Skip links
Como a marca influencia a decisão de compra

Veja como a marca influencia na decisão de compra das pessoas

Você já pensou que os fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor vão além dos preços, descontos e até mesmo da qualidade do produto? Atualmente, para se destacar no mercado, é preciso entender como a marca influencia a decisão de compra dos clientes.

Por isso, é importante saber quais características configuram uma marca consolidada e como elas atuam no comportamento de compra complexo da sociedade contemporânea.

Com isso em mente, reunimos, neste post, as principais formas de fortalecer a imagem da sua empresa e construir uma relação mais duradoura com seus clientes. Vamos lá?

Banner_Experiência_do_cliente_Lecupon

O que é marca?

O conceito de marca é relativamente abstrato e muito amplo, dependendo do contexto em que é aplicado. De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a definição de marca é a seguinte:

“Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.”

Ou seja, em um primeiro momento, uma marca representa, de forma figurada, um produto ou serviço, a fim de gerar identificação e diferenciação no mercado.

Contudo, neste conteúdo, você vai ver o quão amplo é o conceito de marca e como ele, na verdade, traduz a cultura da sua empresa e influencia a forma como ela é percebida pelo público.

Como a marca influencia a decisão de compra das pessoas?

Para entendermos como a marca influencia a decisão de compra das pessoas, é preciso analisar a mudança nos hábitos de consumo da sociedade globalizada. 

Antigamente, os melhores produtos tendiam a ser aqueles que eram melhor construídos e duravam por mais tempo. Contudo, hoje em dia, a importância de um produto está muito mais ligada ao que ele simboliza.

Podemos ter como exemplo, a comparação entre um tênis da Nike da linha Air Jordan e um modelo mais básico da mesma marca. Mesmo que os dois tenham custos similares de fabricação e cumpram, essencialmente, o mesmo papel de calçar os pés, o exemplar que carrega a imagem do atleta Michael Jordan, e tudo que ele representa como marca, poderá ser vendido a preços muito mais elevados.

Confira as principais características de uma marca que influencia a decisão de compra do consumidor!

Identidade visual

Empresas com grande relevância no mercado apresentam uma identidade visual marcante. Isso faz com que a marca seja facilmente reconhecida pelo público e se destaque em meio aos concorrentes.

Invista no estudo das cores, fontes e materiais que tenham a ver com seu produto ou serviço e chamem a atenção do seu público.

Humanização

Para estreitar o relacionamento com seus clientes, uma empresa deve investir na humanização da sua marca. Para isso, é interessante divulgar os bastidores do dia a dia de trabalho e educar o público a respeito de como são realizados os processos produtivos dentro da organização.

Além disso, é importante se colocar no lugar do cliente e oferecer um atendimento personalizado, que realmente atenda a demandas e solucione problemas.

Personificação

A personificação é outra estratégia essencial para empresas que buscam fortalecer sua imagem e se aproximar dos consumidores. Esse processo consiste em estudo aprofundado do público e na escolha da comunicação que converse de maneira mais efetiva com os clientes.

Com o avanço do mercado de e-commerce, o consumo se tornou cada vez mais impessoal. Por isso, é importante que as pessoas que estão por trás de um negócio apareçam nas redes sociais e outros canais de divulgação e transmitam mais confiança ao shopper.

Lealdade 

Uma marca não pode ser considerada forte se não investir na lealdade e fidelidade de seus clientes. 

Uma empresa que apresenta números altos de clientes recorrentes mostra que seu produto ou serviço oferece valor real para seu público e uma experiência do cliente encantadora.

Aspiração

Nos dias de hoje, a compra de um produto não se resume à troca de um bem por dinheiro, mas à exposição da sua personalidade. Ao vestir uma peça de roupa de uma marca forte, você está comunicando que se identifica com os valores daquela empresa.

Por isso, ao criar suas estratégias de comunicação, é importante escolher com cautela os formadores de opinião corretos e transmitir um estilo de vida que corresponda à sua marca.

Co-branding e parcerias

A estratégia de co-branding é muito eficaz para a expansão do público de uma empresa. O trabalho entre duas ou mais empresas que compartilham valores similares expõe essas marcas para públicos previamente filtrados e com muito potencial.

Essas parcerias podem ser realizadas por meio de diversas formas, como um design exclusivo de produtos ou a oferta de benefícios exclusivos.

Conteúdo

Uma das estratégias mais eficientes para posicionar a sua empresa como uma das primeiras opções na mente dos consumidores é a produção de conteúdo.

Ao produzir conteúdo relevante com frequência, uma marca se torna autoridade naquele assunto. Consequentemente, os níveis de confiabilidade em seu produto ou serviço sobem e são conquistadas várias posições no mercado. 

Atendimento

Uma das formas mais tradicionais, e ainda indispensável, de encantar os clientes é investindo em um bom atendimento. 

Atender os consumidores de maneira personalizada melhora a experiência do cliente e aumenta as chances de compras recorrentes. Além disso, o atendimento de qualidade gera mais indicações à sua empresa e melhora os níveis de crescimento orgânico.

Relacionamento

Melhorar o relacionamento com o público traz diversos benefícios para os negócios. Um deles é o aumento do Lifetime Value (LTV), métrica que corresponde ao tempo de permanência de um cliente em sua empresa.

Além de utilizar o seu serviço por mais tempo, clientes fiéis se tornam promotores da marca e atraem novos interessados, reduzindo custos com marketing e divulgação.

O poder cultural das marcas

Como as marcas passaram a carregar muito mais identidade e se tornaram símbolos de determinados estilos de vida e valores sociais, agora elas causam um impacto cultural muito significativo.

Elas se tornaram responsáveis por mudanças extremamente relevantes nos hábitos de consumo modernos e começaram a influenciar diretamente o comportamento das pessoas.

Como a marca ajuda na construção de uma comunidade?

A partir da influência de marcas com uma identidade forte, é possível notar mudanças na forma como as pessoas falam, se vestem, andam e até mesmo na maneira como determinados círculos sociais são formados. 

Muitas marcas passaram a ser, inclusive, referências na luta por interesses sociais e ambientais, como a diversidade de gênero e os maus-tratos aos animais.

Portanto, pensar na construção de uma marca vai muito além do design de um logotipo bonito, mas tem a ver com os valores que a sua empresa busca transmitir aos consumidores, entendendo como a marca influencia a decisão de compra e aplicando esse conceito de forma estratégica.

Para se comunicar ainda melhor com seu público, entenda mais sobre o comportamento do consumidor e por que é importante estudá-lo!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.