Entenda o que é diferencial competitivo e o impacto na sua empresa

O-que-e-diferencial-competitivo

Em um mercado concorrido, entender o que é diferencial competitivo torna-se uma ferramenta essencial para o sucesso. Diferencial competitivo é um algo a mais que você oferece para atrair a atenção dos clientes

É bem verdade que existem várias opções de serviços ou produtos para o cliente escolher, mas é o diferencial competitivo da sua empresa que dará o peso na escolha final.

Para que, dentre essas muitas opções, você se torne o primeiro nas escolhas de seus clientes e possa fidelizá-los, vamos mostrar o diferencial competitivo e exemplos de como aplicar no seu negócio.

Nova call to action

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é tudo aquilo que leva os clientes a optarem por comprar da sua empresa, mesmo tendo ofertas atrativas na concorrência ou quando há uma diferença de preço.

Para chamarmos de diferencial competitivo os consumidores precisam ter a percepção desse valor

Dessa forma, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos claros de comunicação para divulgar essas características e atrair mais clientes.

Qual a importância da vantagem competitiva?

Já a vantagem competitiva é aquilo que torna sua empresa a preferida pelos clientes, pois encontram na sua empresa o produto com tamanha qualidade ou um atendimento diferenciado.

Essa teoria da vantagem competitiva aponta que ela é o diferencial que as empresas têm em relação às suas concorrentes, e somente com algo único é possível fidelizar o consumidor até torná-los em lovemarks.

Quais estratégias competitivas?

Algumas práticas, aliadas ao conhecimento da equipe e às tecnologias, podem contribuir para fazer o seu negócio chegar mais longe.

Michael Porter, professor da Harvard Business School e uma das maiores autoridades em estratégias de competitividade, deixou grandes contribuições sobre diferencial competitivo.

Para ele, uma empresa pode ter dois tipos de estratégias competitivas genéricas: baixo custo e diferenciação.

A partir dessas duas estratégias básicas, Porter identificou outras três derivações estratégicas para criar uma vantagem competitiva sustentável: liderança em custos, diferenciação e foco.

Liderança de custos

A liderança de custos é uma estratégia onde a empresa utiliza de preços baixos para atrair mais compradores, mesmo tendo a mesma qualidade do produto que os concorrentes.

A liderança de custos pode ser alcançada pela eficiência operacional ou negociação com fornecedores (onde o pagamento à vista e a compra em grandes quantidades, por exemplo, podem fazer muita diferença no valor de compra dos produtos).

Diferenciação

Como o próprio nome diz, a diferenciação é aquilo que torna a empresa a opção dos clientes por ter características únicas em relação aos produtos da concorrência. 

A diferenciação geralmente é alcançada pelo alto grau de satisfação do cliente diante de um benefício exclusivo, de alta qualidade, oferecendo benefícios que a concorrência não oferece. 

Foco

O foco (ou estratégia de segmentação) consiste em direcionar esforços para um determinado mercado e alcançar uma vantagem específica nele.

Essa segmentação precisa ser feita considerando fatores específicos dos clientes para construir a melhor oferta para atender as necessidades do público-alvo. 

O Big Data, que proporciona a tomada de decisão baseada em dados, ajuda bastante nessa estratégia.

Clube de vantagens

O clube de vantagens é um diferencial competitivo com forte apelo entre os clientes, que sempre buscam empresas que possam oferecer algo a mais. 

A empresa pode escolher como oferecer esse clube de vantagens, com pontos para trocas em serviços ou produtos, com cashback, ou participação vip em lançamentos. 

Como criar um diferencial competitivo para o seu negócio

Para criar um diferencial competitivo que seja realmente eficiente para seus clientes, é necessário dar benefícios que ele não encontre facilmente na concorrência.

Esses benefícios devem ser algo que as pessoas precisem, que facilite e melhore suas vidas sob algum aspecto, e para isso é preciso conhecer bem o seu público-alvo e suas necessidades.

Também é necessário ter um perfil que não limite ou iguale sua empresa às demais. Para diferenciar a sua empresa, veja algumas dicas importantes.  

Não ser facilmente imitado

Estude, planeje e repense antes de colocar seu diferencial competitivo em prática.

Uma vez que a empresa conseguir esse diferencial, ele só se manterá se não for facilmente copiado. 

Ser único

Ter algo único cria uma posição valiosa frente à concorrência. Conheça bem seus concorrentes diretos e indiretos antes de oficializar sua estratégia de diferencial. 

Sustentabilidade

Outro ponto importante é o investimento em sustentabilidade. Atualmente, essa é uma característica muito visada pelo mercado. Empresas que têm esse cuidado são vistas com mais credibilidade pelos seus consumidores, fornecedores, e o mercado de maneira geral.

Investir em materiais renováveis, reduzir o consumo de papel, reciclar matérias prima e destinar os resíduos de forma correta são exemplos de ações sustentáveis que você pode adotar no negócio e ainda gerar diferencial competitivo.

