Cresça sua empresa com as 25 ferramentas de marketing digital

A utilização de ferramentas de marketing digital é a principal estratégia prática para concorrer com as outras empresas no mercado. 

Com marketing digital, os profissionais podem se preparar para o lançamento de produtos, estimular vendas, maximizar os lucros e gerenciar as suas campanhas online.

Dessa forma, adquirindo dados sobre o tipo de público e a necessidade deles, é possível alavancar as vendas e até mesmo aumentar o lead do seu negócio. Veja agora como: 

25 ferramentas de marketing digital para empreendedores

Há muitas ferramentas para marketing digital disponíveis no mercado, que oferecem uma variedade de serviços e um número limitado de soluções. 

Para que você possa decidir qual o melhor software para o seu negócio em diferentes pontos, vamos falar sobre algumas dessas ferramentas.

1. Google Analytics

O Google Analytics é um serviço online gratuito que fornece estatísticas detalhadas sobre a atividade de um site. 

Essa ferramenta ajuda os profissionais de marketing a entender com qual frequência um site ou blog é visitado, tirando proveito dessa informação para criar estratégias de marketing.  

As informações auxiliam no gerenciamento das campanhas da empresa, gerando melhores resultados, para métricas como cliques no site, tempo gasto no site e número de páginas visitadas.

2. SimilarWeb

O SimilarWeb também é uma ferramenta de análise de dados que monitora o tráfego de visitas em um site, classificando-os de acordo com sua busca. 

O que diferencia essa ferramenta de outras é que ela não apenas rastreia as visitas ao site, mas também fornece detalhamentos demográficos e estatísticas detalhadas.

Isso permite que um especialista em SEO tome decisões mais bem informadas ao otimizar um site, pois pode realizar pesquisas de palavras-chave mais precisas. 

3. Google Search Console

O Search Console do Google é uma ferramenta que o Google oferece aos proprietários de sites para rastrear seu desempenho de pesquisa. Essa ferramenta funciona para diversos aspectos, como análise de palavras-chave e otimização de tráfego. 

Ele também pode ser usado para outras coisas, como rastrear menções em redes sociais e permitir que os profissionais de marketing visualizem e gerenciem o desempenho de pesquisa do site no Google.

4.Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta de análise da experiência do cliente que rastreia e estuda o comportamento de quem visita um determinado site. 

Mesmo que o Hotjar não seja exatamente destinado à coleta de dados, ele também fornece informações sobre como os visitantes navegam em seu site e quais são seus objetivos.

Esses dados podem ajudar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing para o seu negócio e auxiliar na dinâmica de navegação do seu site.

5. Google Tag Manager

O Google Tag Manager é um software de gerenciamento e marcação de tags desenvolvido pelo Google.

Essa ferramenta permite gerenciar muitas tags em seu site e também para que você aproveite outros serviços do Google.

As tags são armazenadas em cache em um banco de dados centralizado chamado cache de tags, e são colocadas em categorias que permitem que os usuários encontrem exatamente o que precisam rapidamente.

6. Canva

O Canva é uma ferramenta de design gráfico para qualquer pessoa fazer designs básicos e práticos. É super simples, rápido e projetado para compartilhar ótimos designs sem a necessidade de softwares caros.

Assim, o Canva é uma espécie de uma ferramenta multitarefas sem muitas complicações. Por isso, se você é um empreendedor e está procurando algo rápido para trabalhar com imagens, o Canva é a principal escolha para isso. 

7. RD Station

O RD Station é uma ferramenta completa para gerenciamento de marketing digital que reúne os principais aspectos de divulgação em um só lugar. Ao contrário de outras, no RD Station não é preciso adquirir vários softwares ou fazer adaptações para usá-lo. 

Isso porque o RD Station possui recursos avançados para realizar marketing de conteúdo como planejamento editorial, gestão editorial e monitoramento da mídia social de modo totalmente integrado.

6. Buzzsumo

BuzzSumo é uma ferramenta que ajuda os profissionais de marketing a identificar os conteúdos mais compartilhados na internet. Isso pode incluir postagens de blog, artigos, notícias e muito mais. 

Esse software é uma poderosa ferramenta para saber como o engajamento do seu conteúdo está indo. Dessa forma, será possível traçar estratégias para aumentar seu próprio alcance de mídia social. 

9. Keyword.io

O Keyword.io é um mecanismo de pesquisa de palavras-chave que permite encontrar rapidamente as informações desejadas. É mais eficiente e preciso porque só mostra resultados com base no que você procura.

Os resultados são classificados por relevância para que os sites mais relevantes apareçam no topo. Assim, essa ferramenta mostra apenas as consultas com as palavras-chave que correspondem ao que você digitou.

10. Slack

O Slack é uma ferramenta gratuita para comunicação online que ajuda equipes de colaboração a realizar trabalhos mútuos sem grandes complicações. 

Com o Slack, é possível acompanhar facilmente as conversas e realizar seu trabalho diretamente do seu computador ou celular.

Essa ferramenta serve para reduzir as dificuldades de quem trabalha com marketing, fazendo com que tudo flua de forma fácil e prática. 

11. Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que organiza projetos em quadros, listas e cartões. É uma estratégia acessível para usuários individuais e colaboradores, permitindo a comunicação de texto, vídeo e compartilhamento de links.

O Trello permite criar projetos e adicionar cartões para cada item de ação necessário para concluir o projeto. Arrastando e soltando os cartões em ordem de prioridade, você pode ver facilmente o que precisa ser feito para concluir suas tarefas da maneira mais eficaz possível.

12. Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de mídia social que permite aos usuários agendar postagens, acompanhar o engajamento e gerenciar os perfis de suas contas do Instagram, Facebook e Twitter, tudo em um só lugar.

