blank

Entenda como funciona um clube de benefícios para colaboradores e clientes

Há diferentes questões sobre como funciona um clube de benefícios — ou clube de vantagens — que podem pairar sobre a cabeça de uma pessoa empreendedora. Tais como:

Com o mercado cada vez mais acirrado, os clubes de vantagem se tornaram diferencial para a retenção de clientes e colaboradores. A estratégia, atualmente, não é usada apenas pelo Recursos Humanos, mas também pelo marketing.

Nova call to action

O que são Clubes de benefícios e de vantagens?

Antes de entender como funciona um clube de benefícios, é preciso tirar dúvidas sobre o que eles são.

Clubes de benefícios e de vantagens são valiosas ferramentas para fidelização de clientes nas empresas que trabalham diretamente com o público, conhecidas também como B2C (Business to Customer). 

Clube de benefícios e clube de vantagens são, na prática do mercado, sinônimos. Consistem em lógicas semelhantes de construções de estratégias para encantar e fidelizar os consumidores.

Eles funcionam de forma diferente de um clube de pontos, que consistem em trocar pontos acumulados por produtos ou serviços. 

Nos clubes de vantagens, os benefícios exclusivos para clientes podem ser aproveitados a qualquer momento, indo além de promoções, sorteios e brindes.

Por isso, muitas empresas adotam esses clubes como programa de retenção de consumidores e colaboradores. 

Nesse sistema, os assinantes do Clube de vantagens e benefícios têm acesso a descontos exclusivos, sorteios, vouchers, campanhas personalizadas, atendimento vip, entre outros.

O principal diferencial desta modalidade de clubes é a possibilidade de oferecer preços e serviços especiais independente do acúmulo de pontos. Além de aumentar a exposição da marca ao fechar parcerias que sejam coerentes ao perfil de seus clientes. 

Esse formato de negócio não cobra nenhum tipo de comissão dos parceiros, é possível inscrevê-los conforme interesse de ambas empresas.

É um recurso estratégico que proporciona uma experiência positiva para os associados (sejam clientes ou colaboradores).

Quando adotar um clube de benefícios em uma empresa?

Como percebemos, o clube de vantagens (ou de benefícios) é uma estratégia associada ao plano de fidelização e retenção de clientes e colaboradores. As empresas que desejam adotar essa estratégia, precisam ter isso em mente.

A taxa de churn é uma métrica de qualidade que mostra para as empresas o impacto da rotatividade de clientes. A perda de clientes pode estar associada a diferentes fatores, alguns exemplos são a insatisfação com a experiência e a falta de relacionamento entre marca e consumidor.

Uma dica é fazer o cálculo do churn mensalmente, para conseguir manter essa métrica em monitoramento. Desta forma, pode-se pensar no momento exato de criar um clube de vantagens próprio.

É importante ressaltar que as ações de retenção de clientes devem ser uma ação perene e não apenas emergencial. Desta forma é possível ter melhores resultados.

O que é importante considerar em um clube de benefícios?

Na hora de criar um clube de benefícios para a fidelização dos seus clientes, é importante pensar em todo o processo de relacionamento com eles. 

Saiba considerar fatores que vão desde o tipo de recompensa ofertada aos clientes até o custo do investimento na estratégia. 

A forma como funciona um clube de benefícios está diretamente relacionada com a maneira como a sua empresa tratará este recurso.

Separamos algumas informações que são relevantes para isso. Veja a seguir.

Experiência do usuário

O consumidor moderno sabe muito bem o que quer e tem todas as informações que precisa disponíveis na palma da mão.

Essa experiência do cliente que citamos consiste nas percepções que ele tem sobre uma determinada empresa depois de consumir os seus produtos ou serviços. 

É a intenção que essa marca deixa, a imagem que ela passa para o consumidor durante sua jornada de compra. 

A maneira como são elaboradas as campanhas de divulgação e o modo como você interage com os seus clientes em potencial já faz parte da criação dessa experiência do usuário.

Facilite o encontro do cliente com a sua marca, a interação e toda comunicação, para que fique claro os benefícios que ele pode ter ao consumir da sua empresa.

Proporcione também um ambiente agradável, seja físico ou online, dispondo do melhor atendimento que possa dar.

A somatória dos benefícios e da satisfação do cliente pode resultar em consumidores leais, os verdadeiros lovemarks.

No caso de benefícios corporativos, os seus colaboradores devem receber incentivos à permanência na empresa ou a atração de novos talentos.

