5 estratégias de vendas para aplicar em 2024

Estratégia e planejamento são ferramentas necessárias para que qualquer empreendimento dê certo, porque ajudam a nortear o caminho do que se quer atingir. Para vendas, não seria diferente.

Se engana quem pensa que para vender não precisa de uma estratégia por trás, que é só fazer auto promoção e divulgação de produtos. Na verdade, isso pode acabar prejudicando seu empreendimento e desconectando o cliente da sua marca.

Sabendo disso, trouxemos algumas dicas valiosas para criar uma boa estratégia de vendas em 2024. Continue a leitura para saber mais.

O que é estratégia de vendas?

Estratégia de vendas é uma técnica utilizada pelos gestores de uma empresa para planejar as ações que irão tomar para atingir um determinado objetivo em vendas. Isso é feito a partir de um planejamento estratégico, tendo como base estudos de mercado e conhecimentos sobre seu próprio negócio.

Podem ter vários objetivos, como aumentar vendas e qualificar melhor os leads, por exemplo. Também não tem um modelo pronto, afinal, depende muito do que se pretende atingir e das ferramentas necessárias.

Apesar das particularidades de cada negócio é possível aprimorar o seu discurso e aproximar dos seus clientes com algumas técnicas que já foram aplicadas e testadas por empresas do mundo todo.

Como criar uma estratégia de vendas

Existem algumas etapas que servem como guia para a criação de uma estratégia de vendas. Confira a seguir:

  1. Definição de objetivos

O primeiro passo de qualquer estratégia bem sucedida é entender as necessidades do negócio e aonde se quer chegar, para, a partir disso, estabelecer metas que façam sentido. É muito importante que essas metas sejam mensuráveis para avaliações posteriores dos resultados.

Também é o momento perfeito para fazer um estudo de mercado detalhado, entender melhor o nicho no qual a empresa está inserida, as necessidades e desejos dos seus clientes, entre outros.

Em resumo, vire um especialista do seu produto, entenda tudo sobre ele: seus pontos fortes, pontos fracos e compare com a concorrência. Entenda o que é possível melhor para atender melhor as dores do seu cliente.

  1. Prospecção

Prospecção nada mais é do que a busca por clientes, que pode ser de forma ativa ou passiva. 

Prospecção passiva pode ser feita através do inbound marketing (estratégia de marketing digital que cria uma relação com o cliente antes de oferecer o produto), por meio das redes sociais, email marketing, blog posts e mídia paga.

Já a prospecção ativa é o ato de ir atrás do cliente de forma mais direta e sem que o cliente esteja preparado para aquele contato, como por meio de ligações repentinas (cold call), participação em eventos, entre outros.

Uma ação organizada por meio de uma campanha, unindo os dois formatos, pode trazer resultados surpreendentes. Para isso, entenda o perfil do seu cliente e onde ele está para planejar uma ação conjunta.

  1. Qualificação

Nem todo lead está pronto para se tornar um cliente, então, não adianta gastar o tempo do seu time com todos os contatos. É aí que fica evidente a importância da qualificação.

Qualificação nada mais é do que entender se aquele seu lead está pronto para dar o próximo passo e adquirir o seu produto. Para isso, é preciso entender vários fatores, como: se está no momento propício para a compra, se ele tem o investimento necessário, fit com a empresa, se o seu produto soluciona o problema que ele tem, entre outros.

Várias estratégias podem ser utilizadas para qualificar um lead, como disponibilização de conteúdos nas redes, convite para eventos próprios, como webinars, por exemplo, entre outros.

  1. Negociação

Uma parte muito importante de uma estratégia de vendas é a negociação. Aqui, é possível aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre o futuro cliente e oferecer o produto ideal que solucione a sua dor.

Entretanto, é preciso se atentar à escuta e à empatia do time comercial. O cliente jamais deve sentir que está sendo pressionado a comprar por comprar, apenas para atingir a meta da empresa.

Muito pelo contrário, a pessoa deve se sentir ouvida e entender que a empresa está lá para ajudá-la. O seu produto não pode ser apenas seu produto e sim, uma maneira de melhorar a sua realidade de alguma forma. Para isso, a empatia é fundamental.