O usuário pode então conectar suas plataformas de mídia social desejadas a sua nova conta Hootsuite. Isso permitirá que o usuário monitore a atividade nessas plataformas a partir de um único painel. 

13. Unbounce

Unbounce é uma plataforma online que ajuda qualquer pessoa a criar landing pages e converter seus visitantes em leads. Essa ferramenta permite que as empresas aumentem significativamente as taxas de conversão em seus sites sem ter que se esforçar muito para isso.

Isso pode ajudar a aumentar as conversões em qualquer site. Quanto mais visitantes você conseguir, maior será o potencial do seu negócio, pois esses visitantes são clientes em potencial.

O que diferencia o Unbounce de outras ferramentas é que ele é altamente personalizável para cada cliente. Ele permite que os usuários criem uma página de destino ideal de acordo com suas necessidades ou preferências individuais.

14. Mailchimp

O Mailchimp é a plataforma de e-mail marketing mais completa do mercado de marketing digital, permitindo que as empresas criem, enviem e rastreiem campanhas facilmente. 

Essa plataforma também facilita a criação de boletins informativos por e-mail bonitos e atraentes que podem ser enviados a clientes ou assinantes a qualquer momento.

15. Sumome

O Sumome é um serviço da que facilita a análise e o gerenciamento de dados em várias plataformas. Essa ferramenta auxilia empresas a obter mais leads, vendas e clientes, simplificando seus esforços com estratégias de marketing. 

Seus recursos são simples e práticos, como compartilhamento social, pop-ups, widgets, análises e muito mais.

16. Rock Content

Rock Content é uma plataforma de marketing focada no desenvolvimento de conteúdo útil e autêntico para ajudar as empresas. 

Ela pode ser utilizada para auxiliar o desenvolvimento de estratégias de inbound marketing, com mentoria durante todo o processo. Também pode ser usada para criar blogs, redes sociais, infográficos, livros e vídeos. 

17. SEMrush

O SEMrush é uma plataforma poderosa que fornece aos profissionais de marketing todas as informações necessárias sobre seus concorrentes, dando uma vantagem sobre seus concorrentes em termos de pesquisa de palavras-chave e estratégia de campanha.

Assim, o SEMrush não é visto apenas como uma ferramenta de pesquisa, mas também como uma ferramenta de análise e gerenciamento SEO.

18. WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo que permite aos usuários criar seu próprio site ou blog em apenas alguns passos e configurá-lo para atender às suas necessidades de forma prática e rápida. 

Essa ferramenta fornece a estrutura de um site, deixando a maior parte da criação de conteúdo para seus usuários. Isso faz do WordPress um software super necessário para os profissionais de marketing que queiram se especializar na criação de conteúdo para sites e blogs.

19. Adobe Campaign

O Adobe Campaign é o software de automação de marketing mais novo e inovador do mercado de marketing digital. Com o Campaign, as empresas podem criar uma experiência personalizada para cada cliente.

Com essa ferramenta, os profissionais de marketing agora podem se comunicar com os clientes individualmente com base em quem eles são, e não só apenas no que compram.

20. mLabs

O mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que permite que os usuários interajam com seus seguidores com muito mais facilidade do que poderiam, fazendo com que esse seja uma plataforma essencial para quem trabalha com marketing.

Com o mLabs você não precisa se preocupar com questões burocráticas do trabalho em marketing, basta agendar posts, gerar relatórios e interagir com seguidores para potencializar sua presença nas redes sociais com a ajuda da plataforma.

21. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que possibilita pesquisar palavras-chave mais procuradas ou termos populares em todo o mundo de forma instantânea.

O diferencial dessa ferramenta é seu mecanismo de pesquisa, isso porque ela permite que o usuário faça a partir de um intervalo de datas e descobrir quais termos ou perguntas foram pesquisados ​​durante um determinado período de tempo.

23. Google Optimizer

O Google Optimizer é uma ferramenta de marketing que possibilita encontrar as melhores palavras-chave e frases de pesquisa possíveis para o seu site. 

O software analisa e direciona o desempenho do seu site, o que faz o site começar a receber mais visitantes direcionados ao seu conteúdo.

Ele também permite acompanhar o desempenho de palavras individuais na pesquisa no google, para que você possa ver quais frases funcionam melhor para aumentar o tráfego.

24. LiveChat

O LiveChat é um software de suporte técnico, dispondo de bate-papos e chats ao vivo. Funciona basicamente como uma ferramenta de marketing de indicação, onde o cliente é bem tratado e, por consequência, ele indica o seu negócio a outras pessoas.

Essa ferramenta permite que os clientes tenham contato com a empresa que vende o produto enquanto ainda estão no site realizando a sua compra, isso fornece aos usuários assistência excepcional de atendimento ao cliente. 

25. Alloyal

A Alloyal é uma plataforma que auxilia na criação de clube de vantagens para certas empresas e entidades que pretendem aumentar a fidelidade do seu público oferecendo benefícios exclusivos.

A startup Alloyal se preocupa em oferecer e criar o melhor clube de vantagens para você e sua empresa. Criando um projeto personalizado, a Alloyal busca sempre o bem-estar dos seus parceiros e clientes. 

As ferramentas de marketing digital citadas anteriormente servem para que você e sua equipe otimizem as tarefas designadas e gerenciem melhor o seu tempo de realização.

Seja de criação de conteúdo ou de SEO, essas ferramentas são essenciais para quem busca implementar estratégias que melhorem a saúde do ambiente de trabalho.

Se interessou em saber mais sobre como a Alloyal pode te ajudar a aumentar o seu público e fidelizar mais clientes? Veja aqui como ter um clube de vantagens próprio e personalizado com a Alloyal.

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!