Esses benefícios vão além de um bom salário, são práticas focadas no bem-estar e no bom clima organizacional. Eles são pensados de forma a atender as necessidades das pessoas.

Escolha dos benefícios

Escolher os benefícios que serão oferecidos é estudar o perfil do consumidor ou colaborador, para não ofertar algo que não faça real diferença para ele.

Com a tecnologia, você consegue trazer para perto as informações mais relevantes, com a análise correta do banco de dados. 

Os clientes sabem da importância que representam para as empresas, e oferecer benefícios em forma de produtos online, amplia as oportunidades de fortalecer o relacionamento com o cliente. 

O marketing de recompensas será seu grande aliado nesse momento, e vai proporcionar estratégias de reconhecimento para sua marca. 

Divulgação

Aquela conhecida frase de que a propaganda é a alma do negócio é totalmente verdadeira. 

Independente do tamanho do empreendimento, seja pequena empresa ou grande instituição, precisa da divulgação dos seus produtos e serviços para se comunicar com os clientes e gerar vendas. 

Assim que seu clube de benefícios estiver alinhado e pronto para ser ofertado, você não pode se descuidar da divulgação, pois é a partir dela que os clientes vão conhecer o programa e se interessar em participar dele. 

Tecnologia de White Label

Esse modelo de negócio oferece a ampliação de serviços e a otimização de criação de ferramentas que auxiliem a jornada nas empresas. 

As plataformas White Label são criadas, em primeiro momento, partindo de um modelo padrão. Para ser revendido a uma marca, a interface da plataforma é customizada, visando atender às demandas e necessidades do serviço.

Isso pode ocorrer em diversas áreas no mercado, desde a criação de aplicativos personalizados, lojas virtuais, clubes de benefícios,  até a oferta de conteúdo digital, como textos e e-books. 

Na prática, saber como funciona um clube de benefícios com tecnologia White Label é fundamental para entender como a sua marca será apresentada.

Por meio desta tecnologia, o nome do clube, as cores, a estrutura interna e externa do app serão todos pautadas pela marca da sua empresa.

Ou seja, para os clientes finais será você quem está oferecendo toda a tecnologia e ferramenta do clube de benefícios.

Outro ponto a se destacar no formato White Label é o benefício do total poder sobre o produto ou serviço adquirido pelo contratante. Diferentemente dos modelos de negócio comuns, o White Label permite que a empresa possa observar a relevância da plataforma ou serviços diante ao público antes de adquiri-los. 

Isso ocorre pois a empresa desenvolvedora vende seus serviços a diversas outras empresas, com isso, é possível observar como o serviço reage em vários setores, analisando seus feedbacks e seus impactos. Por exemplo, por meio da análise de métricas e níveis de satisfação, uma empresa pode prever como um serviço pode impactar a prospecção dos seus clientes.

Personalização do aplicativo

A possibilidade de personalização do aplicativo é um dos aspectos mais importantes a serem considerados no momento de adotar o clube de benefícios. Isso porque, ao personalizar o software torna-se possível personalizá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa e do seu cliente. 

Dessa maneira, a sua organização vai poder fornecer um clube de benefícios que realmente atenda às necessidades do seu público. Quando isso acontece, o salário dos seus clientes vai render mais e a sua empresa vai aproveitar mais oportunidades de vendas.

Parceiro tecnológico para terceirização

As empresas que contam com o parceiro tecnológico para a terceirização do clube de benefícios vão implementá-los de maneira otimizada. Os negócios parceiros vão poder contar com uma equipe completa, com profissionais experientes no assunto e dispostos a fornecer bom suporte para a sua organização.

Além disso, ao contar com um bom parceiro tecnológico, a sua empresa poderá  priorizar os esforços na realização de atividades estratégicas e que possam contribuir para o crescimento da sua organização no mercado.

Como funciona um clube de benefícios para os colaboradores?

É preciso entender que a forma como funciona um clube de benefícios para colaboradores e clientes é diferente, porém, há vantagens competitivas para as empresas em ambas situações.

Em um regime de contratação CLT, há benefícios corporativos que são previstos por lei: férias remuneradas, 13º salário, vale transporte, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, vale alimentação e vale refeição, assistência médica e plano odontológico e o auxílio educação.

Mas para garantir ainda mais o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, as empresas começaram a oferecer benefícios flexíveis e adicionais. Eles variam conforme o segmento e o porte da empresa.

