Skip links

Entenda como funciona um clube de benefícios para colaboradores e clientes

Há diferentes questões sobre como funciona um clube de benefícios — ou clube de vantagens — que podem pairar sobre a cabeça de uma pessoa empreendedora. Tais como:

Com o mercado cada vez mais acirrado, os clubes de vantagem se tornaram diferencial para a retenção de clientes e colaboradores. A estratégia, atualmente, não é usada apenas pelo Recursos Humanos, mas também pelo marketing.

Nova call to action

Como funciona um clube de benefícios para os colaboradores?

Em um regime de contratação CLT, há benefícios corporativos que são previstos por lei: férias remuneradas, 13º salário, vale transporte, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, vale alimentação e vale refeição, assistência médica e plano odontológico e o auxílio educação.

Mas para garantir ainda mais o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, as empresas começaram a oferecer benefícios flexíveis e adicionais. Eles variam conforme o segmento e o porte da empresa.

Um clube de benefícios pensado para os colaboradores oferece uma rede de parceiros — lojas e serviços — com descontos e preços exclusivos para os trabalhadores de determinada empresa.

Dessa forma, é possível ir além dos proveitos obrigatórios pela lei, oferecendo vantagens que podem proporcionar diferentes ganhos para a empresa, como os listados abaixo.

Retenção de talentos

Esse é um dos grandes focos da área de Recursos Humanos, não é mesmo? Conseguir diminuir a rotatividade da empresa gera lucros, economia e potencial para crescer.

Oferecer benefícios que vão além daqueles já aguardados pelo colaborador é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar financeiro dele.

Além disso, o clube de benefícios faz com que o salário dos colaboradores tenham capacidade de render mais, ao promover promoções e cupons de descontos.

Engajamento com a empresa

Quando há um sentimento de pertencimento e de valorização, as pessoas que trabalham na empresa tendem a engajar mais com a empresa.

É uma maneira de fortalecer a conexão entre trabalhadores e marca, estabelecendo uma relação de confiança.

Produtividade

Funcionários motivados e engajados com a empresa, oferecem melhores condições de produtividade.

Um grande aprendizado dos últimos anos é sobre o impacto emocional na rotina de trabalho das pessoas. O clube de vantagens é uma maneira de manter a energia alta.

A empresa pode descobrir mais sobre o perfil dos seus colaboradores, percebendo quais são os cupons mais acessados e serviços mais adquiridos. 

É possível fazer ações no aplicativo com parceiros que promovam bem-estar e qualidade de vida.

Como funciona um clube de benefícios para os clientes?

As empresas perceberam que uma das maneiras de conseguir conter a perda de clientes é promovendo uma relação mais próxima dos consumidores.

E é aqui que os clubes de benefícios entraram na conta. Por meio deles é possível criar uma rede de conexão, mantendo uma conversa diária com os clientes.

A marca fica sempre na cabeça das pessoas, gerando economia. E não há nada melhor do que ficar na cabeça de alguém de forma positiva, não é mesmo?

Engajamento com a marca

Há muitos serviços que são pontuais. Provedoras de seguro, por exemplo, são empresas que vão ter contato com os clientes apenas em momentos específicos como fechamento do contrato ou na necessidade de acionar as cláusulas.

Se uma pessoa faz o seguro para o seu automóvel e não sofre nenhum dano, pode ficar meses apenas pagando o boleto da seguradora sem nem lembrar do nome da empresa.

Ficar esperando o contato do cliente pode ser apreensivo, pois pode acontecer apenas no momento de cancelar o contrato e… nessas situações, como conseguir reverter esse churn?

Senso de comunidade

A construção de uma comunidade em torno da sua marca é uma excelente estratégia para gerar aproximação com os clientes.

Por meio do clube de vantagens é possível fazer com que as pessoas se sintam contempladas pela empresa em diferentes momentos e necessidades.

É também uma maneira da empresa dar visibilidade e valorizar os seus clientes, mostrando que se importa com sua economia.

Tudo isso fortifica a relação e pode ser fundamental para estabelecer uma sensação de comunidade da marca.

Fidelização e lealdade

Fidelizar clientes é diferente de ter a lealdade deles. Com a fidelização a empresa começa a contar com aquela pessoa de forma recorrente, como uma verdadeira parceira da marca.

Na lealdade, porém, o cliente vai além, se tornando um verdadeiro defensor e promotor da empresa. Mesmo sem ter ganho financeiro, o consumidor divulga os produtos, fala de como se sente bem na relação com aquela marca e incentiva outras pessoas a comprarem os produtos e serviços.

O clube de vantagens atua de forma efetiva nestes conceitos, gerando toda uma sensação de valor para o cliente para além do produto adquirido.

Ao entender como funciona um clube de benefícios é possível se estabelecer como um recurso estratégico para o crescimento da sua empresa.

Aproveite a sua visita para conhecer a LeCupon, startup que possibilita às empresas criarem e personalizarem o seu próprio clube de benefícios!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.