Marketing de parcerias: conheça a principal tendência de lealdade para 2024

Mais do que fazer parte do mercado de lealdade, é essencial manter-se atualizado a todas as novidades, mudanças e tendências de um clube de vantagens. Aqui na Lecupon não é diferente, e faz parte da cultura e do DNA da empresa mantermos os olhos e ouvidos atentos ao que o mercado nos sinaliza. 

Ao longo dos próximos parágrafos, vamos falar um pouco sobre uma das tendências mais empolgantes e promissoras no mundo da lealdade para o ano que vem: o Marketing de Parcerias. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O poder das parcerias estratégicas na empresa

No cenário competitivo atual, a construção de relacionamentos estratégicos com outras empresas é fundamental para o sucesso de qualquer programa de fidelidade. O Marketing de Parcerias se destaca como uma abordagem eficaz para fortalecer a lealdade do cliente, expandir a base de clientes e aumentar o valor do ciclo de vida do cliente.

Uma pesquisa realizada pela Antavo apontou as Parcerias Estratégicas como a tendência #1 no Top 3 de Tendências em Programas de Lealdade para 2023 e adiante. Mas afinal, o que são as chamadas “parcerias estratégicas”?

As parcerias estratégicas, também conhecidas como recompensas de parceiros, são uma colaboração entre empresas em programas de fidelidade, buscando benefícios mútuos

Isso pode envolver interações entre marcas, a oferta de recompensas e benefícios pelos parceiros, e até mesmo experiências exclusivas que transformam a maneira como os clientes se envolvem com sua marca. 

Ainda de acordo com o estudo da Antavo, podemos destacar alguns dos benefícios em adotar parcerias estratégicas:

Ampliação da variedade de recompensas 

As parcerias permitem uma seleção de recompensas mais diversificada, indo além dos cupons, e proporcionando aos clientes a oportunidade de aproveitar ofertas de marcas complementares que não são concorrentes diretas.

Redução de custos com recompensas

O custo das recompensas é assumido pelos parceiros, que veem a inclusão em seu catálogo de recompensas como uma eficaz ferramenta de aquisição de novos clientes.

Ao considerar parcerias estratégicas em seu programa de fidelidade, você não apenas diversifica as opções de recompensas, mas também compartilha os custos com parceiros, tornando-o mais atraente para seus clientes e parceiros de negócios. Isso fortalece sua estratégia de fidelização de clientes e pode impulsionar o crescimento de sua empresa.

Além desses, podemos também citar outras vantagens da adesão ao Marketing de Parcerias! Continue a leitura para descobrir.

Vantagens de ter empresas parceiras no seu negócio

Ampliação do Alcance

Ao colaborar com outras empresas, você pode alcançar novos públicos-alvo que de outra forma seriam inacessíveis. Isso é especialmente importante para as empresas que desejam expandir sua presença no mercado.

Recompensas Mais Atrativas

As parcerias permitem oferecer recompensas mais variadas e atraentes aos seus clientes. Isso pode incluir descontos exclusivos, acesso a produtos ou serviços premium e muito mais.

Engajamento Aumentado

As parcerias podem criar oportunidades para interações mais significativas com seus clientes. Isso pode incluir eventos especiais, experiências exclusivas ou conteúdo personalizado.

Dados Valiosos

A colaboração com parceiros permite coletar dados adicionais sobre o comportamento e as preferências dos clientes, ajudando a refinar suas estratégias de marketing.

Agora que já entendemos a importância e os benefícios de contar com esse processo, vamos partir para a ação: como implementar!

Como implementar o Marketing de Parcerias

Na hora de executar o projeto, é necessário seguir alguns passos, mas é importante lembrar que não existe receita de bolo — cada negócio funciona de uma maneira diferente. Entenda quais dos passos apresentados a seguir se encaixam com a sua empresa e mão na massa!

  1. Identifique parceiros estratégicos

Procure empresas que tenham valores, públicos-alvo ou objetivos semelhantes aos seus. Isso garantirá uma colaboração mais eficaz.

  1. Defina objetivos claros

Estabeleça metas específicas para sua estratégia de marketing de parcerias, como aumento da aquisição de clientes ou aumento da retenção.

  1. Crie programas de recompensas atraentes

Desenvolva recompensas que sejam atraentes para os clientes de ambas as empresas parceiras. Isso incentivará a participação e o engajamento.

  1. Meça e analise o desempenho

Utilize métricas de desempenho para avaliar o sucesso da sua estratégia de marketing de parcerias. Ajuste sua abordagem conforme necessário.

Bônus: um Futuro Empolgante para a Lealdade

À medida que nos aproximamos de 2024, o Marketing de Parcerias está preparado para se tornar uma tendência dominante no mercado de lealdade. É uma abordagem que permite que as empresas alcancem novos patamares de sucesso, aproveitando os recursos e a expertise de parceiros estratégicos.

Como colaborador desta indústria empolgante, estou ansiosa para ver como as empresas abraçarão o Marketing de Parcerias e como ele moldará o futuro da lealdade do cliente. Com a devida estratégia e execução, essa tendência certamente trará benefícios duradouros para empresas e clientes. 

Alguns dos nossos parceiros e clientes já desfrutam desses benefícios, inclusive com projetos inovadores e customizados para se encaixar ao seu core business. Exemplo disso é a Stellantis, gigante no ramo de montadora de veículos que, empenhada em oferecer uma jornada completa de mobilidade aos seus clientes, disponibiliza cupons de desconto geolocalizados.

Quando utilizando um Clube de Vantagens, oferecer possibilidades e variedade é essencial! Afinal, o que é vantajoso para uma empresa e sua base de usuários, pode não ser interessante para outra. Pensando nisso, a Lecupon oferece um leque de opções alinhadas com o perfil da sua audiência, onde quer que ela esteja.

Converse com um consultor agora e entenda como oferecer esse diferencial para a sua empresa com a nossa base de mais de 25 estabelecimentos de todo Brasil, como Magalu, Casas Bahia, Amazon, Centauro, Drogasil e muito mais!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!