Um clube de benefícios pensado para os colaboradores oferece uma rede de parceiros — lojas e serviços — com descontos e preços exclusivos para os trabalhadores de determinada empresa.

Dessa forma, é possível ir além dos proveitos obrigatórios pela lei, oferecendo vantagens que podem proporcionar diferentes ganhos para a empresa, como os listados abaixo.

Retenção de talentos

Esse é um dos grandes focos da área de Recursos Humanos, não é mesmo? Conseguir diminuir a rotatividade da empresa gera lucros, economia e potencial para crescer.

Oferecer benefícios que vão além daqueles já aguardados pelo colaborador é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar financeiro dele.

Além disso, o clube de benefícios faz com que o salário dos colaboradores tenham capacidade de render mais, ao promover promoções e cupons de descontos.

Engajamento com a empresa

Quando há um sentimento de pertencimento e de valorização, as pessoas que trabalham na empresa tendem a engajar mais com a empresa.

É uma maneira de fortalecer a conexão entre trabalhadores e marca, estabelecendo uma relação de confiança.

Produtividade

Funcionários motivados e engajados com a empresa, oferecem melhores condições de produtividade.

Um grande aprendizado dos últimos anos é sobre o impacto emocional na rotina de trabalho das pessoas. O clube de vantagens é uma maneira de manter a energia alta.

A empresa pode descobrir mais sobre o perfil dos seus colaboradores, percebendo quais são os cupons mais acessados e serviços mais adquiridos. 

É possível fazer ações no aplicativo com parceiros que promovam bem-estar e qualidade de vida.

Como funciona um clube de benefícios para os clientes?

As empresas perceberam que uma das maneiras de conseguir conter a perda de clientes é promovendo uma relação mais próxima dos consumidores.

E é aqui que os clubes de benefícios entraram na conta. Por meio deles é possível criar uma rede de conexão, mantendo uma conversa diária com os clientes.

A marca fica sempre na cabeça das pessoas, gerando economia. E não há nada melhor do que ficar na cabeça de alguém de forma positiva, não é mesmo?

Engajamento com a marca

Há muitos serviços que são pontuais. Provedoras de seguro, por exemplo, são empresas que vão ter contato com os clientes apenas em momentos específicos como fechamento do contrato ou na necessidade de acionar as cláusulas.

Se uma pessoa faz o seguro para o seu automóvel e não sofre nenhum dano, pode ficar meses apenas pagando o boleto da seguradora sem nem lembrar do nome da empresa.

Ficar esperando o contato do cliente pode ser apreensivo, pois pode acontecer apenas no momento de cancelar o contrato e… nessas situações, como conseguir reverter esse churn?

Senso de comunidade

A construção de uma comunidade em torno da sua marca é uma excelente estratégia para gerar aproximação com os clientes.

Por meio do clube de vantagens é possível fazer com que as pessoas se sintam contempladas pela empresa em diferentes momentos e necessidades.

É também uma maneira da empresa dar visibilidade e valorizar os seus clientes, mostrando que se importa com sua economia.

Tudo isso fortifica a relação e pode ser fundamental para estabelecer uma sensação de comunidade da marca.

Banner_Blog_Comunidade

Fidelização e lealdade

Fidelizar clientes é diferente de ter a lealdade deles. Com a fidelização a empresa começa a contar com aquela pessoa de forma recorrente, como uma verdadeira parceira da marca.

Na lealdade, porém, o cliente vai além, se tornando um verdadeiro defensor e promotor da empresa. Mesmo sem ter ganho financeiro, o consumidor divulga os produtos, fala de como se sente bem na relação com aquela marca e incentiva outras pessoas a comprarem os produtos e serviços.

O clube de vantagens atua de forma efetiva nestes conceitos, gerando toda uma sensação de valor para o cliente para além do produto adquirido.

Por que uma empresa precisa ter um clube de vantagens?

Por diversos motivos, o clube de vantagens é bastante útil para as empresas. Primeiramente, torna-se possível aumentar o número de vendas e conquistar mais clientes. Além disso, o seu negócio terá uma imagem positiva no mercado.

A retenção de clientes é outro aspecto positivo proporcionado pelo programa de benefícios. Essa questão é fundamental para o crescimento do seu negócio, pois vai garantir receitas estáveis e constantes. Desse modo, torna-se possível ter mais segurança e assertividade no momento de fazer investimentos que possam contribuir para a expansão do seu negócio.

