O que é bolsa de valores e como ela pode ajudar sua empresa a crescer

Você sabe o que é a bolsa de valores? Trata-se de um local no qual os investidores têm a oportunidade de comprar ativos e as empresas podem ampliar a capacidade de investimentos, contribuindo para o crescimento dos negócios. Dessa maneira, podemos dizer que a bolsa apresenta diversos benefícios para ambas as partes envolvidas nas transações.

Pensando na importância desse tema, neste post destacamos o que é a bolsa de valores e informamos sobre as principais bolsas do Brasil e do mundo. Além disso, apresentamos os principais motivos pelos quais a sua empresa deve investir na bolsa de valores. 

Nova call to action

O que é Bolsa de Valores?

A bolsa de valores faz referência a um ambiente de negociações de um amplo conjunto de ativos. Entre eles estão as ações, títulos privados, commodities, fundos de investimentos etc.

Desse modo, podemos dizer que a bolsa de valores se caracteriza pelo fato de ser um ambiente na qual pode-se comprar e vender ações das empresas.

As bolsas são muito relevantes para ambas as partes interessadas nas negociações que ocorrem nesse ambiente. As empresas vão ter mais capital para financiar os seus investimentos de expansão, contribuindo para o crescimento no mercado

Os investidores, por sua vez, vão comprar frações de uma organização e poderão ter acesso a um ativo com ótimo potencial de valorização, contribuindo para o desenvolvimento de um portfólio de investimentos lucrativo.

Qual é a principal bolsa de valores do Brasil?

A B3 é o atual nome da bolsa de valores brasileira e está sediada em São Paulo. Nesse local, as pessoas vão poder comprar um amplo conjunto de ativos brasileiros. As empresas, por sua vez, poderão aproveitar esse local para atrair investidores por parte de investidores brasileiros.

Quais as principais bolsas de valores do mundo?       

Há várias bolsas de valores relevantes e em relevantes partes do mundo. Entre as principais existentes estão:

  • New York Stock Exchange, dos Estados Unidos;
  • NASDAQ, dos Estados Unidos;
  • Shenzhen Stock Exchange, na China;
  • Shanghai Stock Exchange, da China;
  • Hong Kong Stock Exchange;
  • Euronext, bolsa pan-europeia sediada na Holanda;
  • London Stock Exchange, no Reino Unido;
  • Toronto Stock Exchange, do Canadá.

Qual a diferença entre BM&F e Bovespa? 

Em uma análise inicial, a BM&F e Bovespa podem parecer termos similares. No entanto, há algumas diferenças importantes. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos explorar mais sobre as principais diferenças entre esses dois importantes conceitos no mundo dos investimentos.

História da Bovespa

A Bovespa foi fundada em 23 de agosto de 1890 pelo Emílio Rangel Pestana. Ela foi o embrião da bolsa de valores brasileira.

O caminho da Bovespa até se tornar a bolsa brasileira 

Em 1934, a bolsa brasileira inicia as suas atividades no Palácio do Café, no Pátio do Colégio. Um ano depois, o nome modifica para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.       

História da BM&F

Em 1985, a Bolsa Mercantil & de Futuros começou as suas atividades e em poucos anos tornou-se uma das principais Bolsas de commodities do planeta.

No começo dos anos 90, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo e a Bolsa Mercantil se uniram sob a sigla BM&F, contribuindo para reforçar a tradição, gerar mais valor no mercado financeiro e proporcionar mais dinamismo.

A fusão entre Bovespa e BM&F       

A BM&FBOVESPA iniciou as atividades em 2008 com a junção da BM&F e a Bovespa. Desde a fusão entre as duas empresas, a BM&FBOVESPA tornou-se uma das principais bolsas da América Latina e do mundo.

Vale destacar ainda que a bolsa brasileira procurou inovar no mercado e otimizou diversos processos cotidianos. Entre eles estão a negociação, produção de índices mercadológicos, desenvolvimento de sistemas etc.

O que é o Índice Bovespa? 

Também conhecido como Ibovespa faz referência ao principal índice que demonstra o desempenho médio das ações negociadas na bolsa de valores brasileiras. O indicador é formado pelas ações que apresentam maior volume negociado nos últimos meses. 

Em apenas um local, o indicador demonstra o comportamento das ações mais negociadas na B3. Dessa maneira, podemos dizer que o Índice Bovespa ajuda os investidores e as empresas a conhecerem a situação do mercado financeiro nacional e também sobre o desempenho de um amplo conjunto de ativos brasileiros.

Quanto custa uma ação na Bolsa de Valores?  

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque, o preço de uma ação nas bolsas varia conforme o preço de cada ativo negociado.

Essa questão acontece porque as ações das Bolsas de Valores são títulos de renda variável e o valor delas oscila conforme as condições de mercado. Fatores econômicos, políticos, tecnológicos, entre outros podem contribuir para valorizar ou desvalorizar o ativo. 

Sobre esse tópico é importante destacarmos que as ações são negociadas em lotes e um lote padrão equivale a 100 ações. Dessa maneira, caso você esteja interessado em adquirir um ativo cotado em R$ 2,00, o valor mínimo do aporte vai ser de R$ 200,00.

Porque investir na Bolsa de Valores?       

Por diferentes motivos, o investimento nas Bolsas de Valores é fundamental para as empresas. Primeiramente, torna-se possível aumentar o patrimônio empresarial. Isso acontece por meio da rentabilidade obtida com os investimentos.

Além disso, os negócios que disponibilizam os ativos nas Bolsas de Valores vão ter capacidade para atrair mais investidores. Ao contar com mais recursos financeiros, torna-se possível ampliar a capacidade de fazer investimentos que possam contribuir para o crescimento do negócio no mercado.

Como é possível perceber, a bolsa de valores, por diferentes motivos, pode ajudar as empresas a crescerem. Trata-se de uma ótima estratégia para ampliar a capacidade de investimentos e aumentar o patrimônio empresarial. 

Por esse motivo, procuramos apresentar as principais características sobre o que é bolsa de valores com o objetivo de te ajudar a aproveitar os benefícios proporcionados pelos investimentos nas bolsas de valores pelo Brasil e pelo mundo.

Este conteúdo no qual abordamos o que é bolsa de valores e como ela pode ajudar sua empresa a crescer foi útil para você? Continue seu processo de aprendizado e confira nosso conteúdo exclusivo sobre como funciona a bolsa de valores na prática!

BannerRodape-GuiaARF

blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!