Skip links

Entenda como escolher uma empresa de benefícios corporativos

Oferecer vantagens além dos salários é primordial para atrair e reter os melhores talentos, mantendo-os motivados. Essa estratégia também mantém a competitividade da marca empregadora da companhia. Porém, para tomar boas decisões, precisamos de parceiros, então, antes de tudo, é necessário saber como escolher uma empresa de benefícios corporativos.

Uma boa escolha da empresa de benefícios é fundamental para definir aqueles que melhor atendem sua empresa e para realizar uma eficiente gestão, recebendo suporte nos serviços contratados.

Afinal, uma decisão errada pode trazer diversos prejuízos para a organização, inclusive com consequências que podem desmotivar os funcionários, acarretando o efeito contrário do esperado.

Quer saber como escolher empresas de benefícios corporativos? Então continue a leitura!

Nova call to action

12 cuidados em como escolher uma empresa de benefícios corporativos

Empresas de benefícios corporativos são organizações que desenvolvem e oferecem serviços que visam complementar a recompensa salarial que outras empresas oferecem para os seus colaboradores. Ou seja, elas disponibilizam os benefícios para trabalhadores, como:

  • vale-refeição;
  • vale-alimentação;
  • vale-transporte;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • vale-cultura;
  • vale-farmácia;
  • vale-combustível; e outros. 

Além de disponibilizar esses benefícios, essas empresas também podem oferecer suporte para gestão deles, promovendo a terceirização dessa estratégia. Assim, a empresa contratante não precisa realizar essas tarefas internamente, embora o setor de RH trabalhe em conjunto acompanhando a oferta dos benefícios. 

Como explicamos na introdução, é preciso saber como escolher uma empresa de benefícios corporativos para que a decisão seja bem tomada, uma vez que os benefícios que serão disponibilizados precisam estar alinhados com o perfil dos colaboradores.

Também é importante que tragam de fato vantagens para eles e para a própria empresa, além de o seu custo ser condizente com os retornos oferecidos.

Para contribuir com a sua melhor tomada de decisão, listamos a seguir 9 cuidados que precisam ser tomados na hora de escolher a empresa parceira para oferecer benefícios aos seus colaboradores.

1. Faça uma pesquisa com os funcionários

Um passo importante a ser seguido antes de contratar uma empresa de benefícios corporativos é ouvir os funcionários para saber qual é a expectativa deles com relação aos benefícios. Isso porque, a depender do perfil dos seus colaboradores, as necessidades podem ser diferentes de organização para organização.

Para descobrir quais benefícios são importantes para as pessoas que fazem parte da companhia, elabore uma pesquisa para entender ao certo aquilo que preferem, deixando claro que tudo será feito de acordo com as possibilidades da empresa.

Com o resultado da pesquisa, é possível que o setor de RH tenha uma visão clara das necessidades e anseios dos colaboradores, e também sobre o que é necessário para motivá-los. Assim, fica mais fácil procurar a empresa de benefícios que melhor atenda a essas necessidades.

Caso não seja possível atender todas as demandas dos funcionários, não se preocupe. Informe a eles que os dados coletados na pesquisa servirão para embasar o planejamento estratégico de benefícios, e que assim que a empresa tiver os recursos disponíveis, todos serão informados a respeito do andamento dos trabalhos para a contratação dos serviços.

2. Descubra os benefícios oferecidos no mercado

Se sua empresa deseja atrair e reter os melhores talentos do mercado, ela vai precisar de um bom plano de benefícios. Portanto, é necessário voltar o seu olhar para o mercado e ter atenção aos pacotes de benefícios corporativos promovidos pelas empresas da sua região e também de organizações do mesmo segmento.

Agora, caso a companhia queira mesmo se destacar e ser referência para as demais, a dica é ficar de olho em empresas como Google e Facebook, por exemplo.

3. Verifique a credibilidade da empresa de benefícios

Uma das questões fundamentais para saber como escolher uma empresa de benefícios corporativos é pesquisar sua reputação no mercado. Isso porque, não adianta oferecer vantagens diversas se o fornecedor não tem condições de cumpri-las.

Para isso, você deve pesquisar como ela é vista em seu segmento de atuação e também qual a credibilidade dela no mercado, bem como a sua aceitação de modo geral.

4. Considere a área de abrangência

O vale-alimentação é um dos benefícios mais valorizados e utilizados por funcionários de empresas. Porém, se não for aceito nos restaurantes da cidade onde estão locados os trabalhadores, ele não será útil. 

Sendo assim, quando o benefício não é aceito, ele é pouco efetivo e não alcançará o objetivo proposto, que é oferecer acesso a uma alimentação de qualidade aos funcionários da companhia. Tenha cuidado para que a área de abrangência esteja condizente com a realidade do seu time.

5. Analise a disponibilidade das plataformas online

A consulta de saldos e extratos deve ser possível por meio de plataformas online ou aplicativos, a fim de facilitar o acompanhamento por parte dos usuários.

