Entenda o que é data driven e todo o conceito por trás desta metodologia

Você sabe o que é data driven? Se você conduz o seu negócio ainda se baseando somente em achismos, saiba que, para que uma empresa cresça e se mantenha no mercado, é preciso realizar uma gestão baseada em dados. 

Afinal, quando você conta com informações sólidas, fica mais fácil tomar decisões mais assertivas sobre o time e também sobre seus clientes, fazendo com que sua empresa crie um diferencial no mercado. 

Baseando nessa ideia de gestão, surgiu o data driven, que traduzindo do inglês, significa: orientado por dados. 

Não só como uma estratégia de pensamento, o data driven é uma ferramenta que auxilia os gestores a impulsionar seu negócio por meio de métricas confiáveis.

Nova call to action

O que é ser data driven?

O conceito data drive surgiu como extensão da ciência de dados, área que utiliza métodos científicos e algoritmos para transformar dados em conhecimento.

No âmbito empresarial, ser data driven significa utilizar dados extraídos das mais diversas fontes a favor da empresa para criar ações e estratégias de gestão com menor risco de errar.

E não é somente isso, mesmo utilizando dados, o foco é utilizar essas informações para cuidar do que existe de mais importante em uma empresa, que são as pessoas.

Por meio dessas informações é possível entender não só como anda o ambiente e clima organizacional, mas também, quais são as necessidades e desejos do consumidor final. 

Como funciona o data driven?

Utilizando principalmente do big data, que é um grande volume de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, é possível com ajuda da inteligência artificial, machine learning, dentre outras tecnologias, transformá-las em informações úteis para uma melhor gestão.

Mas não se assuste. Segundo um artigo da  revista Forbes, diversos CMO’s e CIO’s concordam que Big Data é todo e qualquer dado que pode ser coletado sobre uma empresa ou um assunto em questão.

Logo, independente do tamanho da sua empresa, é possível obter dados estratégicos para ajudá-la  a crescer. Por exemplo, medir o engajamento de posts nas redes sociais do seu negócio já é uma importante métrica para entender o perfil do seu consumidor.

O que é cultura data driven?

Uma empresa que possui uma cultura data driven é aquela que coloca os dados como peça chave para tomada de decisões. 

Para isso, de acordo com o tamanho da empresa e seu potencial de investimento em tecnologia, é preciso utilizar de ferramentas confiáveis, conceito esse conhecido como data driven marketing. 

Para aplicar o data driven marketing as empresas precisam contar com estruturas de coleta, tratamento e análise de dados. 

Ainda, é importante contar com um time que esteja alinhado com essa cultura, com conhecimento técnico para transformar essas informações em estratégias que venham à agregar para que a empresa alcance os melhores resultados, sem nenhum tipo de resistência.

Já se tratando de gestores e líderes, também  é importante que esses profissionais também compartilhem da mesma cultura. Isso porque, quando existe uma gestão tradicional e centralizadora, fica mais difícil convencê-los que o sucesso do negócio está nos dados e não na intuição.

O que é estratégia data driven?

Traçar uma estratégia data driven nada mais é que ter o entendimento de onde a empresa quer chegar com essa grande quantidade de dados em mãos. Conheça agora os principais passos para implantar essa estratégia!

Planeje

Quais objetivos sua empresa quer alcançar? O primeiro passo é reunir gestores e líderes para planejar e definir os seus objetivos. 

Assim, fica mais fácil saber quais dados coletar, analisar e traçar estratégias para obter sucesso.

Analise dados já existentes

Seja relatórios de mídias sociais, pesquisas de mercado ou até mesmo pesquisas de clima organizacional, todas essas informações trazem dados importantes sobre o comportamento e demandas de colaboradores e clientes.

Utilize ferramentas tecnológicas

Existem muitos softwares e ferramentas como as de gestão de pessoas com preços acessíveis também para pequenas e médias empresas. 

Ainda, existem ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo, que mensura o tráfego do seu site, auxiliando na obtenção de dados como: quais regiões do Brasil mais acessam sua página, de quais dispositivos móveis ou computadores, além de muitas outras informações úteis que auxiliam a entender o perfil do seu consumidor.

Capacite seus colaboradores

De nada adianta contar com todos esses dados em mãos se você não tem um time preparado para utilizá-los para beneficiar seu negócio.

Por isso, invista em capacitação com cursos, treinamentos, workshops e demais ações que deixem seu time preparado para analisar esses dados e transformá-los em insights para a melhoria dos processos e da imagem da empresa no mercado.

Analise os concorrentes

Para que você entenda melhor o seu mercado de atuação, analisar os concorrentes é fundamental. 

Ainda, sabendo como a concorrência trabalha, é possível criar ações e estratégias para se diferenciar e, como consequência, se destacar no ramo.

Vale analisar o site, mídias sociais e se puder investir, faça uma pesquisa de mercado para entender melhor o comportamento do consumidor do seu tipo de produto ou serviço e o que falta para o um potencial cliente escolher você e não seu concorrente.

Por último, mas não menos importante, além de entender o que é data driven, é fundamental ter em mente que aplicar essa cultura na sua empresa é um exercício constante.

Afinal, o comportamento dos profissionais do mercado e dos consumidores está sempre mudando de acordo com as transformações sociais e culturais que acontecem cada vez mais rapidamente, principalmente pela globalização.

Então, não deixe de investir agora mesmo em uma cultura data driven e não fique para trás no mercado. 

Aproveite o momento para saber tudo sobre data driven nesse artigo completo que preparamos para você!

BannerRodape-PosVenda

blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!