Outro motivo pelo qual se deve investir em um clube de vantagens é que o programa vai ajudar a sua empresa a conhecer melhor o perfil do seu cliente. Essa questão irá te auxiliar no entendimento dos hábitos de consumo, das necessidades e desejos das pessoas.

Esses conhecimentos, somados, vão ajudar a sua empresa gerar mais valor no mercado e a fornecer descontos em produtos e serviços que realmente tenham valor ao seu público. 

Como funciona um clube de benefícios como um diferencial competitivo?

Por diferentes motivos, o clube de vantagens pode ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa. Primeiramente, torna-se possível melhorar a imagem no mercado. Isso se dá pelo fato de o clube fornecer descontos em um amplo conjunto de estabelecimentos.

A sua empresa também vai conseguir aproveitar mais oportunidades de vendas e reter mais clientes. Ambas as questões, somadas, contribuem para a otimização dos lucros e das receitas.

Por fim, mas não menos relevante, ao fornecer um clube de vantagens competitivo, a sua empresa vai demonstrar estar investindo na satisfação do cliente e em ajudar as pessoas, contribuindo para atrair mais consumidores.

Como funciona um clube de vantagens na prática?

O entendimento sobre como funciona um clube de benefícios vai ajudar o seu negócio a montar um programa otimizado e que realmente gere valor no mercado. Além disso, torna-se possível entender melhor sobre as principais características do programa. Abordaremos sobre essas questões com mais detalhes logo abaixo.

Cadastro de parceiros

O cadastro de parceiros é uma modalidade que ajuda a sua empresa deixar o clube de benefícios a cara do seu cliente.

Para além dos parceiros que estão dentro da rede de parcerias da Lecupon, é possível adicionar parceiros próprios.

Aquele restaurante próximo da sua empresa, a universidade que oferece cursos mais atrativos para os seus clientes. Tudo isso pode ser adaptado e aprofundado ao conhecer os gostos e preferências dos seus consumidores.

Dessa forma, o seu clube de vantagens fica 100% próprio, personalizado e com marcas regionais.

Divulgação e cadastros de associados

A divulgação é fundamental para conseguir fazer o cadastro de associados.

Os seus clientes precisam saber que a sua marca elaborou um clube de vantagens para proporcionar descontos, cashback e outros benefícios.

A divulgação também é benéfica para as empresas parceiras, pois ao fornecer preços ou condições competitivas torna-se possível aumentar as vendas.

Sobre esse tópico é importante destacarmos ainda que a divulgação ocorre com o auxílio da equipe de marketing. Ela se encarrega de desenvolver estratégias com o objetivo de divulgar para mais pessoas e captar mais clientes

Gestão de associados dentro do aplicativo

O clube de vantagens desenvolvido com a tecnologia Lecupon oferece um dashboard personalizado com as principais informações de uso e comportamento dos usuários.

Dessa forma, você coletará dados importantes sobre o padrão de uso e comportamento dos seus clientes. O que eles gostam mais de consumir, quais são as marcas favoritas deles.

Com essa informação, sua marca poderá criar estratégias e anúncios personalizados, casando benefícios e atraindo mais a atenção dos associados do seu clube. 

Anúncio de ofertas e descontos

Nos clubes de benefícios há o anúncio de ofertas e descontos. Por meio dessa divulgação, as pessoas vão ter o conhecimento das promoções disponibilizadas pelo clube de vantagens. Com isso, elas vão saber o momento certo de procurar por um produto ou serviço disponibilizado no clube. 

Vale destacar que os anúncios de ofertas e descontos podem acontecer por meio de push e e-mail. Ambos os canais ajudam a deixar as pessoas por dentro das ofertas, chamando-as para usar o app.

Você também poderá escolher quais são as marcas que gostaria de deixar em destaque, chamando a atenção para as ações mais atraentes ao seu cliente.

Tudo isso eleva a sensação de satisfação por meio de uma experiência inovadora e realmente preocupada com o consumidor.

Ao desvendar como funciona um clube de benefícios, fica mais fácil articular ações e estratégias de marketing para elevar a qualidade do relacionamento com os seus consumidores.

Está interessado em implementar o clube de benefícios diferenciado na sua empresa? Entre em contato com a gente e descubra como você pode montar o seu próprio programa na sua empresa. Não perca essa grande oportunidade! 

BannerRodape-ExperienciaCliente
blank

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!