Por isso, é importante escolher uma empresa que disponibilize essa consulta de forma descomplicada por meio dos canais online. Dessa forma, os funcionários poderão gerenciar melhor seus gastos, fazendo um bom uso do valor que recebem.

Além disso, essa facilidade é fundamental também para a empresa contratante, que pode acompanhar as atividades de forma ágil e sem a necessidade de intermediários.

6. Veja se tem diversidade de serviços

A diversidade de serviços deve ser considerada, afinal, concentrar as operações de benefícios em um fornecedor é ideal para otimizar o tempo e a mão de obra da equipe de RH. 

Quando a empresa de benefícios apresenta um número razoável de opções na sua carteira, fica mais fácil escolher os serviços que melhor atendem às necessidades da sua empresa e também dos funcionários.

Outra vantagem é que é mais fácil controlar os gastos com as demandas de benefícios. Sem falar nos ganhos com praticidade, tendo em vista que é possível gerenciar todos os trabalhos dentro de uma mesma plataforma.

7. Consulte a opinião de outros clientes

Na hora de contratar a melhor empresa de benefícios corporativos em BH, é importante checar as referências com clientes que já utilizam os serviços. Dessa forma, você pode conferir como é o atendimento, se a empresa cumpre os prazos, quais são os pontos fortes e as situações que demandam atenção.

Considere, também, que quando você consulta empresas que já contrataram o serviço têm uma referência sobre a experiência que a empresa de benefícios oferece para seus contratantes.

8. Analise o custo-benefício das taxas

Sabemos que otimizar recursos é uma necessidade iminente das empresas, embora o preço não deva ser o fator principal na hora de escolher uma empresa de benefícios corporativos em BH. Mesmo assim, é preciso atenção às taxas cobradas, à qualidade do serviço prestado e devemos analisar o custo-benefício entre o valor pago e o valor percebido.

Assim, quando você for contratar empresas de benefício corporativo, verifique os encargos de administração e outras cobranças. Afinal, é importante pensar em uma boa qualidade, mas também nos impactos que esse investimento trará para a sua organização.

9. Estude a viabilidade financeira da sua empresa

Um passo fundamental no momento de escolher os benefícios corporativos para a sua empresa é estudar a viabilidade diante da realidade da companhia. Isso porque, não adianta saber quais são os benefícios mais alinhados com o seu público interno se a empresa não tem condição de arcar com eles.

Por isso, tenha uma visão realista quanto ao fator econômico para não gerar frustração na equipe, pois uma vez que o benefício é concedido, voltar atrás pode causar grandes transtornos.

10. Avalie o atendimento da empresa

Não tem como escolher uma empresa de benefícios corporativos cujo atendimento é falho e mal executado. Você precisa começar a avaliar esse aspecto desde o primeiro momento em que entra em contato com a empresa que pretende contratar. 

Confira quais são os canais que ela disponibiliza para seus clientes e analise a eficácia e a eficiência deles e das pessoas responsáveis pelo atendimento. É importante que ele aconteça com agilidade e de forma otimizada, proporcionando o máximo de personalização para que você não encontre problemas quando precisar solucionar qualquer questão. 

Se o atendimento é mal realizado desde já, quando existe interesse em contratar os serviços, imagine o transtorno que poderá ser se houver algum impasse, uma dúvida ou mesmo a necessidade de um suporte maior.

11. Considere o quão tecnológica e prática é a solução

No item 5 falamos a respeito da importância de a empresa de benefícios corporativos disponibilizar uma plataforma para o acesso dos colaboradores e da empresa cliente. Essa estrutura faz parte da tecnologia que ela precisa oferecer para garantir um atendimento de maior qualidade.

Ferramentas e recursos tecnológicos contribuem para descomplicar processos do dia a dia. Sendo assim, quanto mais tecnológica for essa empresa de benefícios, maior será também a tendência para proporcionar uma experiência positiva para todos.

Ao mesmo tempo, tenha o cuidado de verificar se essa tecnologia de fato traz praticidade. Afinal, de nada adianta ter um sistema robusto e cheio de recursos se ele é difícil de acessar e complicado de utilizar.

As soluções devem ser práticas e simples, em especial porque os próprios colaboradores podem fazer a gestão dos seus benefícios. A essa simplicidade associada à alta tecnologia vão garantir um uso mais intuitivo.

12. Conheça a reputação da empresa

Já falamos um pouco a respeito disso, mas convém ressaltar que você precisa ter muito cuidado com a reputação da empresa que será parceira do seu negócio na hora de oferecer benefícios corporativos.

A opinião de outros clientes, como dito, faz muita diferença para você entender se eles estão satisfeitos com os serviços prestados. Entretanto, não se baseia apenas nelas. Procure fazer pesquisas mais aprofundadas para verificar se existem processos judiciais, se a empresa atende todas as legislações do seu setor, entre outros detalhes que garantem sua idoneidade.

