Skip links

Aprenda como criar um clube de desconto para a sua empresa

Você sabe como criar um clube de desconto? Saiba que, se você busca fidelizar seus clientes, essa pode ser uma ótima estratégia de marketing de recompensas.

Nos últimos anos, o marketing vem passando por várias transformações. Se em sua primeira fase, ele era centrado no produto, com a expansão da internet e das redes sociais, ele passou a ser focado no consumidor e em seus desejos e necessidades emocionais.

Por isso, não basta oferecer preços atrativos para ter bons resultados. É preciso encantar o cliente em toda sua jornada de compra. Uma forma estratégica de encantamento e fidelização é criar um clube de desconto.

Nova call to action

O que considerar para ter um clube de vantagens?

O principal ponto a ser considerado para ter um clube de vantagens é conhecer sua persona.

Afinal, para escolher quais produtos você oferecerá descontos, por exemplo, é preciso entender quais deles despertam maior interesse do seu consumidor.

Ainda, é preciso estudar qual a margem de lucro que seu negócio terá sobre cada produto ou serviço e se há estoque disponível para atender, no caso de produtos.

Pois, somente assim, é possível oferecer descontos com qualidade. Se o seu clube de vantagens não proporcionar descontos realmente bons e verdadeiros, sua empresa pode perder a credibilidade, fazendo com que você perca seus clientes para a concorrência.

Por que é importante ter um clube de vantagens?

Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com um clube de vantagens cria uma relação de proximidade com o consumidor, fidelizando-o e ainda emplaca uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa em encantar seus clientes.

Ainda, o clube de vantagens é uma importante ferramenta de banco de dados sobre o perfil, as necessidades e desejos da sua persona.

Pois, por meio dele, é possível obter não só dados como gênero, idade, localização, mas, também, quais produtos e serviços atendem as preferências de sua persona, fazendo com que suas vendas sejam ainda mais eficazes. 

Como criar um clube de desconto em 6 passos?

Agora que você entendeu a importância dessa ferramenta para reter e fidelizar seus clientes. Conheça os principais passos para saber como criar um clube de desconto eficaz.

1. Defina quem poderá ser os associados

Como já citado, é importante conhecer o seu público-alvo para que você seja mais estratégico na escolha de quais produtos concederá desconto, a porcentagem oferecida, dentre outros fatores cruciais.

Para isso, você pode investir em enquetes nas redes sociais da empresa, analisar quais produtos e serviços têm mais cliques no seu site.

E, caso você possa investir, uma pesquisa de mercado também pode ser uma ótima ferramenta de obtenção de dados para entender qual a melhor forma de atuação.

2. Conheça o nicho que seu clube vai atuar

Nicho de mercado nada mais é que uma estratégia de segmentação para auxiliar seu negócio a atingir o público certo poupando sua empresa de investir trabalho e custos com consumidores que não possuem o perfil da sua marca.

Para isso, mais uma vez é necessário pesquisar as necessidades e desejos dos seus clientes e alinhá-los com os objetivos da sua empresa.

Também é importante separar os clientes por semelhanças em comum, criando uma ou até mesmo várias personas. Essa ação fará com que você possa ser mais estratégico nas decisões de descontos.

3. Faça um planejamento das estratégias e ações

Agora que você já conhece seu público e em que nicho atuará, chegou o momento de definir quais ações e estratégias adotar. 

Dentro do planejamento, é preciso pensar na quantidade de produtos a se ter no estoque, qual será a logística de entrega, ou se o cliente também poderá retirar na loja física.

Além disso, é preciso ter em mente sobre quais formas de pagamento serão oferecidas, se o frete será grátis ou não, prazo de entrega, além da escolha dos melhores fornecedores e se há um local onde o estoque poderá ficar armazenado com segurança.

4. Defina os planos e preços que serão oferecidos

Para que sua empresa não saia no prejuízo e também não conceda descontos que não são reais, é importante estar atento aos impostos que você irá pagar sobre os produtos, despesas com entrega, dentre outros investimentos.

Ainda, é importante pesquisar os concorrentes diretos para entender como eles trabalham e criar um diferencial sobre eles. Por exemplo, além de oferecer descontos, você pode conceder brindes.

5. Trabalhe com exclusividade

Uma ótima forma de tornar o seu clube de vantagens exclusivo é firmar parcerias com outras empresas para oferecer benefícios agregados.

Por exemplo, se você tem uma empresa de provedor de internet, que tal oferecer descontos em serviços de streaming ou armazenamento em nuvem ilimitado?

Firmar parcerias, faz com que sua empresa se diferencie das demais, fidelizando os clientes já existentes e atraindo novos consumidores para sua marca.

6. Alinhe quais serão os benefícios e vantagens oferecidas

Como citamos no último tópico, é importante escolher bem quais serão os benefícios e vantagens que serão oferecidas aos clientes, de acordo com o perfil de consumo.

É importante que essas vantagens agreguem valor ao seu produto ou serviço, tornando-se soluções para as necessidades do seu consumidor.

Quais as vantagens principais de um clube?

Se você ainda não está convencido em implantar um clube de desconto na sua empresa, vamos apresentar agora as principais vantagens de investir nessa estratégia.

Comunicação direta com o cliente

Com os dados coletados e analisados por que o clube de desconto proporciona, além de conhecer melhor sua persona, a empresa pode criar outras diversas estratégias de marketing para se comunicar com seus clientes.

Podem ser criados, por exemplo, blogs, fóruns e comunidades onde os assinantes possam ter acesso à conteúdos exclusivos e ainda tenham um espaço para discussões e trocas de experiências com a marca e demais consumidores.

Assim, os clientes se sentirão mais próximos do seu negócio, fortalecendo a relação entre marca e consumidores.

Pagamento frequente

Com o cliente satisfeito e engajado com os benefícios oferecidos pelo seu clube de desconto, ele irá comprar mais e fará de tudo para pagar em dia.

Uma aposta assertiva também para que isso ocorra é o oferecimento de cashback a cada compra, onde o cliente pode ir acumulando valores para continuar consumindo seu produto ou serviço.

Fidelização de clientes

Um clube de descontos que ainda concede outros benefícios de valor agregado, faz como que a relação entre cliente e empresa se torne duradoura.

Isso porque, quando seu clube oferece descontos verdadeiros dentre outras vantagens que diferenciam seu negócio dos demais concorrentes, dificilmente seu cliente irá abandonar sua marca.

Geração de valor para o cliente

Quando o cliente entende e coloca na calculadora que assinar seu clube de descontos realmente vale à pena, é gerado valor para ele, fazendo com que ele tenha uma experiência inovadora e positiva com a sua marca.

Ainda, quando sua empresa oferece um serviço que realmente possa agregar à uma maior qualidade de compra, isso reflete também em uma identificação maior com o bem estar social do consumidor.

Assim, a empresa reflete uma imagem no mercado como uma marca que se preocupa com as questões sociais da vida cotidiana.

Entender a importância e os passos para criar um clube de desconto para o negócio é fundamental para que a sua empresa possa criar um diferencial no mercado diante da concorrência por meio de uma experiência que agrega valor, fidelizando cada vez mais clientes.

Nesse cenário, a LeCupon pode ser seu aliado por possuir uma ferramenta totalmente personalizada e que se adequa à realidade da sua empresa.

Aproveite o momento e entenda melhor como a LeCupon facilita na criação de um clube de desconto te incentivando ainda mais a criar um agora mesmo!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.