Superior aos concorrentes

Se você quer mesmo liderar o mercado, o desempenho da empresa deve ser superior ao dos concorrentes. 

Traçando uma boa estratégia é possível se consagrar como superior aos concorrentes.

Aplicável em diferentes situações

É importante pensar que o seu diferencial competitivo deve ser aplicável aos vários produtos da sua marca, não apenas a um.

Marcas renomadas no mercado alcançaram esse patamar de forma que seus clientes queiram adquirir quaisquer produtos, simplesmente pelo fato de serem leais a empresa.

O que é diferencial competitivo para pequenas empresas?

Para quem tem uma pequena empresa pode parecer algo muito distante tudo que citamos aqui, mas saiba que é totalmente possível.

Todas, pequenas e médias empresas, podem construir seu espaço, trabalhando para identificar e construir seus próprios diferenciais competitivos.

Isso porque, o que importa é entregar valor e benefícios aos seus clientes de maneira única, que encante eles durante todo a jornada

Confira então algumas dicas que podem ajudar você a se diferenciar da concorrência.

Qualidade do atendimento

Crie ações para superar as expectativas dos clientes. Uma equipe que conhece a fundo os produtos da empresa saberá dar explicações qualificadas para convencer o consumidor a realizar uma compra.

Logo, atender seus clientes com excelência, de forma próxima e ágil faz muita diferença.

Não basta apenas ter ideias atrativas de vendas se o cliente buscar um atendimento e se sentir insatisfeito com a forma que foi tratado.

Por isso, resolver problemas com atenção e rapidez, dar orientações detalhadas sobre produtos e serviços, suprindo as necessidades dos consumidores pode ser um diferencial competitivo para quem tem um pequeno negócio.

Da mesma forma, todos os canais de atendimento devem ter o mesmo padrão de qualidade, desde o balcão da loja, às redes sociais, telefone, o WhatsApp, etc.

Gestão e vendas omnichannel

Mesmo que, nos últimos três anos, a pandemia tenha acelerado alguns processos tecnológicos, nem todas as pequenas empresas estão prontas para explorar as possibilidades de forma mais ampla.

Como por exemplo, permitir que os clientes usem os canais de sua preferência para consumir produtos e serviços.

Para estruturar isso, crie um e-commerce onde o cliente tenha a possibilidade de realizar compras seguras e intuitivas, além de poder pagar de forma prática, evitando assim o abandono de carrinho, reduzindo assim a taxa de churn.

Conte também com um bom profissional para desenvolver a estratégia de vendas por redes sociais, aplicando links de pagamento compartilháveis com os clientes em canais como o Facebook, o Instagram e até apps de mensagem como o WhatsApp.

É bom lembrar também que integrar os canais online e offline na gestão omnichannel minimizando burocracias que dificultam o processo de compra.

Assim, você pode permitir que ele faça compras online e retire na sua loja, realize trocas presenciais de compras que fez no site etc.

Diversificar as formas de pagamento

Pix, débito, crédito, boleto, o que a sua empresa oferece?

Um dos problemas que pode barrar o crescimento de uma pequena empresa é não acompanhar o surgimento de novos meios de pagamento.

Seja na loja física ou virtual, é fundamental disponibilizar diferentes formas de pagamento para seus clientes escolherem a mais adequada às suas preferências e hábitos de consumo.

Essa diversidade deve incluir também o pagamento parcelado, que é uma forma de dar aquele respiro para alguns consumidores, e te levar a aumentar as vendas.

Isso porque, ainda que o cliente não consiga pagar o valor total à vista, pode ter planejado essa compra e fechar negócio mais rapidamente.

Clientes criam relacionamentos de confiança com suas marcas preferidas. Por isso, construa um histórico da marca com o cliente de forma que ele queira comprar novamente. 

Pense  na importância de se relacionar bem com os clientes, seja pessoalmente, por meio digital, telefone, ou outras formas.

Aproveite todas essas informações e note que é possível traçar uma estratégia para criar diferenciais competitivos na sua empresa e tornar ela a primeira opção na mente dos consumidores. 

Para que essas características sejam duradouras, é importante que elas sejam únicas, de difícil imitação, surpreenda seus clientes, seja superior aos concorrentes e aplicáveis a múltiplas situações.

Tenha o produto certo, a melhor comunicação com seu consumidor e agregue valor de forma que ele não se sinta apenas mais um, mas alguém especial para a empresa.

Diferencial competitivo pode ser um fator determinante para os fatores de decisão de compra de uma pessoa.

Agora que você entendeu melhor o que é diferencial competitivo, aproveite a visita para explorar ainda mais o assunto em nosso conteúdo exclusivo.

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!

Opa! Seu material gratuito está disponível para você!

15 estatísticas de retenção de clientes para 2024