Confira dicas práticas de como vender proteção veicular

A indústria automobilística pode passar por diversos processos, mas o uso de carros segue sendo uma comodidade da realidade mundial. Com a carência de bons serviços no transporte público, o uso de carros particulares e de aplicativos se tornam alternativas.

Saber como vender proteção veicular é fundamental para sobressair nesse mercado que propõe cuidados e segurança não apenas para o automóvel, mas também para a vida das pessoas.

Nova call to action

8 dicas de como vender proteção veicular

Se você quer iniciar uma carreira na área de proteção veicular, conte com as dicas que separamos para saber como fazer negócios e atrair novos clientes!

1. Conheça bem o seu público

A primeira dica lembra aquela regrinha de empatia: coloque-se no lugar do outro. Sem dúvida, isso vai valer para todas as suas relações. No caso de um processo de venda, não é diferente. 

Saber o que o cliente está precisando é fundamental para você seguir o fluxo da sua necessidade. A partir daí, é possível identificar suas principais objeções. 

É nessa hora que o vendedor precisa pensar como consumidor. Pense na objeção dele e, naquele momento, veja com seus olhos. Se a proteção veicular é importante, identifique se ele tem poucos recursos financeiros e seja bem claro ao justificar o valor da proteção veicular para ele. 

Ou, se ele tem medo de fechar com a sua empresa, mostre a relevância da sua empresa e consistência no mercado. Pergunte o motivo e apresente provas de que ele vai fazer um bom negócio.

2. Elabore bons planos de proteção veicular

As coberturas de proteção veicular costumam ser muito abrangentes. Para encontrar uma boa oferta para o seu cliente, entenda suas principais necessidades. 

No caso de um motorista que usa o veículo como fonte de renda, ele vai se interessar por um plano que cubra proteção de lanternas e vidros. 

Talvez, um motorista que usa o carro somente para passeio possa achar supérfluo. Porém, se ele não tiver garagem, contratar o serviço de rastreamento 24h é extremamente necessário. Sendo assim, veja a necessidade de cada perfil. 

3. Tenha ofertas cruzadas

Se você já entende as necessidades dos seus clientes, fica mais fácil ver oportunidades de vendas. As ofertas cruzadas fazem parte do universo de possibilidades que o cliente pode experimentar no seu segmento.

Por exemplo, se o cliente adquirir a proteção veicular, ele pode ter interesse no serviço de rastreamento de veículos.  Busque sempre oportunidades que vão de acordo com o que o cliente achar importante.

4. Participe de feiras e eventos da área

As melhores parcerias podem surgir em feiras e eventos automotivos. Essa é uma oportunidade de saber o que está acontecendo no mercado de automóveis. Além disso, o networking é super importante. 

Uma simples parceria com uma empresa de automóvel pode garantir uma cartela de clientes para sua empresa de proteção veicular. 

Lembre-se de que, nesses eventos, você terá acesso a motoristas de carros, caminhão e automóveis. Ótima oportunidade de ser visto e conhecido pelo público alvo para apresentar seu produto e tirar dúvidas, pessoalmente.

5. Utilize as redes sociais

As pessoas navegam nas redes sociais buscando entretenimento, na maioria das vezes. Assim, entre um post e outro, sua empresa pode ser apresentada pelo algoritmo daquela rede social. 

De forma orgânica, produzindo conteúdo de relevância, você pode mostrar a importância de ter uma proteção veicular. Embora muita gente tenha carro, nem todo mundo despertou para a necessidade do seu produto. Por isso, as redes sociais são muito utilizadas para conscientizar o usuário.

Isso não só garante mais interesse do público como também promove uma autoridade no assunto. Já pensou em quantas empresas de proteção veicular da sua cidade ainda não usam as redes sociais para vender? Então, não perca a oportunidade de ser referência no seu segmento e venda mais!

6. Crie ações promocionais na loja física

Se o seu cliente já está na loja, fica muito mais fácil apresentar os benefícios do seu produto. E, nunca se esqueça de fortalecer a sua marca. Distribua brindes como lixeiras em TNT, chaveiros, calendários e tudo que apresente o telefone de contato da sua loja. 

A estratégia de brindes é usada para fixar a marca na mente do cliente e também para fechar o negócio na próxima visita. Por isso, o telefone e suas redes sociais devem estar bem legíveis no material.

Outra estratégia, é promover workshops e eventos voltados para a segurança do motorista. Dessa forma, sua empresa está alertando o público com informações úteis, ao mesmo tempo que apresenta os benefícios da proteção veicular.

7. Tenha um pós-venda de qualidade

Quem pensa que apenas vender o produto é garantia de fidelização, acaba se enganando. O cliente gosta de ser lembrado. Em outras palavras, o relacionamento constante mantém o cliente interessado e ativo na empresa por muito mais tempo.

Pensando nisso, envie e-mails periodicamente com dicas de segurança para o motorista. Você pode também mandar as felicitações no dia do aniversário, convidá-lo para eventos e oferecer promoções.

8. Ofereça diferenciais competitivos como clube de vantagens

Já pensou em oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes? É assim que funciona o clube de vantagens. Por meio de parcerias com outras empresas, seu produto ganha mais valor e acaba atraindo e fidelizando quem já é cliente.

Você pode oferecer, juntamente com a proteção veicular, descontos em postos de gasolina, cashbacks na troca de óleo e compra de pneus na rede de parceiros.

O mais importante é atingir a persona com ofertas que sejam realmente atrativas. Por isso, conhecer bem o público é um ponto importante para elaborar estratégias de marketing vencedoras. 

A proteção veicular tem um grande mercado para ser conquistado. Pois, grande é a necessidade de motoristas de caminhão, carros particulares e aplicativos de se protegerem em casos de violência e acidentes de trânsito. 

Saber como vender proteção veicular ajuda a criar estratégias para garantir o sucesso em toda a jornada de vida do cliente com a associação. Inclusive, na retenção dos clientes e diminuição da inadimplência e cancelamentos.

E o segredo de todo o sucesso, de qualquer empresa, passa por sua capacidade de realizar uma boa fidelização de clientes. Aproveite sua visita e leia nosso guia completo!

BannerRodape-PosVenda
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!