 

Assim, fica mais fácil entender o que a persona quer, direcionando ações mais estratégicas de Growth.

Pesquisa NPS

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica chave para o marketing de crescimento. Isso porque, esse indicador mede o nível de satisfação dos clientes com o produto e atendimento, além do entendimento se o mesmo indicaria sua marca para amigos e familiares.

Hotjar

Trata-se de uma ferramenta que funciona como um mapa de calor, indicando onde os visitantes do site passaram o mouse e até onde rolaram as páginas.

As partes mais clicadas têm cor mais quente (vermelho). Já as áreas que recebem menos visitas são representadas pelo azul.

Assim, o setor de marketing pode entender em quais áreas do site permanecem por mais tempo e quais não estão engajando, possibilitando melhorias.

Análises Cohort

Análise Cohort é uma métrica utilizada para analisar como diferentes públicos se comportam ao longo do tempo no seu site ou rede social, por exemplo.

Assim, é possível ter uma visão mais nítida e baseada em dados sobre as tendências de retenção e desempenho do negócio.

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google que foi desenvolvida para automatizar e gerenciar a inserção de tags de acompanhamento em um site. Por meio dela, é possível configurar vários pontos de monitoramento de forma eficaz e ágil.

As tags são scripts adicionados no código do site, como “Black Friday”, por exemplo, que ocorre neste mês, sempre com a função de acompanhar algum tipo de atividade dos visitantes.

Assim, quando esse script é usado, é possível ter um controle dos indicadores de visitas no site.

Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?

O Growth hacking é uma maneira de trabalhar o crescimento do negócio, com base nas melhores práticas a partir de estudos, dados, hipóteses e experimentos.

Mesmo sendo uma ferramenta parecida com o Growth marketing, existem algumas diferenças entre elas. Conheça agora as principais!

Resultados rápidos vs. resultados de longo prazo

O Growth Hacking foca nas metodologias ágeis para resultados imediatos. 

Ao contrário do Growth Marketing, que busca um relacionamento forte e duradouro com seu público.

Logo, o time de Growth Marketing sabe que suas estratégias e ações nem sempre terão efeitos imediatos, podendo levar um tempo e investimento maior para gerar resultados.

Tecnologia vs. relacionamentos pessoais

Basicamente, essas duas metodologias utilizam da tecnologia para atrair clientes, mas com diferentes objetivos.

Enquanto o Growth Hacking utiliza da tecnologia para gerar vendas e lucros, o Growth Marketing aproveita da inteligência das máquinas, para o desenvolvimento do fator humano, fortalecendo as relações pessoais. 

Viu só como entender o que é Growth Marketing é importante para que seu setor de marketing invista em estratégias inovadoras e personalizadas para encantar e fidelizar seus consumidores?

Afinal, atualmente, em um mercado cada vez mais competitivo, ter o melhor preço não é suficiente para reter um cliente.

Aproveite a oportunidade para saber mais sobre Growth Marketing no nosso blog, e crie um diferencial para o seu negócio!

BannerRodape-ExperienciaCliente

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!