blank

Conheça mais sobre os fatores que geram valor para o cliente

Você sabe quais são os principais fatores que geram valor para o cliente? O conhecimento desse tema é fundamental, pois a sua empresa vai transmitir uma imagem positiva no mercado, vai conquistar mais consumidores e aumentar o número de vendas.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacamos o que é valor para o cliente e abordaremos quais são os fatores que geram valor para o cliente. Continue com a gente.

Banner_Experiência_do_cliente_Lecupon

O que é valor para o cliente?

Valor para o cliente está relacionado com o desenvolvimento de razões legítimas e genuínas para que os consumidores optem pelo consumo de um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, as empresas que geram valor para o cliente proporcionam um amplo conjunto de elementos. Entre eles estão o bom atendimento, a qualidade dos produtos ou serviços prestados, preço, as condições de negociação, a eficiência logística, o tempo investido etc.

Quais são os fatores que geram valor para o cliente?

Se consideramos o conceito anterior sobre o que é valor para o cliente há um amplo conjunto de fatores que contribuem para gerar valor ao consumidor. 

O conhecimento desse tema vai ajudar o seu negócio a gerar valor ao cliente e, consequentemente, aumentar o número de vendas. Vamos apresentar abaixo os principais fatores que geram valor ao consumidor para ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

1. Qualidade do produto

O primeiro fator que contribui para gerar valor para o cliente é a qualidade dos produtos e serviços prestados. Trata-se de uma questão básica e, ao mesmo tempo, importante.

Isso porque, ao fornecer bons produtos e serviços aos clientes, mais pessoas vão ficar satisfeitas e terão uma imagem positiva da sua empresa no mercado. Além disso, a sua empresa vai gerar valor ao cliente pelo fato de solucionar um determinado problema e atender às necessidades das pessoas.

Desse modo, mais indivíduos vão estar dispostos a voltarem a comprar do seu empreendimento. O desenvolvimento de bons produtos e serviços, portanto, é um dos principais fatores que geram valor ao cliente.

2. Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é um dos principais fatores que geram valor para o cliente. Procure demonstrar que a sua empresa está disposta a ajudar as pessoas. Esteja pronto para esclarecer as eventuais dúvidas dos clientes e ajudar os consumidores.

Além disso, as empresas que desenvolvem atendimento humanizado vão gerar valor aos clientes e irão conduzi-los durante a jornada de compras, aumentando a probabilidades de o seu negócio fechar ou mesmo aproveitar mais oportunidades de vendas.

3. Experiência positiva ao longo de toda a jornada de compra

Proporcionar uma experiência positiva durante todo o processo de jornada de compra é outro fator que contribui para gerar valor ao consumidor. Isso começa no primeiro contato que o cliente tem que a sua empresa (pode ser no site, na estante de vendas etc.), passa pelo atendimento e vai até o pós-venda.

Conduzir o consumidor durante a jornada de venda de maneira adequada contribui para proporcionar uma experiência positiva ao consumidor. Nesse contexto é bastante válido fornecer um atendimento humanizado, fornecer bons produtos e serviços e demonstrar que você está disposto a ajudar as pessoas.

As empresas que se dedicam em fornecer experiência positiva ao consumidor em diferentes estágios da jornada de compra vão ter uma imagem positiva no mercado e serão capazes de atrair novos consumidores.

4. Resolução de problemas rápidas por parte da empresa

O suporte e a resolução de problemas de maneira rápida e efetiva por parte das empresas contribui para gerar mais valor aos consumidores. Isso acontece porque a sua organização demonstra que está disposta a ajudar e a prestar o melhor suporte possível para as pessoas.

5. Logística de pagamento e entrega

A logística de entrega deve ser eficiente e os produtos devem ser entregues no prazo combinado e em perfeito estado de conservação. A logística de pagamento também deve ser facilitada. Nesse contexto é bastante válido fornecer diferentes meios de pagamento para facilitar a vida do cliente. Com isso, aumentam-se as chances de a sua empresa fechar mais vendas.

6. Atenção aos detalhes e acompanhamento no pós-venda

O pós-venda é outra etapa fundamental no processo de vendas. Muitas empresas, porém, esquecem de dar a devida atenção ao consumidor após o fechamento de uma venda.

Após o fechamento de uma venda procure saber o que os clientes estão achando em relação à experiência dos produtos e serviços proporcionados pela sua empresa. Esse acompanhamento é fundamental, pois vai ajudar a verificar a experiência do consumidor sobre os serviços oferecidos. Além disso, torna-se possível obter feedbacks valiosos que vão te ajudar a melhorar os produtos oferecidos.

7. Bom relacionamento entre marca e cliente

A construção de um bom relacionamento entre a marca e o cliente é um dos principais fatores que contribuem para gerar valor ao consumidor. Isso acontece porque os clientes vão ter uma imagem positiva e poderão indicar o seu negócio aos amigos.

O desenvolvimento de um relacionamento positivo entre marca e cliente contribui para a retenção de consumidores e ajuda na atração de novos. Além disso, mais pessoas estarão dispostas a comprar novamente da sua organização.

Como é possível perceber, há um grande conjunto de fatores que geram valor para o cliente. O entendimento dessas questões é fundamental, pois a sua empresa vai ser capaz de gerar mais valor no mercado e terá uma imagem positiva por parte dos consumidores. Procuramos apresentar essas questões para ajudar o seu negócio a gerar valor aos clientes.

Agora, você já sabe quais são os principais fatores que geram valor para o cliente, e entenda qual a relação entre satisfação e retenção dos clientes.

blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!