Conheça e aplique 20 ideias criativas para fidelizar clientes

Conquistar novos consumidores é apenas a primeira etapa da jornada de compra de uma empresa. É preciso estimular essas pessoas a permanecerem fiéis à empresa e as ideias criativas para fidelizar clientes são exatamente para isso.

Se você está trabalhando para reduzir o número de perda de clientes, as ideias que listamos a seguir podem ajudar. Elas são projetadas para oferecer uma experiência agradável para os consumidores, fortalecendo a relação entre eles e a empresa.

Nova call to action

20 ideias criativas para fidelizar clientes para implementar na empresa

Para estimular a sua criatividade para trabalhar a fidelização de clientes na sua empresa, listamos 20 ideias.

São algumas ideias criativas que podem ser aplicadas imediatamente na organização, sem a necessidade de fazer altos investimentos.

Elas ajudam na retenção e fidelização dos clientes, gerando boas experiências com os clientes e estimulando-os a fazer novos negócios com a marca.

1. Cortesia para aniversário e datas comemorativas

Muitas pessoas gostam de receber lembranças no dia do seu aniversário. Há aquelas que buscam comemorar em espaços que oferecem produtos gratuitos como uma sobremesa, prato ou bebida.

Conhecendo o aniversário do seu cliente — pode ser até o mês —, a marca pode oferecer uma cortesia especial, como um desconto ou um pacote maior por um tempo determinado. 

Outras datas comemorativas também podem ser aproveitadas como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças etc.

2. Produtos personalizados

Quem não gosta de ganhar um mimo, não é mesmo? Atualmente com um número grande de influenciadores nas redes sociais, é quase rotineiro ver alguém fazendo o “unpack” de algum produto.

Os produtos personalizados são maneiras de agradar os seus clientes, oferecendo uma lembrança da marca. É possível personalizar diferentes tipos de produtos, como:

  • camisetas;
  • bonés;
  • copos;
  • chaveiros;
  • mouse pad;
  • agenda;
  • calendários.

Se for um caso de remessa bem especial, é possível colocar até o nome da pessoa que receberá. Mas é imprescindível não esquecer de colocar o logo da empresa, hein! Assim, sempre que a pessoa usar lembrará da empresa e também divulgará para as pessoas ao redor.

3. Recompensas para indicações de clientes (Member get Member)

Uma forma bastante simples para conseguir novos clientes é por meio da indicação. O Member get member é uma estratégia que estimula as pessoas a convidarem outras para adquirir os produtos e serviços da empresa.

A estratégia pode ser adotada por diferentes empresas, desde provedores de internet às seguradoras de automóveis e imóveis. 

Quando um cliente fizer a indicação, ele precisa ser agraciado com uma recompensa. Pode ser um desconto em um plano maior do que ele contratou inicialmente, um período de uso de sinais abertos etc.

4. Recompensas virtuais

Se a sua empresa é majoritariamente online, as recompensas virtuais são o melhor recurso.

Você pode oferecer voucher de desconto, enviar um e-mail com cupom após a primeira compra, fazer um programa de descontos progressivos, oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor.

Essas são apenas algumas sugestões das recompensas virtuais que podem ser oferecidas para os clientes.

5. Comunicação transparente

A comunicação é a base do bom relacionamento, dentro e fora da empresa. Informações cruciais para o bom envolvimento entre a empresa e o cliente não podem estar dentro das letras miúdas do contrato, é preciso ter um diálogo franco, sincero e aberto.

Muitos dos contratos cancelados são causados pela falta de alinhamento entre as expectativas dos clientes e as possibilidades de entrega da empresa.

6. Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é pautado pela escuta ativa e atenciosa. Quando você vai até uma empresa em busca de um produto ou serviço, espera ter uma recepção que seja educada e atenciosa, não é mesmo?

E esse atendimento é totalmente diferente do distanciamento que as conversas programadas propõem. É preciso treinar toda a empresa para ter abertura na comunicação, a fim de entender e tratar cada cliente com individualidade.

7. Solicitar Feedbacks para os clientes

Os clientes são fonte de informações imprescindíveis para a empresa. Eles consomem os produtos e serviços, por isso, entendem as melhorias que precisam ser realizadas em todo o atendimento para oferecer o melhor possível.

Por não ouvirem os clientes, muitas empresas acreditam que são os melhores dos seus ramos. Deixam de lado, as possíveis adaptações e melhorias que precisam ser feitas para atender as necessidades das pessoas.

Assim, acabam perdendo espaço para concorrentes e a satisfação dos clientes.

8. Fortalecer o pós-venda

Muitas empresas ainda consideram a venda como o principal objetivo. A partir disso, esquecem dos clientes.

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter estratégias maduras para encantar os consumidores em todos os momentos possíveis. A relação pós-venda passa a ser um diferencial, para que o cliente se encante com a marca.

É preciso mostrar para o consumidor que a empresa está preocupada com sua satisfação e sucesso.

9. Fazer um kit boas-vindas para novas clientes

Uma maneira encantadora de dar as boas-vindas para um novo cliente é utilizando a estratégia de criar um kit-boas vindas. 

É possível que este kit seja algo manual, feito de produtos personalizados e confeccionados especialmente para o cliente. Mas também é possível oferecer uma versão virtual, com um e-mail personalizado e cupom de desconto.

10. Surpreender o cliente com promoções exclusivas

Ganhar descontos e promoções especiais geram sensações positivas nos clientes. Não é necessário esperar datas comemorativas para promover essas ações, é possível acompanhar seus clientes para entender quem está precisando daquele incentivo.

