Entenda como funciona o cashback e seus diferentes tipos

Saber como funciona o cashback pode ser um fator essencial para adotar a estratégia na sua empresa. Embora muitas pessoas tenham conhecimento sobre o que é o cashback, há muitas questões sobre o seu funcionamento.

De fato, o cashback tornou-se uma das mais eficazes estratégias para conquistar mais clientes, pois ajuda os clientes a economizarem e recuperarem parte do dinheiro gasto em um compra. A empresa ganha atrativos, aumentando o número de vendas e a capacidade de fidelizar os consumidores.

Se você quer conhecer mais sobre o funcionamento do cashback, continue a leitura!

O que é o cashback?

Trata-se de um termo originário da língua inglesa e, traduzindo para o nosso idioma, significa dinheiro de volta. Desse modo, podemos dizer que essa terminologia explica com bastante eficiência sobre como funciona essa estratégia.

Após as pessoas comprarem um determinado produto, os consumidores vão receber parte do valor pago de volta. Essa estratégia é bastante utilizada pelas organizações que atuam na área digital.

Vale destacar que o valor que volta para o consumidor varia conforme cada programa e cada empresa. Existem cashbacks com um valor fixo específico e há outros que funcionam por um percentual específico.

Nesse contexto, existem programas de cashback que possibilitam os clientes a ganharem parte do dinheiro de volta e também você pode conseguir descontos de empresas parceiras.

Como funciona o cashback?

Os clientes que desejam utilizar o serviço de cashback precisam fazer o cadastro em sites ou apps parceiros para informar dados básicos (nome, local onde mora, telefone, dados do cartão para fazer compras no ambiente virtual).

Depois de preencher esses dados básicos, a pessoa só vai precisar procurar uma empresa filiada ao site cadastrado e realizar a compra. Quando mais aquisições são feitas, mais dinheiro vai ser recuperado. Isso é fundamental também para os negócios, pois eles vão ser capazes de conquistar e fidelizar mais clientes.

Há também empresas que oferecem aplicativos próprios e personalizados que oferecem o cashback como uma das alternativas de benefícios dentro de um catálogo de vantagens econômicas. 

Como o valor retorna para o cliente?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois o valor que volta para o cliente varia conforme cada programa. Entre algumas formas que as lojas podem aplicar o cashback estão:

  • cashbacks para compras específicas;
  • cashbacks diferentes para cada mercadoria, produto ou serviço;
  • cashback fixo para todos os produtos e serviços.

As porcentagens do retorno também variam de acordo com o programa. Geralmente é uma variação entre 5 a 15% de cada compra, sendo que cada produto tem sua taxa de retorno.

Quais os tipos de cashback?

Existem diversos tipos de cashbacks que podem ser fornecidos pelas empresas e cada um apresenta características específicas. Ao entender sobre essa temática, você vai ter o entendimento do melhor tipo de cashback a ser fornecido pela sua organização.

Entre as principais possibilidades a serem oferecidas estão os aplicativos de lojas virtuais, o cashback social e as operadoras de cartão de crédito. Abordaremos sobre essas questões na sequência do conteúdo.

Aplicativos de lojas virtuais

Os aplicativos das lojas virtuais são uma das melhores estratégias para fornecer cashback ao cliente. Desse modo, ao adquirir produtos ou serviços da nossa rede de parceiros, o seu consumidor vai ter um percentual de desconto.

Cashback social

Trata-se de uma das estratégias mais efetivas de cashback. Nesse contexto, caso o cliente indique a sua empresa aos amigos e eles façam a compra, o indivíduo vai ter uma porcentagem de desconto na próxima aquisição.

Operadoras de cartão de crédito e bancos

Algumas instituições financeiras também fornecem cashback. Na maioria das vezes, após acumular um número específico de pontos a pessoa já vai ter acesso a um conjunto de vantagens ou condições melhores de compras, como o fornecimento de descontos.

Programa de fidelização de clientes

Uma das alternativas de oferecer cashback é por meio de programas de lealdade, como a Alloyal. A empresa cria seu próprio aplicativo, oferecendo uma série de benefícios como descontos e vantagens competitivas em diferentes empresas. 

Cada compra gera uma porcentagem de cashback que fica dentro da carteira digital do aplicativo. O cashback gera autonomia do uso para o retorno do dinheiro, conforme a intenção do cliente. 

Quais os principais ganhos de se utilizar o cashback?

Destacamos anteriormente como o cashback fornece reembolso no valor gasto nas compras. Essa questão proporciona uma experiência positiva para os clientes, pois eles vão poder adquirir produtos ou serviços em melhores condições.

O cashback também é benéfico para os negócios e isso se deve a diversos motivos. Entre eles estão:

  • aumento do número de clientes: isso acontece porque a sua empresa vai fornecer uma maneira alternativa de os clientes serem recompensados. Isso gera uma sensação positiva e aumenta a perspectiva de valor da marca.
  • visibilidade: mais pessoas vão conhecer a sua empresa e aumentam as chances de os clientes comprarem do seu negócio;
  • melhores resultados em vendas: o cashback também vai ajudar o seu negócio a fidelizar mais clientes e aumentar o número de vendas.

Como é possível perceber, o cashback é uma das melhores estratégias para as empresas conquistarem mais clientes. Isso porque, trata-se de uma das melhores táticas para as organizações a fornecerem preços e vantagens competitivas, contribuindo para o aumento do número de vendas. 

Desse modo, podemos dizer que o cashback é uma das melhores estratégias para a sua organização melhorar o relacionamento com os clientes, fidelizar mais consumidores e vender mais.

Agora que você entendeu como funciona o cashback, nada melhor do que aprender como oferecer na sua empresa!

Quer receber conteúdos gratuitos para atrair, reter e fidelizar os seus clientes?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e informações sobre aquisição, retenção e satisfação!