Por que oferecer um clube de vantagens como benefício?

A legislação determina alguns direitos para os trabalhadores que incluem certos benefícios nesse pacote, como vale-alimentação e vale-transporte. Mas é interessante que a empresa disponibilize também alguns benefícios flexíveis, como no caso do clube de vantagens.

Ouvimos muito falar a respeito do clube de vantagens disponibilizado para os clientes de uma determinada empresa, no entanto, é possível criar o próprio clube e disponibilizar o acesso apenas para os colaboradores da sua empresa. 

Esses profissionais terão acesso a uma rede de lojas e empresas parceiras que oferecem produtos e serviços dos mais variados. Os colaboradores encontrarão descontos e preços exclusivos para que possam desfrutar para si e sua família. 

Criando esse clube de vantagens personalizado você pode escolher quais serão as empresas que farão parte dele. Assim pode selecionar aquelas mais alinhadas ao perfil dos seus colaboradores. Eles têm total liberdade para escolher os produtos ou serviços que desejam utilizar, e isso traz uma grande satisfação por aproveitar melhor o benefício oferecido.

Como ter um clube de vantagens personalizado?

Criar o seu clube de vantagens personalizado não é difícil. Assim como acontece com outros benefícios corporativos, você precisa fazer parceria com uma boa empresa para ter acesso a uma plataforma onde poderá criar esse espaço para os seus colaboradores.

A LeCupon pode contribuir para que você tenha o seu clube de vantagens personalizado. Você terá o seu aplicativo com personalização white label para acrescentar a sua marca e criar toda a identidade visual do seu negócio.

Seus colaboradores terão acesso ao clube de vantagens fazendo o download do aplicativo, que fica disponível no Google Play e também na Apple Store, atendendo usuários dos sistemas Android e iOS.

Na hora de criar o seu clube você já tem acesso aos parceiros da LeCupon, que são mais de 25 mil estabelecimentos. Pode criar a sua própria lista selecionando entre esses parceiros LeCupon e também adicionando os seus parceiros exclusivos.

Assim, mantém a personalização com as marcas e promoções que julgar melhor, mantendo apenas aquilo que for do interesse dos seus colaboradores. Simples assim!

Posso oferecer o clube de vantagens para colaboradores e clientes?

Além de você disponibilizar o clube de vantagens como um benefício para os seus colaboradores, pode aprimorar a estratégia do seu negócio e oferecer essa facilidade também para os seus clientes. Ou seja, é possível trabalhar de forma simultânea esses dois públicos.

A LeCupon possibilita que você crie uma plataforma onde pode disponibilizar seus próprios produtos e serviços, além de incluir empresas parceiras que tragam promoções e ofertas atrativas para os seus clientes.

Com isso, você conquista a lealdade deles promovendo a sua fidelização, constrói um relacionamento mais sólido e amplia cada vez mais o público atendido.

Como o clube de vantagens ajuda na retenção de talentos e clientes?

O clube de vantagens é uma excelente estratégia para trabalhar junto aos talentos e clientes porque ele é uma oferta exclusiva. Não são todas as pessoas que têm acesso a essa plataforma, por isso, aqueles que realizam o cadastro nela recebem um atendimento especial. 

No caso dos talentos, oferecer o clube de vantagens como um benefício promove um engajamento maior com a empresa, trazendo satisfação e motivação. Afinal, o colaborador se sente valorizado, desperta o senso de comunidade e de pertencimento, o que contribui com o interesse em se manter ao lado da organização, já que existe uma troca genuína.

A oferta do clube para os clientes vem como um diferencial importante que faz o seu negócio ficar à frente da concorrência. Seus clientes terão acesso a benefícios que só estão disponíveis no seu clube de vantagens, que não podem ser encontrados em mais nenhum lugar.

Essas pessoas têm uma experiência mais agradável, ficam satisfeitas com esse atendimento diferenciado e fidelizam. Com isso, fortalecem o vínculo com a sua marca, se mantendo leais a ela, e o faturamento da sua empresa pode aumentar de forma significativa.

A satisfação dos talentos e dos clientes, por sua vez, pode impactar a imagem do seu negócio no mercado. Ele ganha cada vez mais credibilidade e consegue atrair um público cada vez maior, alcançando mais sucesso.

Pensar em como escolher empresas de benefícios corporativos pode ser fundamental não apenas para o fortalecimento da relação interna da empresa, mas também com os clientes. Oferecer vantagens, descontos e vales para os consumidores é um diferencial competitivo e fortalece a relação entre marca e cliente. Por isso, capriche na hora de fazer essa parceria!

Ainda não conhece as soluções oferecidas pela LeCupon? Descubra exatamente o que ela é, como funciona e de que maneira pode contribuir com o sucesso do seu negócio!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.