blank

Aprenda a se destacar em um mercado competitivo

Abrir um negócio traz várias dúvidas e por isso é tão importante conhecer as características de um mercado competitivo.

Quem são os concorrentes diretos e indiretos bem como se destacar deles só é possível ao fazer uma análise minuciosa desse mercado.

Neste artigo separamos dicas valiosas que vão te auxiliar a identificar seus concorrentes e se destacar deles com base nas características desse mercado competitivo.

Nova call to action

O que é mercado competitivo?

O mercado competitivo é aquele com grande disputa pela oferta e procura, tanto de quem produz quanto de quem consome, em um determinado mercado. 

Diante disso, é muito maior a chance de as empresas possuírem poucas vantagens competitivas e os serviços terem pouca diferenciação.

Para se distinguir os empreendedores precisam desenvolver estratégias que os ajudem a atrair os consumidores

Quais as principais características de um mercado competitivo?

Uma das maiores características de um mercado competitivo é a saturação dele. 

Todas as empresas detêm apenas uma pequena parcela dos bens ofertados e comercializam seus produtos com baixo grau de diferenciação. 

Isso faz com que o mercado seja muito concorrido e é preciso desenvolver um plano estratégico para conseguir se destacar diante deste cenário.

Como um mercado competitivo impacta sua empresa?

Por conta da grande demanda de produtos e serviços, o mercado competitivo afeta tanto empresas de pequeno, médio e grande porte, quanto investidores.

Caso um produto aumente de preço, o consumidor não pensa duas vezes em trocar para um produto da marca concorrente que seja mais barato, ou seja, os clientes não são fiéis a uma determinada marca.

A principal estratégia é se afastar de companhias que estão inseridas em um mercado muito competitivo e buscar diferenciais que reforcem a sua marca e aumentem o valor percebido

Qual a importância de um mercado competitivo?

Contudo, o mercado competitivo desempenha um papel importante na economia porque estimula as empresas a ganharem produtividade e eficiência.

Como a concorrência é grande, acabam preocupadas em melhorar os processos e a qualidade dos produtos para manter a competitividade.

Elas buscam inovação, métodos de vendas criativas e formas de satisfazer e encantar seus clientes

Quais as principais forças competitivas do mercado?

Uma ferramenta eficiente para analisar os setores e empresas é conhecida como cinco Forças de Porter, criada por Michael Porter, renomado professor da Harvard Business School e fundador da consultoria Monitor Group.

Essa ferramenta divide a análise em cinco forças competitivas:

Ameaça de produtos substitutos

Esses são os produtos concorrentes que sejam parecidos, iguais ou que possam substituir os seus. 

Ameaça de entrada de novos concorrentes

Avalie a probabilidade de inserção de novos concorrentes no mercado que poderiam prejudicar a rentabilidade dos negócios já existentes.

Poder de negociação dos clientes

Quanto mais competitivo é o mercado, maior precisa ser o poder de negociação dos clientes para conquistar preços melhores, pagamentos facilitados, impactando diretamente nas vendas.

Poder de negociação dos fornecedores

Saber identificar a capacidade de negociação dos fornecedores e o impacto que eles têm no bom andamento do negócio fará toda diferença e possibilita expandir as possibilidades. Muito melhor do que ter um único fornecedor, com um controle menor do processo de vendas.

Rivalidade entre concorrentes

Lembre-se de que, quanto mais competitivo é o mercado, menores tendem a ser as margens de lucro das empresas  — e a rentabilidade das ações delas.

4 maneiras para se destacar em um mercado competitivo

Apesar das características do mercado competitivo serem um tanto assustadoras, é possível se destacar e sair na frente com algumas sugestões que trouxemos aqui. 

1. Preencha os espaços vazios do seu mercado

Todo mercado precisa de pioneiros, mas uma empresa não tem necessariamente que reinventar a roda.

Não se apegue a uma ideia genial, mas sim analise seu mercado e encontre um vazio a ser preenchido.

Em seguida, descubra a melhor maneira possível para atender essa necessidade e explorá-la.

Esses negócios estão focando em outros benefícios voltados para o encantamento do cliente.

2. Tenha uma empresa centrada no cliente

Não importa o porte da sua empresa, pequena ou grande, e quanto o seu negócio é pessoal, você sempre precisa ficar mais perto de seus clientes.

Apesar de estar em um mercado competitivo, de conhecer e analisar os concorrentes diretos e indiretos, o ponto que faz com que todo negócio tenha um diferencial é o foco total no cliente e suas necessidades. 

3. Não entre em competição de preço

A ansiedade por atrair mais clientes faz com que muitas empresas sintam que a única maneira de darem certo em seus negócios é através de um preço atraente.

Preços insustentáveis não garantem que os clientes consumam por muito tempo e ainda correm o risco de levar o negócio à falência.

Foque essa competição em mostrar valor para o cliente que, apesar de subjetivo, busca oferecer uma experiência única, com otimização do atendimento, ou ações que façam com que o cliente opte sempre por consumir seus serviços, ampliando a  fidelização.

4. Invista em Clube de Vantagens e diferenciais competitivos

O clube de vantagens atrai consumidores que estão em busca de benefícios e em um mercado competitivo isso faz muita diferença.

Com cashbacks, promoções, descontos nas redes parceiras e muito mais para o cliente, um clube de vantagens não apenas mantém a proximidade com os clientes, como consegue agregar valor para a sua marca.

Muitas empresas já entenderam o diferencial competitivo que é ter um clube de vantagens. Por isso, é fundamental oferecer uma plataforma que seja própria e personalizada.

Quando falamos em mercados competitivos, isso pode variar para os mais diferentes segmentos e tamanhos, mas o importante é conhecer sua empresa e o mercado exato que ela está inserida.

Não tenha medo de traçar estratégias adequadas para conquistar seu espaço e seus clientes, que saberão diferenciar seus benefícios das demais empresas.

Por isso, se seu negócio estiver cercado de informações sobre as características de um mercado competitivo, certamente poderá se destacar e criar o próprio diferencial competitivo

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!