Às vezes esse incentivo pode ser dado para aqueles clientes que estão demonstrando insatisfação, como uma maneira de reverter a situação. Mas também pode ser oferecido para aqueles que estão felizes com a marca e são considerados como “ideais”.

11. Fazer eventos apenas para os clientes

Vai fazer um novo lançamento? Tem um produto que precisa ser testado e a sua empresa quer saber como ele performará no mercado? Os seus clientes podem ajudar!

Eventos exclusivos são especiais para aqueles clientes que estão mais próximos da sua marca. É possível lançar algo com exclusividade, avisar que está testando algo novo no mercado e quer ouvir a opinião dele como validação.

As pessoas vão se sentir especiais e valorizadas pela marca. E, em contrapartida, poderão validar as visões de mercado que a empresa está gerando.

12. Separar os clientes por carteira

Uma boa organização da empresa pode ajudá-la a compreender muito sobre os clientes. A dica aqui é conseguir fazer a divisão deles por carteiras, que comportem consumidores de perfis de tamanho, segmento e valores de investimentos juntos.

Dessa forma é possível criar estratégias de comunicação e engajamento que sejam personalizadas conforme as características dos clientes.

Quanto mais próximo a marca conseguir ser das necessidades, anseios e desejos dos clientes, melhor será a comunicação e as chances de fidelizar os clientes.

13. Fazer um processo de onboarding para o cliente

Para reduzir a rotatividade de talentos, muitas empresas adotaram um processo de onboarding após as novas contratações. É um processo de alinhamento, que apresenta detalhadamente a organização para os trabalhadores.

Essa mesma estratégia pode ser adotada para os clientes, visando acompanhar os primeiros momentos de relacionamento entre eles com a marca. Assim, é possível fazer um alinhamento mais realista sobre as expectativas e promessas 

O processo de onboarding para o cliente não precisa ser longo, mas ajuda a diminuir as frustrações.

14. Mostrar os valores culturais da empresa para os clientes

Toda empresa é estruturada em valores culturais, objetivos e missões. Essa é a base que orienta o crescimento e as ações de toda a organização.

As pessoas estão cada vez mais se identificando com marcas que oferecem não apenas produtos, mas ideais de mundo. Quando pessoas e empresas compartilham dos mesmos princípios, as relações ficam praticamente imbatíveis.

15. Ofereça um clube de vantagens

Existem diferentes motivos em apostas em um clube de vantagens — também conhecidos como clube de benefícios — para a sua empresa. 

Os clubes oferecem descontos, cashback e preços promocionais para os seus associados, promovendo uma economia inteligente. Com isso, fortalecem a relação entre clientes e marcas.

Ao ofertar paras os clientes um clube de vantagens próprio, a empresa pode garantir a fidelização de clientes e colaboradores, conforme for sua estratégia.

16. Promova uma comunidade em torno da sua marca

O senso de comunidade é promovido a partir de valores semelhantes. Ao disseminar a sua cultura para os clientes, a empresa começa a fortalecer sua marca e criar essa sensação de pertencimento.

É possível utilizar as redes sociais para criar essa comunidade, mantendo contato próximo com os clientes mais engajados na sua marca.

17. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto são grandes atrativos para as pessoas. Independente do cenário econômico, conseguir gerar economia na vida dos clientes sempre terá um impacto positivo.

Mas não basta oferecer cupons de desconto, é importante acompanhar a adesão das pessoas. Assim, dá para traçar um perfil mais completo dos clientes, conhecendo melhor seus gostos e interesses.

18. Overdelivery 

Overdelivery significa, em uma tradução livre, “entregar algo a mais”. Ou seja, o conceito é basicamente a empresa conseguir oferecer sempre algo que possa ser inesperado pelo cliente.

Nem sempre é preciso ser algo que envolva custo. Em algumas situações, o atendimento que consegue antecipar alguma situação que pode ser negativa para o cliente e já o comunica é “entregar algo a mais”.

O segredo é se preocupar com o bem-estar e a felicidade do cliente, não apenas se ele vai ou não fechar mais negócios com a empresa.

19. Comunique com o cliente pelo canal preferido dele

Há várias formas de fazer uma comunicação com o cliente: e-mail, redes sociais, push nos aplicativos etc. Independente das várias maneiras possíveis de entrar em contato, é imprescindível saber qual é aquela que o seu cliente se sente mais seguro e está ativo.

Existem pessoas que não se sentem seguras, por exemplo, em receber informações de cancelamento ou que precisam coletar dados pelo WhatsApp — devido às diferentes notícias de golpes —, preferindo canais mais oficiais como o aplicativo da empresa ou e-mail.

Entender melhor sobre essas particularidades garantem que a empresa consiga satisfazer os seus clientes em momentos de dificuldade ou necessidade.

20. Divulgue nas redes sociais os promotores da sua marca

As pessoas adoram compartilhar momentos de felicidades nas redes sociais. Quando um dos seus clientes divulgar a sua marca, não deixe de repostar nas redes da empresa.

Mostre para as pessoas que a empresa valoriza os consumidores que divulgam seus produtos e serviços. Quando essa reação das pessoas é espontânea, melhor ainda para a empresa.

Essas foram as 20 ideias criativas para fidelização de clientes que gostaríamos de compartilhar com vocês. Além de práticas, elas podem ser realizadas a curto, médio e longo prazo, sem a necessidade de fazer grandes investimentos.

Aproveitando a sua visita, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre as melhores estratégias para fidelizar os clientes.

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!