  1. Fidelização

Tão importante quanto conquistar novos clientes, é fidelizá-los. Parte disso vem da sua experiência de compra, que, se tiver sido positiva, pode abrir possibilidades para novos negócios com a sua empresa (up-sell) e indicações.

A experiência não só precisa ser boa, como deve superar as expectativas para que o cliente sinta que a sua empresa realmente se importa com ele. Ouvi-lo atentamente é peça chave nesse processo.

Fidelizar também contribui para a solidificação de uma boa imagem externa para sua empresa, consolidando-a como uma autoridade dentro do mercado.

5 estratégias de vendas para aplicar agora mesmo

Agora que você já sabe que é uma estratégia de vendas e conferiu os passos para a sua criação, descubra 5 estratégias de vendas para alavancar os seus negócios em 2024.

  1. Se porte como uma autoridade no assunto

Independentemente da área, todo cliente gosta de perceber que está lidando com uma autoridade, que sabe muito bem o que está fazendo, tem experiência e que realmente irá resolver suas dores.

Parte disso vem da linguagem corporal e parte do discurso. Por isso, treine seu time para que se coloquem frente às outras pessoas com confiança e tenham argumentos na ponta da língua, como dados e cases que passem autoridade. 

  1. Se prepare para quebrar objeções

Todo cliente tem dúvidas na hora da negociação e pode ter várias objeções quanto ao serviço ou produto da sua empresa. Por isso, é importante que seu time esteja preparado para quebrá-la quando elas vierem.

Prepare um material de consulta e faça reuniões para entender as principais objeções dos seus clientes e os argumentos que podem ser usados nessas horas. Depois, incentive constantemente a utilização desse material pelos vendedores. 

Às vezes era só isso que faltava para aquele lead se tornar um cliente fiel.

  1. Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos e formas de falar determinada informação que suscita alguma resposta específica da pessoa que recebe a mensagem, geralmente para tomar uma decisão.

Alguns deles podem auxiliar a tornar a venda mais rápida e a gerar mais valor à sua solução.

Exemplos de alguns dos gatilhos mentais mais utilizados:

  • Urgência: passa a ideia de que aquela oferta só estará disponível por um tempo limitado e curto, suscitando uma tomada de decisão mais rápida com relação à compra.
  • Prova social: reforça a qualidade do produto ao utilizar depoimentos de clientes anteriores.
  • Exclusividade: como o nome já diz, indica ao cliente que a sua oferta é única.
  1. Utilize IA

Ferramentas de IA, ou inteligência artificial, podem ser muito úteis para facilitar o dia a dia do seu time comercial e todo o processo de vendas.

Com a IA é possível transcrever e resumir os pontos chave de ligações e reuniões comerciais, para que seu time tenha sempre em mãos as informações mais importantes sobre o cliente e seu processo de compra. Isso facilita lidar com o alto volume de informações que pode ser gerado.

Outra possibilidade interessante é usar a IA para te ajudar a preencher os dados sobre seus clientes nas planilhas, otimizando o seu tempo para outras tarefas menos operacionais.

O IA veio para ficar e pode ser um ótimo parceiro dentro das suas estratégias de vendas, portanto, tente ir implementando aos poucos com o seu time. Você não vai se arrepender.

  1. Empatia em primeiro lugar

Trabalhar com vendas é sempre tentar se colocar no lugar do cliente para oferecer as melhores soluções. O cliente sempre percebe quando o vendedor está tendo consideração pelas suas demandas, mais do que apenas para cumprir metas.

Por isso, empatia é essencial para aprimorar o relacionamento com os seus clientes e fortalecer a imagem de uma empresa responsável e confiável

Ter uma boa estratégia de vendas é o primeiro passo para alcançar as metas da sua empresa. Aqui você aprendeu como ela é feita e demos algumas dicas para aprimorá-la. 

Mas, pensando nas suas necessidades, fomos além e preparamos um material ainda mais completo para te ajudar a atrair, reter e fidelizar seus clientes. Acesse já e transforme os seus resultados deste ano!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!

Opa! Seu material gratuito está disponível para você!

15 estatísticas de retenção de clientes para 2024