blank

O que é banco digital e qual a diferença dele para os bancos tradicionais?

Entender o que é banco digital é fundamental para que você possa usufruir de todos os benefícios deste tipo de instituição financeira.

Afinal, ter conta em um banco digital é uma tendência do comportamento do cliente que veio para ficar.

Uma pesquisa global da Finder, consultoria em investimentos, mostrou que 42,7% da população brasileira já possui uma conta digital. O número é 10,7% maior do que o registrado no ano passado. 

Ainda, segundo as estimativas, o número de usuários de bancos digitais deve atingir pico acima de 55% em 2027.

Banner_Gerar_Valor

O que é banco digital?

Um banco digital nada mais é que uma instituição financeira onde você pode realizar todas as funções de um banco tradicional pelo aplicativo ou site.

O banco digital não possui agências físicas. Ele funciona de forma 100% digital.

Ou seja, você abre a conta, recebe e transfere dinheiro, paga suas contas, forma prática, rápida, segura e totalmente online.

Ainda, um banco digital geralmente também oferece:

  • conta corrente sem tarifa;
  • cartão de crédito, na maioria das vezes sem anuidade;
  • investimentos;
  • seguros;
  • consórcios;
  • empréstimos, dentre outros serviços.

Quando os bancos digitais surgiram no Brasil?

Apesar de se tornar popular com o Nubank, ele não foi o primeiro banco digital do Brasil. 

Em 2016, foram criados os primeiros bancos digitais: Original, Neon e Inter.

Nessa época, o Nubank oferecia apenas um cartão de crédito internacional sem anuidade. A NuConta surgiu mesmo em 2017, tornando-se então um banco digital.

Desde então, a procura pelos bancos online está em crescente ascensão no país. 

O mesmo estudo da Finder revelou que o Brasil, em 2022, foi o país que mais aumentou o número de clientes que aderem a essa modalidade de serviço. Depois vem a Índia (com 26,3%), Irlanda (21,8%), Cingapura (21,2%), Hong Kong (19,7%), Emirados Árabes Unidos (18,8%), México (17,4%), Espanha (16,8%) e África do Sul (14,8%).

Como funciona um banco digital?

Utilizar uma conta digital é uma tarefa bastante simples e semelhante aos bancos tradicionais. 

A diferença é que todas as operações são feitas diretamente pelo aplicativo, no seu celular. 

Já no internet banking de uma conta corrente normal, é exigido ainda a presença do cliente na agência para realizar algumas operações, como abertura da conta, cadastro de senhas, desbloqueio de cartões, etc.

Ainda, o banco digital possui taxa zero de alguns serviços ou taxas mais reduzidas em relação aos bancos físicos.

Para abrir uma conta digital, basta enviar as fotos da documentação pelo celular, sem perder tempo indo até uma agência e ainda escapar de todas aquelas burocracias com papelada e análises de crédito das contas de banco tradicionais.

Como abrir uma conta digital?

Para abrir uma conta totalmente digital é muito simples. Mesmo que o passo-a-passo seja diferente de banco para banco, existem alguns procedimentos em comum, que podem te auxiliar nesse momento. Vamos conhecê-los, agora!

1. Escolha o banco

Com tantas opções, na hora de escolher a melhor opção para você, é importante analisar alguns critérios para entender se a conta digital está de acordo com as suas necessidades. Os principais pontos a serem avaliados são:

  • variedade de serviços oferecidos;
  • valor das taxas cobradas;
  • reputação do banco digital em sites de reclamação;
  • praticidade no atendimento e resolução de problemas;
  • facilidade de cadastro.

2. Conheça as praticidades

Como todas as transações serão feitas pelo aplicativo, não deixe de verificar a nota do app na Google Play ou na App Store.

Também se certifique que os canais de atendimento da instituição são eficientes durante toda a jornada do cliente, solucionando os problemas de maneira rápida e com cordialidade.

3. Realize o cadastro pelo aplicativo

Separe todos os seus documentos antes de iniciar o cadastro. Geralmente é necessário somente o RG e um comprovante de endereço. No caso de contas PJ, é necessário também os documentos da empresa, como o cartão de CNPJ, por exemplo.

Pode ser solicitada também uma selfie, que precisa ser fotografada sem óculos, bonés, dentre outros acessórios que atrapalhem a sua identificação.

Por fim, veja por qual aplicativo é permitido abrir a conta e realizar todo o processo. 

Quais são as taxas e os custos dos bancos digitais?

Os bancos digitais, na maioria das vezes, não possuem tarifas para que você possa abrir e administrar sua conta, além de ter um cartão de débito e crédito. 

Porém, é preciso estar atento, pois podem ocorrer cobranças para outros serviços, como transferência para outros bancos, saques em caixas eletrônicos, dentre outras. 

É bem comum também que o banco digital cobre uma tarifa, menor que a dos bancos tradicionais, para que você tenha de um pacote ilimitado de serviços. 

Ainda, existem situações em que o banco digital oferece um limite para transações gratuitas.

Logo, antes de escolher em qual banco você abrirá sua conta digital, entender como funciona a política de cobrança de taxas de cada banco. 

Qual a diferença entre banco digital e tradicional?

Pelo decorrer da leitura, ficou claro que a principal diferença entre banco digital e o banco tradicional é a facilidade na realização das operações bancárias.

Essa comodidade ocorre desde a abertura de conta que é feita totalmente pelo celular, na resolução de problemas, onde a comunicação pode ser feita via chat ou telefone, e nas tarifas mais em conta ou até mesmo isentas.

O banco digital ainda possui um diferencial que  é a possibilidade de se aprender educação financeira e os melhores investimentos para o seu dinheiro diretamente pelo aplicativo. 

Bancos digitais são seguros?

A resposta é: “sim”! Assim como os bancos tradicionais, as contas digitais também são regulamentadas pelo Banco Central.

Existem bancos digitais que utilizam a ferramenta de reconhecimento facial. Outro recurso de segurança muito utilizado é a criptografia, protegendo seus dados.

Já para validar as operações realizadas, os tokens são também mais uma etapa segurança para os clientes. 

Quais os principais bancos digitais do país?

Agora que você entendeu definitivamente o que é banco digital e seus benefícios, vamos apresentar quais são os maiores bancos digitais para que você escolha o  melhor para você!

1. Nubank

Sendo o banco digital mais popular do país, o roxinho possui mais de 40 milhões de clientes. 

Além de oferecer cashback aos clientes da categoria Black, cartão de crédito sem anuidade, conta sem taxas e serviços básicos gratuitos, seu dinheiro rende de forma automática.

2. C6 Bank

Ao optar por uma conta no C6 Bank, você pode obter um cartão de crédito sem anuidade instantaneamente. 

Já para clientes PJ, saiba que existem ferramentas exclusivas na plataforma como maquininha de cartão gratuita para vendas mensais a partir de R$5 mil.

Um diferencial, é a conta global, que pode ser administrada em moedas internacionais, como dólar e euro.

3. Banco Inter

A conta Inter possui diversos benefícios de marketing de recompensas como o Inter Shop, que é uma loja virtual com cashback e preços diferenciados, além de possibilidades de investimentos e parcerias com outros aplicativos, como o Duo Gourmet.

Também não há cobranças para os serviços básicos e o aumento de crédito pode ser solicitado e aumentar de acordo com a movimentação da conta.

Ao ficar por dentro do assunto do que é banco digital, seu funcionamento, benefícios e diferenças, fica mais fácil escolher qual deles melhor atende suas necessidades.

Como os bancos digitais estão se destacando no mercado?

Com o crescimento no número de bancos digitais surgindo no Brasil, a concorrência está aquecida no setor.

Para se destacar e proporcionar um diferencial competitivo para os seus clientes, os bancos digitais apostam na criação de próprios clubes de vantagens.

São ferramentas que articulam promoções, descontos, cashback e vantagens competitivas para os clientes do banco. Cada um tem particularidade e oferecem funções diferenciadas.

Ainda, a maior vantagem dos bancos digitais é a economia de tempo e de dinheiro, já que a maioria das operações são totalmente  gratuitas e você não precisa se deslocar para realizá-las. 

Não deixe também de conferir nosso conteúdo sobre como criar um banco digital.

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!